sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Horner diz que renovação com Webber está próxima


Segundo o chefe de equipe Christian Horner, o novo contrato de Mark Webber está pronto para ser resolvido e assinado antes do fim das férias de verão. Uma reunião entre as duas partes está marcada para o início da próxima semana e o acordo deve ser firmado sem problemas.

Apesar de Helmut Marko afirmar que Webber deve ficar apenas mais uma temporada antes de se aposentar, Horner fala que o piloto pode ficar mais tempo se ele quiser, pois é muito competitivo.

"Estamos conversando com Mark e estou esperando que ele esteja aqui no próximo ano", explicou Horner. "Ele é um membro popular da equipe e poderia ficar mais dois, três ou quatro anos. Ele ainda é muito competitivo e com muita fome de vitórias”.

"Nós sempre concordamos que no final do verão iríamos sentar, conversar e caminhar isso para agosto", disse ele. "Mark e eu temos um relacionamento muito bom e as conversas com ele, como todos sabem, foram bastante simples”, disse.

"Ambos estão dispostos a continuar assim durante as próximas semanas. Vamos aproveitar a oportunidade para sentar e, enquanto temos uma pausa no campeonato, vamos olhar para o próximo ano”, finalizou.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Turquia tenta salvar seu GP


A Turquia ainda tenta manter-se no calendário da Fórmula 1 para o próximo ano e já tenta mexer suas peças para conseguir seu intento. O chefão da F-1 Bernie Ecclestone, já havia feito suas manobras para acomodar o Bahrein e os Estados Unidos na agenda do próximo ano e quem perderia seu espaço seria a prova em Istambul.

Entretanto, o presidente da federação turca de automobilismo, Mumtaz Tahincioglu afimou em entrevista para a agência de notícias estatal Anadolu, que pretende se reunir com Ecclestone visando a manutenção da etapa disputada desde 2005 em Istanbul Park.

“Estamos procurando uma maneira de manter a Fórmula 1 na Turquia e o governo está pronto para fazer de tudo por esse objetivo. Nós vamos convidar Bernie Ecclestone para vir à Turquia. Queremos concluir as negociações”, disse.

Pista da Índia será homologada em setembro


Daqui a menos de 90 dias acontece a primeira edição do GP da Índia, no International Circuit Buddh, localizado em Greater Noida. O evento está marcado para 30 de outubro e em 1º de setembro a pista deve ser homologada pela FIA

“Temos enviados relatórios para a FIA quinzenalmente e eles estão satisfeitos com o progresso que temos feito. Na verdade a inspeção final foi marcada para a primeira semana de agosto e a pista já estava pronta para isso, mas Charlie Whiting disse que vem para a Índia em 31 de agosto”, declarou o presidente da federação local, Vicky Chandhok.

Boxes, edifícios, ptlane, arquibancadas, e hospitality center já estão prontos, o que falta apenas é a colocação da última camada de asfalto, que deve ser feita em meados de setembro.

“O projeto básico da pista está pronto, com as barreiras de proteção já instaladas. Os consultores da FIA aconselharam a colocar a camada final de asfalto em 45 dias antes da prova e depois disso o traçado será usado para uma prova de teste”, concluiu.

EUA pode receber duas provas da F1 a partir de 2013


Na próxima temporada, os Estados Unidos irão receber a Fórmula 1 após cinco anos de ausência, mas, em 2013, o país poderá ser o único a ter duas provas da categoria na mesma temporada.

Segundo o Wall Street Journal, os prefeitos de Nova Jersey e Nova York estariam empenhados, junto com alguns investidores privados, levar a F-1 para as cidades em 2013. O circuito seria de rua em Nova Jersey, ao lado do rio Hudson, com Nova York como pano de fundo. O que torna o projeto interessante, segundo os envolvidos, é que ele á autossustentável e não dependerá de qualquer dinheiro público.

"Nestes tempos de incerteza econômica, quando cada fonte de receita direta e indireta é vital, a nossa própria corrida de Fórmula 1 poderia ser um impulso muito positivo para os nossos cidadãos", disseram os prefeitos Richard Turner e Felix Roque, em uma declaração conjunta.

"Dito isto, é preciso garantir que os benefícios financeiros do privilégio de ter essas corridas nas nossas cidades são equitativamente partilhados e que nenhum dinheiro dos impostos será usado. O grupo de investidores já nos disse que as nossas cidades seriam substancialmente compensadas anualmente”, completou.

Ainda segundo o jornal, as negociações estão apenas no começo e contam com o apoio de Bernie Ecclestone, que já tentou levar a F-1 à Nova Jersey antes de Austin, no Texas, ter o projeto montado. A diferença fundamental é que, desta vez, o dirigente conta com o apoio dos prefeitos locais, coisa que não aconteceu da primeira vez.

Hungaroring tem planos de recapear sua pista

Os responsáveis pelo circuito de Hungaroring conversaram com o site da revista Autosport e revelaram estar a procura de investidores que possam ajudar na reforma do asfalto do traçado magiar. A revelação foi feita por Zsolt Gyulay, responsável pelo circuito.

“Estou brigando por isso. Temos um planejamento, mas é impossível fazê-lo. Precisamos de algum tipo de apoio estatal. Além disso, o recapeamento é o mínimo que queremos alcançar. Há projetos para grandes mudanças nos próximos dois anos, que irão mostrar às pessoas a força do esporte a motor na Hungria”, declarou o dirigente.

O contrato de Hungaroring com a Fórmula 1 vai até o ano de 2016 e a idéia dos dirigentes é melhorar as condições da pista visando manter a etapa húngara da categoria.

Pirelli divulga pneus para as próximas etapas da F1


Nesta quarta-feira, a Pirelli revelou os compostos que serão usados nas próximas provas da Fórmula 1 e não mostrou grandes mudanças com relação as últimas corridas antes das férias de verão.

Para as provas em Spa e Monza, os dois próximos GPs após o intervalo, as equipes terão os pneus médios e os macios para usar no final de semana da corrida. Em Cingapura, os compostos macios e supermacios voltam a ser utilizados.

"Estamos aprendendo mais e mais a cada corrida em nosso primeiro ano de Fórmula 1, e afinamos as nossas escolhas compostos beneficiados da valiosa informação que estamos acumulando", disse Paul Hembery, diretor esportivo da Pirelli.

"Nós temos três das corridas mais emocionantes de todo o calendário chegando e acreditamos que as indicações dos pneus são muito bem adequadas às características destes circuitos muito diferentes, mas igualmente emocionantes”, finalizou.

Hamilton sobre pilotar a Ferrari: “No momento não, mas quem sabe um dia”


Em uma longa entrevista ao jornal AS, da Espanha, Lewis Hamilton foi perguntado se tem planos para um dia ser piloto da Ferrari. Segundo o inglês, agora não, mas não descartou a possibilidade de isso acontecer no futuro, mesmo que seja para ser companheiro de Fernando Alonso novamente.

"No momento, não tenho planos de fazer isso, não é algo que desejo ou sinto que tenho que fazer", explicou. "Mas estamos falando de uma equipe fantástica e você nunca sabe o que pode acontecer no futuro”, completou.

Ele tratou de elogiar Alonso, com quem teve desavenças na época em que estava na McLaren, mas que foram superadas. Recentemente, o espanhol disse que não haveria problemas em trabalhar com Hamilton novamente, desde que não fosse na equipe inglesa.

"Alonso é um piloto muito, muito rápido, com um talento extraordinário e uma velocidade incrível. Você sabe que ele vai sempre dar o seu melhor", disse Hamilton. "Eu aprendi muito com ele como piloto e agradeço por ter tido ele como companheiro de equipe”, acrescentou.

Sobre sua maneira agressiva de pilotar, Hamilton diz que, mesmo cometendo alguns erros, não vê isso como uma coisa ruim.

“Não vejo isso como algo negativo, algo tem de mudar, mas é o meu forte. É o melhor que tenho. Tenho uma paixão pelo que faço e mostro no meu estilo de pilotar”, finalizou.

Montezemolo cobra mais vitórias da Ferrari


O ano de 2011 não começou como a Ferrari gostaria, tanto que o time precisou de nove corridas para chegar ao seu primeiro triunfo no ano, o que aconteceu em Silverstone. Antes disso, cobranças e até o afastamento do antigo diretor técnico, Aldo Costa, aconteceram em Maranello.

Contudo, o momento agora é outro e Luca di Montezemolo, presidente da equipe italiana, admite que quer mais do time neste ano.

“Vi um espírito justo na equipe este começo de ano que foi muito difícil. (Stefano) Domenicali e eu vimos pessoas muito compenetradas e concentradas para reforçar nossa competitividade na segunda parte do campeonato”, afirmou o italiano.

“Espero que possamos recolher outras vitórias importantes e históricas como a que tivemos em Silverstone”, concluiu.

Webber tem encontro com Mateschitz


O futuro de Mark Webber ainda continua indefinido na Red Bull. Se por um lado, Helmult Marko garante que ele para no fim de 2012, mas Christian Horner crê na permanência do australiano por mais algum tempo na F-1.

O fato é que a situação anda arrancando risadas do vice-líder do mundial de Fórmula neste ano e numa entrevista com a Servur TV, da Áustria, ele revela que terá um encontro com Dietrich Mateschitz, o dono da Red Bull.

“Nesta terça-feira terei uma conversa com Dietrich Mateschitz e durante as férias de verão vamos discutir de uma maneira ou de outra. Logo depois tornaremos a decisão pública alguns meses depois”, falou o piloto.

Quanto a falta de vitórias neste ano, ele prefere mostrar tranqüilidade.

“A próxima vitória chegará quando menos esperar. Sinto que estou cada vez mais forte e estou trabalhando com pessoas que me apóiam. Vou tomar a decisão quando for necessário”, concluiu.

Kovalainen comemora volta de Trulli


Jarno Trulli voltou à Lotus no GP da Hungria, disputado no último final de semana, na Alemanha, e quem comemorou o retorno foi o finlandês Heikki Kovalainen, companheiro do italiano na escuderia. Ele cedeu sua vaga para o indiano Karun Chandhok durante o GP da Alemanha.

“O fato de o novo sistema de direção ser melhor para ele é positivo para todo o time e para mim também”, disse ele ao site Motorline. “Quando você está sozinho, você não sabe se está fazendo um bom trabalho ou não. Você precisa de uma boa comparação”, completou.

“Karun teve uma performance respeitável, mas Jarno tem muito mais experiência e é exatamente isso que precisamos no time neste momento. Posso dizer que quanto mais forte for o meu parceiro e quanto melhor ele se sentir no carro, melhor para mim, porque guiarei muito mais no limite”, finalizou.

Teste para jovens pilotos será em Abu Dhabi


A FOTA confirmou nesta terça-feira que o teste para jovens pilotos será em Abu Dhabi, mesmo o GP não sendo a última prova da temporada, que será no Brasil. O programa terá duração de quatro dias e começará dia 15 de novembro, no circuito de Yas Marina.

"Estamos muito satisfeitos por hospedar o teste para jovens pilotos”, disse Mark Hughes, responsável por organizar o evento, ao jornal The National. "Temos trabalhado muito estreitamente com FOTA para assegurar as datas que eles desejam. Estamos muito orgulhosos de receber os testes e estamos ansiosos para as equipes desfrutarem das instalações”, completou.

Dos atuais pilotos da Fórmula 1, Pastor Maldonado, Sergio Pérez, Jerome d'Ambrosio, Paul di Resta e Daniel Ricciardo participaram do teste na última temporada.

Indianos protestam contra construção de autódromo


Alguns agricultores indianos prometem um novo protesto contra a construção do Autódromo Internacional de Buddh, que vai receber a Fórmula 1 pela primeira vez na Índia. Os proprietários de alguns terrenos alegam que coisas que estavam no contrato não foram cumpridas, apesar de tudo ter sido assinado antes do início da obra.

"Neste momento, a questão não pode ser resolvida, uma vez que não está sob a jurisdição das autoridades", disse Pandhari Yadav um dos responsáveis pelas negociações. "Temos ido regularmente visitar as aldeias e todos os pedidos dos agricultores foram aceitos”.

A construção do circuito está sofrendo com atrasos no cronograma, mas os responsáveis garantem que a F-1 não terá os mesmos problemas que encontrou na Coreia do Sul, quando tudo estava sendo concluído quando as equipes chegaram para disputar o GP.

Ainda falta uma última inspeção da FIA para confirmar a realização da prova, que será em outubro.

Hamilton se culpa por mau resultado na Hungria


Após um GP que considerou complicado na Hungria, Lewis Hamilton lamentou que a McLaren não tenha conseguido uma dobradinha no último domingo. Enquanto Jenson Button foi o vencedor da prova, ele acabou a prova apenas na quarta colocação.

“Foi uma pena que não conseguimos uma dobradinha, mas foi realmente uma falha minha. Sinto muito pela equipe por não termos conseguido”, disse Hamilton à Sporting Life

O piloto comemorou a chegada das férias e disse que o momento é de relaxar e refletir o que fez até o momento da atual temporada.

“Estou decepcionado comigo, mas estou em férias agora e vou me divertir. Estou relaxado, aliviado e ansioso para ir embora depois de uma corrida complicada. Preciso ter de pensar sobre o que eu fiz de errado e outras coisas, mas ao menos a equipe acumulou alguns pontos”, falou.

“A equipe tem feito um trabalho fantástico para nos levar até onde nós estamos. Tanto eu, quanto Jenson, fomos mais competitivos no fim de semana, e eu acho que é uma maneira fantástica de ir para as férias. Sinto que prejudiquei um pouco a equipe [na Hungria], mas vamos nos recuperar na próxima corrida”, finalizou.

Trulli critica FIA por não punir Pérez na Hungria


Em sua coluna no jornal italiano La Repubblica, Jarno Trulli usou o espaço para criticar a FIA por não ter punido Sergio Pérez, da Sauber, por, segundo o italiano, ele ter passado por uma chicane para recuperar uma posição logo no início da corrida.

"Desta vez é a minha vez de reclamar e dizer algo da FIA, apesar da minha corrida ter terminado quase que imediatamente", escreveu Trulli. "No início, eu já tinha que lidar com três acidentes na minha frente que me levaram para trás, em seguida, Pérez chegou com seu comportamento absurdo e tudo estava acabado”.

"Ele era estranhamente lento, mais do que minha Lotus. Eu o alcancei duas vezes e, para recuperar sua posição, ele cortou a chicane. O livro de regras é claro como cristal, ele tinha de dar a posição de volta para mim e, em vez disso, ele não se importou e ficou na minha frente”, continuou o italiano.

Trulli pegou ainda mais pesado com o jovem piloto mexicano na sequência de sua coluna.

"Ele mostrou um tipo raro de grosseria e uma ignorância das regras, mas me pergunto por que a FIA não tomou nenhuma medida. O que é isso? O que foi visto? Eu entendo que um garoto não iria se importar, mas os comissários deviam intervir”, disse.

"Minha mensagem é clara: há apenas um livro de regras e é a mesma para todos, não apenas para os caras à frente, mas também para as pessoas na parte de trás do grid", finalizou.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Horner diz que renovação com Webber está próxima


Segundo o chefe de equipe Christian Horner, o novo contrato de Mark Webber está pronto para ser resolvido e assinado antes do fim das férias de verão. Uma reunião entre as duas partes está marcada para o início da próxima semana e o acordo deve ser firmado sem problemas.

Apesar de Helmut Marko afirmar que Webber deve ficar apenas mais uma temporada antes de se aposentar, Horner fala que o piloto pode ficar mais tempo se ele quiser, pois é muito competitivo.

"Estamos conversando com Mark e estou esperando que ele esteja aqui no próximo ano", explicou Horner. "Ele é um membro popular da equipe e poderia ficar mais dois, três ou quatro anos. Ele ainda é muito competitivo e com muita fome de vitórias”.

"Nós sempre concordamos que no final do verão iríamos sentar, conversar e caminhar isso para agosto", disse ele. "Mark e eu temos um relacionamento muito bom e as conversas com ele, como todos sabem, foram bastante simples”, disse.

"Ambos estão dispostos a continuar assim durante as próximas semanas. Vamos aproveitar a oportunidade para sentar e, enquanto temos uma pausa no campeonato, vamos olhar para o próximo ano”, finalizou.

Alonso otimista para o restante da temporada


Depois de quatro pódios consecutivos no campeonato, incluindo uma vitória, o espanhol Fernando Alonso vê com otimismo a segunda metade da temporada 2011 – que começa no final de agosto com o GP da Bélgica. “Saímos em quinto e chegamos em terceiro, foi uma boa corrida”, comentou o piloto da Ferrari sobre a etapa da Hungria.

“O mês de julho foi bom para nós”, seguiu o bicampeão mundial. “E vejo com otimismo essa segunda metade do campeonato. Fui o piloto que mais conquistou pontos nas últimas provas. Nossa equipe deu uma passo adiante”, avaliou Alonso.

O ferrarista, todavia, disse que está “no limite” e que pretende recarregar as baterias, depois de um “mês intenso”. A Fórmula 1 está de férias, sem nenhuma atividade, até a prova em Spa-Francorchamps. “Entre as últimas corridas estive trabalhando (Itália) no simulador e em outros eventos. Estou precisando destas três semanas como nunca”, falou.

O GP da Bélgica, 12ª etapa do Mundial, está marcado entre os dias 26 e 28 de agosto. O campeonato termina entre os dias 25 e 27 de novembro, em São Paulo, com o Grande Prêmio Brasil – no autódromo internacional de Interlagos.

Lotus Renault credita culpa de incêndio a Heidfeld


O chefe da Lotus Renault, Eric Boullier, conversou com a BBC e culpou o piloto Nick Heidfeld pela explosão e incêndio verificado em seu carro na prova deste domingo em Hungaroring.

O alemão fez sua segunda parada de box na prova e como o carro estava em giro elevado, foi registrado fogo, exigindo ação rápida dos fiscais de pista. No entanto, um dos auxiliares do GP da Hungria ficou ferido.

A acusação veio após um questionamento sobre se o time teria tido algum problema no ptlane o que foi confirmado. Em seguida, surgiu uma pergunta sobre se o carro deveria agüentar ficar parado no trabalho de Box.

“Claro, sim, mas estar no limitador é procedimento normal na troca de pneus”, firmou o dirigente.

A tese foi corroborada por Alan Permane, engenheiro-chefe da marca francesa.

“O carro esteve em giros altos por muito tempo”. “Isso resultou em um acúmulo de calor, que causou o incêndio”, commentou.

Jackie Stewart elogia prova de Paul Di Resta


Aos poucos, Paul Di Resta já vai deixando uma ótima imagem na Fórmula 1 e quem elogia o desempenho de seu compatriota é o escocês Jackie Stewart, três vezes campeão mundial.

O piloto da Force Índia largou em 11º e recebeu a bandeirada na sétima colocação no GP da Hungria, prova que teve como protagonista as variáveis condições climáticas que foram adversas com os competidores.

“Foi um ótimo resultado para ele. As condições o ajudaram porque ele é um bom piloto”, disse Stewart, que teceu elogios a sua forma de pilotar, constante e sem erro de espécie alguma.

“Quando você é um piloto melhor do que outros, no molhado e em condições difíceis, isso aparece. Ele foi capaz de tirar vantagem disso, e talvez tenha terminando um pouco mais a frente do que teria se estivesse seco. Paul Di Resta tem um futuro ótimo pela frente”, concluiu.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Button exalta melhora da McLaren e diz: “Red Bull deve estar preocupada”


Vencedor do GP da Hungria no último domingo, Jenson Button estava mais feliz do que nunca, pois conseguiu o lugar mais alto do pódio em sua corrida de número 200 na Fórmula 1. Além disso, ele ajudou a McLaren a conseguir o terceiro triunfo na temporada e, por isso, ele diz que a Red Bull deve ficar preocupada para o restante da temporada.

"Estamos muito rápidos na corrida", disse Button. "Na classificação, é bom ver que fizemos algumas melhorias e é bom ver que estamos lá em cima com a Red Bull agora. Eles devem estar preocupados”.

"Ganhamos três das últimas cinco corridas, o que não é ruim, é muito bom. Mas para mim é muito difícil lutar pelo campeonato por causa de problemas de confiabilidade recente, mas ainda não vamos desistir”, continuou.

Para o GP da Bélgica, dentro de três semanas, Button espera que as novas atualizações o ajudem a vencer em um circuito rápido e com a pista seca.

"Spa é uma corrida muito diferente e estou esperando ter um bom pacote [de atualizações] nele. Eu estou ansioso para testá-lo e espero lutar por mais uma vitória", falou.

"Eu sei que é muito difícil lutar pelo campeonato, mas estou pensando em uma corrida de cada vez e não olho para os números. Vou apenas manter minha cabeça para baixo e me concentrar em fazer o melhor que posso em cada corrida”, finalizou.

Jenson fez uma corrida excelente, diz Whitmarsh

Diretor da McLaren, Martin Whitmarsh exaltou a vitória de Jenson Button em seu GP de número 200, disputado na Hungria, neste domingo. Para o dirigente, as condições da pista estavam difíceis, mas o inglês se saiu muito bem.

"Que maneira de Jenson comemorar seu 200º Grande Prêmio! Simplesmente brilhante! Fantástico!", disse Whitmarsh. "As condições da pista estavam muito difíceis e era fácil de errar, mas Jenson fez uma corrida excelente e foi uma prova suave e inteligente. Ele realmente merecia esta vitória”, acrescentou.

Falando de Lewis Hamilton e de sua punição, Whitmarsh diz que ele ficou desapontado por não ter conseguido ir ao pódio, mas entendeu o motivo de isso acontecer.

"Lewis esteve nos boxes seis vezes e ainda foi punido com um drive-through por colocar Paul [di Resta] na grama", falou. "Ele estava desapontado, porque gostaria de ter ido ao degrau mais alto do pódio ao lado de Jenson, mas ele aceitou bem sua punição. Ele manteve a calma e alcançou os outros carros que estavam em sua frente [Felipe Massa e Mark Webber]”, finalizou.

Pelo título, Horner fala em trabalhar nas férias


Ferrari e McLaren venceram as últimas três provas na temporada, e a Red Bull já abre os olhos contra uma possível reação dos adversários. Por isso, Christian Horner, chefe da equipe, já pensa em usar a pausa de três semanas na temporada para fazer melhorias no carro para o GP da Bélgica, a próxima etapa.

“Tudo é considerado em um dia como hoje. Então, terminando em segundo, com Sebastian [Vettel] ampliando sua vantagem na liderança do Mundial de Pilotos, é um resultado bastante positivo”, explicou. “As McLaren foram mais rápidas em certas partes da corrida, e nós fomos rápidos em outras fases da prova, e isso teria sido fascinante se [a corrida] tivesse sido no seco até o fim depois do último pit-stop”, completou.

Apesar de não vencer a algum tempo, Horner diz que Vettel não pode ir para as férias de verão desapontado com seu desempenho e fala que a temporada do atual campeão é muito boa.

“Está muito apertado entre três equipes no momento e para Sebastian ir às férias de verão com seis vitórias, quatro segundos e um quarto, é um conjunto fantástico de resultados. Claro que há ainda um longo caminho pela frente e nos classificamos na pole em todos os GPs deste ano, então estamos determinados em sair das férias revigorados”, explicou.

“Ele [Vettel] quer ganhar. Ele está focado em vencer corridas e vai continuar trabalhando. Ele também sabe que nos dias que ele não der para ganhar, terminar em segundo não será um desastre”, finalizou.

Marko garante que Webber deixa a F1 no final de 2012


Conselheiro da Red Bull, Dr. Helmut Marko afirmou que Mark Webber deve se aposentar ao final da próxima temporada. Com isso, o australiano deve mesmo assinar sua renovação com a equipe em breve para continuar como companheiro de Sebastian Vettel por mais uma temporada.

"Como me perguntaram sobre o outro australiano [Webber], ele provavelmente vai se aposentar em 2012”, disse Marko à Fox Sports. “Nós precisamos encontrar em um dos nossos pilotos juniores o substituto de Mark Webber", acrescentou.

O grande favorito para assumir a vaga de Webber é Daniel Ricciardo, da Hispania. Ele foi colocado na equipe para ganhar mais quilometragem na F-1 e já conseguiu superar Vitantonio Liuzzi, seu companheiro de equipe, em seu terceiro GP.

Domenicali quer melhora da Ferrari no Q3


Indo bem nas corridas, a Ferrari viu Fernando Alonso ser o melhor piloto das últimas quatro corridas antes da pausa para as férias de verão, mas, para o chefe de equipe Stefano Domenicali, a equipe ainda precisa melhorar nos treinos para conseguir superar Red Bull e McLaren nas corridas.

"Eu acho que nós temos estamos em uma boa situação durante as corridas", explicou. "Este fim de semana, em termos de resultado, houve um monte de coisas que poderiam ter mudado o resultado, mas em termos de desempenho no treino classificatório, temos que melhorar no Q3 porque há algo que ainda não está certo”, completou.

"O ritmo de corrida não é tão ruim e para essas condições [frio e molhado], o clima é perfeito para os carros e os pilotos da McLaren. Mas se você olhar para as últimas quatro corridas em diferentes condições, sempre difíceis, Fernando foi o que teve mais pontos do que todos os outros”, continuou.

O dirigente diz que Alonso seguirá trabalhando sem desistir do título e ele espera um bom desempenho da Ferrari nas próximas duas provas da temporada.

"O campeonato é muito difícil, mas a única coisa que podemos fazer é tentar vencer as próximas corridas e então veremos", explicou. "É difícil eu sei, mas a disputa ainda está aberta do ponto de vista matemático. Nosso objetivo é realmente acreditar e lutar até o fim do ano”, acrescentou.

"Teremos uma pista como a da Bélgica, onde podemos ir bem, e Monza onde teremos um pacote especial. É a segunda parte da temporada, onde temos que ir bem para conseguir algumas vitórias e então, no final vamos ver onde podemos estar”, finalizou.

Briatore: "Alonso merece ser o melhor da história"


O italiano Flavio Briatore, ex-chefão da equipe Renault na Fórmula 1, excluído do esporte recentemente por manipulação de resultados, afirmou que Fernando Alonso “merece ser o maior piloto da história”. Briatore era chefe na Renault, em 2005 e 2006, quando o espanhol sagrou-se bicampeão mundial e gerenciou a carreira do asturiano.

“Ele decidiu permanecer na Ferrari até o final de sua carreira e espero que a equipe lhe forneça um carro capaz de lhe dar mais títulos que (Michael) Schumacher”, declarou Briatore para uma rádio espanhola neste últimos dias.

“Atualmente existem cinco ou seis pilotos muito bons e Fernando é o melhor. Logo atrás estão (Lewis) Hamilton, (Sebastian) Vettel, (Jenson) Button e (Mark Webber). Se Alonso estivesse no comando de uma Red Bull seria campeão do mundo com uma enorme diferença”.

Flavio Briatore não tem nenhuma dúvida de como vai acabar o Mundial 2011: “o campeonato já acabou. A não ser que aconteça uma tragédia”, falou o empresário sugerindo que Vettel conquistará o bicampeonato mundial nesta temporada.

O italiano, mesmo longe das pistas e das competições, não descarta voltar a trabalhar com Fernando Alonso e a F-1. “Na vida, nunca se sabe”, avisou.

Briatore diz que Alonso merece ser melhor piloto da história


Madri, 1 ago (EFE).- O italiano Flavio Briatore, diretor da equipe Renault na época em que Fernando Alonso ganhou dois títulos mundiais de Fórmula 1, afirmou que o espanhol "merece ser o melhor piloto da história" e não descartou a possibilidade de voltar a trabalhar com ele.

"Fernando merece ser o melhor piloto da história. Decidiu ficar na Ferrari até terminar sua carreira e espero que a equipe lhe dê um carro para que possa ganhar mais títulos que (Michael) Schumacher", declarou Briatore à rádio espanhola "Onda Cero".

Para o italiano, "há cinco ou seis pilotos muito bons e Fernando é o melhor. Depois estão Hamilton, Vettel, Button e Webber. Se Fernando guiasse um Red Bull, ganharia com uma diferença enorme".

Briatore lembrou o primeiro título mundial do espanhol: "O primeiro sempre é melhor e mais lindo. A primeira vez foi muito emocionante porque Fernando era muito jovem. Tínhamos apostado muito nele, sentia que era fenomenal, especial. Foi uma temporada estupenda e incrível".

O italiano ressaltou que "Alonso, antes de qualquer coisa, é um amigo", e destacou que é muito fácil trabalhar com o espanhol, pois além de ser "modesto e sincero", sabe dar indicações importantes aos engenheiros. "É um dos poucos grandes pilotos ao lado de Senna, Prost e depois Schumacher", acrescentou.

Briatore considerou que a Ferrari proporcionará "um bom carro para Fernando Alonso e que ano que vem ele poderá competir para ganhar o Mundial" porque o piloto asturiano "tem que ganhar" um campeonato com a escuderia italiana.

"Certamente quando ganhou o Mundial com a Renault, (Alonso) era muito feliz, mas tenho certeza que quando vencer com a Ferrari será ainda mais feliz porque será o presente, não o passado", explicou o italiano.

Com relação ao futuro da categoria, Briatore é bastante crítico. "Os engenheiros tomaram o controle da Fórmula 1 e as regras são muito difíceis de interpretar. Tínhamos que voltar à Fórmula 1 mais normal, como na época de Senna, Prost, Mansell e Alonso em seu início. Nos últimos cinco ou seis anos, a Fórmula 1 se tornou muito tecnológica".

Por último, o italiano comparou Fernando Alonso e Michael Schumacher: "Fernando é um pouquinho melhor, porque quando Michael tem pressão falha muito, enquanto Fernando aumenta sua concentração. Teria sido estupendo vê-los na mesma equipe. Acho que na qualificação Michael poderia chegar primeiro, mas Fernando ganharia a corrida". EFE

domingo, 31 de julho de 2011

Vettel diz que vitória na Hungria estava próxima


Sebastian Vettel acredita que poderia ter ficado com a vitória neste domingo na Hungria. Porém, problemas com os freios acabaram atrapalhando seu desempenho e o fizeram receber a bandeirada na segunda posição. O resultado ajudou a ampliar para mais de 80 pontos a sua liderança sobre Mark Webber, seu companheiro de equipe na Red Bull.

“Eu estava brigando com os pneus intermediários e Lewis estava mais rápido no começo da prova. Na curva dois ele veio mais rápido e perdi a liderança”, disse o alemão sobre seu começo de corrida.

“Com os pneus macios estava me sentindo bem inicialmente, mas a pista estava bastante verde. Acho que poderia ter parado um pouco mais cedo, embora tenha sido divertido brigar com a McLaren, mas como na vez passada (no Canadá) tive que deixar Jenson ir em frente”, continuou.

Quanto a parte final da corrida, os freios foram destacados pelo atual campeão mundial, que fez uma nova cobrança ao seu time.

“Tinha um pouco mais de velocidade no carro, mas tive alguns problemas com os freios e era dificil sabe como seria o final. Não poderia acelerar forte como gostaria e o segundo lugar foi um importante resultado hoje, mas a vitória estava ao nosso alcance. Precisamos trabalhar forte, pois a McLaren é boa em qualquer tipo de condição e há duas corridas eles estão dando passos a frente”, concluiu.

Button diz que foi “um final de semana incrível”

Vencedor do GP da Hungria em sua corrida de número 200 na Fórmula 1, Jenson Button comemorou muito a segunda vitória dele na temporada. Na entrevista coletiva após a prova, o inglês disse que gosta de correr na chuva – sua vitória no Canadá foi em condições parecidas.

"Por alguma razão, gosto dessas condições, não me pergunte o porquê, mas deu certo de novo", disse Button. "Eu quero dizer um grande obrigado à equipe. Todo mundo tem trabalhado duro para melhorar o carro. Acho que estamos indo para o intervalo em uma agradável alta. Todos os dias das férias vamos pensar em Spa”, completou.

Com três paradas, Button disse que conseguiu administrar o desgaste dos pneus muito bem e que não enfrentou nenhum problema.

"É muito fácil dizer agora, mas senti que era capaz de preservar os pneus", explicou. "Eu acho que lá pela metade da prova, os pilotos começaram a lutar contra isso, mas fui capaz de manter o ritmo e me senti muito bem”, continuou ele, que falou de sua disputa com Lewis Hamilton.

"Eu sabia que estava em boa forma e o carro estava funcionando bem para mim. Eu pensei que era uma questão de tempo, nas condições em que estava, para fazer a ultrapassagem, pois ele estava com dificuldades”, falou.

“É sempre divertido correr com Lewis e é muito bom sair com uma vitória neste fim de semana”, finalizou.

Alonso segue como o melhor piloto nas últimas provas

Fernando Alonso conquistou, neste domingo, dia 31, no GP da Hungria, o quarto pódio consecutivo para a equipe Ferrari na temporada de 2011. O espanhol foi segundo colocado no GP da Europa, venceu na Inglaterra, voltou a ser segundo na Alemanha e – em Hungaroring – conseguiu a terceira posição. O piloto marcou 76 pontos nestas provas.


Alonso segue como o melhor piloto desde a etapa de Valência, já que Sebastian Vettel (Red Bull) nas últimas quatro corridas somou 73 pontos. Todavia, o bicampeão do mundo, após os resultados na Hungria, viu a diferença de pontos entre ele e Vettel, na tabela de classificação, aumentar. A vantagem do alemão era de 86 pontos e, agora, é de 89.

Lewis Hamilton, da equipe McLaren, somou 61 pontos nas últimas etapas; Mark Webber, companheiro de Vettel, conseguiu 55.

A vitória de Jenson Button na Hungria não foi capaz de alterar o fato de que o inglês, nas últimas quatro corridas, tem o pior desempenho entre os primeiros colocados da temporada. O piloto da Mclaren somou apenas 33 pontos – consequência de dois abandonos no período.

O brasileiro Felipe Massa tem um total de 70 pontos no campeonato. Menos da metade da pontuação de seu companheiro Fernando Alonso (145). Nas últimas quatro corridas, Massa somou 38 pontos. Foram três 5º lugares e um sexto.

Veja os números desde o GP da Europa:

1. Fernando Alonso: 76 pontos (média de 19 por corrida)
2. Sebastian Vettel: 73 (média de 18,25)
3. Lewis Hamilton: 61 (média de 15,25)
4. Mark Webber: 55 (média de 13,75)
5. Felipe Massa: 38 (média de 9,5)
6. Jenson Button: 33 (média de 8,25)

Schumacher diz que teve problema na embreagem


Logo após ser ultrapassado por Felipe Massa, Michael Schumacher abandonou o GP da Hungria. Ele explicou que teve um problema com a embreagem e acabou deixando a prova antes do final.

"Tivemos um problema na embreagem e precisamos entender os detalhes da falha", disse Schumacher à BBC. "Depois de passar de uma marcha para outra, acabou falhando e quebrou”.

Ele também explicou a rodada que teve pouco depois de perder a posição para o brasileiro.

"Queria manter a minha posição contra Felipe [Massa] que foi duro, mas querendo evitar o contato, acabei rodando e perdi tempo”, explicou.

Vettel diz que vitória na Hungria estava próxima


Sebastian Vettel acredita que poderia ter ficado com a vitória neste domingo na Hungria. Porém, problemas com os freios acabaram atrapalhando seu desempenho e o fizeram receber a bandeirada na segunda posição. O resultado ajudou a ampliar para mais de 80 pontos a sua liderança sobre Mark Webber, seu companheiro de equipe na Red Bull.

“Eu estava brigando com os pneus intermediários e Lewis estava mais rápido no começo da prova. Na curva dois ele veio mais rápido e perdi a liderança”, disse o alemão sobre seu começo de corrida.

“Com os pneus macios estava me sentindo bem inicialmente, mas a pista estava bastante verde. Acho que poderia ter parado um pouco mais cedo, embora tenha sido divertido brigar com a McLaren, mas como na vez passada (no Canadá) tive que deixar Jenson ir em frente”, continuou.

Quanto a parte final da corrida, os freios foram destacados pelo atual campeão mundial, que fez uma nova cobrança ao seu time.

“Tinha um pouco mais de velocidade no carro, mas tive alguns problemas com os freios e era dificil sabe como seria o final. Não poderia acelerar forte como gostaria e o segundo lugar foi um importante resultado hoje, mas a vitória estava ao nosso alcance. Precisamos trabalhar forte, pois a McLaren é boa em qualquer tipo de condição e há duas corridas eles estão dando passos a frente”, concluiu.

Incêndio após pit acaba com corrida de Heidfeld na Hungria


Nick Heidfeld abandonou o GP da Hungria após sua segunda parada de box devido a um incêndio em seu carro, que acabou resultado em ferimentos a um fiscal de pista. O alemão da Lotus Renault estava fora da zona de pontos quando o incidente aconteceu.

“Minha parada demorou um pouco mais do que deveria e algo deve ter superaquecido. Meu primeiro pensamento quando vi aquela fumaça foi de seguir em frente: ‘o vento vai dar conta disso’. Mas o fogou aumentou e tive que encostar, disse.

“Depois disso, aconetceu uma explosão que eu nunca vi antes em um carro de Fórmula 1”, concluiu.

O time ainda não identificou a causa do incendio no carro de Nick Heidfeld.

Hamilton fala que problema no rádio o atrapalhou durante a prova


Quarto colocado no GP da Hungria, Lewis Hamilton disse que problemas no rádio acabaram atrapalhando sua corrida, como no momento em que colocou os pneus intermediários e acabou perdendo o terceiro lugar para Fernando Alonso, da Ferrari. Ele acabou tendo que voltar aos boxes para fazer uma nova parada e acabou com cinco ao todo – sem contar a punição que sofreu.

"Nós estávamos tendo problemas de rádio", explicou Hamilton. "Eu podia ouvir meus engenheiros, mas eles não podiam me ouvir. Estava constantemente pedindo informações, mas eles não podiam me ouvir. Por isso, foi muito difícil para eles”.

"Os ouvi dizendo que ia chover, por isso optamos pelos pneus de chuva. De qualquer, forma trocamos os pneus e não foi necessariamente a melhor escolha, mas isso é automobilismo”, continuou.

Sobre a punição que recebeu, Hamilton admitiu que errou ao fazer a manobra no meio da pista em que quase acertou Paul di Resta, da Force India. Ele também parabenizou Jenson Button pela vitória.

"Eu cometi um grande erro", admitiu Hamilton. “Sinceramente tenho de pedir desculpas a Paul di Resta. Eu não o vi. Eu não tinha absolutamente nenhuma visão pista. Eu não sei o que aconteceu, mas recebei uma punição e era de se esperar, eu acho. Então, peço desculpas a ele”, completou.

"Parabéns a Jenson, ele me pressionou durante a prova e foi o melhor piloto de hoje", finalizou.