Madri, 1 ago (EFE).- O italiano Flavio Briatore, diretor da equipe Renault na época em que Fernando Alonso ganhou dois títulos mundiais de Fórmula 1, afirmou que o espanhol "merece ser o melhor piloto da história" e não descartou a possibilidade de voltar a trabalhar com ele.
"Fernando merece ser o melhor piloto da história. Decidiu ficar na Ferrari até terminar sua carreira e espero que a equipe lhe dê um carro para que possa ganhar mais títulos que (Michael) Schumacher", declarou Briatore à rádio espanhola "Onda Cero".
Para o italiano, "há cinco ou seis pilotos muito bons e Fernando é o melhor. Depois estão Hamilton, Vettel, Button e Webber. Se Fernando guiasse um Red Bull, ganharia com uma diferença enorme".
Briatore lembrou o primeiro título mundial do espanhol: "O primeiro sempre é melhor e mais lindo. A primeira vez foi muito emocionante porque Fernando era muito jovem. Tínhamos apostado muito nele, sentia que era fenomenal, especial. Foi uma temporada estupenda e incrível".
O italiano ressaltou que "Alonso, antes de qualquer coisa, é um amigo", e destacou que é muito fácil trabalhar com o espanhol, pois além de ser "modesto e sincero", sabe dar indicações importantes aos engenheiros. "É um dos poucos grandes pilotos ao lado de Senna, Prost e depois Schumacher", acrescentou.
Briatore considerou que a Ferrari proporcionará "um bom carro para Fernando Alonso e que ano que vem ele poderá competir para ganhar o Mundial" porque o piloto asturiano "tem que ganhar" um campeonato com a escuderia italiana.
"Certamente quando ganhou o Mundial com a Renault, (Alonso) era muito feliz, mas tenho certeza que quando vencer com a Ferrari será ainda mais feliz porque será o presente, não o passado", explicou o italiano.
Com relação ao futuro da categoria, Briatore é bastante crítico. "Os engenheiros tomaram o controle da Fórmula 1 e as regras são muito difíceis de interpretar. Tínhamos que voltar à Fórmula 1 mais normal, como na época de Senna, Prost, Mansell e Alonso em seu início. Nos últimos cinco ou seis anos, a Fórmula 1 se tornou muito tecnológica".
Por último, o italiano comparou Fernando Alonso e Michael Schumacher: "Fernando é um pouquinho melhor, porque quando Michael tem pressão falha muito, enquanto Fernando aumenta sua concentração. Teria sido estupendo vê-los na mesma equipe. Acho que na qualificação Michael poderia chegar primeiro, mas Fernando ganharia a corrida". EFE