quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Pilotos da Stock Car aprovam escolha do anel externo de Brasília






Thiago Marques, da K-med Action Power, diz que segurança é melhor argumento para decisão; Antonio Pizzonia volta neste final de semana em Brasília a competir na Stock Car


Após um longo período sem corridas, a Stock Car volta às pistas nesta semana para o GP de Brasília, antepenúltima etapa da temporada 2008.

Originalmente programada para as ruas de Salvador, a corrida deste domingo foi transferida para Brasília, onde foi até discutida a possibilidade da utilização do traçado misto, de mais de cinco quilômetros. Mas, por questões de segurança, organização e pilotos preferiram fazer mais uma etapa no anel externo.

“Claro que todo piloto prefere correr em um circuito diferente, por trazer mais desafios. Este seria o caso da corrida tanto nas ruas de Salvador quanto da de Brasília no circuito completo. Mas a segurança vem em primeiro lugar e por isso acredito que a decisão de corrermos no anel externo foi realmente a melhor para a categoria”, explica Thiago Marques, da K-med Action Power.

O paranaense tem boas expectativas para a corrida deste domingo. “Nossa equipe andou muito bem aqui em Brasília em maio. É difícil fazer alguma projeção de resultado, porque as diferenças de tempo entre os 34 pilotos do grid, já tradicionalmente pequena, ficam ainda menor em Brasília”, diz o paranaense.

Uma novidade da corrida de Brasília será a volta de Antonio Pizzonia como companheiro de equipe de Thiago Marques na K-med Action Power. O ex-piloto da F-1 esteve fora da última etapa, já que a corrida da Stock Car coincidiu com as competições da Formula Superleague, onde o amazonense defende as cores do time do Corinthians.

“É ótimo voltar a competir em frente à minha torcida e espero um bom final de semana em Brasília, onde andei bem na corrida de maio, ficando sempre entre os ponteiros”, afirma Pizzonia.

A corrida deste domingo tem transmissão ao vivo da TV Globo, a partir das 11h.

Programação da etapa de Brasília:

Sexta-feira, 07/11
10h50 – 12h20: Treino livre
15h00 – 16h30: Treino livre
Sábado, 08/11
11h00 – 12h55: Treino classificatório

Domingo, 09/11
11h00: Largada para a 10ª etapa



RF1 Serviços Jornalísticos - Divulgação

domingo, 2 de novembro de 2008

Na última curva, Hamilton ganha o título e faz história no quintal de Massa




Brasileiro vence diante da torcida apaixonada em Interlagos, mas inglês faz o suficiente para se tornar o mais jovem campeão

Diante de uma torcida apaixonada em Interlagos, Felipe Massa fez o que tinha de fazer. O brasileiro da Ferrari ganhou o GP do Brasil após comandar a prova de ponta a ponta. Ganhou, mas não levou. Por uma questão de segundos. Na última curva de uma corrida dramática, Lewis Hamilton pulou da sexta para a quinta posição e fez história no quintal de seu maior adversário. Sob vaias, o inglês da McLaren se tornou, aos 23 anos, o mais jovem piloto e o primeiro negro a conquistar um título da Fórmula 1.

Nas voltas finais, com o retorno da chuva, os brasileiros que lotavam o autódromo viram duas reviravoltas incríveis. Hamilton foi ultrapassado pelo alemão Sebastian Vettel, da STR, criando um cenário de título para Massa. A euforia da Ferrari durou apenas alguns segundos. Para ser campeão, o inglês precisava retomar a quinta posição. O banho de água fria na torcida veio na curva derradeira, quando Vettel e Hamilton, de uma só vez, ultrapassaram o alemão Timo Glock, da Toyota, que não tinha parado nos boxes para colocar os pneus de pista molhada.
Com apenas um ponto de vantagem para o rival, o inglês calou Interlagos. Calou apenas por alguns instantes, porque o silêncio logo deu lugar às vaias. Ainda assim, Hamilton fecha a temporada com o título e a certeza de que é capaz de controlar a ansiedade em momentos decisivos. Durante a maior parte da corrida, ele foi cauteloso e se manteve distante dos rivais, tanto à sua frente como atrás. No fim, viveu momentos de tensão, mas o último sentimento foi de alívio e alegria, com um abraço emocionado na família.

Nos boxes da Ferrari, todos explodiram de alegria quando Massa cruzou a linha de chegada. A família do piloto, abraçada, pulava e festejava o título. A festa foi interrompida de forma brusca poucos momentos depois, com a notícia de que Hamilton ganhara a quinta posição. De um instante para o outro, as fisionomias eufóricas deram lugar à tristeza do título perdido.

O espanhol Fernando Alonso, da Renault, terminou em segundo, seguido por Kimi Raikkonen, companheiro de Massa na Ferrari. O brasileiro Rubens Barrichello chegou em 15º, e Nelsinho Piquet abandonou na primeira volta.

Na largada, Massa escapou na frente e as posições se mantiveram na primeira curva. Preocupado em não atrapalhar Hamilton, Kovalainen perdeu lugar para Vettel e Alonso. Com menos de uma volta, o fim de uma carreira: David Coulthard, da RBR, tocou a traseira de Nelsinho, rodou e deixou a prova. O brasileiro também abandonou, e o safety car foi acionado, aumentando ainda mais a carga de drama.

Após três voltas, ainda com a pista molhada, os pilotos voltaram a acelerar e a corrida prosseguiu. Alonso atacava Vettel, mas Hamilton mantinha a cautela, ciente de que a quarta posição lhe daria o título.

Na décima volta, Alonso, Webber, Vettel e Rubinho foram para os boxes e colocaram pneus secos. Logo depois, Massa seguiu o mesmo caminho - desta vez, com o pirulito manual, para evitar a lambança eletrônica de Cingapura. Aos poucos, os outros pilotos fizeram o mesmo, inclusive Hamilton.

Massa seguia tranqüilo na ponta

Em meio a um festival de deslizadas na pista, o cenário era perfeito para Massa. Na 12ª volta, o brasileiro liderava a prova, e Hamilton estava em sétimo. O inglês passou a sexto logo depois, ultrapassando Trulli. Na volta de número 17, com uma bela ultrapassagem, o inglês deixou Fisichella para trás e voltou para sua zona de conforto, em quinto lugar.

Àquela altura, quem voava na pista era Vettel, então segundo colocado. Na volta 21, ele fez o melhor tempo até aquele momento, virando em 1m14s565, nos calcanhares de Massa. O brasileiro deu o troco logo depois, com 1m14s161. O alemão fez sua segunda parada, e Alonso assumiu a segunda posição. Hamilton pulou para quarto e não era ameaçado por ninguém.
O inglês estava tão à vontade que roubou de Massa a volta mais rápida, com 1m14s159. A alegria durou pouco, porque Glock, então quinto colocado, virou em 1m14s057. Na volta seguinte, Massa retomou o posto de mais veloz da tarde, com 1m13s755.

Na 36ª volta, Massa foi para a segunda parada e os outros pilotos o seguiram, criando uma dança das cadeiras nas posições. Após os reabastecimentos, o brasileiro retomou a ponta, pressionado por Vettel, enquanto Hamilton se mantinha no confortável quarto lugar.

As posições se mantiveram até a 63ª volta, quando a chuva voltou. A oito voltas do fim, o drama se instalou em Interlagos. Todos os pilotos estavam com pneus de pista seca, o que aumentava o risco de um acidente. A torcida brasileira, obviamente, secava Hamilton, que passou a sofrer com a pressão de Vettel.

Raikkonen e Alonso pararam. Logo depois, a quatro voltas do fim, Hamilton e Massa foram para os boxes. O inglês gastou 6.1s na parada e voltou em quinto, enquanto o brasileiro ficou parado 5.5s e manteve a ponta.

O desfecho foi eletrizante. A torcida para que Vettel ultrapassasse Hamilton nas últimas voltas deu certo. em sexto, o inglês via o título escapar entre os dedos, mas a sorte mudou novamente. Ele pegou carona com o próprio Vettel e os dois ultrapassaram de uma vez Timo Glock, na manobra que decidiu o campeonato e jogou um balde de água fria em Interlagos.

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Resultado do GP do Brasil 2008
melhor volta: Felipe Massa (Ferrari) - 1m13s736

1 F. Massa (BRA) Ferrari 71
2 F. Alonso (ESP) Renault a 13s2
3 K. Raikkonen (FIN) Ferrari a 16s2
4 S. Vettel (ALE) STR a 38s
5 L. Hamilton (ING) McLaren a 38s9
6 T. Glock (ALE) Toyota a 44s3
7 H. Kovalainen (FIN) McLaren a 55s
8 J. Trulli (ITA) Toyota a 68s4
9 M. Webber (AUS) RBR a 79s6
10 N. Heidfeld (ALE) BMW Sauber a 1 volta
11 R. Kubica (POL) BMW Sauber a 1 volta
12 N. Rosberg (ALE) Williams a 1 volta
13 J. Button (ING) Honda a 1 volta
14 S. Bourdais (FRA) STR a 1 volta
15 R. Barrichello (BRA) Honda a 1 volta
16 A. Sutil (ALE) Force India a 2 voltas
17 K. Nakajima (JAP) Williams a 2 voltas
18 G. Fisichella (ITA) Force India 2 voltas
19 N. Piquet (BRA) Renault abandono
20 D. Coulthard (ESC) RBR abandono


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GP do Brasil de F-1 2008

Hamilton torna-se o mais jovem campeão da F-1

F1


Desafeto declarado de Lewis Hamilton, o espanhol Fernando Alonso não só teve que engolir o fato de o piloto da McLaren ficar com o título do Mundial de Fórmula 1. Ele também viu o jovem inglês quebrar uma marca que ele havia estabelecido em 2005: ainda na Renault, o piloto de Oviedo levantou a taça de campeão aos 24 anos, batendo uma marca que por mais de três décadas pertenceu ao brasileiro Emerson Fittipaldi. Apenas três temporadas depois, Hamilton consagra-se na categoria aos 23 anos.

Hamilton precisou de apenas 35 corridas para se tornar o campeão mundial. É bem verdade, porém, que em 2007 ele desperdiçou a oportunidade inédita de se tornar o primeiro competidor a se consagrar em sua temporada de estréia, ao se atrapalhar todo no Brasil e permitir o êxito de Kimi Raikkonen. Apesar disso, Lewis mostrou força mental para, no mesmo circuito em que falhou grotescamente no ano passado e com toda a torcida brasileira contra, ficar com a taça em Interlagos.

Coincidentemente a pista paulistana foi a mesma na qual Alonso também conquistou o seu primeiro título. A diferença é que, três anos atrás, o espanhol foi campeão por antecipação, beneficiado por um péssimo carro da Ferrari e por diversos lances de azar de Kimi Raikkonen. Na ocasião, ele pilotava um Renault, mesma equipe a qual voltou a defender este ano, mas não teve equipamento para tentar manter a mesma performance de antes.

Interlagos também remonta à memória de Fittipaldi, fã declarado de Hamilton e que deu seus primeiros passos no automobilismo ao passar dias e dias na pista da zona Sul de São Paulo, alguns deles correndo, outros como mecânico do kart do irmão Wilson e até mesmo alguns pilotando uma moto (a mãe, entretanto, o impediu de continuar nessa aventura). O resultado de tamanho esforço e muito talento veio em 1972, quando ele se tornou o primeiro brasileiro a se tornar campeão de Fórmula 1.

"Rato" subiu ao ponto mais alto do pódio com duas etapas de antecipação ao vencer no lendário circuito de Monza a bordo de um Lotus preto. Dois anos depois, ele conquistou o bi e, depois da fracassada tentativa de fazer da brasileira Copersucar uma equipe competitiva, Fittipaldi foi se aventurar nos Estados Unidos, onde ganhou as 500 Milhas de Indianápolis e o título da Fórmula Indy.

Aos 10 anos, Hamilton disse pessoalmente ao temido Ron Dennis que um dia pilotaria uma McLaren: neste domingo foi campeão pela escuderia inglesa

Alonso, por sua vez, não teve as mesmas oportunidades de Hamilton e passou um ano sofrendo na Minardi antes de finalmente conseguir um espaço na Renault, equipe que lhe deu todas as condições de superar Michael Schumacher em 2005, seu quinto ano na categoria.

Questionado se Lewis poderia se tornar um novo 'papa títulos' da categoria, Fittipaldi não hesitou para fazer a sua aposta. "Se a McLaren se mantiver dominante, o Hamilton é um sério candidato", garante. Realista, Alonso também falou a quem quisesse ouvir nos paddocks de Interlagos que Hamilton seria campeão. "Massa precisa de um pequeno milagre", analisou antes da prova, já prevendo que os céus não ouviriam as preces de Felipe...

Campeão em 2008, Lewis Hamilton ainda acumula alguns recordes na meteórica carreira: mais jovem piloto a liderar um Mundial, ele igualou o bicampeão mundial Jim Clark no maior número de pódios consecutivos (nove) conquistados por um piloto britânico. Com tão pouca idade, é difícil saber onde o inglês vai chegar. Certo é que não lhe falta força para ser o grande herói do esporte no país que organizou o automobilismo. Não sem alguns inimigos dentro e fora das pistas.

Ficha Técnica
Lewis Hamilton
Nascimento: 7 de janeiro de 1985, em Stevenage (Inglaterra)
Estréia na Fórmula 1: 2007
Equipe: McLaren (desde 2007)
Corridas disputadas: 35
Vitórias: 9
Poles: 13
Pódios: 22
Pontos: 205
Categorias anteriores: Campeão da Fórmula Renault (2003), Campeão da Fórmula 3 (2005), Campeão da Fórmula GP2 (2006)


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Felipe Massa vence o Grande Prêmio do Brasil, mas Hamilton é o campeão

F1

A vitória foi do brasileiro Felipe Massa no GP do Brasil de Fórmula 1, mas o inglês Lewis Hamilton ficou com o título da temporada. Apesar de serem os personagens principais da tarde, a chuva e o alemão Sebastian Vettel trataram de roubar a cena nas últimas voltas, deixando o inglês em situação delicada e quase perdendo o título.
Apesar disso, Hamilton conseguiu terminar em quinto lugar e confirmar o título. A emoção cresceu nas últimas seis voltas com o reinício da chuva, forçando as equipes a trocarem seus pneus para os de chuva.

Vettel, que já estava pressionando pela posição de Hamilton conseguiu ultrapassar, exemplo seguido por Timo Glock. Faltando quatro curvas para o final da prova, Hamilton estava em sexto, o que daria o título a Massa, mas Glock não conseguiu manter o ritmo (porque ainda andava com pneus para pista seca) e acabou cedendo o posto para o inglês.

Esta foi a sexta vitória de Massa no ano, uma a mais que Hamilton. Fernando Alonso cruzou em segundo, seguido por Kimi Raikkonen e Vettel. Para tirar o troféu das mãos do inglês, Massa precisava terminar a corrida em uma das duas primeiras posições. Se fosse campeão, Hamilton teria de ficar abaixo da sexta colocação. Em caso de segundo lugar para o brasileiro, o inglês não poderia terminar entre os sete primeiros.

Com o título praticamente assegurado, Hamilton não quis saber de arriscar em Interlagos. Escaldado depois de perder o título do ano passado por seus próprios erros, o inglês adotou uma estratégia conservadora e fez uma prova de segurança para se tornar o primeiro negro campeão do Mundo na F-1.

A prova - Etapa de encerramento do Mundial, o GP do Brasil começou prometendo emoções na pista. A chegada da chuva momentos antes da largada, prevista para as 15 horas, levou os comissários a adiarem o início em 10 minutos, permitindo que as equipes fizessem os ajustes necessários nos pneus.

Com o título em jogo, nem Massa nem Hamilton arriscaram na largada e o pelotão líder manteve suas colocações na pista. Já no final da fila, a confusão começou cedo e o protagonista foi o escocês David Coulthard, que se despedia da F-1.

Ele bateu seu Red Bull e encerrou mais cedo a carreira. O brasileiro Nelsinho Piquet não teve melhor sorte, com problemas em sua Renault, ele também não completou a primeira volta.

Segundo no grid, o italiano Jarno Trulli não conseguiu segurar muito tempo a posição. Já o alemão Vettel voltou a mostrar serviço e ganhou posições e passou a pressionar pelas primeiras colocações, chegando a andar em segundo.

Ainda que as nuvens carregadas marcassem o panorama em Interlagos, os pneus duros foram a escolha das equipes na segunda parada e Massa, que voltou em quarto depois do pit, retomou a primeira posição logo em seguida.

Hamilton não se deixou abalar pela situação e manteve o esquema de segurança na prova. Sem arriscar, mas se mantendo sempre na margem de classificação que asseguraria o título, o inglês foi praticamente um espectador das disputas pelas primeiras colocações.

Enquanto isso, Massa contava, além da força de sua Ferrari, com um verdadeiro paredão para segurar o ímpeto de Hamilton caso este tentasse se aproximar. Alonso e Raikkonen sempre estiveram entre o brasileiro e o inglês na pista.

Faltando dez voltas para o final, a chuva retornou a Interlagos e quatro voltas depois as equipes começaram a fazer suas trocas de compostos. Massa retornou na liderança, mas a situação ficou mais complicada para Hamilton, que caiu para a sexta colocação ao ser ultrapassado por Vettel a apenas duas voltas do fim.

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Di Grassi, Senna e Barrichello devem testar na Honda

F1

A Honda deve anunciar esta semana que três pilotos brasileiros testam seus carros no mês que vem, em Barcelona: Lucas di Grassi Bruno Senna e Rubens Barrichello. A equipe faria um "vestibular" com eles em 17, 18 e 19 deste mês.

O brasileiro Lucas di Grassi aguarda apenas a liberação da Renault para testar com a Honda no fim deste ano. Ele optou por encaminhar desta forma seu destino em 2009 após saber que as negociações da equipe francesa com Nelsinho Piquet avançaram bastante neste fim de semana de GP do Brasil. Oficialmente, essa liberação só acontece com a Honda pedindo a autorização.

Antes disso, Di Grassi aguardava o que aconteceria com o filho do tricampeão mundial pois sonhava com a possibilidade de se tornar titular do time após o ótimo ano na GP2. Nos últimos dias ele reforçou a vontade de querer assumir uma vaga entre os 18 pilotos que disputarão a próxima temporada da F-1.

Já Bruno Senna, que trabalha para ser titular, mantém as negociações com outras equipes para não fechar portas. E Rubens Barrichello teria a chance de mostrar porque merece ser mantido na equipe para o próximo ano.

O calendário deste teste é simples, já que a equipe pode levar apenas dois carros, e participariam dois por dia. A avaliação não seria só de velocidade, mas pelo contexto geral.

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Hamilton mostra confiança antes da largada

F1

Depois do desfile oficial de todos os pilotos pela pista do Autódromo de Interlagos, o inglês Lewis Hamilton deu uma rápida entrevista. E, momentos antes da largada para o GP do Brasil da Fórmula 1, prevista para acontecer às 15 horas deste domingo, ele mostrou confiança na conquista de um bom resultado

"Gostei do carro ontem (no treino de classificação de sábado), nosso acerto está bom", afirmou Hamilton, apesar de ter conseguido apenas a 4ª colocação no grid de largada do GP do Brasil. "A equipe fez um bom trabalho o ano todo e espero que continue assim.

Na liderança do campeonato, o piloto inglês da McLaren tem sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o brasileiro Felipe Massa (Ferrari), que largará na pole em Interlagos. Assim, Hamilton depende apenas de um quinto lugar na prova deste domingo para ser o campeão da temporada 2008 da Fórmula 1


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Os ajustes finais de um carro de Fórmula 1