domingo, 4 de outubro de 2009

Vettel vence e Button fica mais perto do título

Barrichello é sétimo e está 14 pontos atrás do inglês, que só precisa de um terceiro lugar em duas provas

LANCEPRESS!

Com uma atuação perfeita, o alemão Sebastian Vettel venceu um monótono Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 e se manteve com chances de título, embora remotas. O piloto da Red Bull chegou a 69 pontos e ficou a 16 do líder Jenson Button, que terminou em oitavo e está com a mão no campeonato, pois Rubens Barrichello foi o sétimo e chegou a 71.



Com o resultado em Suzuka, Button precisa apenas de seis pontos (o equivalente a um terceiro lugar ou dois sextos) em duas corridas, no Brasil (18 de outubro) e Abu Dhabi (1º de novembro), para ser campeão.

Jarno Trulli, da Toyota, fez boa corrida e terminou em segundo, enquanto Lewis Hamilton, da McLaren, completou o pódio. Também marcaram pontos Kimi Raikkonen (Ferrari), em quarto, Nico Rosberg (Williams), em quinto, e Nick Heidfeld (BMW Sauber), em sexto.

Vettel dominou a corrida de ponta a ponta e só não ganhou com mais tranquilidade porque uma intervenção do safety car após um acidente de Jaime Alguersuari a 12 voltas do fim juntou os carros.

O início de corrida foi até bom para Barrichello, que manteve a sexta posição do grid enquanto Button caiu de décimo para 11º - o inglês ultrapassaria Robert Kubica logo na quarta volta.

Entretanto, Button ganhou duas posições de graça na 14ª volta quando Adrian Sutil forçou uma ultrapassagem em Heikki Kovalainen e causou o choque dos dois carros na chicane de acesso à reta dos boxes.

Naquele momento, a ordem dos oito primeiros era Vettel, Hamilton, Trulli, Heidfeld, Raikkonen, Barrichello, Rosberg e Button. A procissão continuou dessa forma quase até o fim quando duas mudanças ocorreram na segunda rodada de reabastecimentos.

O primeiro a ganhar terreno foi Raikkonen, que, mesmo parando antes de Heidfeld, superou o alemão quando este entrou nos boxes. Depois, Rosberg foi favorecido pela entrada do safety car e voltou entre os dois.

O outro que se deu bem foi Trulli, que retardou sua segunda visita aos boxes e voltou poucos metros à frente de Hamilton, que pela segunda corrida consecutiva teve problemas com o Kers (sistema de recuperação de energia cinética).

Enquanto isso, Barrichello, que no primeiro terço de corrida andou próximo de Raikkonen, teve um ritmo de corrida ruim no restante da prova e caiu para sétimo, a ponto de ser até ameaçado por Button nas voltas finais.

O inglês chegou a tentar induzir o brasileiro ao erro no fim, mas ao mesmo tempo passou a ser pressionado por Kubica e preferiu defender sua posição em vez de atacar mais o companheiro de equipe.

A próxima corrida será o Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, daqui a duas semanas.

GP DO JAPÃO - RESULTADO FINAL
1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1h28m20s443
2º - Jarno Trulli (ITA) Toyota - a 4s887
3º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - a 6s472
4º - Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - a 7s940
5º - Nick Heidfeld (ALE) BMW Sauber - a 8s793
6º - Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - a 9s509
7º - Rubens Barrichello (BRA) Brawn-Mercedes - a 10s641
8º - Jenson Button (ING) Brawn-Mercedes - a 11s474
9º - Robert Kubica (POL) BMW Sauber - a 11s777
10º - Fernando Alonso (ESP) Renault - a 13s065
11º - Heikki Kovalainen (FIN) McLaren-Mercedes - a 13s735
12º - Giancarlo Fisichella (ITA) Ferrari - a 14s596
13º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 14s959
14º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - a 15s734
15º - Kazuki Nakajima (JAP) Williams-Toyota - a 17s973
16º - Romain Grosjean (FRA) Renault - a uma volta
17º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a duas voltas

ABANDONOS

Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a dez voltas (acidente)
Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 42 voltas (embreagem)
VOLTA MAIS RÁPIDA
Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m32s569, na 52ª