sábado, 27 de março de 2010

Vettel domina o treino, faz a pole e lidera dobradinha da RBR no GP da Austrália




Alemão supera Mark Webber por apenas um décimo neste sábado. Alonso marca o terceiro tempo, duas posições e 0s7 à frente de Felipe Massa

A frustração no Bahrein, quando a vitória quase certa escapou pelos dedos, parece ter dado a Sebastian Vettel uma dose extra de motivação. O alemão, que largou na pole na corrida de abertura mas terminou em quarto, voltou a garantir o primeiro lugar no grid após dominar as três partes do treino classificatório do GP da Austrália, neste sábado. Ele liderou a dobradinha da RBR em Albert Park e, na largada deste domingo, terá ao seu lado o local Mark Webber, para a alegria da torcida em Melbourne.

Fernando Alonso, que venceu a prova no Bahrein, marcou o terceiro tempo de sábado. O espanhol da Ferrari se mantém à frente do companheiro Felipe Massa, que, sete décimos mais lento, larga na quinta posição do grid. Em quarto ficou Jenson Button, da McLaren, atual campeão mundial. A Rede Globo transmite as 58 voltas do GP da Austrália na madrugada deste domingo, a partir das 3h (de Brasília).

Rubens Barrichello, da Williams, vai largar em oitavo, e os outros dois brasileiros, com problemas em seus carros, voltaram a ficar na parte final do grid: Lucas di Grassi (VRT) sairá em 22º, e Bruno Senna (Hispania) será o 23º, à frente apenas do companheiro Karun Chandhock. Mesmo sendo o melhor brasileiro do sábado, Massa deixou a pista insatisfeito.

- Realmente estou com problemas. No primeiro treino, a temperatura estava alta e estava tudo bem. Esfriou muito a partir do segundo treino e não consigo encontrar a aderência do pneu, tanto no duro quanto no mole. Foi um pouco difícil a classificação. Na corrida, a temperatura deve ser um pouco maior - afirmou Massa, em entrevista à Rede Globo.

Nico Rosberg e Michael Schumacher travaram mais um duelo interno da Mercedes no treino classificatório. A exemplo do que aconteceu no grid do Bahrein, a vitória na Austrália foi do alemão mais novo, que larga em sexto, apenas 43 milésimos à frente do heptacampeão. Aos 41 anos, Schumi, em sétimo, sairá ao lado de Barrichello, que festejou o fato de ter levado sua Williams à oitava posição.

- Acho incrível como a gente tem de mudar os limites das nossas ambições. Mas a Williams é um grande time, está mostrando que pode fazer bonito. Estou cada dia mais emocionado por ter tirado tudo do carro. Na segunda classificação, fiz uma grande volta – comentou Rubinho.

Hamilton decepciona

A grande surpresa da segunda parte do treino (Q2) foi a eliminação de Lewis Hamilton, da McLaren, que vai largar apenas em 11º. O inglês tinha sido o mais rápido nas sessões livres de sexta-feira, mas não conseguiu repetir o desempenho no sábado e ficou a 58 milésimos de uma vaga na superpole, que define as primeiras posições do grid. Jenson Button, seu companheiro, se classificou com folga e larga em quarto.

Nico Hulkenberg, companheiro de Barrichello na Williams, não conseguiu andar no ritmo do brasileiro e vai largar na 15ª posição, após ter saído no Q2. O alemão ficou a mais de 0s7 do tempo do veterano, que caminha para atingir nesta temporada a marca de 300 GPs disputados – faltam 11.

Novatas nas últimas filas

As três equipes novatas desta temporada continuam sem conseguir passar da primeira parte do treino classificatório (Q1). A Lotus teve o finlandês Heikki Kovalainen em 19º e o italiano Jarno Trulli em 20º. A equipe malaia continua mais de quatro segundos mais lenta que as ponteiras.

Os estreantes brasileiros continuam a enfrentar muitos problemas com seus carros. Após oito voltas no Q1, Di Grassi conseguiu a 22ª posição. O brasileiro teve problemas com o acerto do carro para a classificação e foi superado novamente pelo companheiro Timo Glock, desta vez por seis décimos. O alemão larga em 21º neste domingo.

- Nós erramos um pouco o acerto. Ficamos otimistas demais, mas ainda temos que melhorar muito para pensar em disputas. Gostei do circuito, é muito melhor do que parece. Definitivamente, nosso carro não foi o ideal – disse Lucas, em entrevista à Rede Globo.

Bruno Senna, mesmo com as dez voltas no Q1 dadas com a Hispania, não conseguiu passar da última fila. Após trocar o motor antes do início do fim de semana, o brasileiro vai largar em 23º, uma posição à frente do indiano Karun Chandhok, seu colega de time.

- Trocamos o motor porque tivemos um superaquecimento no Bahrein. Não chegou a quebrar, foi apenas uma falha. Agora, durante o treino da manhã, uma tubulação hidráulica deu defeito e causou um vazamento de óleo. Por isso, perdemos um pouco de milhagem - afirmou Bruno após o treino.


Confira o grid de largada para o GP da Austrália:


Pos. Piloto País Equipe Tempo
1 Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 1m23s919
2 Mark Webber AUS RBR-Renault 1m24s035
3 Fernando Alonso ESP Ferrari 1m24s111
4 Jenson Button ING McLaren-Mercedes 1m24s675
5 Felipe Massa BRA Ferrari 1m24s837
6 Nico Rosberg ALE Mercedes 1m24s884
7 Michael Schumacher ALE Mercedes 1m24s927
8 Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth 1m25s217
9 Robert Kubica POL Renault 1m25s372
10 Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes 1m26s036
Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes 1m25s184
12 Sebastien Buemi SUI STR-Ferrari 1m25s638
13 Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes 1m25s743
14 Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari 1m25s747
15 Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth 1m25s748
16 Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari 1m25s777
17 Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari 1m26s089
Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
18 Vitaly Petrov RUS Renault 1m26s471
19 Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth 1m28s797
20 Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth 1m29s111
21 Timo Glock ALE VRT-Cosworth 1m29s592
22 Lucas di Grassi BRA VRT-Cosworth 1m30s185
23 Bruno Senna BRA Hispania-Cosworth 1m30s526
24 Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth 1m30s613


Fonte: Globo Esporte

VOLTAR À PÁGINA INICIAL


sexta-feira, 26 de março de 2010

Ex-chefe de equipe de Massa e Di Grassi agora leva filho para a pista

Roberto e Betinho Gardano formam equipe de pai e filho na modalidade velocross, disputada por motos em pistas no estilo off-road

Como preparação para a disputa do Campeonato Veloterra Asfalto Zero (que começa em 18 de abril), o piloto Betinho Gardano disputará, neste final de semana, uma prova da categoria em Pedreira, Interior de São Paulo. O Veloterra é uma modalidade bem próxima do motocross e que privilegia a habilidade do piloto em um circuito em que não há rampas.

O fato de ser um dos campeonatos mais fortes do país atraiu o paulistano. "Este campeonato é equivalente ao Paulista, porém é mais forte e conta um número maior de pilotos", afirmou. O piloto atingiu a maioridade no último dia 22 e compete há quatro anos na modalidade. Bicampeão do Dirt Action de Veloterra na categoria CRF-230, Betinho também é vice-campeão na VX2 (para motos importadas com até 250 cm3 de cilindrada). E a equipe de apoio a Betinho tem apenas um integrante: seu pai, Roberto, que no final dos anos 1990 foi chefe de um time de kart privilegiado, reunindo Felipe Massa e Lucas Di Grassi, ambos na Fórmula 1 atualmente.

"Sou o chefe da nossa equipe, mas também faço as vezes de mecânico, motorista, nutricionista, psicólogo... Faço de tudo um pouco. Somos uma equipe formada exclusivamente por pai e filho", comentou Gardano-pai. "No fim das contas nós dois temos um grande desafio pela frente, mas é sempre muito divertido. O Betinho tem se dedicado e adora o esporte, então temos partilhado experiências muito bacanas neste anos em que formamos nosso pequeno time", resumiu Roberto Gardano, que também possui larga experiência no automobilismo de pista e no fora-de-estrada.

"Vai ser uma corrida que vou usar como preparação. Mas isso não quer dizer que não entrarei na pista com toda determinação possível para vencer", afirmou o piloto, que é patrocinado por Ferramentas Beta, GP Parts, Auto Neg e Sebilosky Preparações. Esta será a segunda corrida de Betinho na temporada. No último dia 14, o paulista disputou a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Veloterra em Rio Negro, no Paraná. "Eu me classifiquei em quinto, fui ganhando posições e estava em segundo durante boa parte da corrida, mas infelizmente acabei sofrendo uma queda e o motor da moto não ligou mais", disse o piloto, que neste final de semana competirá a bordo de uma Honda CRF250R.

O piloto iniciou-se nas motos aos 12 anos de idade fazendo trilhas com uma motocicleta de 60 cilindradas, e em 2006 estreou em competições participando de uma prova de cross country em Jarinu (SP), quando venceu em sua categoria. Em 2007, iniciou sua carreira no Veloterra. No ano seguinte venceu cinco corridas e teve três segundos lugares de um total de oito provas na categoria CRF230.


Mais informações para a imprensa:
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/ Cleber Bernuci
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72/60
press@reunion.com.br

Di Grassi segue aproveitando oportunidades para trabalhar o carro




Brasileiro foi o segundo que mais andou na primeira sessão de treinos livres, mas problema em sensor o deixou confinado nos boxes durante o segundo treino


Lucas Di Grassi (Clear, Eurobike, Sorocred, Schioppa, Locaweb) iniciou o seu segundo final de semana em um Grande Prêmio de Fórmula 1 da maneira planejada. Na primeira sessão de treinos livres para o GP da Austrália, segunda etapa da temporada, o brasileiro completou o segundo maior número de voltas entre os 24 pilotos que entraram no circuito do Albert Park, em Melbourne.

Foram 25 giros - um a menos do que o finlandês Heikki Kovalainen, da Lotus, e que o alemão Nico Hulkenberg, da Williams -, a melhor delas em 1min32s831, tempo que lhe rendeu a 21ª posição do primeiro ensaio, ainda pela manhã no horário australiano. Depois de uma temporada de testes na qual pouco pôde testar o carro da equipe Virgin Racing, Lucas tem tentado explorar os treinos dos GPs para ajudar a aperfeiçoar o equipamento e também para aprimorar seu conhecimento sobre as reações do bólido.

A segunda sessão do dia, no entanto, não correu como o esperado, e Di Grassi completou apenas duas voltas de instalação, não chegando a marcar tempo. "Hoje foi uma mistura de uma ótima sessão pela manhã e alguns probleminhas durante a tarde. No primeiro treino eu me preocupei em coletar as primeiras impressões do traçado e tudo correu conforme o planejado. Já na segunda sessão tivemos uma falha em um sensor do carro e perdi o restante da tarde. Não é a situação perfeita em um final de semana em uma pista em que nunca competi antes, mas vamos manter o foco e trabalhar duro, resolver o problema e ir para a pista amanhã"

Nick Wirth, diretor técnico da Virgin Racing, detalhou o que aconteceu com o carro do brasileiro durante a segunda sessão. "A manhã correu muito bem com Lucas. O objetivo era testar o carro e dar a ele várias voltas para que conhecesse melhor o equipamento - o que conseguimos com sucesso. Durante a tarde ele teve um problema com o sensor que passa os dados para a telemetria no box. Não é possível colocar o carro na pista sem esta peça, por isso tivemos de trocá-la. Tentamos sair no final da sessão, mas infelizmente já estava no fim do treino", explicou.

À zero hora deste sábado (horário de Brasília) acontece o terceiro e último treino livre, o que dará a Lucas mais uma oportunidade de acertar o VR-01 equipado com motor Cosworth e pneus Bridgestone. Às 3 horas acontece o treino classificatório, com transmissão ao vivo pela TV Globo. No domingo (28), também às 3 horas, acontece a largada para o GP da Austrália, segunda etapa do Mundial de Fórmula 1.

Confira a programação para a segunda etapa da temporada (horários de Brasília):

SÁBADO (27/03)
00h00: 3º treino livre
03h00: treino classificatório

DOMINGO (28/03)
03h00 - Largada


Lucas Di Grassi na internet: www.lucasdigrassi.com.br

Visite o site da Virgin Racing*: www.virginracing.com
*Para garantir o acesso às imagens, basta clicar no link "media", no canto inferior direito da página, e fazer o cadastro. Você receberá em seu e-mail um login e senha para conferir também as fotos do carro e dos pilotos

Fotos: Virgin Racing/Divulgação



Mais informações para a imprensa:
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/ Cleber Bernuci
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72/60
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br

quinta-feira, 25 de março de 2010

Galeria de fotos: Di Grassi surfando na Austrália




O brasileiro Lucas Di Grasi (Clear, Eurobike, Sorocred, Schioppa, Locaweb) participou de uma atividade da equipe Virgin Racing na manhã desta quarta-feira (24) na Austrália. Ao lado do piloto de testes Andy Soucek, Lucas surfou com o ex-campeão mundial Damien Hardman.

Praticante do surfe quando está de férias no Brasil, Lucas dividiu as ondas com o bicampeão mundial (1987 e 1991) Damian Hardman. "É bom relaxar e se desligar um pouco da competição para me concentrar totalmente na corrida daqui em diante. O surfe é um esporte muito exigente no aspecto físico, então é ma boa preparação para guiar o carro, já que movimenta todos os músculos do corpo do atleta. Além disso, o surfe exige concentração máxima no momento em que se está de pé na prancha, e isso é algo que este esporte tem em comum com o automobilismo, no qual a concentração é fundamental", disse o brasileiro.

"Mais importante, conseguimos voltar à areia sãos e salvos, o que era a maior preocupação do meu engenheiro de corrida", divertiu-se o brasileiro do carro número 25. "Eu sou um bom surfista, então foi bem divertido sair um pouco da cidade para pegar algumas ondas antes de pegar no pesado", afirmou o piloto da Virgin Racing.


Confira a programação para o GP da Austrália de Fórmula 1 (horários de Brasília):

QUINTA-FEIRA (25/03)
22h30: 1º treino livre

SEXTA-FEIRA (26/03)
02h30: 2º treino livre

SÁBADO (27/03)
00h00: 3º treino livre
03h00: treino classificatório

DOMINGO (28/03)
03h00 - Largada


Lucas Di Grassi na internet: www.lucasdigrassi.com.br

Visite o site da Virgin Racing*: www.virginracing.com
*Para garantir o acesso às imagens, basta clicar no link "media", no canto inferior direito da página, e fazer o cadastro. Você receberá em seu e-mail um login e senha para conferir também as fotos do carro e dos pilotos

Foto: Virgin Racing/Divulgação













ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/ Cleber Bernuci
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72/60
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

quarta-feira, 24 de março de 2010

Preparado para o desafio da Austrália, Lucas relaxa surfando com bicampeão mundial




Pilotos da Virgin Racing surfaram com Damien Hardman. Di Grassi inicia semana confirmando continuidade de novo patrocinador


Depois de uma estréia da qual teve que abandonar por problemas hidráulicos já na terceira volta, após ter superado três carros na largada, o brasileiro Lucas Di Grassi (Clear, Eurobike, Sorocred, Schioppa, Locaweb) teve um começo de semana mais tranqüilo antes da segunda prova do ano, no próximo domingo (28), na Austrália. O paulista e o espanhol Andy Soucek surfaram nesta quarta-feira (24) nas ondas de Torquay, nas proximidades de Melbourne, tradicional local da prova de F1. No mesmo dia, Di Grassi recebeu a confirmação de que o patrocínio da Sorocred, empresa do segmento de crédito pessoal, terá continuidade até o final de 2010. Baseada em Sorocaba (SP), a Sorocred havia fechado inicialmente um acordo que abrangia apenas a primeira etapa do ano, no Barein - o acordo com o piloto agradou a empresa, que estendeu a parceria.

Praticante do surfe quando está de férias no Brasil, Lucas dividiu as ondas com o bicampeão mundial (1987 e 1991) Damian Hardman. "É bom relaxar e se desligar um pouco da competição para me concentrar totalmente na corrida daqui em diante. O surfe é um esporte muito exigente no aspecto físico, então é ma boa preparação para guiar o carro, já que movimenta todos os músculos do corpo do atleta. Além disso, o surfe exige concentração máxima no momento em que se está de pé na prancha, e isso é algo que este esporte tem em comum com o automobilismo, no qual a concentração é fundamental", disse o brasileiro.

"Mais importante, conseguimos voltar à areia sãos e salvos, o que era a maior preocupação do meu engenheiro de corrida", divertiu-se o brasileiro do carro número 25. "Eu sou um bom surfista, então foi bem divertido sair um pouco da cidade para pegar algumas ondas antes de pegar no pesado", afirmou o piloto da Virgin Racing.

Sobre sua segunda corrida na Fórmula 1, Lucas se mostra tranqüilo. "Já estive alguma vezes na Austrália, mas nunca corri no traçado de Albert Park, então será um fim de semana interessante. Não vejo a hora de voltar ao carro e analisar a pista. A Austrália é um país que lembra muito o Brasil - o clima é bom e as pessoas são amigáveis. Foi bom dar uma relaxada antes de nos concentrarmos nas coisas sérias", observou.

De acordo com Di Grassi, a equipe trabalhou muito nas duas semanas entre o GP do Barein e da Austrália, focando-se principalmente na durabilidade dos componentes. "O trabalho foi feito, e espero que os problemas tenham sido resolvidos. Queremos evoluir no treino classificatório e também terminar a corrida. Fiquei satisfeito com meu primeiro qualifying, e agora quero repetir o desempenho na corrida, quero mostrar que o carro está evoluindo, fazer um trabalho consistente, tirar o máximo do carro", enumerou.


Confira a programação para a segunda etapa da temporada (horários de Brasília):

QUINTA-FEIRA (25/03)
22h30: 1º treino livre

SEXTA-FEIRA (26/03)
02h30: 2º treino livre

SÁBADO (27/03)
00h00: 3º treino livre
03h00: treino classificatório

DOMINGO (28/03)
03h00 - Largada


Lucas Di Grassi na internet: www.lucasdigrassi.com.br

Visite o site da Virgin Racing*: www.virginracing.com
*Para garantir o acesso às imagens, basta clicar no link "media", no canto inferior direito da página, e fazer o cadastro. Você receberá em seu e-mail um login e senha para conferir também as fotos do carro e dos pilotos

Fotos: Virgin Racing/Divulgação






ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/ Cleber Bernuci
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72/60
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL