GP da Austrália
Melbourne (Austrália) - A se julgar pela primeira corrida do campeonato da Fórmula 1, Lewis Hamilton não estava blefando quando declarou que não se abalou com a impressionante perda do título da temporada 2007. Na madrugada deste domingo, o britânico deu um verdadeiro show de pilotagem e venceu tranquilamente o GP da Austrália, prova de abertura da 59ª edição do campeonato da categoria.
A disputa, aliás, foi marcada por um grande número de abandonos: somente sete dos 22 carros que iniciaram a prova cruzaram a linha de chegada. Vencedor, Hamilton foi ameaçado em apenas um momento, na largada, quando conseguiu se defender bem do ataque do polonês Robert Kubica. Depois, se mandou na frente e acompanhou de longe os diversos incidentes da disputa.
A segunda colocação ficou com o alemão Nick Heidfeld, da BMW Sauber. Segundo no grid de largada, seu companheiro de equipe Kubica abandonou na volta 49, quando foi acertado pelo japonês Kazuki Nakajima, que ainda terminou em sétimo. Em terceiro lugar, apareceu Nico Rosberg, da Williams. Ele seria seguido pelo estreante Sebastién Bourdais, tetracampeão da Fórmula Indy, mas o novato errou no final, abandonou e a posição foi para Fernando Alonso, que fez bela disputa com Kovalainen nas voltas finais.
O campeão Kimi Raikkonen, por sua vez, chegou a andar entre os primeiros, mas sua Ferrari quebrou no final e ele foi considerado nono colocado. uma posição atrás do francês, que parou três voltas antes do término. Em busca do sonhado título, Felipe Massa não poderia ter começado o campeonato de maneira pior e abandonou uma disputa que foi bastante atribulada para ele. Logo na primeira curva, dividida com Kovalainen, ele se deu mal e foi obrigado a trocar o bico do carro nos boxes. Com isso, caiu para a última posição e teve que tentar fazer uma corrida de recuperação.
Massa ainda se envolveu em outro incidente na volta 26, quando tocou com o veterano David Coulthard. O escocês foi parar fora da pista e teve o carro destruído, ao contrário do brasileiro. A entrada do safety car na pista parecia ser boa para o ferrarista, que já havia parado nos boxes. Porém, na relargada, ele errou, escapou da pista e logo em seguida abandonou a prova com uma pane no motor.
Nelsinho Piquet também teve história semelhante a de Massa neste domingo. Depois de ganhar posições na largada graças a uma confusão no pelotão intermediário, o novato foi gradativamente voltando para o fim da fila. Com o carro mal adaptado à pista, na qual o brasileiro jamais havia corrido, ele se mostrou muito lento, para descontentamento de seu chefe, Flavio Briatore.
Assim como Massa, a sorte de Nelsinho parecia ter mudado quando o safety car entrou na pista na volta 26. Neste momento, com as diversas paradas nos boxes, formou-se um trio verde-amarelo na prova com Rubens Barrichello na sexta posição seguido por Massa e Nelsinho. Entretanto, depois do abandono do ferrarista, foi a vez de Nelsinho sair da disputa.
Desta forma, o destaque brasileiro do dia seria justamente de um dos pilotos que mais sofreu no ano passado: Rubens Barrichello. Mas o azar também prejudicou o paulista. O veterano, que passou 2007 inteiro sem somar um ponto sequer, estava entre os primeiros colocados logo na estréia da nova temporada, depois de mostrar um bom trabalho ao segurar por algumas voltas o campeão Kimi Raikkonen no início da disputa.
Tudo parecia ótimo para Rubinho até a volta 45, quando Timo Glock bateu forte no muro o provocou nova intervenção do safety car. Alguns segundos depois, ele estava nos boxes. Na hora do reabastecimento, o funcionário responsável pelo 'pirulito' errou e Barrichello arrancou abruptamente, derrubando alguns mecânicos. Além disto, ele foi punido com um 'stop & go' porque entrou nos boxes com o pit lane fechado (estava com pouca gasolina) e teve que ficar dez segundos parado. Nao fosse assim, ele poderia ter até subido ao pódio graças aos outros acontecimentos da prova, mas teve que se conformar com o sexto lugar.
Existe ainda a suspeita de que Rubens tenha passado um farol vermelho logo após o acidente com os mecânicos. O caso está sob análise dos comissários de prova e Barrichello pode até mesmo perder os pontos nas próximas horas. Já Alonso, em sua reestréia com a Renault, andou dentro das possibilidades apenas razoáveis oferecidas por seu carro. O espanhol só foi mostrar seu talento no final, quando travou intensa batalha contra Kovalainen e, com uma bela ultrapassagem na entrada da última volta, tomando do finlandês o quarto lugar perdido segundos antes.
Em um dia marcado pelo forte calor na Austrália, que beirou os 40ºC, a primeira corrida sem controle de tração desde 2001 foi marcada por um grande acidente logo de cara, que acabou eliminando nomes como Jenson Button, Giancarlo Fisichella, Sebastian Vettel, Anthony Davidson e o dono da casa Mark Webber. Foi apenas um prenúncio da confusão que viria no restante da prova, que entre acidentes e falhas mecânicas, vitimou outros dez competidores.
Filho do campeão da temporada 1982, Keke Rosberg, Nico conseguiu um pódio da Fórmual 1 pela primeira vez em sua carreira, enquanto Heidfeld sentiu esse gostinho pela oitava vez. A temporada 2008 da disputa terá continuidade já no próximo final de semana, com GP da Malásia.
Confira a classificação final
1º Lewis Hamilton (ING/McLaren)
2º Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - a 5s4
3º Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 8s1
4º Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 17s1
5º Heikki Kövalainen (FIN/McLaren) - a 18s
6º Rubens Barrichello (BRA/Honda) - a 52s4
7º Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a uma volta
8º Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - a três voltas
9º Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari) - a cinco voltas
Abandonaram
Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - a 11 voltas
Timo Glock (ALE/Toyota) - a 15 voltas
Takuma Sato (JAP/Super Aguri) - a 26 voltas
Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - a 28 voltas
Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 29 voltas
David Coulthard (ESC/Red Bull) - a 33 voltas
Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 39 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 50 voltas
Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 58 voltas
Jenson Button (ING/Honda) - a 58 voltas
Anthony Davidson (ING/Super Aguri) - a 58 voltas
Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso) - a 58 voltas
Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - a 58 voltas
Nenhum comentário:
Postar um comentário