sábado, 10 de maio de 2008

Após acidente, Kovalainen comemora segundo posto no grid

Istambul (Turquia) - Do susto ao mais completo alívio. Esta foi a mudança de situação do finlandês Heikki Kovalainen entre os GPs da Espanha e da Turquia, neste domingo. Na semana passada, o piloto da McLaren assustou a todos depois de bater forte seu carro durante a disputa espanhola.Liberado pelo médico da Fórmula 1 durante a semana para voltar às pistas, na manhã deste sábado, ele fez a equipe sorrir garantindo o segundo lugar no grid da etapa turca.

Esta é a primeira vez na carreira do finlandês que ele larga tão bem em uma prova. 'Minha volta no terceiro qualificatório foi limpa e é um prazer começar a corrida na fila da frente', disse.

Sobre o acidente, Kovalainen agradeceu a todos que ajudaram em sua recuperação e destacou a confiança que deposita para o restante da temporada. 'Tive sorte de escapar na Espanha sem nenhuma lesão. A recuperação foi fantástica e tenho de agradecer à equipe médica na Espanha e Finlândia. Estou feliz com meu carro e confiante', comemorou o piloto. 'Não teria vindo correr aqui se não estivesse 100%. Na semana passada fiz minha preparação física normalmente e até aqui tudo tem ido muito bem'.

Barrichello critica saída de Massa da Associação de Pilotos

Istambul (Turquia) - A decisão de Felipe Massa de deixar a Associação dos Pilotos de Grandes Prêmios (GPDA) não foi encarada com tranqüilidade pelo compatriota Rubens Barrichello. Antes da disputa do GP da Turquia, neste domingo, Barrichello criticou a atitude do piloto da Ferrari.

Em entrevista ao periódico espanhol AS, o piloto da Honda defendeu a importância da associação para manter o equilíbrio da categoria. "Se a associação quer manter uma influência forte sobre a FIA, a participação dos pilotos da Ferrari é de extrema importância", argumentou.

Massa não é o único piloto de uma das escuderias principais a abandonar o barco da GPDA. O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, também está fora do grupo. O mesmo acontece com o atual campeão Kimi Raikkonen, também da Ferrari, e Adrian Sutil, Force India.

Hamilton reconhece erro na escolha dos pneus

Istambul (Turquia) - Terceiro colocado no grid do GP da Turquia de Fórmula 1, o inglês Lewis Hamilton admitiu que fez a escolha errada na hora de decidir com quais pneus participaria da sessão qualificatória para a etapa. Hamilton andou com pneus duros na última fase do treino classificatório do grid e acabou atrás do brasileiro Felipe Massa e do finlandês Heikki Kovalainen.

Apesar da falha do britânico, a McLaren conseguiu segurar a segunda e terceira colocação no grid, formando uma barreira à frente do finlandês Kimi Raikkonen. Segundo Hamilton, a escolha incorreta foi resultado dos problemas enfrentados na etapa anterior com seu carro.

"Tive um pouco de dificuldades com os pneus escolhidos na segunda parte (da sessão)", explicou Hamilton. "Por isso, optei pelos pneus duros no final do treino, pois senti que estavam mais constantes. Fiz isso, mas foi uma solução errada", lamentou.

Apesar da falha, Hamilton não considera que tenha sido um desempenho totalmente negativo na pista. "Minha primeira tentativa da terceira qualificação foi terrível. Mas na última chance melhorei, mas não foi rápido o bastante".

Para o inglês, a McLaren continua com chances de surpreender e garantir a vitória neste domingo. "Temos um bom pacote. Eu e Kovalainen mostramos que estamos próximos da Ferrari e podemos brigar com eles".

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Sutil era vítima de extorsão, publica revista alemã

Berlim (Alemanha) - Adrian Sutil deverá entrar mais tranqüilo para a disputa do Grande Prêmio da Turquia neste final de semana. Isso porque, de acordo com a revista alemã Auto Bild Motorsport, o piloto da Force India vinha sendo vítima de extorsão nas últimas semanas, foi informado de que a polícia germânica prendeu o acusado de chantagem.

Segundo a publicação, um homem da região da Baviera havia adquirido um antigo computador pertencente a Sutil, que esquecera de apagar da máquina algumas informações confidenciais da Force India e outros dados pessoais do piloto. Para devolver o antigo hard drive ao seu proprietário, o bávaro exigia uma quantia de 10 mil euros (valor correspondente a R$ 27 mil).

A revista não divulgou o nome do acusado de chantagem a Sutil, mas informou que o suspeito já foi preso, em emboscada armada para a captura. A pena para o crime de extorsão na Alemanha pode chegar a até cinco anos de prisão.

Massa fecha sexta-feira com melhor tempo na Turquia

Felipe Massa fechou a sexta-feira (9) com o melhor tempo nos treinos livres para o GP da Turquia, quinta etapa do Mundial de Fórmula 1. O brasileiro foi o terceiro mais rápido na segunda sessão, atrás de Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton, mas não teve a marca de 1min27s323, do primeiro treino, alcançada pelos adversários.

A segunda volta mais rápida do dia ficou com Heikki Kovalainen, e também foi obtida no primeiro treino. O finlandês da McLaren, que volta de um acidente forte no GP da Espanha há duas semanas, cravou 1min27s456 no início das atividades na pista de Istambul e não foi superado pelos rivais na segunda sessão.

Mais rápido no treino que fechou o dia, Kimi Raikkonen ficou em terceiro nos tempos combinados, com 1min27s543, depois de sofrer com uma quebra de câmbio na sessão inaugural. Lewis Hamilton terminou a sexta-feira em quarto, seguido por David Coulthard, quinto na soma dos melhores tempos.

Os brasileiros Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet, que foram bem no primeiro treino, não sustentaram a oitava e nona posição, respectivamente no fim do dia. O piloto da Honda fechou a sexta em 15º, seguido pelo estreante da Renault.

A sessão da tarde também foi marcada por um acidente, que forçou o aparecimento da bandeira vermelha durante cerca de 30 minutos interrompendo o treino: o australiano Mark Webber perdeu o controle de sua RBR na curva seis, atravessou a pista e se chocou no muro, mas saiu ileso da batida.


GP da Turquia, tempos combinados dos treinos livres:

1.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min27s323
2.º - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min27s456
3.º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min27s543
4.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min27s579
5.º - David Coulthard (ESC/Red Bull), 1min27s763
6.º - Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min28s284
7.º - Robert Kubica (POL/BMW), 1min28s431
8.º - Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min28s619
9.º - Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min28s664
10.º - Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min28s817
11.º - Jenson Button (ING/Honda), 1min28s826
12.º - Timo Glock (ALE/Toyota), 1min28s849
13.º - Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min28s907
14.º - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min29s008
15.º - Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min29s024
16.º - Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min29s082
17.º - Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 1min29s462
18.º - Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min29s630
19.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min29s633
20.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min29s756

Kubica quer desfrutar de boa fase para apagar 'fantasma' turco

Istambul (Turquia) - Mesmo tendo disputado a sua primeira corrida como piloto titular de uma equipe de Fórmula 1 no traçado de Istambul, em 2006, o polonês Robert Kubica não guarda boas lembranças do Grande Prêmio da Turquia. Mas o representante da BMW Sauber quer tirar proveito do ótimo momento que vive para pagar a escrita negativa na prova deste domingo.

Após o canadense Jacques Villeneuve optar por deixar a Sauber no meio da temporada 2006, Kubica foi alçado à condição de titular para a disputa do GP turco, terminando na 12ª colocação. Na temporada passada, o polonês chegou a faturar a quinta colocação no grid de largada, mas não fez uma boa prova e terminou em oitavo. Lembranças que devem ser esquecidas, de acordo com o piloto.

“O autódromo da Turquia não é o meu favorito e nem onde eu tenho mais sorte”, comentou Kubica. “Em 2006, na minha segunda corrida da carreira na F-1, tive alguns problemas com os pneus. No ano passado comecei a prova muito bem, mas fui prejudicado pela sujeira na pista”, reclamou.

“Este ano, no entanto, o carro está mais fácil de ser dirigido e espero que isso mude os prognósticos a meu favor”, prosseguiu o polonês, que embora não tenha completado o GP da Austrália, faturou dois pódios este ano (foi segundo na Malásia e terceiro no Bahrein) e ainda conseguiu um quarto lugar em Barcelona, há duas semanas.

Kovalainen é liberado para correr na Turquia


Istambul (Turquia) - Duas semanas depois de sofrer um forte acidente no Grande Prêmio da Espanha, o finlandês Heikki Kovalainen foi liberado nesta quinta-feira para disputar a próxima etapa do calendário da Fórmula 1, neste domingo na Turquia. Após passar por exames, o piloto da McLaren recebeu o aval dos médicos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para competir.

Kovalainen viu seu carro se chocar contra o muro na 23ª volta da disputa em Barcelona há dois domingos após perder o controle em decorrência de um pneu estourado durante uma curva. O finlandês foi retirado de maca do circuito e chegou a passar uma noite internado em um hospital sob observação, mas nenhuma lesão grave foi detectada.

Mesmo depois do susto, o piloto da McLaren comemorou a ‘alta’ recebida nesta quinta-feira para a disputa em Istambul. “Estou muito satisfeito com a decisão da equipe médica da FIA. Cheguei à Turquia hoje (quinta-feira) muito bem e confiante que passaria na análise. Se não estivesse 100%, teria avisado à equipe e ficaria em casa”, completou Kovalainen, que passou a última semana na Finlândia.

“Minha preparação nos últimos dias foi muito boa e fiz muitos treinamentos físicos”, destacou o piloto, que aproveitou também para minimizar a gravidade da batida a 233 km/h.

“Para quem estava de fora, acho que o acidente pareceu ter sido muito pior do que realmente foi para mim. Senti apenas um pouco de dor de cabeça, mas rapidamente já estava de volta aos treinamentos. Agora, quero pensar apenas neste final de semana e no restante da temporada”, complementou.

Kovalainen, que conseguiu um pódio nesta temporada (foi terceiro no GP da Malásia), aparece na sexta colocação do Mundial de Pilotos, com 16 pontos. Ele ainda ficou com os quintos lugares nos GPs da Austrália e do Bahrein.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Nelsinho quer deixar erros da Espanha para trás

São Paulo (SP) - Ainda sem pontos na temporada 2008 da Fórmula 1, Nelsinho Piquet tem nova chance de mostrar um bom desempenho no Grande Prêmio da Turquia, a ser realizado no próximo fim-de-semana. Para atingir o objetivo, o brasileiro pretende deixar os erros cometidos na corrida da Espanha para trás.

Em Barcelona, Nelsinho se destacou ao ser o segundo colocado em um dos treinos livres e ao participar da superpole no qualifying, mas fracassou na corrida. Primeiro, escapou da pista na quinta volta quando vinha mantendo a décima posição da largada e caiu para a 18ª posição; depois, se envolveu em um acidente com o francês Sebastien Bourdais no sexto giro e foi obrigado a abandonar.

Sobre a prova que foi disputada em 27 de abril, o piloto admitiu que o circuito catalão deveria ter sido o palco do seu primeiro bom resultado na categoria. “O carro estava bom, e estava visando marcar pontos, o que eu acho que seria possível”.

Apesar de reconhecer a decepção, ele garante que seu pensamento já está totalmente voltara para a próxima etapa, na Turquia. “Tenho que progredir aos poucos e continuarei aprendendo. Agora vou tentar utilizar essas lições em Istambul para não cometer os mesmos erros”.

Super Aguri fecha as portas e já não compete no GP da Turquia

Tóquio (Japão) - A Super Aguri não resistiu aos problemas financeiros e anunciou oficialmente que está fora do Mundial de Fórmula 1. Desse modo, a escuderia japonesa já não participa do Grande Prêmio da Turquia, no próximo fim-de-semana, deixando o grid da categoria com dez equipes.

A saída da Super Aguri já havia sido especulada antes do início da temporada 2008, mas, à época, uma parceria com o consórcio inglês Magma Group foi apontado como a salvação da equipe. Porém, o grupo desistiu de comprar a escuderia, fazendo com que o proprietário, o ex-piloto Aguri Suzuki, divulgasse o fim da equipe.

Nesta terça-feira, o mandatário ainda foi ao Japão para analisar uma oferta com diretores da Honda, montadora que fornecia motores para Aguri. Porém, não se chegou a um acordo. Nas últimas horas, ainda surgiu uma proposta da empresa automobilística alemã Weigl Group, mas também se mostrou insuficiente para manter os carros de Takuma Sato e Anthony Davidson no circo da Fórmula 1.

“Tentando realizar meu sonho de me tornar dono de um time da F-1, solicitei uma posição no grid do campeonato em novembro de 2005. Desde então, participei de dois anos e quatro meses como a equipe Super Aguri. Mas infelizmente devo informar que a escuderia irá interromper as suas atividades", revelou Aguri Suzuki através de um comunicado oficial.

Ele ainda deixou claro que a atual crise financeira por que passa a equipe foi originada no ano passado, quando o principal patrocinador, a SS United, não efetuou um pagamento conforme o que estava acertado. “A quebra de contrato com os parceiros SS United Oil & Gas Company resultou em perda do suporte financeiro e imediatamente colocou o time em dificuldades”.

Por fim, Suzuki elogiou a temporada 2007 da Super Aguri e agradeceu a todos que se envolveram no projeto da escuderia. “Competimos contra muitos carros oficiais de montadoras e tivemos sucesso ao obter os primeiros pontos já na 22ª corrida e ao terminar o Mundial de Construtores do ano passado na nona posição”.

Rubinho atenta para dificuldades da pista turca

São Paulo (SP) - Prestes a se tornar o piloto que mais corridas disputou na história da Fórmula 1, o brasileiro Rubens Barrichello fez uma análise da pista de Istambul, onde será realizada a próxima etapa da categoria, no domingo. Será na Turquia que o piloto da Honda comemorará o GP de número 257 de sua carreira, superando Riccardo Patrese.

“A pista de Istambul Park é bastante complicada do ponto de vista do piloto, já que se corre da direita para a esquerda e isso é muito diferente”, observou Rubinho, lembrando que a maior parte dos circuitos do calendário são percorridos no sentido horário. “Além disto, as ondulações são extremas, o que deixa cada volta muito atraente”, emendou.

Barrichello ainda destacou que a pista turca não é como Barcelona, um traçado que proporciona poucas emoções durante a corrida. “A volta em si flui bem e, o mais importante, Istambul é uma pista com boas oportunidades de ultrapassagens, o que proporciona corridas apaixonantes”, comemorou.

Kubica indica chance de vitória em circuitos lentos

Londres (Inglaterra) - Para Robert Kubica, a primeira vitória da BMW na Fórmula 1 pode acontecer nos Grandes Prêmios de Mônaco ou da Hungria. Segundo afirmou em entrevista à agência Reuters, o polonês acredita que o principal objetivo da escuderia alemã para esta temporada está próximo de ser concretizado, e as maiores chances para que isso aconteça são nos circuitos lentos do calendário.

Em 2008, a BMW vem obtendo bons desempenhos em seqüência. Inclusive, supera as expectativas, já que chegou a liderar o Mundial de Construtores quando colocou um piloto no pódio das três primeiras provas do ano. Após a corrida da Espanha, caiu para o segundo lugar, só atrás da Ferrari e à frente da McLaren.

Kubica, terceiro melhor piloto da temporada e autor da primeira pole position da história da equipe, na prova do Bahrein, agora quer ajudar a cumprir a meta estabelecida pela equipe. “Sempre somos muito competitivos nas curvas lentas e acho que podemos ser melhores em pistas como as de Mônaco e Budapeste”, afirmou, em referência aos dois circuitos conhecidos como muito travados.

“Talvez tenhamos alguma possibilidade de vencer nesses circuitos. Mas isso depende de desenvolvermos nosso carro de forma mais rápida que os outros”, concluiu o polonês. Antes do Grande Prêmio de Mônaco, marcado para 25 de maio, o circo da Fórmula 1 ainda passa pela Turquia, onde disputará a quinta prova do ano no próximo dia 11. Já a corrida no circuito húngaro é a 11ª da temporada e acontecerá em 3 de agosto.

Na Turquia, Alonso promete agressividade para seguir melhorando

Madri (Espanha) - “Seguir melhorando”. O discurso de Fernando Alonso para o Grande Prêmio da Turquia, a ser realizado no próximo domingo, não se alterou em relação às outras corridas da temporada 2008 da Fórmula 1. A diferença agora é que o espanhol já tem um trunfo para acreditar que pode ir mais longe: o segundo lugar obtido no grid de largada para a prova anterior, disputada em Barcelona.

Apesar de admitir a evolução da Renault, Alonso não deixa de lamentar os problemas do motor que o impediram de pontuar “em casa” – abandonou a prova na 34ª volta. “Perdemos a oportunidade de somar alguns pontos que teriam vindo muito bem para o moral da equipe. Creio que o quinto posto era fácil de alcançar, porém os dois carros demonstraram um bom rendimento em todo o fim-de-semana”.

Sobre o novo pacote aerodinâmico do R28, que estreou na prova espanhola, o piloto elogiou o trabalho da Renault. “Estava claro desde o início que havíamos feito progressos em Barcelona, e isso foi graças aos esforços de toda a equipe, que conseguiu nos aproximar do ritmo dos primeiros”.

Ele ainda garante a continuidade de um “enfoque agressivo” para as próximas provas da temporada. “É apenas o primeiro passo, e aparecerão novas evoluções. Não será fácil, mas estou seguro de que vamos ter algumas corridas emocionantes”.

Por fim, Alonso ainda elogiou o autódromo de Istambul, palco da próxima etapa da Fórmula 1. “A pista é muito larga e oferece boas oportunidades para ultrapassagem. Também há alguns lugares especiais e algumas curvas em que não se vê a saída. É um circuito muito especial”.