São Paulo (SP) - Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira em São Paulo – a última no país antes do início da temporada 2008 da Fórmula 1 –, Felipe Massa não escapou de perguntas sobre dois assuntos que causaram polêmica no mundo do automobilismo nas últimas semanas: a declaração de Renato Russo de que alguns pilotos da Stock Car se drogam e bebem antes das provas e o racismo sofrido por Lewis Hamilton durante testes realizados em Barcelona.
O ferrarista não fugiu das respostas, apesar de minimizar as duas ocorrências. “As declarações do Renato Russo são uma surpresa para mim, pois nunca tive pilotos ao meu lado que poderiam estar bêbados ou usando drogas de qualquer tipo. Lógico que não coloco a minha mão no fogo até porque não conheço ninguém lá dentro, mas a Stock está ficando cada vez mais profissional”, afirmou.
“Se o Russo acha que tem razão no que está dizendo, o antidoping está aí para verificar isso, mas tem que ser bem-estruturado como acontece na Fórmula 1”, destacou o piloto da Ferrari. A principal categoria do automobilismo mundial realiza exames do tipo periodicamente em todos seus pilotos.
Felipe lembrou que, ao contrário do que ocorre em outras modalidades, o doping no automobilismo não traz nenhum benefício. “Se alguém pensar em entrar na pista alterado, pode mudar de idéia pois, apesar de nunca ter experimentado nada do tipo, sei que isso só prejudicaria, especialmente os reflexos, e traria problemas para o piloto”, ressaltou.
Já as agressões sofridas por Lewis Hamilton em Barcelona, quando alguns torcedores espanhóis o xingaram, se fantasiaram e escreveram cartazes ofensivos devido ao fato de ele ser negro fora superestimadas, de acordo com Massa.
“Acho que o maior problema foi a briga entre a imprensa da Inglaterra e da Espanha. Eu não estava no circuito aquele dia, mas creio que tudo tenha sido uma brincadeira de mau gosto. Em todas as corridas, sempre há cartazes ofensivos a pilotos, é normal e no futebol o racismo é muito maior que no automobilismo. Claro que não devemos julgar o Hamilton pela cor de pele e ele é exatamente igual aos outros, um piloto 100% querido por todos e muito respeitado”, garantiu.