sábado, 25 de abril de 2009

Pole, Jarno Trulli lidera dobradinha da Toyota no grid do GP do Bahrein

GP do Bahrein Dom, 26/04/2009, 09h00
Circuito de Sakhir

 

Equipe domina treino classificatório e Timo Glock fica em 2º

 
Jarno Trulli foi o mais rápido no treino classificatório e vai largar na pole position do GP do Bahrein, que será disputado neste domingo, às 9h (de Brasília). O italiano liderou a dobradinha da Toyota, que teve o alemão Timo Glock na segunda posição. Sebastian Vettel, da RBR, vencedor da última corrida, na China, ficou em terceiro, à frente de Jenson Button, líder do campeonato.

É a quarta pole position da carreira de Jarno Trulli e a terceira da história da Toyota. O italiano marcava o primeiro tempo em uma classificação desde o GP dos Estados Unidos de 2005. No entanto, ele não disputou aquela corrida, por causa dos problemas com os pneus Michelin no circuito de Indianápolis. Todos os pilotos da marca deram apenas a volta de apresentação e voltaram aos boxes. Apenas seis carros disputaram aquela prova.

A Rede Globo transmite o GP do Bahrein às 9h (horário de Brasília) deste domingo. A narração é de Galvão Bueno, os comentários são de Reginaldo Leme e Luciano Burti, e a reportagem é de Mariana Becker. O GLOBOESPORTE.COM acompanha, em Tempo Real, as 57 voltas da prova.

Rubens Barrichello foi o melhor brasileiro no treino classificatório, com a sexta posição. O brasileiro da Brawn GP ficou atrás de Lewis Hamilton, atual campeão mundial, que mostrou a recuperação da McLaren após a adoção de um difusor intermediário. Fernando Alonso, da Renault, passou à superpole e vai largar em sétimo.

Felipe Massa, aniversariante do dia, conseguiu o oitavo tempo com sua Ferrari. O brasileiro, que completa 28 anos, ficou duas posições à frente de Kimi Raikkonen, seu companheiro de equipe. Eles foram separados pelo alemão Nico Rosberg, da Williams, que larga em nono neste domingo em Sakhir.

 Nelsinho é superado por Alonso pela 22ª vez

Nelsinho Piquet foi superado de novo por Fernando Alonso pela 22ª vez em 22 treinos classificatórios. O brasileiro da Renault, pelo menos, avançou à segunda parte (Q2), mas vai largar apenas em 15º lugar. Heikki Kovalainen, da McLaren, também caiu neste trecho e sai na 11ª posição do grid.

A BMW Sauber continua a decepcionar, com seus dois carros eliminados na segunda parte do treino classificatório. Robert Kubica, usando pela primeira vez o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) em uma corrida, vai largar apenas em 13º, uma posição à frente de Nick Heidfeld, seu companheiro de equipe.

A primeira parte do treino classificatório, conhecida como Q1, não teve grandes surpresas. O único dos carros de ponta eliminado foi Mark Webber, da RBR, atrapalhado pelo alemão Adrian Sutil, da Force India, no fim de sua volta rápida, a um minuto do fim do trecho. Após o treino, ele pediu desculpas ao australiano nos boxes da equipe austríaca.

Sebastien Buemi e Sebastien Bourdais, a dupla da STR, caiu fora ainda no início. O suíço ainda conseguiu um resultado melhor, mas nada animador, com a 17ª posição. O francês, em seu segundo ano na equipe, ficou apenas em último, o que deve despertar novos rumores sobre sua saída da STR.

grid de largada
 

 

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1 J. Trulli (ITA) Toyota 1m33s431
2 T. Glock (ALE) Toyota 1m33s712
3 S. Vettel (ALE) RBR 1m34s015
4 J. Button (ING) Brawn 1m34s044
5 L. Hamilton (ING) McLaren 1m34s196
6 R. Barrichello (BRA) Brawn 1m34s239
7 F. Alonso (ESP) Renault 1m34s578
8 F. Massa (BRA) Ferrari 1m34s818
9 N. Rosberg (ALE) Williams 1m35s134
10 K. Raikkonen (FIN) Ferrari 1m35s380
11 H. Kovalainen (FIN) McLaren 1m33s242
12 K. Nakajima (JAP) Williams 1m33s348
13 R. Kubica (POL) BMW Sauber 1m33s487
14 N. Heidfeld (ALE) BMW Sauber 1m33s562
15 N. Piquet (BRA) Renault 1m33s941
16 A. Sutil (ALE) Force India 1m33s722
17 S. Buemi (SUI) STR 1m33s753
18 G. Fisichella (ITA) Force India 1m33s910
19 M. Webber (AUS) RBR 1m34s038
20 S. Bourdais (FRA) STR 1m34s159

domingo, 19 de abril de 2009

Com muita chuva na China, Vettel vence a segunda corrida da carreira



Alemão lidera dobradinha da RBR; Brawn GP não é páreo para a rival e fica em terceiro, com Button, e quarto, com Barrichello

um excepcional desempenho na pista molhada, Sebastian Vettel dominou o GP da China e conseguiu a segunda vitória de sua carreira na Fórmula 1. De quebra, o alemão ainda colocou a RBR no rol das equipes com triunfos e liderou a dobradinha com Mark Webber na segunda posição. A Brawn GP não foi páreo para o time austríaco e terminou a prova em terceiro, com Jenson Button, e quarto, com Rubens Barrichello.

As condições da vitória de Vettel se assemelharam muito às de sua primeira, no ano passado, na Itália. Na época, o alemão corria na STR e a prova também teve muita chuva. Ele dominou a corrida desde o início e sequer foi ameaçado na prova em Monza. Em ambas as ocasiões, o piloto marcou a pole position e teve muita facilidade durante a prova.

Heikki Kovalainen, que não tinha completado sequer uma volta na temporada, fez uma corrida regular e conseguiu a quinta posição, um posto à frente de Lewis Hamilton, seu companheiro na McLaren. O inglês, atual campeão do mundo, cometeu vários erros e foi superado pelo finlandês em uma destas falhas.

Timo Glock, que perdeu cinco posições no grid por trocar o câmbio e optou por largar dos boxes, ficou em sétimo lugar com a Toyota. O alemão teve algumas rodadas durante a corrida, precisou colocar uma asa dianteira nova, mas acabou beneficiado pelo acidente do compatriota Adrian Sutil, da Force India, a seis voltas do fim, quando estava em sexto.

Sebastien Buemi, da STR, completou a lista de pilotos na zona de pontuação. O suíço chegou a andar na quarta posição, mas cometeu um erro primário durante a segunda entrada do safety car, por causa do acidente entre Jarno Trulli, da Toyota, e Robert Kubica, da BMW Sauber. Ele acertou o pneu traseiro direito do líder Sebastian Vettel e precisou trocar o bico, perdendo muitas posições.

A quarta etapa do Mundial de Fórmula 1 será o GP do Bahrein, no próximo fim de semana. Jenson Button, da Brawn GP, continua na liderança do campeonato, com 21 pontos, seis à frente do companheiro Rubens Barrichello. O alemão Sebastian Vettel, vencedor na China, assumiu o terceiro posto, com dez, empatado com o compatriota Timo Glock, mas ganhando nos critérios de desempate.

Safety car foi o astro das primeiras voltas na China

Com a chuva forte que começou a cair antes dos preparativos para o grid, a corrida começou com o safety car na pista, por motivos de segurança. Ele ficou por oito voltas na frente do pelotão, enquanto os pilotos das posições intermediárias reclamavam bastante de poças d'água no asfalto e do forte spray vindo dos carros da frente.

Este início foi uma notícia ruim para Fernando Alonso, que largava em segundo após se classificar com pouquíssima carga de combustível. Com a estratégia estragada, a Renault optou por trazer o espanhol aos boxes no fim da entrada do safety car. Quando a corrida finalmente começou, a RBR já tinha seus dois pilotos nas duas primeiras posições, com Vettel em primeiro e Webber em segundo.

Na largada em movimento, Vettel e Webber mantiveram a ponta, mas Barrichello caiu para quarto na 10ª volta, ao escapar na última curva. Com isso, Jenson Button assumiria o terceiro lugar. Na hora dos pit stops programados, quatro passagens depois, o alemão da RBR tinha uma vantagem de seis segundos para o companheiro e de 14 para o inglês da Brawn GP.

Os carros da Brawn GP tinham mais combustível que os da RBR, mas não tiveram ritmo para capitalizar com a segunda entrada do safety car, na 18ª volta, por causa do acidente entre Robert Kubica, da BMW Sauber, e Jarno Trulli, da Toyota. O polonês atropelou o italiano, que teve de abandonar a prova com a asa traseira danificada. Ele continuou, mas teve problemas com a parte dianteira de seu BMW, que parecia solta.

Durante o safety car, Vettel tomou um susto quando Buemi acertou seu pneu traseiro direito. O carro da RBR escapou sem arranhões, enquanto o suíço da STR teve de trocar a asa dianteira. Na relargada, Button se manteve entre as duas RBR após seu pit stop, mas não acompanhou o ritmo do líder da corrida. Então, Webber começou a pressionar o líder do campeonato e conseguiu a ultrapassagem na 28ª volta.

O australiano ainda cometeu um erro três voltas depois e perdeu a posição novamente, mas a recuperou em seguida, por fora, na curva 7. Vettel, na liderança, fez sua última parada cinco voltas antes de Button e voltou logo atrás da Brawn. O alemão ultrapassou o rival com facilidade no hairpin, durante a 40ª volta.

Após sua segunda parada, Button manteve a terceira posição, enquanto Barrichello marcava a melhor volta com a pista secando. Após o pit stop, o brasileiro se estabilizou na quarta posição, apesar da pressão final feita por Heikki Kovalainen, da McLaren.