segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sem chuva, Vettel passeia na Malásia, e Massa é o novo líder do campeonato





Alemão enfim vence e faz dobradinha com Webber. Após recuperação, brasileiro chega em 7º e ganha liderança do Mundial com quebra de Alonso


A tão esperada tempestade tropical na Malásia não veio e, finalmente, após duas corridas com problemas, a RBR pôde fazer seu passeio de domingo, no circuito de Sepang. Com facilidade, o alemão Sebastian Vettel superou o companheiro de equipe, Mark Webber, ainda na largada e rumou, sem ser ameaçado, para sua primeira vitória na temporada. O australiano chegou na segunda posição, e Nico Rosberg, da Mercedes, completou o pódio. Mas quem se deu bem na corrida foi Felipe Massa, após largar em 21º. Com o sétimo lugar, o brasileiro assumiu a liderança do campeonato com 39 pontos, dois à frente de Fernando Alonso, que teve o motor quebrado na penúltima volta.

Se a briga na ponta foi gelada, os pilotos da McLaren e da Ferrari fizeram uma excelente corrida de recuperação e conseguiram suas vagas na zona de pontuação. Lewis Hamilton, com um carro com mais velocidade nas retas de Sepang, conseguiu evoluir rapidamente, e terminou em sexto. Entretanto, ele teve de segurar uma branda pressão do brasileiro nas voltas finais.

Jenson Button foi superado por Felipe Massa, mas resistiu bravamente aos ataques de Alonso na parte final da corrida. O inglês da McLaren conseguiu a oitava posição. O espanhol, no entanto, sofreu com problemas na redução de marchas em seu câmbio desde a metade da corrida e acabou fora da prova com a falha mecânica em seu motor Ferrari. Michael Schumacher, que vinha em uma corrida discreta, teve problemas com sua roda traseira esquerda e foi forçado a abandonar a corrida. O piloto da Mercedes sequer conseguiu voltar aos boxes após a falha.

Rubens Barrichello teve problemas na largada com seu Williams e perdeu muitas posições. Ele terminou a corrida apenas em 12º, com um carro muito ruim nas retas. Já Lucas di Grassi (14º), da VRT, e Bruno Senna (16º), da Hispania, conseguiram chegaram ao fim de uma prova pela primeira vez na temporada de estreia na Fórmula 1.

O polonês Robert Kubica, da Renault, conseguiu outro excelente resultado, com a quarta posição. Completaram a zona de pontuação o alemão Adrian Sutil, da Force India, em quinto; o espanhol Jaime Alguersuari, da STR, em nono; e o alemão Nico Hulkenberg, da Williams, em décimo. Estes dois últimos marcaram pontos pela primeira vez na categoria.



Largada sem chuva

A chuva esperada para a largada não veio e o GP da Malásia começou com pista seca em Sepang. E os problemas mecânicos começaram antes mesmo do alinhamento no grid na reta dos boxes. Pedro de la Rosa, da Sauber, sofreu com uma falha de seu motor Ferrari e parou no meio do circuito. Com isso, o espanhol, que largaria em 12º, ficou fora da prova.

Na largada, Rubens Barrichello ficou parado com seu Williams e só arrancou depois, muito lentamente. O brasileiro caiu da sétima para a 18º posição por causa da falha. Na frente, Sebastian Vettel, que era o terceiro, pulou muito bem e dividiu a primeira curva com o companheiro Mark Webber, pole position. O alemão superou o australiano e assumiu a ponta.


Foto: Agência/Getty Images
Vettel supera Webber ainda na primeira curva após a largada, com McLaren e Ferrari escalando o pelotão


Avanço rápido na corrida

Os pilotos da McLaren e da Ferrari, que largaram muito atrás, ganharam muitas posições já na primeira volta. Com uma excelente largada, por dentro, Lewis Hamilton e Felipe Massa pularam para a 13ª e 14ª posições, respectivamente, após saírem em 20º e 21º. Apesar de terem escolhido a linha errada, a de fora, Alonso e Button também subiram, mas ficaram imediatamente atrás de seus companheiros.

Na segunda volta, Hamilton conseguiu ultrapassar com facilidade Sebastien Buemi e ganhou a 12ª posição. Massa não teve a mesma tranquilidade e ficou preso atrás do suíço. Em seguida, Button tentou a ultrapassagem sobre o brasileiro, mas acabou sendo superado por Fernando Alonso, que se aproximou muito do companheiro de Ferrari.




Hamilton agressivo

Hamilton continuava a ganhar posições ao superar Jaime Alguersuari na quarta volta. No fim do pelotão, Timo Glock e Heikki Kovalainen se tocavam. O alemão da VRT foi para a caixa de brita e abandonou a corrida. Na oitava volta, o inglês da McLaren se aproximou de Vitaly Petrov para lutar pelo décimo lugar. Ele superou o russo antes da reta dos boxes, mas tomou o troco na curva seguinte. Ele conseguiu a ultrapassagem de novo em seguida, mas mudou de linha mais de uma vez na reta dos boxes e recebeu uma bandeira de advertência dos comissários.

Na nona volta, Kamui Kobayashi abandonou a corrida após a quebra do motor Ferrari da Sauber na primeira curva. Já Button deu o troco em Alonso e recuperava a 15ª posição. Mas o inglês da McLaren resolveu apostar em uma troca de pneus precoce, assim como na Austrália, quando venceu a prova, e parou nos boxes na passagem seguinte.





Schumacher quebra

Michael Schumacher, que vinha em uma corrida discreta, teve problemas com sua roda traseira esquerda e foi forçado a abandonar a corrida. O piloto da Mercedes sequer conseguiu voltar aos boxes após a falha. Hamilton, por sua vez continuava em sua batalha por posições. Ele entrou na briga pela sexto lugar, junto com Nico Hulkenberg e Vitantonio Liuzzi.

Sem previsão de chuva e já com os pneus trocados, Button voava na pista, enquanto os pit stops continuavam com Hulkenberg e Petrov. Liuzzi, que lutava por pontos, teve o carro recolhido à garagem após ficar muito lento.



Alonso com problemas



Atrás de Massa, Alonso tinha problemas na redução de marchas, mas seus tempos não se alteravam. Na frente, Vettel fez seu pit stop na 24ª volta e retornou na terceira posição. Webber parou na seguinte, mas ficou atrás de Hamilton, que já era o segundo colocado a esta altura, mas não tinha parado nos boxes.

Felipe Massa fez seu pit stop na 27ª e colocou os pneus macios. Ele ficou em nono, atrás de Button. Com isso, Alonso e Hamilton eram os únicos carros a não parar nos boxes. O inglês só entrou na 31ª passagem e voltou na sexta posição, logo à frente do companheiro.




Massa supera Button no fim


O brasileiro da Ferrari, com pneus novos, era cerca de dois segundos mais rápido que Button por volta. Ele reduziu a vantagem rapidamente, mas não conseguia a ultrapassagem. A McLaren tinha mais velocidade nas retas, complicando a vida de Massa. Enquanto isso, a Ferrari demorava a chamar Alonso para o pit stop, talvez esperando pela chuva, que não apareceu.

O espanhol só parou na 37ª volta e também colocou os pneus macios. Com Massa preso atrás de Button, Alonso começou a tirar dois segundos por volta dos rivais à sua frente. O brasileiro só conseguiu a ultrapassagem sobre o inglês da McLaren após dez voltas, mas, em seguida, abriu boa vantagem na sétima posição. A responsabilidade então ficou com o bicampeão mundial. Após uma ferrenha disputa, com direito a dois trocos de Button, a quebra de Alonso encerrou a briga.

Na frente, Vettel e Webber rumavam com tranquilidade para a dobradinha na Malásia. Apesar de ter feito a melhor volta da corrida a três voltas do fim da corrida, o australiano se manteve atrás do companheiro, sem tentar uma manobra mais ousada. No fim, a vantagem do alemão ficou pouco acima dos quatro segundos.


Confira o resultado final do GP da Malásia:

Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m37s054, na 53ª
Posição Piloto País Equipe Tempo
1 Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 56 voltas em 1h33m48s412
2 Mark Webber AUS RBR-Renault a 4s849
3 Nico Rosberg ALE Mercedes a 13s504
4 Robert Kubica POL Renault a 18s589
5 Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes a 21s059
6 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes a 23s471
7 Felipe Massa BRA Ferrari a 27s068
8 Jenson Button ING McLaren-Mercedes a 37s918
9 Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari a 1m10s602
10 Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth a 1m13s399
11 Sebastien Buemi SUI STR-Ferrari a 1m18s938
12 Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth a 1 volta
13 Fernando Alonso ESP Ferrari a 2 voltas/motor
14 Lucas di Grassi BRA VRT-Cosworth a 3 voltas
15 Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth a 3 voltas
16 Bruno Senna BRA Hispania-Cosworth a 4 voltas
17 Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth a 5 voltas
Não completaram
Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth a 10 voltas/andando
Vitaly Petrov RUS Renault a 24 voltas/mecânico
Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes a 44 voltas/mecânico
Michael Schumacher ALE Mercedes a 47 voltas/suspensão
Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari a 48 voltas/motor
Timo Glock ALE VRT-Cosworth a 54 voltas/acidente
Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari a 56 voltas/não largou




domingo, 4 de abril de 2010

Com Di Grassi, Virgin completa sua primeira corrida na F1




Brasileiro fez boa largada, manteve ritmo consistente, brigou por posições e recebeu a bandeira quadriculada na 14ª posição, a melhor entre as equipes estreantes

Dada como certa para este domingo (4), a chuva não apareceu no circuito de Sepang, o que não quer dizer que o GP da Malásia tenha sido desprovido de emoções. A corrida teve boas doses de ultrapassagens e disputas, e para Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa) foi ainda mais especial: pela primeira vez na Fórmula 1, o brasileiro recebeu a bandeirada quadriculada ao final da prova.

Mais do que isso, foi o primeiro Grande Prêmio que um dos carros da Virgin Racing terminou, e à frente das outras duas equipes estreantes, Lotus e Hispania, em corrida vencida pelo alemão Sebastian Vettel, da Red Bull.

O 14º lugar do brasileiro foi motivo de comemoração pela equipe. "Finalmente receber a bandeira quadriculada é uma recompensa enorme para todos na Virgin Racing", afirmou Nick Wirth, projetista do VR-01. "Foi uma prova bem estressante no pit wall, pois a previsão é de que choveria, e levou algum tempo até assegurarmos que ela não viria. A partir disso a nossa preocupação foi colocar em prática a estratégia de economia de combustível, que foi exaustivamente treinada em simulador", comentou o projetista, lembrando que a partir do GP de Barcelona o carro de Lucas Di Grassi e Timo Glock terá um tanque de maior capacidade. "Chegar ao fim da corrida nos dá muitas informações e agora temos mais uma direção clara a seguir para Xangai", disse Wirth.

Por estas razões, não foi uma corrida fácil para o brasileiro. "Foi bastante cansativa. Física e mentalmente", apontou Lucas. "Mas foi uma corrida boa. Consegui ganhar cinco posições na primeira volta e o carro estava muito bom", lembrou. Mantendo um bom ritmo, Di Grassi disputava posição com Heikki Kovalainen, da Lotus, quando sofreu um toque do adversário em uma má sucedida tentativa de ultrapassagem por parte do finlandês, na 11ª volta. "Estávamos brigando e no toque acabei perdendo um pedaço da minha asa dianteira. Por fim, fizemos a corrida inteira sem esse pedaço", comentou.

O importante, segundo o brasileiro, foi que o ritmo do carro era satisfatório. "No início da corrida (o ritmo) era muito bom e continuamos andando forte na segunda metade da prova, apesar de ter perdido aquele pedacinho da asa dianteira em um toque com o Heikki. Estávamos bem à frente das outras equipes novas, e pudemos administrar no final para que nada atrapalhasse o nosso resultado hoje. Foi uma longa espera e tivemos momentos difíceis nos últimos meses, mas sabemos que estamos progredindo e podemos conquistar mais. Vínhamos sofrendo com problemas mecânicos, depois hidráulicos, e demos hoje um grande passo adiante", afirmou.

"Mostramos hoje que somos de fato competitivos e é uma ótima sensação que a nossa luta acabou de começar. Agora é questão de melhorar cada vez mais a durabilidade e a performance do carro", celebrou.

O GP da China, último antes do início da temporada européia, acontece no dia 18 de abril.

Confira o resultado do GP da Malásia:

1°. Sebastian VETTEL (ALE/Red Bull-Renault), 1h33min48s412 (56 voltas)
2°. Mark WEBBER (AUS/Red Bull-Renault), a 4s8
3°. Nico ROSBERG (ALE/Mercedes), a 13s5
4°. Robert KUBICA (POL/Renault), a 18s5
5°. Adrian SUTIL (ALE/Force India-Mercedes), a 21s0
6°. Lewis HAMILTON (ING/McLaren-Mercedes), a 23s4
7°. Felipe MASSA (BRA/Ferrari), a 27s0
8°. Jenson BUTTON (ING/McLaren-Mercedes), a 37s9
9°. Jaime ALGUERSUARI (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1min10s6
10°. Nico HULKENBERG (ALE/Williams-Cosworth), a 1min13s3
11°. Sebastian BUEMI (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1min18s9
12°. Rubens BARRICHELLO (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
13°. Fernando ALONSO (ESP/Ferrari), a 2 voltas
14°. Lucas DI GRASSI (BRA/Virgin-Cosworth), a 3 voltas
15°. Karun CHANDHOK (IND/Hispania-Cosworth), a 3 voltas
16°. Bruno SENNA (BRA/Hispania-Cosworth), a 4 voltas
17°. Jarno TRULLI (ITA/Lotus-Cosworth), a 5 voltas

Lucas Di Grassi na internet: www.lucasdigrassi.com.br

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Crédito das fotos: Virgin Racing



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GP da Malásia


  • Circuito:Sepang International Circuit, Kuala Lumpur
  • Data:04 Abr 2010
  • Nº de voltas:56
  • Volta no circuito:5.543m
  • Total do percurso:310.408 km

Estatísticas

  • Melhor volta1m34s223 - Juan Pablo Montoya - 2004
  • Provas realizadas11
  • Último vencedorSebastian Vettel

Infográfico

Histórico

O circuito, como quase todos os construídos nos últimos anos, foi desenhado por Hermann Tilke. O primeiro GP da Malásia ocorreu em 1999. Michael Schumacher fez a primeira pole position, e o primeiro vencedor foi Eddie Irvine, seu companheiro na Ferrari na época. O circuito é considerado de média velocidade. É muito moderno e técnico, com curvas fechadas e grandes retas. A largura ajuda as ultrapassagens.