sábado, 10 de julho de 2010

"Estaremos melhores na Alemanha", diz Lucas




Brasileiro não completou o GP no novo traçado inglês por causa de um problema hidráulico que, segundo a equipe, já teve origem identificada e solucinada para próxima corrida


O circuito de Silverstone acabou com uma seqüência de três provas em que Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa) vinha sempre terminando as corridas, demonstrando a evolução de seu VR-01 no quesito confiabilidade. Neste domingo (11), no entanto, no Grande Prêmio da Grã-Bretanha, a Virgin estreou seu maior e mais ousado pacote de atualizações aerodinâmicas e mecânicas visando diminuir o peso do bólido, bem como ganhar mais velocidade e estabilidade.

No entanto, o brasileiro foi forçado a abandonar a corrida na décima das 52 voltas do GP britânico - vencido pelo australiano Mark Webber, da Red Bull. Apesar disso, o piloto da Virgin faz um balanço positivo do final de semana. "Trouxemos o nosso maior pacote de atualizações desde o início da temporada, foi um grande passo adiante, e pudemos perceber que o carro melhorou muito, mas com as ondulações da pista aqui em Silverstone, ainda não conseguimos tirar o máximo do conjunto", ponderou o piloto.

"Chegamos mais perto da Lotus. Apesar do abandono, foi um bom final de semana em termos de performance. Uma pena ter acontecido comigo este pequeno problema hidráulico, coisa que ainda não havia aparecido antes, mas cuja origem já foi encontrada pela equipe e solucionada para os próximos GPs", afirmou Di Grassi, que esperava repetir em Silverstone o bom desempenho demonstrado no GP da Europa, disputado há duas semanas, em que foi o primeiro colocado entre os pilotos das equipes novatas.

"O balanço geral é positivo. Chegamos mais perto da Lotus e espero na Alemanha ser o melhor das equipes novatas, como aconteceu em Valência", concluiu.

O Grande Prêmio da Alemanha acontece no dia 25 de julho no circuito de Hockenheim.

Lucas Di Grassi na internet: www.lucasdigrassi.com.br

Visite o site da Virgin Racing*: www.virginracing.com
*Para garantir o acesso às imagens, basta clicar no link "media", no canto inferior direito da página, e fazer o cadastro. Você receberá em seu e-mail um login e senha para conferir também as fotos do carro e dos pilotos

Fotos: Virgin Racing/Divulgação




ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/ Cleber Bernuci
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72/60
press@reunion.com.br



VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Massa volta a relatar problemas com aderência dos pneus



Apenas sétimo colocado no grid de largada para o GP da Grã-Bretanha, Felipe Massa alega que o mau desempenho no Q3 da sessão classificatória é consequência de problemas com a aderência dos pneus.


Não é a primeira vez que o piloto sofre com este tipo de ocorrência. "Diria que é a mesma situação que tivemos em Melbourne e em Barcelona", contou o brasileiro, que foi o quinto colocado no grid australiano e nono no espanhol. "Uma pena, pois poderíamos ter um melhor resultado hoje", destacou.


O ferrarista, no entanto, garante que seu carro está competitivo e pode lhe garantir uma boa posição neste domingo. "Continuo confiante para a corrida: ontem, mesmo quando o carro estava pesado, mantivemos um bom ritmo e espero que amanhã seja ainda melhor", afirmou.

Ele, porém, acredita que terá muito trabalho para melhorar sua posição na disputa. "Na minha opinião, apesar das modificações no traçado, essa pista não oferece muitas oportunidades de ultrapassagem. Vamos ver o que podemos fazer", comentou.







VOLTAR À PÁGINA INICIAL



Massa volta a relatar problemas com aderência dos pneus



Apenas sétimo colocado no grid de largada para o GP da Grã-Bretanha, Felipe Massa alega que o mau desempenho no Q3 da sessão classificatória é consequência de problemas com a aderência dos pneus.


Não é a primeira vez que o piloto sofre com este tipo de ocorrência. "Diria que é a mesma situação que tivemos em Melbourne e em Barcelona", contou o brasileiro, que foi o quinto colocado no grid australiano e nono no espanhol. "Uma pena, pois poderíamos ter um melhor resultado hoje", destacou.


O ferrarista, no entanto, garante que seu carro está competitivo e pode lhe garantir uma boa posição neste domingo. "Continuo confiante para a corrida: ontem, mesmo quando o carro estava pesado, mantivemos um bom ritmo e espero que amanhã seja ainda melhor", afirmou.

Ele, porém, acredita que terá muito trabalho para melhorar sua posição na disputa. "Na minha opinião, apesar das modificações no traçado, essa pista não oferece muitas oportunidades de ultrapassagem. Vamos ver o que podemos fazer", comentou.







VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Alemão Sebastian Vettel vai largar na pole no GP da Grã-Bretanha



SILVERSTONE, Reino Unido (AFP) - A escuderia Red Bull, com o alemão Sebastian Vettel, que largará na 'pole position', em dobradinha com o colega australiano Mark Webber, que sairá em segundo, voltou a dominar este sábado os treinos classificatórios para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1.


O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, conquistou o terceiro lugar do grid de largada, seguido pelo britânico Lewis Hamilton (McLaren), que sairá em quarto. Os brasileiros Felipe Massa (Ferrari) e Rubinho Barichello (Williams) largam na quarta fila.

Esta é a quinta 'pole' de Vettel na temporada, graças a um tempo de 1:29.615. Assim como no Grande Prêmio da Europa, disputado em Valência, o jovem alemão superou Webber, desta vez por 143 milésimos.


As surpresas do dia ficaram por conta do britânico Jenson Button (McLaren), eliminado na segunda rodada de classificações, ao amargar apenas o 14º lugar na segunda bateria de treinos, que só considera os 10 melhores tempos, e o espanhol Pedro de la Rosa, que obteve o nono melhor tempo.

O terceiro grid de largada será formada pela Mercedes de Nico Rosberg (5º) e o polonês Robert Kubica (6º), enquanto os brasileiros Felipe Massa (Ferrari, 7º) e Rubens Barrichello (Williams, 8º), largarão na quarta fila.

Michael Schumacher (Mercedes, 10º) dividirá a quinta fila ao lado de De la Rosa.

-- Grid de largada do Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1 --

================================================================

- Primeira fila:

Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault)

Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault)

- Segunda fila:

Fernando Alonso (ESP/Ferrari)

Lewis Hamilton (GB/McLaren-Mercedes)

- Terceira fila:

Nico Rosberg (ALE/Mercedes)

Robert Kubica (POL/Renault)

- Quarta fila:

Felipe Massa (BRA/Ferrari)

Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth)

- Quinta fila:

Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari)

Michael Schumacher (ALE/Mercedes)

- Sexta fila:

Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes)

Kamui Kobayashi (JPO/Sauber-Ferrari)

- Sétima fila:

Nico Hülkenberg (ALE/Williams-Cosworth)

Jenson Button (ALE/McLaren-Mercedes)

- Oitava fila:

Vitaly Petrov (RUS/Renault)

Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari)

- Nona fila:

Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari)

Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth)

- Décima fila:

Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth)

Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes)

- Décima primeira fila:

Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth)

Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth)

- Décima segunda fila:

Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth)

Sakon Yamamoto (JPO/Hispania-Cosworth)

-- Resultados das classificações do Grande Prêmio da Grã-Bretanha:

- Classificação Q3:

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) 1:29.615

(velocidade média: 237,054 km/h)

2. Mark Webber (AUS/Red Bull) 1:29.758

3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1:30.426

4. Lewis Hamilton (GB/McLaren) 1:30.556

5. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1:30.625

6. Robert Kubica (POL/Renault) 1:31.040

7. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1:31.172

8. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) 1:31.175

9. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) 1:31.274

10. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) 1:31.430

- Eliminados Q2:

11. Adrian Sutil (ALE/Force India)

12. Kamui Kobayashi (JPO/Sauber-Ferrari)

13. Nico Hülkenberg (ALE/Williams-Cosworth)

14. Jenson Button (GBR/McLaren)

15. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)

16. Vitaly Petrov (RUS/Renault)

17. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso)

- Eliminados Q1:

18. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)

19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth)

20. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth)

21. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth)

22. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth)

23. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth)

24. Sakon Yamamoto (JPN/Hispania-Cosworth)

Nota: as classificações estão divididas em três partes. Os carros que obtiveram os 17 melhores tempos durante os 20 minutos da primeira sessão (Q1) passaram para o segundo (Q2), que dura 15 minutos. Os 10 melhores da Q2 lutam pela 'pole position' durante 10 minutos da terceira sessão (Q3).





VOLTAR À PÁGINA INICIAL

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Em Silverstone, Lucas celebra primeiro dia positivo: "Carro melhorou bastante"





Com o maior pacote de alterações até agora na temporada, Virgin cumpre programa da sexta-feira (9) no remodelado circuito inglês

Os carros da Red Bull foram os mais rápidos desta sexta-feira (9) em Silverstone, na Inglaterra, palco da décima etapa do Mundial de Fórmula 1. Mas enquanto Sebastian Vettel e Mark Webber marcavam o melhor tempo no primeiro e segundo treinos livres, respectivamente, a Virgin Racing também demonstrava satisfação com os progressos trazidos para o repaginado e tradicional autódromo britânico.

Com novo assoalho e novas asas traseira e dianteira no VR-01, o brasileiro Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa) já pôde sentir os efeitos das mudanças na prática - confirmando os dados obtidos nos simuladores - e espera ao menos repetir o ótimo desempenho apresentado há duas semanas no GP da Europa em Valência, quando terminou a corrida como o melhor piloto das equipes estreantes.

"Foi um dia muito positivo e encorajador. O carro melhorou bastante, e com certeza, estamos mais perto da Lotus", disse o estreante de 25 anos, que na segunda sessão do dia ficou com a 20ª marca, à frente do companheiro de equipe, Timo Glock. "Vamos estar em uma posição melhor amanhã na briga com a Lotus. Vou tentar o melhor amanhã", afirmou o paulistano, que apesar de um início de programação promissor, não se empolgou com o novo traçado de Silverstone.

"O layout novo é bastante ondulado. Por outro lado, é mais técnico. Mas se o objetivo era conseguir mais ultrapassagens com isso, então eles erraram. Apesar de maior, o circuito ficou com ainda menos pontos de ultrapassagem", concluiu.

A Rede Globo transmite, neste sábado (10) o treino classificatório para o GP da Grã-Bretanha, a partir das 9 horas (de Brasília).

Confira a programação para o GP do Inglaterra (horário de Brasília):

SÁBADO (12/06):
06h00 - 3º Treino Livre
09h00 - Treino Classificatório

DOMINGO (13/06):
09h00 - Largada



Lucas Di Grassi na internet: www.lucasdigrassi.com.br

Visite o site da Virgin Racing*: www.virginracing.com



Fotos: Virgin Racing/Divulgação

ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/ Cleber Bernuci
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72/60
press@reunion.com.br



VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Fórmula 1: Confira uma análise técnica de Silverstone


Luiz Razia, piloto de testes da Virgin
Foto: Alastair Staley/GP2


Tradicional circuito inglês sofre grande reforma para receber GP da Inglaterra neste domingo; Luiz Razia explica influências de pista no carro

A Fórmula 1 retorna neste fim de semana ao palco onde tudo começou. Usado como aeroporto para a Força Aérea Britânica na Segunda Guerra Mundial, o circuito de Silverstone realizou a primeira corrida da história da categoria em 1950, o GP da Europa. E, depois de 828 GPs, a pista segue firme, forte e renovada para receber os carros mais conhecidos do planeta.

Durante os 60 anos de presença no calendário da F-1, alternando algumas edições do GP da Inglaterra com as pistas de Brands Hatch e Aintree, Silverstone sofreu muitas modificações em seu traçado, mas manteve boa parte de suas curvas clássicas e o aspecto de pista rápida, considerada como sendo de média para alta velocidade.

Para este ano, a pista sofreu sua maior reforma desde 1991, incorporando o setor Arena e passando a ter 5.891 metros, contra 5.141 da versão anterior, sempre de olho nos altos padrões de exigências da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e buscando proporcionar mais pontos de ultrapassagens. Esta nova versão já foi estreada em corridas regionais e da MotoGP, sendo aprovada pela maior parte dos competidores.

Piloto de testes da equipe Virgin, o brasileiro Luiz Razia explica os efeitos que o circuito exerce em cada parte do carro, e como deve ser traçada a melhor estrategia para a corrida deste domingo, marcada para as 9h (de Brasília) e com transmissão ao vivo da Rede Globo e das rádios Bandeirantes, Joven Pan, Globo e CBN. Confira:

Aerodinâmica
"Com 5.891 metros, a pista de Silverstone depende muito da pressão aerodinâmica, mais conhecida como "downforce". Aproximadamente 90% das curvas sao contornadas em velocidades superiores a 130 km/h, e é preciso um bom equilíbrio entre as curvas rápidas e lentas. O desempenho dos carros dependerá muito do pacote aerodinâmico que cada equipe tiver à disposição neste final de semana."

Motor
"Muita gente vai usar motor novo neste final de semana, já que Silverstone é uma pista que exige bastante disso. É uma pista que vai consumir muito, também, principalmente pelo fato de a pista agora permitir que o piloto fique mais tempo em aceleração total que a anterior. Em testes no simulador, foi detectado que, em cerca de 60% do tempo de volta, o piloto ficará com o pé embaixo . Por isso, podemos classificar o motor como peça chave para esta prova."

Freios
"Apesar de o trecho novo ser composto por algumas freadas mais exigentes, os freios não serao nenhum problema para Silverstone. Afinal, passamos a maior parte do tempo é acelerando e não devemos ter problemas de superaquecimento."

Pneus e estratégia
"Apesar de ser uma pista reformada e bastante usada durante a temporada, Silverstone consome muito os pneus. A degradação talvez seja um pouco menos no caso dos pneus prime, mais duros, mas os pilotos talvez encontrem problemas com o composto macio. Este detalhe pode fazer a diferença durante a estratégia da corrida. Isso será detectado apenas nos treinos, e, se os pneus durarem bastante, as equipes podem arriscar uma única parada."


Mapa do circuito de Silverstone
Foto: Divulgação/FIA



Assessoria de Imprensa Luiz Razia
MS2 Comunicação | (51) 3381.9323
Glauce Schütz | glauce@ms2comunicacao.com.br | (51) 8142.2602
Marcela Martinez | marcela@ms2comunicacao.com.br | (51) 8128.3371









MS2 Comunicação Integrada
Tel. 51 8142.2602
Nextel. 82*36383
www.ms2comunicacao.com.br



VOLTAR À PÁGINA INICIAL

quarta-feira, 7 de julho de 2010

No novo traçado inglês, carro de Lucas terá profundas mudanças




Virgin estréia um pacote inteiramente novo no VR-01 do brasileiro que corre neste final de semana em Silverstone após bom desempenho em Valência

A Virgin fará sua primeira corrida "em casa", neste final de semana, durante a 10ª etapa do Mundial de Fórmula 1, o Grande Prêmio da Inglaterra, disputado no repaginado circuito de Silverstone, agora com 5,9 km de extensão. E para isso, a equipe estreará o maior pacote de atualizações desde o início da temporada.

Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa), que vem de um ótimo desempenho na última corrida, em Valência, espera continuar o progresso com o novo pacote técnico do VR-01. "É o maior pacote de mudanças até agora no ano. Como é uma pista nova para todo mundo, ainda não sabemos direito como o carro vai se comportar, mas espero que funcione e mostre o mesmo resultado obtido no CFD e nas simulações", afirmou o brasileiro, que no GP da Europa classificou-se e terminou a corrida à frente de seu companheiro de equipe, Timo Glock, bem como foi o melhor piloto entre as equipes estreantes no resultado do GP.

"Isso dá um novo ânimo. Desde o início da temporada eu tenho evoluído, aprendido a cada corrida, e ao lado da equipe isso tem tido efeito direto no meu desempenho na pista. Mas ainda há muito a aprender. Estou em minha primeira temporada, por um time também novato. Há um caminho a percorrer para que eu atinja o meu melhor. Então, só tenho que tentar andar cada vez mais rápido e entender mais e mais a Fórmula 1 como um todo. São coisas que, no geral, afetam diretamente a performance no âmbito geral de um final de semana de corrida", afirmou.

O VR-01 terá novo assoalho, novos aerofólios dianteiro e traseiro, bem como uma redução no peso total do carro, problema que tem sido enfrentado por Lucas desde o início da temporada. "É difícil saber o quanto vamos ganhar no tempo de volta, mas pelos números do simulador, o ganho deve girar em torno de meio a um segundo. Mas isso só vamos saber na pista", ponderou.

O Grande Prêmio da Inglaterra acontece neste domingo (11) com transmissão ao vivo pela Rede Globo. Os treinos livres desta sexta-feira (9) serão mostrados pelo canal por assinatura SporTV.

Confira a programação para o GP do Inglaterra (horário de Brasília):

SEXTA-FEIRA (11/06):
06h00 - 1º Treino Livre
10h00 - 2º Treino Livre

SÁBADO (12/06):
06h00 - 3º Treino Livre
09h00 - Treino Classificatório

DOMINGO (13/06):
09h00 - Largada

Lucas Di Grassi na internet: www.lucasdigrassi.com.br

Visite o site da Virgin Racing*: www.virginracing.com
*Para garantir o acesso às imagens, basta clicar no link "media", no canto inferior direito da página, e fazer o cadastro. Você receberá em seu e-mail um login e senha para conferir também as fotos do carro e dos pilotos

Fotos: Virgin Racing / Divulgação




ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/ Cleber Bernuci
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72/60
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br