sábado, 22 de março de 2008

McLaren se defende, mas acata decisão da FIA


O chefe de operações da McLaren, Martin Whitmarsh, negou que os dois pilotos da escuderia tenham prejudicado o espanhol Fernando Alonso ou o alemão Nick Heidfeld na tomada de tempo qualificatório para o GP da Malásia neste sábado. Lewis Hamilton e Heikki Kövalainen foram punidos e perderam cinco posições no grid de largada.

'Nem Heikki nem Lewis atrapalharam os outros dois pilotos de propósito. Foi um incidente infeliz, nada mais nada menos', minimiza Whitmarsh. Apesar de discordar da punição, ele destacou que a escuderia acatará a decisão do conselho e já pensa apenas na corrida deste domingo. 'Já estamos concentrados na prova de amanhã'.

Para ele, a reviravolta do grid beneficiará diretamente a Ferrari que conseguiu 'uma oportunidade de ouro para aproveitar ao máximo a largada na primeira fila com a formação que conseguiram'. A escuderia de Maranello colocou seus dois carros nas primeiras posições do grid. O brasileiro Felipe Massa começará a prova na pole, seguido pelo atual campeão mundial Kimi Räikkönen.

Massa comemora bom desempenho e diz que temporada começa agora


O brasileiro Felipe Massa assegurou a segunda pole position de sua carreira na pista de Sepang neste sábado. Largando na ponta com sua Ferrari, ele terá o companheiro de equipe Kimi Räikkönen ao seu lado no grid.

Depois da desastrosa prova de início de temporada no GP da Austrália, há uma semana, o brasileiro ficou muito satisfeito com sua performance no circuito e afirmou que para a escuderia a temporada começa na Malásia. 'Certamente, nosso campeonato começa agora', diz, lembrando que ninguém na escuderia esperava o que aconteceu em Melbourne.

No GP australiano, Massa teve de abandonar com problemas no motor de sua Ferrari. Räikkönen não teve melhor sorte. Também com problemas mecânicos parou antes do final, mas pelo número de carros que conseguiram completar a prova, acabou sendo considerado o oitavo colocado e marcando um ponto.

'Foi inacreditável. Fizemos um ótimo trabalho na pré-temporada e não esperávamos os problemas que tivemos', ressalta o piloto paulista, destacando a volta por cima dada por sua equipe. 'Agora podemos colocar tudo isso no passado. Consegui uma volta fantástica', comemora. O GP da Malásia será disputado na madrugada deste domingo, a partir das 4 horas, com transmissão pela Globo.





Punição tira McLaren da segunda fila


Os comissários esportivos do GP da Malásia confirmaram e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou a punição da McLaren no treino qualificatório deste sábado. Suspeitos de terem deliberadamente atrapalhado as voltas rápidas da BMW de Nick Heidfeld e da Renault de Fernando Alonso, os dois pilotos da McLaren foram considerados culpados e perderam cinco posições cada no grid.

Com isso, o finlandês Heikki Kövalainen, que largaria em terceiro sairá em oitavo. Lewis Hamilton, que tinha registrado o quarto melhor tempo, começará a prova em nono lugar no grid.

Logo após o treino de qualificação, Heidfeld e Alonso exteriorizaram suas insatisfações com a atitude da dupla da McLaren. 'Eles andavam a 60km/h enquanto nós estávamos a 300km/h. É muita diferença de velocidade e por isso pode ser bastante perigoso', resumiu o espanhol. Heidfeld foi ainda mais direto. 'Pareciam estar estacionados. Não consegui fazer o traçado que queria e devo ter perdido uns dois décimos'.

Outro que também foi punido pelos comissários foi o japonês Kazuki Nakajima, da Williams. Décimo-oitavo no cronômetro, ele sairá do fim da fila porque foi considerado responsável pelo acidente que levou ao abandono de Robert Kubica (BMW), ainda na Austrália.



Volta por cima: Massa é pole na dobradinha da Ferrari no grid


A Ferrari prometeu e, pelo menos de início, já começou a demonstrar reação na temporada de Fórmula 1. No treino qualificatório para o GP da Malásia, na madrugada deste sábado, a escuderia assegurou uma dobradinha. O brasileiro Felipe Massa ficou com a pole position, marcando 1min35s748, segjuido pelo finlandês Kimi Räikkönen com 1min36s230. A etapa de Sepang, segunda do calendário, começa às 4 horas deste domingo com transmissão pela Globo.

Vencedor da etapa de abertura e primeiro colocado nos treinos livres de sexta-feira, o inglês Lewis Hamilton terá de se contentar com a quarta colocação na fila. Seu companheiro na McLaren, Heikki Kovalainen, foi o terceiro colocado na tomada de tempo.

Pelo formato classificatório da categoria, dividido em três fases, os outros dois brasileiros da categoria pararam na segunda etapa. Nelsinho Piquet e Rubens Barrichello largam lado a lado na sétima fila. Nelsinho colocou sua Renault na 13ª posição do grid com 1min35s562. Barrichello e sua Honda fizeram 1min35s622 e ocuparão a 14ª colocação.

A tomada de tempo terminou com polêmica do espanhol Fernando Alonso e do finlandês Nick Heidfeld reclamando da lentidão dos carros da McLaren quando estavam na pista para sua volta rápida. Os comissários esportivos irão investigar o assunto.

Confira o grid da prova em Sepang:*
1º Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min35s748
2º Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari) - 1min36s230
3º Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min36s711
4º Heikki Kövalainen (FIN/McLaren) - 1min36s613
5º Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min36s709
6º Robert Kubica (POL/BMW) - 1min36s727
7º Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 1min36s753
8º Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min37s009
9º Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min38s450
10º Timo Glock (ALE/Toyota) - 1min39s656
11º Jenson Button (ING/Honda) - 1min35s208
12º David Coulthard (ESC/Red Bull) - 1min35s408
13º Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - 1min35s562
14º Rubens Barrichello (BRA/Honda) - 1min35s622
15º Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso) - 1min35s648
16º Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min35s670
17º Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - 1min36s240
18º Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min36s388
19º Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - 1min36s677
20º Takuma Sato (JAP/Super Aguri) - 1min37s087
21º Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min37s101
22º Anthony Davidson (ING/Super Aguri) - 1min37s481
*Sujeito a alteração

sexta-feira, 21 de março de 2008

Nelsinho Piquet fecha sexta-feira com otimismo

GP da Austrália


Depois de completar 71 voltas no circuito de Sepang nos treinos livres do GP da Malásia, nesta sexta-feira, o brasileiro Nelsinho Piquet deixou a pista satisfeito. Sétimo colocado na sessão da manhã, ele não conseguiu ir tão bem à tarde, fechando o dia com a 15ª colocação. Apesar disso, ele considera que os treinos foram muito proveitosos.

'Eu andei bastante hoje e consegui completar o programa planejado, o que realmente fez uma grande diferença. O fato de eu conhecer o circuito também ajudou e pude aprender bastante e me sentir confortável', diz o piloto, que já tinha testado pela Renault e disputado duas etapas da A1GP na Malásia, em 2005. 'Espero que tudo continue bem até domingo', afirma Nelsinho.

Segundo ele, o carro ainda precisa de mais alguns acertos antes da prova no domingo, mas não apresentou qualquer problema durante os treinos. 'Fiquei feliz com o comportamento do carro. Ainda temos muito a fazer, mas em geral o resultado do primeiro dia é encorajador'.

Mesmo não tendo mantido o aproveitamento no treino da tarde, Nelsinho teve desempenho quase tão bom quanto seu companheiro de equipe, o bicampeão mundial Fernando Alonso. O espanhol ficou em 14º, a apenas três milésimos do brasileiro.

O diretor-executivo da escuderia, Pat Symonds gostou do rendimento de Nelsinho. 'Nelson teve um sólido dia de aprendizado no circuito e sua performance no primeiro treino foi muito boa. Nossa ênfase hoje foi aprimorar tanto ele como o carro, então optamos em usar os pneus de maneira a garantir o melhor aprendizado em vez do melhor tempo de volta'.

quinta-feira, 20 de março de 2008

F1 2008: McLaren





Robert Kubica lamenta má sorte em Melbourne


GP da Austrália

Melbourne (Austrália) - Robert Kubica não esconde sua frustração com a má sorte que tem na Fórmula 1 após ver mais uma vez um bom resultado lhe escapar pelo vão dos dedos no GP da Austrália. O polonês havia conquistado o segundo lugar no grid de largada, mas uma mudança de estratégia causada pela entrada do safety car, seguido de um problema mecânico e uma colisão com o japonês Kazuki Nakajima arruinaram seu fim de semana.

“O fim de semana parecia bom, mas teria sido mais feliz se pudesse ter extraído muito mais dele”, disse o polonês. “Parece que sempre que posso conquistar um bom resultado, algo dá errado e aqui as coisas foram assim”, lamentou.

Kubica, contudo, descartou a especulação de que a mudança de sua estratégia tenha influenciado de alguma forma sua má sorte. Para ele, o maior problema foi mesmo a perda de potência do carro.
“Espero que isto (a estratégia) tenha sido correta. Contudo, isto não foi o maior problema, mas sim a perda de potência do carro. O ritmo era muito lento em acelerações pesadas e estava perdendo muito tempo”, explicou.
Apesar dos problemas, restou a Kubica o consolo de ver a BMW Sauber chegar ao pódio através de seu companheiro Nick Heidfeld. Mas ainda com este bom resultado, o piloto prefere esperar mais algumas corridas para pode comemorar a evolução de sua equipe. “Acho que estamos próximos deles, mas esperarei mais alguns GPs para ter uma melhor visão”, ponderou o polonês.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Começa venda de ingressos para o GP Brasil 2008

Os ingressos para assistir ao 37º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 no autódromo de Interlagos já estão à venda no site oficial do evento, no endereço http://www.gpbrasil.com.br./

Os preços variam de R$ 320,00 (Setor G, para sábado e domingo) a R$ 1.995,00 (Setor E, com alimentação, para três dias). Os ingressos podem ser pagos com os cartões de crédito Mastercard, Diners e Visa, à vista ou parcelados sem juros.

O GP Brasil, que mais uma vez encerra o Mundial de Fórmula 1, acontece nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de Novembro. Em 2007, pelo segundo ano consecutivo, o GP Brasil sediou a decisão da temporada, uma das mais emocionantes da história da Fórmula 1.

A organização do evento orienta o público a ter cuidado com sites que utilizam propositalmente nomes muito parecidos e características do site oficial do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, embora não tenham relação com a organização nem autorização para comercializar ingressos.

Mapa dos setores e a tabela de preços.


Mais informações para a imprensa
Castilho de Andrade – Diretor de Imprensa do GP Brasil de F1
Marília Frias – Assessora de Imprensa do GP Brasil de F1

segunda-feira, 17 de março de 2008

Alonso lembra que quarto lugar não é realidade da Renault

Melbourne (Austrália) - Um domingo de muita sorte. Assim Fernando Alonso pode definir sua estréia na temporada 2008 da Fórmula 1 no GP da Austrália. Depois de passar toda a pré-temporada dizendo que o carro da Renault não tinha condições de andar no grupo da frente, o espanhol terminou a corrida de abertura em uma inimaginável quarta colocação e já somou cinco pontos no Mundial de Construtores. “Terminamos nossa primeira prova com um bom resultado, o que impulsionará o time e nos dará confiança para o resto da temporada”, previu.

Entretanto, não se pode creditar o resultado ao desempenho de sua Renault. Alonso contou muito mais com os inúmeros acidentes, abandonos, penalização de Rubens Barrichello e, acima de tudo, a imperícia do finlandês Heikki Kövalainen. Depois de ultrapassar o espanhol na penúltima volta, o piloto da McLaren repetiu o erro de Lewis Hamilton no Brasil, tocou o botão que reduz a velocidade e permitiu que o bicampeão retomasse a quarta colocação. “Foram emocionantes essas últimas voltas e essa ultrapassagem, porque na verdade foram duas em uma”, ressaltou o asturiano.

Apesar do resultado surpreendente, Alonso reclamou das vezes em que o safety car entrou na pista e o acabou prejudicando. Sem falso entusiasmo, Alonso lembrou que se não fossem os abandonos sua posição seria entre oitavo e nono lugar e que, por isso, há que se ter em mente que a Renault tem que melhorar muito. “O quarto lugar está muito bom. É algo inesperado, mas não há como negar que sem nenhum abandono estaria fora da zona de pontuação facilmente. Nos falta muito por fazer e se não fizermos logo virá a decepção, provavelmente já na próxima corrida quando os carros bons de verdade chegarem ao final da corrida”, ressaltou.

O resultado dos tempos mostra que Fernando Alonso está com a razão. Seu desempenho foi 17s1 mais lento que do campeão Lewis Hamilton e nove segundos atrás do terceiro colocado, Nico Rosberg. Sua previsão é que a Renault apresente melhoras apenas no GP da Catalunha, em 27 de abril. 'Mas até lá todas as outras equipes também terão melhorado', alertou.

Barrichello é desclassificado na Austrália e perde sexta posição

Melbourne (Austrália) - Após sair do pit lane com as luzes vermelhas acesas, Rubens Barrichello teve confirmada sua desclassificação do Grande Prêmio da Austrália. Durante a corrida, brasileiro já havia sido submetido a um stop-and-go, permanecendo durante dez segundos nos boxes.
Contudo, a direção da prova analisou mais detalhadamente o caso e optou por uma maior penalização ao piloto da Honda, que assim perde a sexta posição.

O incidente envolvendo Barrichello ocorreu na 45ª volta, quando a Honda tentou se aproveitar de uma bandeira amarela para reabastecer e trocar os pneus do carro do brasileiro. Para completar o desastre do pit stop, o piloto recebeu permissão de arrancar quando a mangueira do abastecimento ainda estava conectada a seu carro, o que causou ferimentos em três mecânicos da equipe.

Desse modo, Kazuki Nakajima, da Williams, é o principal beneficiado, passando do sétimo para o sexto lugar na classificação australiana. O estreante Sebastien Bourdais, da Toro Rosso, e o atual campeão mundial Kimi Raikkonen, da Ferrari, também ganharam posições, mesmo sem terem completado as 58 voltas da prova.

A desclassificação de Barrichello se assemelha ao que ocorreu com Felipe Massa no Grande Prêmio do Canadá em 2007, mas naquela oportunidade o ferrarista havia recebido uma bandeira preta com a corrida ainda em andamento. O italiano Giancarlo Fisichella, então na Renault, também foi punido com a eliminação na última prova canadense.

Confira como ficou a nova classificação do Grande Prêmio da Austrália:

1º - Lewis Hamilton (ING/McLaren)
2º - Nick Heidfeld (ALE/BMW)
3º - Nico Rosberg (ALE/Williams)
4º - Fernando Alonso (ESP/Renault)
5º - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
6º - Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
7º - Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)
8º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

Massa e Nelsinho abandonam prova na 30ª passagem

Melbourne (Austrália) - O final de semana realmente não está nada favorável para os brasileiros. Depois de problemas na largada, Felipe Massa abandonou o GP da Austrália na volta de número 30, logo após passar reto em uma curva e passear na caixa de brita. Antes, ele já havia se envolvido em um acidente com David Coluthard, onde o escocês acabou abandonando.

Quem também se deu mal foi Nelsinho Piquet, que abandonou uma volta depois. Depois de uma largada, o filho do tricampeão mundial se mostrou muito lento na pista e não terminou o primeiro GP de Fórmula 1 de sua carreira. Quem está se salvando apenas é Rubens Barrichello, da Honda, atualmente na quinta colocação.

Mais na frente, o show é de Lewis Hamilton, líder da disputa, seguido por Heikki Kovalainen. O alemão Nick Heidfeld é o terceiro colocado.

Hamilton vence em início com muitos abandonos


GP da Austrália

Melbourne (Austrália) - A se julgar pela primeira corrida do campeonato da Fórmula 1, Lewis Hamilton não estava blefando quando declarou que não se abalou com a impressionante perda do título da temporada 2007. Na madrugada deste domingo, o britânico deu um verdadeiro show de pilotagem e venceu tranquilamente o GP da Austrália, prova de abertura da 59ª edição do campeonato da categoria.

A disputa, aliás, foi marcada por um grande número de abandonos: somente sete dos 22 carros que iniciaram a prova cruzaram a linha de chegada. Vencedor, Hamilton foi ameaçado em apenas um momento, na largada, quando conseguiu se defender bem do ataque do polonês Robert Kubica. Depois, se mandou na frente e acompanhou de longe os diversos incidentes da disputa.

A segunda colocação ficou com o alemão Nick Heidfeld, da BMW Sauber. Segundo no grid de largada, seu companheiro de equipe Kubica abandonou na volta 49, quando foi acertado pelo japonês Kazuki Nakajima, que ainda terminou em sétimo. Em terceiro lugar, apareceu Nico Rosberg, da Williams. Ele seria seguido pelo estreante Sebastién Bourdais, tetracampeão da Fórmula Indy, mas o novato errou no final, abandonou e a posição foi para Fernando Alonso, que fez bela disputa com Kovalainen nas voltas finais.

O campeão Kimi Raikkonen, por sua vez, chegou a andar entre os primeiros, mas sua Ferrari quebrou no final e ele foi considerado nono colocado. uma posição atrás do francês, que parou três voltas antes do término. Em busca do sonhado título, Felipe Massa não poderia ter começado o campeonato de maneira pior e abandonou uma disputa que foi bastante atribulada para ele. Logo na primeira curva, dividida com Kovalainen, ele se deu mal e foi obrigado a trocar o bico do carro nos boxes. Com isso, caiu para a última posição e teve que tentar fazer uma corrida de recuperação.

Massa ainda se envolveu em outro incidente na volta 26, quando tocou com o veterano David Coulthard. O escocês foi parar fora da pista e teve o carro destruído, ao contrário do brasileiro. A entrada do safety car na pista parecia ser boa para o ferrarista, que já havia parado nos boxes. Porém, na relargada, ele errou, escapou da pista e logo em seguida abandonou a prova com uma pane no motor.

Nelsinho Piquet também teve história semelhante a de Massa neste domingo. Depois de ganhar posições na largada graças a uma confusão no pelotão intermediário, o novato foi gradativamente voltando para o fim da fila. Com o carro mal adaptado à pista, na qual o brasileiro jamais havia corrido, ele se mostrou muito lento, para descontentamento de seu chefe, Flavio Briatore.

Assim como Massa, a sorte de Nelsinho parecia ter mudado quando o safety car entrou na pista na volta 26. Neste momento, com as diversas paradas nos boxes, formou-se um trio verde-amarelo na prova com Rubens Barrichello na sexta posição seguido por Massa e Nelsinho. Entretanto, depois do abandono do ferrarista, foi a vez de Nelsinho sair da disputa.

Desta forma, o destaque brasileiro do dia seria justamente de um dos pilotos que mais sofreu no ano passado: Rubens Barrichello. Mas o azar também prejudicou o paulista. O veterano, que passou 2007 inteiro sem somar um ponto sequer, estava entre os primeiros colocados logo na estréia da nova temporada, depois de mostrar um bom trabalho ao segurar por algumas voltas o campeão Kimi Raikkonen no início da disputa.

Tudo parecia ótimo para Rubinho até a volta 45, quando Timo Glock bateu forte no muro o provocou nova intervenção do safety car. Alguns segundos depois, ele estava nos boxes. Na hora do reabastecimento, o funcionário responsável pelo 'pirulito' errou e Barrichello arrancou abruptamente, derrubando alguns mecânicos. Além disto, ele foi punido com um 'stop & go' porque entrou nos boxes com o pit lane fechado (estava com pouca gasolina) e teve que ficar dez segundos parado. Nao fosse assim, ele poderia ter até subido ao pódio graças aos outros acontecimentos da prova, mas teve que se conformar com o sexto lugar.

Existe ainda a suspeita de que Rubens tenha passado um farol vermelho logo após o acidente com os mecânicos. O caso está sob análise dos comissários de prova e Barrichello pode até mesmo perder os pontos nas próximas horas. Já Alonso, em sua reestréia com a Renault, andou dentro das possibilidades apenas razoáveis oferecidas por seu carro. O espanhol só foi mostrar seu talento no final, quando travou intensa batalha contra Kovalainen e, com uma bela ultrapassagem na entrada da última volta, tomando do finlandês o quarto lugar perdido segundos antes.

Em um dia marcado pelo forte calor na Austrália, que beirou os 40ºC, a primeira corrida sem controle de tração desde 2001 foi marcada por um grande acidente logo de cara, que acabou eliminando nomes como Jenson Button, Giancarlo Fisichella, Sebastian Vettel, Anthony Davidson e o dono da casa Mark Webber. Foi apenas um prenúncio da confusão que viria no restante da prova, que entre acidentes e falhas mecânicas, vitimou outros dez competidores.

Filho do campeão da temporada 1982, Keke Rosberg, Nico conseguiu um pódio da Fórmual 1 pela primeira vez em sua carreira, enquanto Heidfeld sentiu esse gostinho pela oitava vez. A temporada 2008 da disputa terá continuidade já no próximo final de semana, com GP da Malásia.

Confira a classificação final

1º Lewis Hamilton (ING/McLaren)
2º Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - a 5s4
3º Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 8s1
4º Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 17s1
5º Heikki Kövalainen (FIN/McLaren) - a 18s
6º Rubens Barrichello (BRA/Honda) - a 52s4
7º Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a uma volta
8º Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - a três voltas
9º Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari) - a cinco voltas

Abandonaram

Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - a 11 voltas
Timo Glock (ALE/Toyota) - a 15 voltas
Takuma Sato (JAP/Super Aguri) - a 26 voltas
Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - a 28 voltas
Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 29 voltas
David Coulthard (ESC/Red Bull) - a 33 voltas
Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 39 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 50 voltas
Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 58 voltas
Jenson Button (ING/Honda) - a 58 voltas
Anthony Davidson (ING/Super Aguri) - a 58 voltas
Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso) - a 58 voltas
Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - a 58 voltas