sábado, 9 de julho de 2011

Vettel domina último treino livre, mas pânico se instala na Red Bull


Silverstone (Reino Unido), 9 jul (EFE).- O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) fez a volta mais rápida do último treino livre do Grande Prêmio da Inglaterra, embora a escuderia austríaca não tenha o que comemorar, depois da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) restringir o sistema do difusor aquecido que tantos benefícios trouxe à equipe.



Durante mais de uma hora, o diretor da equipe Red Bull, Christian Horner, esteve reunido com o presidente da FIA, Jean Todt, e com o diretor da corrida de F1, Charlie Whiting, para evitar que a FIA restringisse a 10% a saída de gases em direção ao difusor, depois de na sexta-feira à noite terem alcançado acordo de limitá-lo a 50%.

A cara de Horner na saída da reunião era um poema, enquanto Vettel na pista voltou a dominar os livres após os quais, faltando duas horas da classificação oficial, poderia não ter tanta suficiência.

A última sessão de treinos livres, que poderá ocorrer em piso seco pela primeira vez neste fim de semana após a chuva da véspera, apesar das quatro gotas que caíram em Silverstone nesta manhã, deixou os dois Red Bull e os duas Ferrari com os tempos mais rápidos.

Fernando Alonso marcou o segundo melhor tempo, a 63 milésimos de Vettel, enquanto o terceiro foi Mark Webber e quarto o brasileiro Felipe Massa.

Tempos da terceira e última sessão de treinos livres do GP da Inglaterra, à espera dos treinos classificatórios para formação do grid da corrida deste domingo em Silverstone:.

.1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) 1min31s401.

.2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 0s063.

.3. Mark Webber (AUS/Red Bull) a 0s428.

.4. FELIPE MASSA (BRA/Ferrari) a 0s768.

.5. Pastor Maldonado (VEN/Williams) a 1s095.

.6. Jenson Button (GBR/McLaren) a 1s555.

.7. Kamui Kobayashi (JPN/Sauber) a 1s613.

.8. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 1s643.

.9. Sergio Pérez (MEX/Sauber) a 1s863.

10. Paul di Resta (ING/Force India) a 2s022.

11. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) a 2s150.

12. Adrian Sutil (ALE/Force India) a 2s259.

13. Lewis Hamilton (ING/McLaren) a 2s441.

14. RUBENS BARRICHELLO (BRA/Williams) a 2s504.

15. Vitaly Petrov (RUS/Renault a 2s641.

16. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) a 2s928.

17. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) a 3s398.

18. Nick Heidfeld (ALE/Renault) a 3s421.

19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) a 3s821.

20. Jarno Trulli (ITA/Lotus) a 5s504.

21. Timo Glock (ALE/Virgin) a 6s213.

22. Jerome d'Ambrosio (BEL/Virgin) a 6s667.

23. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania) a 6s888.

24. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) a 7s167. EFE

Webber faz a pole no GP da Inglaterra. Massa larga em quarto


SILVERSTONE, Inglaterra - No primeiro treino oficial após as mudanças nos carros que baniram o uso dos difusores soprados, a RBR manteve o domínio da temporada e fez a dobradinha para a largada do GP da Inglaterra, em Silverstone. Foi a nona pole position da equipe. O australiano Mark Webber foi o primeiro com o tempo de 1m30s399, largando pela oitava vez na carreira na frente.

Seu companheiro e líder do campeonato, com 77 pontos de vantagem, o alemão Sebastian Vettel , fez a segunda melhor volta(1m30s431). Em terceiro, chegou o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, com 1m30s516. O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, o mais rápido na segunda parte do treino (1m31s640), largará em quarto. Rubens Barrichelo, da Williams (1m33s119) não conseguiu a classificação para disputar a pole position.

Na primeira parte do treino classificatório, Webber também foi o mais rápido (1m32s670). Já o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, fez a terceira melhor volta (1m32s760), nesta etapa. Em segundo, ficou o venezuelano Pastor Maldonado (1m32s702), da Williams. Vettel foi o quarto (1m32s977).

Grid de largada:

1. Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m30s399

2. Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m30s431

3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m30s516

4. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m31s124

5. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m31s898

6. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m31s929

7. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m31s933

8. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m32s128

9. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m32s209

10. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m32s376

11. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m32s617

12. Sergio Pérez (MEX/Sauber- ) - 1m32s624

13. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m32s656

14. Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m32s734

15. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m33s119

16. Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m33s805

17. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m34s821

18. Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m35s245

19. Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m35s749

20. Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m36s203

21. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m36s456

22. Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth - 1m37s154

23. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m37s484

25. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - 1m38s05

Alonso celebra terceira posição no grid


Fernando Alonso revelou logo após o treino de classificação do GP da Inglaterra que ficou muito contente com a diferença entre a Ferrari e a Red Bull neste sábado. O espanhol sai na terceira posição com uma diferença de apenas dois décimos para o pole, Mark Webber e de um para o segundo colocado, Sebastian Vettel.

“Estou muito contente, esta foi a melhor classificação no que diz respeito a diferenças em todo este ano. Estávamos a um segundo ou sete décimos a duas corridas atrás e estar a apenas um décimo aqui em Silverstone, uma pista que não é a minha favorita por causa de seu traçado e características é bom para nós”, disse.

O asturiano quer tirar proveito de sua posição de largada e sonha com a conquista de um lugar no pódio.

“As peças que trouxemos para cá estão funcionando bem. Estou contente com a classificação, mas quem sabe possa colocar pressão nos pilotos da Red Bull e ganhar uma posição e até mesmo brigar pelo pódio. Quem sabe a largada e a corrida sejam divertidas, já que pode chover ou não. Sairemos numa boa posição”, comentou.

Alonso celebra terceira posição no grid


Fernando Alonso revelou logo após o treino de classificação do GP da Inglaterra que ficou muito contente com a diferença entre a Ferrari e a Red Bull neste sábado. O espanhol sai na terceira posição com uma diferença de apenas dois décimos para o pole, Mark Webber e de um para o segundo colocado, Sebastian Vettel.

“Estou muito contente, esta foi a melhor classificação no que diz respeito a diferenças em todo este ano. Estávamos a um segundo ou sete décimos a duas corridas atrás e estar a apenas um décimo aqui em Silverstone, uma pista que não é a minha favorita por causa de seu traçado e características é bom para nós”, disse.

O asturiano quer tirar proveito de sua posição de largada e sonha com a conquista de um lugar no pódio.

“As peças que trouxemos para cá estão funcionando bem. Estou contente com a classificação, mas quem sabe possa colocar pressão nos pilotos da Red Bull e ganhar uma posição e até mesmo brigar pelo pódio. Quem sabe a largada e a corrida sejam divertidas, já que pode chover ou não. Sairemos numa boa posição”, comentou.

Reunião extraordinária do Grupo Técnico acontece para debater difusor


Uma reunião emergencial do Grupo Técnico da FIA (GTT, sigla em inglês) aconteceu a pouco menos de uma hora do início do treino oficial para o GP da Grã-Bretanha, neste sábado. Os dirigentes se reuniram para conversar sobre a proibição do difusor aquecido a partir deste final de semana.

A FIA anunciou esta manhã que os motores Renault teriam que usar apenas 10% do o difusor com gases aquecidos, assim como as outras montadoras. Isso levou Christian Horner e Adrian Newey, ambos da Red Bull, a fazer uma visita à entidade para cobrar Charlie Whiting. E então o GTT foi acionado para uma pequena reunião.

"A fim de discutir o assunto de mapeamento do motor, haverá uma reunião extraordinária do GTT às 11h30 (de Londres) de hoje na sala de reuniões ao lado do escritório dos comissários", disse Whiting, através de uma nota.

"É importante que cada equipe envie um representante técnico sênior e sugerimos que cada chefe de equipe também deve participar”, completou, dando qual seria o tom da reunião.

Horner deseja acordo com a FIA para o futuro


Após a reunião extraordinária do Grupo Técnico da FIA neste sábado, Christian Horner afirma que pode ver a Red Bull em desvantagem até o final da temporada, mas quer um acordo com a entidade sobre a situação do difusor e que volte à situação pré-Silverstone.

A situação mudou na manhã deste sábado, quando a FIA decidiu proibir a Renault de usar acima dos 10% de abertura do acelerador na freada. Só a Mercedes conseguiu manter uma concessão (20%) por conta de problemas técnicos [que foram mostrados e provados pela fornecedora].

"Estamos tentando encontrar uma solução", disse Horner à BBC. "Não é do interesse de ninguém ter a falta de clareza que existe atualmente. Charlie [Whiting] fez uma oferta e a Red Bull também ofereceu uma concessão neste fim de semana”.

"Obviamente, precisamos que todas as equipes concordem em seguir em frente e colocar isso para trás. No momento, em nossa opinião, estamos trabalhando com uma desvantagem para alguns dos fabricantes de motores. Mas nós estamos tentando encontrar uma solução. A coisa mais simplista seria a de voltar a exatamente onde estávamos há duas semanas”, finalizou.

Horner deseja acordo com a FIA para o futuro


Após a reunião extraordinária do Grupo Técnico da FIA neste sábado, Christian Horner afirma que pode ver a Red Bull em desvantagem até o final da temporada, mas quer um acordo com a entidade sobre a situação do difusor e que volte à situação pré-Silverstone.

A situação mudou na manhã deste sábado, quando a FIA decidiu proibir a Renault de usar acima dos 10% de abertura do acelerador na freada. Só a Mercedes conseguiu manter uma concessão (20%) por conta de problemas técnicos [que foram mostrados e provados pela fornecedora].

"Estamos tentando encontrar uma solução", disse Horner à BBC. "Não é do interesse de ninguém ter a falta de clareza que existe atualmente. Charlie [Whiting] fez uma oferta e a Red Bull também ofereceu uma concessão neste fim de semana”.

"Obviamente, precisamos que todas as equipes concordem em seguir em frente e colocar isso para trás. No momento, em nossa opinião, estamos trabalhando com uma desvantagem para alguns dos fabricantes de motores. Mas nós estamos tentando encontrar uma solução. A coisa mais simplista seria a de voltar a exatamente onde estávamos há duas semanas”, finalizou.

Red Bull supera rivais novamente e Webber é pole na Inglaterra

Weber é pole no GP de Silverstone


A chuva chegou ainda nos minutos finais do Q1 e acabou encerrando o treino faltando pouco mais de cinco minutos para o final da atividade, e Mark Webber, da Red Bull, foi o melhor.

Na segunda parte do treino, a pista molhada acabou atrapalhando um pouco os pilotos, que demoraram a descobrir o acerto do ideal, mas Felipe Massa conseguiu ser o mais rápido.

Nos 10 minutos finais, Webber fez o melhor tempo e a chuva acabou atrapalhando o andamento da atividade. E ninguém conseguiu superar o tempo do australiano.

A prova está marcada para começar às 9h (de Brasília).

Veja o treino em detalhes

Todos os pilotos entraram na pista para fazer volta rápida nos primeiros cinco minutos de treino. A chuva, que atrapalhou a sexta-feira de treinos livres, estava chegando a Silverstone. Com 1min33s741, Fernando Alonso estava com o melhor tempo, com Felipe Massa um pouco atrás.

Não demorou para os tempos melhorarem e Rubens Barrichello, com 1min33s532 e tinha o melhor tempo, com Sebastian Vettel na segunda colocação. Logo depois, Mark Webber, quase 0s5 mais rápido, superou o tempo do brasileiro.

Pastor Maldonado assumiu a liderança e, junto com Massa e Vettel, foram os primeiros a entrar na casa de 1min32s. Webber superou o tempo do venezuelano em pouco mais de 0s1 e voltou à ponta do treino.

A chuva chegou nos minutos finais e comprometeu o final do treino para alguns pilotos. Daniel Ricciardo, Vitantonio Liuzzi, Jerome D'Ambrosio, Jarno Trulli, Timo Glock, Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari ficaram de fora da segunda parte do treino classificatório.

Os primeiros entrar na pista para o Q2, já sem chuva, foram os dois pilotos da Mercedes, Nico Rosberg e Michael Schumacher, e ambos entraram com pneus intermediários. E Maldonado seguiu bem na atividade e pegou a liderança, com 1min37s703. Logo depois, Barrichello melhorou o tempo de seu companheiro de equipe em mais de 1s e estava em primeiro.

Os outros pilotos do bloco intermediário que estavam bem era a dupla da Sauber, Sergio Pérez e Kamui Kobayashi, Vitaly Petrov, da Lotus Renault, e Adrian Sutil, da Force India, que fez 1min33s672, superou o tempo de Webber e assumiu a liderança.

A pista secou à medida que os pilotos foram entrando e Alonso conseguiu entrar com os pneus macios. Em sua segunda tentativa, o espanhol fez 1min31s727. Schumacher andou bem e tomou a terceira colocação de Sutil, e Vettel superou os dois e estava em segundo.

Webber andou muito bem, mas Massa, com 1min31s640, assumiu a primeira posição pela primeira vez no classificatório.

O final do treino acabou sendo emocionante, pois todos os pilotos foram à pista em busca de tempo para ir ao Q3. Paul di Resta, Pastor Maldonado, Sergio Pérez, Vitaly Petrov e Michael Schumacher ficaram de fora da parte final do treino na Inglaterra.

O primeiro a fazer tempo foi Vettel, com 1min30s431, mas logo foi superado por Webber, que fez 1min30s399, que assumiu a ponta. Alonso estava em terceiro com Massa na quarta posição. Os pilotos voltaram aos boxes e a chuva, não muito forte, também voltou à pista.

Button chegou a entrar na pista para outra volta, porém abortou a tentativa. E com a pista molhada e com o aumento da chuva, ninguém mais conseguiu superar o tempo e Webber largará na pole position no GP da Inglaterra. Vettel, Alonso, Massa, Button e di Resta completaram os seis melhores.

Veja o grid de largada para o Grande Prêmio da Inglaterra:

1.  Mark Webber - Red Bull - 1min30s399
2.  Sebastian Vettel - Red Bull – a 0s032
3.  Fernando Alonso – Ferrari – a 0s117
4.  Felipe Massa – Ferrari – a 0s725
5.  Jenson Button – McLaren – a 1s590
6.  Paul di Resta - Force India – a 1s530
7.  Pastor Maldonado – Williams – a 1s534
8.  Kamui Kobayashi – Sauber – a 1s729
9.  Nico Rosberg – Mercedes – a 1s810
10.  Lewis Hamilton – McLaren – a 1s977

11.  Adrian Sutil - Force India – a 0s977
12.  Sergio Perez – Sauber – a 0s984
13.  Michael Schumacher – Mercedes – a 1s016
14.  Vitaly Petrov - Lotus Renault – a 1s094
15.  Rubens Barrichello – Williams – a 1s479
16.  Nick Heidfeld - Lotus Renault – a 2s165
17.  Heikki Kovalainen – Lotus – a 3s181

18.  Jaime Alguersuari - Toro Rosso – a 2s575
19.  Sebastien Buemi - Toro Rosso – s 3s079
20.  Timo Glock – Virgin – a 3s533
21.  Jarno Trulli – Lotus – a 3s786
22.  Jerome D'Ambrosio – Virgin – a 4s484
23.  Vitantonio Liuzzi – Hispania – a 4s814
24.  Daniel Ricciardo – Hispania – a 5s389