sábado, 29 de maio de 2010

Com excelente volta no fim, Vettel faz o melhor tempo no último treino livre




Alemão marca tempo com o cronômetro zerado. Assim como na sexta-feira, o espanhol Alonso supera mais uma vez o brasileiro Massa por três posições


Com uma volta excepcional já com o cronômetro zerado, Sebastian Vettel marcou o melhor tempo no último treino livre para o GP da Turquia, que será disputado neste domingo em Istambul. O alemão da RBR deu sua volta mais rápida em 1m27s086, 273 milésimos à frente do alemão Nico Rosberg, da Mercedes, que também melhorou no fim e subiu para a segunda posição.

Mesmo com uma rodada que danificou seus pneus na metade da sessão, o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, passou a maior parte do treino em primeiro, mas acabou superado no fim e ficou em terceiro. Líder do campeonato, O australiano Mark Webber, da RBR, ficou em quarto, logo à frente do polonês Robert Kubica, da Renault, o quinto colocado.

O espanhol Fernando Alonso ficou na sexta posição, 775 milésimos atrás de Vettel. Contudo, ele superou mais uma vez Felipe Massa, seu companheiro de Ferrari. O brasileiro foi apenas o nono, mas a diferença entre os dois não ficou tão grande assim: apenas 0s108 mais lento. Michael Schumacher, da Mercedes, foi superado mais uma vez pelo companheiro e foi só o sétimo. Jenson Button, atual campeão da categoria, foi o oitavo neste treino livre.

Confira os melhores tempos do último treino livre em Istambul:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m27s086 (18 voltas)
2 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m27s359 (16)
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m27s396 (14)
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m27s553 (15)
5 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m27s784 (20)
6 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m27s861 (18)
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m27s879 (16)
8 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m27s963 (17)
9 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m27s969 (20)
10 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m28s344 (18)
11 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m28s610 (22)
12 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m28s652 (20)
13 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m28s734 (21)
14 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m29s036 (20)
15 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m29s044 (18)
16 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m29s211 (15)
17 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m29s305 (14)
18 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m30s618 (19)
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m30s884 (22)
20 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m31s341 (21)
21 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m32s180 (16)
22 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m32s230 (21)
23 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - 1m32s762 (19)
24 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - Sem tempo (1)

Foto: AFP



Fonte: Globo Esporte


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Bruno Senna lamenta ano parado e diz que ainda luta para se adaptar à F-1




Brasileiro sofre com o péssimo carro da Hispania em sua primeira temporada


Piloto da Hispania, Bruno Senna disse que ainda está lutando para se adaptar à Fórmula 1 por ter passado um ano longe dos monopostos em 2009. O brasileiro disputou algumas provas da Le Mans Series (LMS) após perder a vaga na ex-Honda (depois Brawn GP) e confessou que está pagando o preço por sua opção do ano passado.

- Ainda tenho muito o que melhorar e o que ganhar em termos de finesse. É complicado voltar após um ano afastado. Está voltando e acho que estarei competitivo após algumas corridas. Em Mônaco, não foi fácil juntar todos os melhores setores. Na Turquia, esperamos fazer isso de novo e trabalhar no acerto de prova - diz Bruno, em entrevista à imprensa inglesa.
O brasileiro acha que o grande problema dele e da equipe é entender o limite dos pneus slicks. Segundo ele, a falta de atividade na pista faz com que a sensibilidade do carro seja perdida.
- Toda a sensibilidade de pneus, freios e limite vão embora se você não corre. Na GP2, estava no auge do entendimento dos pneus; agora, estou um pouco abaixo disso e exagerando no limite deles. E é daí que vem a velocidade, em estar no limite, não acima, nem abaixo. No momento, estou no limite dos pneus por 75, 85% do tempo. Sei que pode ser 95%, e apenas o treino vai me levar lá. Sei que preciso de mais quilometragem.

Foto: Divulgação



Fonte: Globo Esporte


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Mark Webber voa na Turquia e marca a sétima pole da RBR na temporada




Australiano supera Hamilton por 138 milésimos no treino. Massa é o melhor brasileiro, em oitavo, quatro posições à frente de Alonso, o 12º colocado


O sétimo treino classificatório da temporada, na Turquia, tinha um cenário familiar para Mark Webber. Afinal, como em suas três poles em 2010, o australiano não tinha se destacado nos treinos livres. E, pela quarta vez no ano, a terceira seguida, o líder do campeonato vai largar na primeira posição do grid de largada. De quebra, ainda conseguiu a sétima pole para a RBR, que ainda teve o alemão Sebastian Vettel em terceiro, após um erro em sua última volta.

Entre os dois carros da equipe austríaca sai o inglês Lewis Hamilton, que chegou a ameaçar a pole de Webber em sua última volta. O piloto da McLaren marcou as melhores parciais do treino no primeiro e no terceiro trechos, mas deixou a desejar no segundo e acabou 138 milésimos atrás do australiano, na segunda posição em Istambul.

Felipe Massa, maior vencedor do GP da Turquia, não conseguiu um bom desempenho no treino classificatório e larga apenas na oitava posição do grid de largada. O brasileiro da Ferrari, ao menos, superou o companheiro Fernando Alonso, que não conseguiu uma vaga na superpole. O espanhol cometeu mais um de seus erros na temporada e perdeu a volta rápida com os pneus macios na segunda parte. Ele sai apenas em 12º neste domingo. A corrida está marcada para as 9h (de Brasília), com transmissão ao vivo da Rede Globo.

- O carro não teve problemas. Eu é que não fui rápido o suficiente - lamenta Alonso.
O brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, larga em 15º após ser eliminado na segunda parte do treino classificatório. Já Bruno Senna caiu outra vez na primeira fase, mas parece ter conseguido ao menos alguma evolução. O brasileiro da Hispania escapou da última fila e vai largar em 22°, após superar o compatriota Lucas di Grassi, da VRT, que ficou apenas em 23º no grid em Istambul, à frente apenas do indiano Karun Chandhok.
O treino

A primeira parte do treino classificatório não teve grandes surpresas. Seis dos sete eliminados, como sempre, foram os carros das equipes novatas - Lotus, VRT e Hispania. Seguindo o revezamento entre os times médios da categoria, a outra vítima no Q1 foi o italiano Vitantonio Liuzzi, da Force India, que chegou a rodar neste trecho da sessão e perdeu muito tempo.

- O carro estava bom na sexta e fui mais rápido que o Timo (Glock), meu companheiro, nos dois treinos livres. Na manhã deste sábado, tivemos um problema no motor, que falhava muito nas retas. Foi o melhor que eu pude fazer - diz di Grassi.

Em um fim de semana complicado com a Williams, Barrichello chegou a correr risco de ficar fora da segunda parte do treino, mas uma boa volta a um minuto do fim do Q1 o colocou na 11ª posição. O brasileiro acabou superado por mais alguns carros, mas acabou passando confortávelmente ao Q2, sem correr tantos riscos.

A segunda parte do treino teve um eliminado ilustre: Fernando Alonso. O espanhol não conseguiu uma boa volta em sua tentativa com os pneus duros e estava fora da zona dos dez classificados para a superpole. Em 12º e a um minuto do fim, ele vinha rápido, mas errou na curva 12, perdeu a freada e não conseguiu mais marcar um tempo suficiente para avançar ao Q3.
Após escapar do corte no Q1, Barrichello chegou ao limite de seu carro no Q2 e marcou apenas o 15º tempo. O brasileiro, pelo menos, ficou duas posições à frente de Nico Hulkenberg, seu companheiro na Williams, o 17º no grid na Turquia.

- Lutei bastante, o acerto do carro não está ruim. Estamos sofrendo com a potência do motor. As mudanças que a gente trouxe para cá não deram resultado. A velocidade de reta não é boa. Está perto, mas não o suficiente - lamenta Barrichello.

Na superpole, tudo parecia indicar uma pole de Vettel, que tinha dominado as duas primeiras partes do treino. Só que o alemão errou em suas duas tentativas e marcou apenas o terceiro tempo. Webber, líder do campeonato, foi discreto mais uma vez e arrancou a primeira posição. Nem mesmo a boa volta de Hamilton, no fim, assustou o australiano.

Confira o grid de largada para o GP da Turquia:

1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m26s295
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m26s433
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m26s760
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m26s781
5 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m26s857
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m26s952
7 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m27s039
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m27s082
9 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m27s430
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m28s122
Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m27s525
12 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m27s612
13 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m27s879
14 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m28s273
15 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m28s392
16 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m28s540
17 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m28s841
Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
18 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m28s958
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m30s237
20 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m30s519
21 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m30s744
22 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m31s266
23 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m31s989
24 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - 1m32s060

Foto: AFP

Fonte: Globo Esporte

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