sábado, 5 de julho de 2008

Hamilton erra e Kovalainen sai na frente

GP DE SILVERSTONE

F1

Coulthard anuncia aposentadoria para o fim do ano

As especulações se confirmaram, e David Coulthard anunciou nesta quinta-feira que a temporada 2008 será a sua última como piloto da Fórmula 1. Aos 37 anos de idade, o escocês se despede da categoria máxima do automobilismo depois de 14 anos de serviços prestados a Williams, McLaren e Red Bull.
A aposentadoria de Coulthard para o fim deste ano já era bastante esperada e comentada no circo da Fórmula 1, sendo que já surgiam fortes boatos de que o alemão Sebastian Vettel, da Toro Rosso, já esteja acertado para ocupar a vaga que agora ficou definitivamente livre na Red Bull.

Através de um comunicado oficial, o escocês afirmou que permanecerá na escuderia austríaca trabalhando como consultor. “Eu gostaria de anunciar a minha decisão de me retirar da Fórmula 1 ao fim desta temporada. Eu continuarei ativamente envolvido no esporte ajudando a Red Bull em testes e no desenvolvimento de carros”.

Já falando sobre o futuro, Coulthard adiantou que não descarta participar de outras categorias do automobilismo. “Tenho minha mente aberta quando a se vou ou não competir novamente no futuro de alguma outra forma no esporte a motor”.

O piloto, que deixará a Fórmula 1 com mais de 230 provas disputadas e 13 vitórias na bagagem, ainda garantiu que mantém a motivação em alta até o campeonato mundial se encerrar, no Grande Prêmio do Brasil em 2 de novembro. “Estou orgulho do trabalho realizado pela Red Bull e continuarei a correr da mesma maneira até a última volta no Brasil. Depois disso continuarei a ajudar o time no objetivo de um dia vencer corridas”.

Chuva prejudica e Rubinho está fora do treino classificatório

Uma chuva no final da primeira parcial do treino classificatório prejudicou o brasileiro Rubens Barrichello. Depois de fazer bons treinos livres nesta sexta-feira, o piloto da Honda confiava estar pelo menos entre os 15 melhores neste sábado. Porém, acabou cortado na primeira parte da tomada de tempos e larga apenas da 16ª colocação.

Rubinho estava nos boxes se preparando para melhorar seu tempo quando, faltando cinco minutos para o encerramento da etapa, a chuva começou a cair no circuito de Silverstone. Com a pista molhada, o paulista não teve chance de melhorar suas marcas. O mesmo ocorreu com o outro piloto da Honda, Jenson Button, que sai do 17º lugar.

Além dos dois, Nico Rosberg também não segue na briga por melhores posições, assim como os dois carros da Force India, guiados pelo italiano Giancarlo Fisichella e pelo alemão Adrian Sutil presença constante no fundo do grid. Na outra ponta da lista, figuraram Heikki Kovalainen, seguido por Lewis Hamilton e Sebastian Vettel.

Outro piloto da Toro Rosso, Sebastién Bourdais também teve um bom desempenho, sendo o sexto colocado. Felipe Massa foi o sétimo, uma posição à frente de Nelsinho Piquet.

Para Massa, McLaren voltará a incomodar em Silverstone

O fato de a Ferrari não ter encontrado rivais no Grande Prêmio da França, última etapa da temporada 2008 da Fórmula 1, pouco significa para Felipe Massa. Às vésperas de ir à pista para a disputa da corrida da Inglaterra, o brasileiro assegura que a McLaren voltará a incomodar a escuderia italiana.

Há dez dias, na prova disputada em Magny-Cours, enquanto a Ferrari anotava uma dobradinha com Massa e Kimi Raikkonen, a McLaren, prejudicada por punições a Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen, brigava por posições apenas no pelotão intermediário. Porém, o atual líder do Mundial de Pilotos não acredita que a situação se repetirá no próximo domingo, em Silverstone.

“Tenho certeza de que nós seremos competitivos na próxima corrida”, afirmou o brasileiro. “Mas nunca devemos subestimar nossos adversários, porque eles estão trabalhando muito duro e tudo está muito equilibrado. Acho que na França nós não pudemos ver realmente o ritmo das McLaren, já que eles começaram lá atrás e ficaram presos no tráfego. Então não podemos dizer que fomos muito mais fortes em Magny-Cours”.

Massa sofreu com probema na roda traseira esquerda

Uma falha na colocação da roda traseira esquerda da Ferrari. Esse foi o grande problema de Felipe Massa na parte final do treino classificatório deste sábado (5/7) na GP da Inglaterra, quando ele conquistou apenas a nona colocação no grid de largada. De acordo com o piloto, este problema o fez perder muito tempo parado nos boxes, de forma que ele não teve mais uma oportunidade de tentar melhorar sua marca na Super Pole.

“O mecânico não conseguia colocar e travar a roda. Com isso, perdi muito tempo e a chance de largar mais para frente”, comentou o brasileiro. Ele avalia que tivesse carro para estar em uma das duas primeiras posições do grid. “Estávamos fortes, e era possível ficar entre os três primeiros colocados. Em nono, temos que tentar marcar pontos”, avaliou.

Questionado sobre a possível causa da falha, o paulista não soube responder. “Ainda não vimos se foi um erro do mecânico ou da peça, mas o esporte é assim. Estávamos um pouco menos competitivos hoje do que imaginávamos e a única coisa diferente é que está ventando mais. Talvez seja isso, talvez não. Temos que analisar”, explicou.

Ele ainda negou que a forte batida sofrida na sexta-feira tenha afetado o desempenho de seu monoposto no treino classificatório. “Não mudou nada. O carro e eu continuamos os mesmos”, garantiu o piloto. “Não estamos surpresos com a McLaren, pois sempre esperamos vê-los na frente”, destacou.