segunda-feira, 14 de junho de 2010

Com grande início, Di Grassi termina mais uma corrida na F1




Piloto brasileiro ganhou sete posições nas primeiras voltas do Grande Prêmio do Canadá e chegou a figurar na décima posição


Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa) driblou todas as adversidades e concluiu pela quarta vez uma etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1. Na corrida realizada neste domingo (13), em Montreal, no Canadá - a oitava da temporada 2010 - o brasileiro fez um grande início de prova. Ganhou sete posições nas três primeiras voltas, chegou a ser o décimo colocado, e fez um grande trabalho a partir da segunda metade, quando o VR-01 passou a apresentar problemas hidráulicos.

Largar bem sempre foi uma das características de Lucas Di Grassi. Na GP2, categoria de acesso à categoria máxima do automobilismo, o atual piloto da equipe Virgin Racing de F1 era conhecido por inícios sensacionais em todas as corridas. Lucas soube desviar de um acidente na primeira curva e ultrapassou seu companheiro de time, o alemão Timo Glock, e o também o brasileiro Bruno Senna, da Hispania, logo na primeira volta. "O caro estava andando bem, apesar de estar difícil de guiar. Eu estava muito confiante e tirando o máximo do equipamento. Cheguei a ser o décimo, melhor posição que ocupei esse ano. Foi a primeira vez que andei em uma posição inserida na janela de pontuação. Essa primeira parte da corrida foi extremamente positiva e deixou a equipe muito confiante", afirmou.

Na segunda metade da corrida, que teve um total de 70 voltas, Lucas Di Grassi teve que mostrar garra e habilidade para levar o carro até a bandeirada, na 19ª posição. "O carro apresentou um problema hidráulico. Precisei tirar o pé, diminuir bastante o ritmo para conseguir chegar até o final. Pode parecer uma coisa fácil de fazer, mas não é. Todo piloto está preparado para andar no limite e maneirar o ritmo em plena corrida exige muita concentração e autocontrole", afirmou.

Lidar com dificuldades foi uma das marcas de Di Grassi no Canadá. O brasileiro, que fez neste fim de semana sua estreia no circuito de Montreal, precisou contornar adversidades desde os primeiros treinos livres. Na sexta-feira, o modelo VR-01 apresentou problemas de freio. No sábado, Lucas não conseguiu extrair o melhor do carro durante o treino classificatório devido ao excesso de tráfego enquanto tentava suas melhores voltas. E o carro também não mostrou grande adaptabilidade às características do traçado. "Realmente a pista não foi benéfica para o nosso carro, não se acertou muito bem. Mas tivemos vários pontos positivos na corrida. Eu consegui terminar a corrida, fiquei à frente do meu companheiro de equipe, atingi a janela de pontuação pela primeira vez e andamos muito perto da Lotus", disse.

O brasileiro ficou satisfeito com sua performance. "Dentro das nossas possibilidades, acho que o trabalho foi bem feito. Estou muito feliz e essa corrida foi um teste que mostrou que eu estou adaptado à Fórmula 1 como um todo", afirmou.

A próxima etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 é o Grande Prêmio da Europa, que acontece no dia 27 de junho, em Valência, na Espanha.


Lucas Di Grassi na internet: www.lucasdigrassi.com.br

Visite o site da Virgin Racing*: www.virginracing.com

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Fotos: Virgin Racing/Divulgação






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domingo, 13 de junho de 2010

Hamilton vence no Canadá e lidera Fórmula 1

MONTREAL (AFP) - O britânico Lewis Hamilton (McLaren) saiu vitorioso, neste domingo, no Grande Prêmio do Canadá, oitava prova do Campeonato Mundial de Fórmula 1, disputado no circuito Gilles Villeneuve de Montreal, seguido pelo companheiro de equipe, Jenson Button. O espanhol Fernando Alonso (Ferrari) terminou em terceiro.


Já o brasileiro Felipe Massa (Ferrari), que saiu na sétima posição, terminou em 15º, e Lucas de Grassi (Virgin-Cosworth), que largou em 23º, completou a prova na última posição (19º).

Hamilton, que saiu na pole, ameaçado durante uma boa parte da corrida por Alonso até conseguir se livrar, permitiu à McLaren, junto com Button, realizar sua segunda dobradinha consecutiva.

Com a vitória, o piloto inglês assume a liderança do campeonato com 109 pontos, na frente de Buton, que tem 106. Webber os segue de perto com 103.

No campeonato de construtores, a McLaren aumentou a distância de sua rival Red Bull para 22 pontos.

A grande decepção do dia ocorreu com os Red Bull. Mais rápidos desde o começo da temporada, os carros austro-britânicos começaram a demonstrar, pela primeira vez, sua inferioridade ante a concorrência.

Sebastian Vettel, que partiu na primeira fila, acabou em quarto, na frente de Mark Webber, quinto.

Classificação do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1:

1. Lewis Hamilton (GBR/McLaren-Mercedes) 305,270 km em 1h33:53.456

(velocidade média: 195,080 km/h)

2. Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) 2.254

3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 9.214

4. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 37.817

5. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 39.291

6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 56.084

7. Robert Kubica (POL/Renault) 57.300

8. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari) 1 volta

9. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) 1 volta

10. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1 volta

11. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) 1 volta

12. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari) 1 volta

13. Nico Hülkenberg (ALE/Williams-Cosworth) 1 volta

14. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) 1 volta

15. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1 volta

16. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) 2 voltas

17. Vitaly Petrov (RUS/Renault) 2 voltas

18. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) 4 voltas

19. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth) 5 voltas

Nota: Os demais pilotos não completaram a prova.





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Hamilton comanda dobradinha da McLaren no Canadá e é líder

MONTREAL (Reuters) - Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio do Canadá, com seu companheiro de McLaren Jenson Button em segundo, neste domingo, e assumiu a liderança do campeonato de Fórmula 1.


Numa repetição da última corrida, na Turquia, o britânico Hamilton cruzou a linha de chegada poucos segundos à frente de seu compatriota.

Fernando Alonso, da Ferrari, chegou em terceiro, seguido dos pilotos da Red Bull Sebastian Vettel e Mark Webber, que era líder até a prova canadense.

A segunda vitória seguida de Hamilton o levou do terceiro para o primeiro lugar com 109 pontos. Button permanece em segundo com 106 enquanto Webber caiu para terceiro com 103, à frente de Alonso (94) e Vettel (90).

Felipe Massa se envolveu num pequeno acidente na largada e fazia uma prova de recuperação quando foi tocado por Michael Schumacher, da Mercedes, enquanto lutava pelo 9o lugar. O brasileiro teve que voltar aos boxes e terminou a corrida em 15o, uma posição atrás de Rubens Barrichello, da Williams.

Outro brasileiro, Lucas Di Grassi ficou em 19o com a Virgin enquanto Bruno Senna, da HRT, abandonou.





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Hamilton vence no Canadá, em nova dobradinha da McLaren




Esportes - Hamilton vence no Canadá, em nova dobradinha da McLaren

Piloto inglês lidera de ponta a ponta no circuito de Montreal, e se torna o primeiro colocado do Mundial de Fórmula 1. Rubens Barrichello, melhor brasileiro na prova, foi o 14°, uma posição à frente de Massa.

Em dobradinha da McLaren, Hamilton vence no Canadá e assume liderança

Redação Central, 13 jun (EFE).- O piloto inglês Lewis Hamilton, da McLaren, venceu neste domingo o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 de ponta a ponta e assumiu a liderança do Mundial de Pilotos após oito corridas.

Em uma corrida repleta de ultrapassagens e toques entre carros, o inglês Jenson Button, também da McLaren, foi o segundo colocado, logo à frente do espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.


Felipe Massa, da Ferrari, largou em sexto lugar, mas se envolveu em um acidente na primeira curva da prova e teve que fazer uma corrida de recuperação. A poucas voltas do final, o brasileiro ainda danificou a asa dianteira de seu carro ao disputar a nona posição com o alemão Michael Schumacher, da Mercedes e ficou fora da zona de pontuação, terminando a corrida em 15º lugar.

Rubens Barrichello, da Williams, foi o 14º colocado. Lucas di Grassi conseguiu levar sua Virgin até o final da prova e cruzou a linha de chegada em 19º. Bruno Senna, da Hispania, teve problemas de câmbio e, na 13ª volta, abandonou mais uma vez.

Com os resultados de hoje, Hamilton lidera o Mundial de Pilotos com 109 pontos, à frente de Button, que vai para 106. O australiano Mark Webber, da Red Bull, caiu da ponta para a terceira posição depois de terminar a corrida de hoje em quinto lugar e está com 103 pontos. EFE





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Lewis é punido com multa, mas segue na pole



A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou neste fim de tarde uma punição para Lewis Hamilton. Por ter excedido o tempo de permanência na pista após o treino classificatório, ele terá que pagar US$ 10 mil (cerca de R$ 18 mil) de multa.

A pole conquistada no treino classificatório para o GP do Canadá, entretanto, foi mantida. Hamilton teve que ir para a área de pesagem empurrando seu MP4-25 por ordem da McLaren, que precisou preservar o pouco de combustível que restava para o caso de a FIA desejar fazer uma inspeção.

O problema é que a manobra excedeu o tempo imposto como desaceleração no regulamento e acabou prejudicando o pil




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oto.

Kubica toma decisão dificíl sobre pneus para o Q3

Robert Kubica, oitavo colocado no grid de largada para o GP do Canadá, afirmou que foi difícil decidir qual pneu usar no Q3. Os pilotos são obrigados a largar com o mesmo composto que foi utilizado na volta classificatória.

"Durante o Q2, nós vimos claramente que o pneu macio era mais rápido para a classificação, mas, como ontem, se esfarelava muito", contou o polonês. "Então nós tomamos a decisão de correr com o duro no Q3 e, apesar de ter me custado algum tempo na classificação, isso pode nos colocar em uma boa posição na corrida."



De qualquer forma, Kubica ficou feliz com a posição que alcançou. Seu companheiro Vitaly Petrov, por sua vez, não está tão contente. "No Q1 estava tudo bem, mas no Q2 eu tive dificuldade para aquecer os pneus traseiros. Tentei forçar por três voltas para conseguir a temperatura, mas não funcionou", reclamou o polonês. "O principal problema era nas freadas porque eu perdia a traseira e tinha pouca tração".

A largada será no domingo, às 13h, de Brasília. O pole position é o inglês Lewis Hamilton, da McLaren. Mark Webber e Sebastian Vettel, da Red Bull, vêm logo atrás.





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Treino classificatório agrada Rubinho

O brasileiro Rubens Barrichello está feliz com sua colocação no grid de largada do GP do Canadá, que ocorre neste domingo, às 13h. Largando em 11º, uma posição à frente de seu companheiro de equipe, o alemão Nico Hulkenberg, Rubinho acredita que ambos fizeram o melhor que podiam.



"Acho que o fato de nós estarmos tão perto mostra que esse 11º e 12º foi o melhor que pudemos fazer, e por isso devemos ficar felizes porque tiramos tudo do carro", comentou o vice-campeão em 2002 e 2004.

Barrichello também falou sobre as condições do carro na classificação. "Nós andamos com pouca asa para conseguirmos compensar a velocidade na reta, então, o carro não tinha muita estabilidade", analisou o piloto que fez projeções para o domingo. "Acredito que a experiência pode contar a favor porque a pista realmente exige que você cuide dos seus freios, além dos pneus que serão essenciais. Estou confiante que teremos uma boa oportunidade de fazer um bom trabalho".

Rubinho marcou apenas sete pontos nesta temporada, e sua melhor colocação foi um oitavo lugar no GP da Austrália, em Melbourne. Ele é o 12º colocado do mundial.





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Hamilton é multado por desligar o carro após fazer a pole


Montreal (Canadá), 12 jun (EFE).- Os comissários esportivos do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 multaram em US$ 10 mil o piloto inglês Lewis Hamilton, da McLaren, por desligar o carro na pista logo após o fim do treino de classificação, no qual alcançou a pole position.

Depois de fazer sua volta rápida, Hamilton recebeu por rádio a ordem de sua equipe para apagar o motor porque iria ficar sem combustível, nem sequer para extrair a amostra exigida pelo regulamento para análise da comissão de prova.

Segundo o artigo 15.1 do Regulamento da FIA, os pilotos têm um tempo máximo para completar uma volta e retornar aos boxes. Com o motor desligado, Hamilton infringiu essa lei e por isso foi punido. EFE





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Lewis Hamilton é pole no GP do Canadá

MONTREAL (AFP) - O britânico Lewis Hamilton (McLaren) ocupará neste domingo a 'pole position' do Grande Prêmio do Canadá, oitava prova do Campeonato Mundial de Fórmula 1, após obter neste sábado o melhor tempo do treino de classificação Q3 no circuito Gilles Villeneuve de Montreal.


O campeão mundial de 2008 superou hoje os pilotos da Red Bull na Q3, a última parte da classificação, algo inédito nesta temporada, já que o australiano Mark Webber e o alemão Sebastian Vettel compartilharam as 'poles' nas sete primeiras corridas.

Hamilton realizou uma excepcional última volta, o que lhe permitiu deixar para trás os dois pilotos da Red Bull com uma vantagem de 3 décimos sobre Webber, que largará em segundo, à frente de Vettel.

Felipe Massa (Ferrari) obteve apenas na sétima posição.

Rubinho Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) largará em 11º, Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), em 22º, e Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), em 23º.

- Grid de largada do GP do Canadá -

1. Lewis Hamilton (GBR/McLaren-Mercedes) 1:15.105

(média: 209,035 km/h)

2. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 1:15.373

3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1:15.420

4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1:15.435

5. Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) 1:15.520

6. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) 1:15.648

7. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1:15.688

8. Robert Kubica (POL/Renault) 1:15.715

9. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1:15.881

10. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1:16.071

11. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) 1:16.880

12. Nico Hülkenberg (ALE/Williams-Cosworth) 1:16.770

13. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) 1:16.492

14. Vitaly Petrov (RUS/Renault) 1:16.844

15. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari) 1:16.928

16. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari) 1:17.029

17. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) 1:17.384

18. Kamui Kobayashi (JPN/Sauber-Ferrari) 1:18.019

19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) 1:18.237

20. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) 1:18.698

21. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth) 1:18.941

22. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) 1:19.484

23. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth) 1:19.675

24. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) 1:27.757





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Com contrato renovado, Massa espera reabilitação no GP do Canadá

Montreal (Canadá), 10 jun (EFE).- Estimulado pela renovação de seu contrato com a Ferrari até o final de 2012, o piloto brasileiro Felipe Massa participará do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1, que volta ao calendário após um ano fora, querendo uma reação sua e de sua equipe para deixar o tímido sétimo lugar no mundial de pilotos.


Depois de chegar em segundo lugar e compor a dobradinha de sua escuderia no primeiro GP do ano, no Bahrein, Massa veio em uma descendente, que teve seu último capítulo há duas semanas, com o sétimo lugar no GP da Turquia.

"Espero que tenhamos um melhor momento, o que deve ser possível, porque acho que nosso carro será mais competitivo do que na Turquia", disse Massa em seu blog oficial.

No circuito de Istambul, a distância da Ferrari para a Red Bull e a McLaren, as duas equipes mais destacadas do grid atual, começou a ser mais preocupante para os membros da equipe italiana.

Na Turquia, além do sétimo lugar de Massa, Alonso foi apenas o oitavo, enquanto os ingleses Lewis Hamilton e Jenson Button, da McLaren, conseguiram uma dobradinha, resultado que era da Red Bull, até que o australiano Mark Webber e o alemão Sebastian Vettel disputaram a liderança e acabaram saindo da pista. Webber conseguiu ser terceiro na prova, enquanto seu companheiro acabou abandonando.

No momento, o australiano lidera o mundial de pilotos, com 93 pontos, cinco a mais que o segundo colocado, Button. Hamilton vem logo atrás, com 84, seguido por Alonso, com 79.

O circuito de Montreal é especial para o polonês Robert Kubica, da Renault, que vem de uma quarta colocação na Turquia. O piloto sofreu um grave acidente do GP do Canadá de 2007, em seu primeiro ano na Fórmula 1, mas se recuperou na temporada seguinte, vencendo a corrida.

Quem também tem ótimas lembranças do Canadá é o brasileiro Rubens Barrichello, da Williams. Apesar de nunca ter vencido no circuito de Montreal, foi lá que Rubinho conquistou seu segundo pódio na principal categoria do automobilismo, um segundo lugar com a Jordan, em 1995.

O brasileiro ainda tem no circuito canadense outro segundo lugar, em 2000, e três terceiros, em 2002, 2004 e 2005, todos com a Ferrari.

Entre os outros pilotos do Brasil, Lucas di Grassi, da Virgin, e Bruno Senna, da Hispania, vem evoluindo. Antes, tinham apenas o objetivo de completar as corridas, mas agora almejam ficar à frente de seus companheiros de equipe e até do finlandês Heikki Kovalainen e do italiano Jarno Trulli, pilotos da Lotus. EFE




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GP do Canadá


  • Circuito:Circuit Gilles Villeneuve, Montreal
  • Data:13 Jun 2010
  • Nº de voltas:70
  • Volta no circuito:4.361m
  • Total do percurso:305.27 km

Estatísticas

  • Melhor volta1m32s238 - Rubens Barrichello - 2004
  • Provas realizadas29
  • Último vencedorRobert Kubica

Infográfico

Histórico

A pista do Circuito Gilles Villeneuve, na ilha de Notre Dame, é sede do GP do Canadá desde 1978, quando substituiu o circuito de Mosport. A disputa entre a parte francesa e inglesa do Canadá mudou a sede do GP muitas vezes. Gilles Villeneuve ganhou lá a primeira prova do Mundial.

GP do Canadá


  • Circuito:Circuit Gilles Villeneuve, Montreal
  • Data:13 Jun 2010
  • Nº de voltas:70
  • Volta no circuito:4.361m
  • Total do percurso:305.27 km

Estatísticas

  • Melhor volta1m32s238 - Rubens Barrichello - 2004
  • Provas realizadas29
  • Último vencedorRobert Kubica

Infográfico

Histórico

A pista do Circuito Gilles Villeneuve, na ilha de Notre Dame, é sede do GP do Canadá desde 1978, quando substituiu o circuito de Mosport. A disputa entre a parte francesa e inglesa do Canadá mudou a sede do GP muitas vezes. Gilles Villeneuve ganhou lá a primeira prova do Mundial.