Além de ver os seus pilotos terminarem nas duas primeiras colocações do Grande Prêmio da Bélgica, a Ferrari confirmou neste domingo a conquista do Mundial de Construtores da Fórmula 1. Com os 18 pontos conquistados (dez do finlandês Kimi Raikkonen e oito do brasileiro Felipe Massa), a escuderia italiana não pode mais ser alcançada pela BMW-Sauber. A McLaren, eliminada da disputa por equipes, quebrou o jejum de três anos sem faturar o título.
A Dobradinha Raikkonen/Massa fez com que a Ferrari chegasse aos 161 pontos na temporada, enquanto a BMW ficou com 90 depois do quinto lugar do alemão Nick Heidfeld. Restando três corridas para o término da temporada (Japão, China e Brasil), mesmo que os dois pilotos da Sauber conseguissem primeiras colocações e os representantes de Maranello não pontuassem uma vez sequer, a diferença ficaria em nove pontos a favor dos italianos.
A conquista do Mundial de Construtores se deu neste domingo por causa da punição recebida pela McLaren na quinta-feira. Considerada culpada no escândalo de espionagem que assolou a Fórmula 1, a montadora inglesa foi eliminada da disputa por equipes. No entanto, os britânicos conquistaram 177 pontos até então e estariam perto do título caso não fossem punidos. Este foi o 16º troféu da Ferrari entre os construtores na história da equipe, que não ganhava desde 2004. Os dois últimos títulos haviam ficado com a francesa Renault.
domingo, 16 de setembro de 2007
Dobradinha e punições dão Mundial de Construtores à Ferrari
Raikkonen conquista vitória e Massa fica em segundo
Raikkonen vence GP da Bélgica. Massa fica em segundo
De ponta a ponta, o finlandês Kimi Raikkonen venceu o Grande Prêmio da Bélgica, disputado neste domingo no tradicional circuito de Spa-Francorchamps. O piloto da Ferrari, que largou na pole position, segurou a vantagem desde a primeira curva da prova e sequer foi ameaçado pelos demais adversários. O brasileiro Felipe Massa terminou no segundo lugar, seguido pelo espanhol Fernando Alonso, da McLaren. O líder da temporada, o inglês Lewis Hamilton, ficou em quarto.
Apesar da vitória de Raikkonen, os representantes da McLaren seguem com uma boa vantagem na briga particular pelo título, faltando três corridas para o término da temporada. Hamilton manteve a primeira colocação do Mundial de Pilotos chegando aos 97 pontos, mas passou a ver Alonso ainda mais perto, agora com 95 – um ponto a menos em relação à semana passada.
Ainda com chances matemáticas de faturar o troféu da temporada, o finlandês aparece mais atrás, com 84 pontos (13 a menos em relação a Hamilton) e com boa vantagem sobre Massa. Com o segundo lugar, o brasileiro ficou a 20 pontos do topo da classificação, com 77.
A vitória de Raikkonen significou a terceira conquista consecutiva do finlandês no extenso circuito de Spa-Francorchamps Isso porque nos anos de 2004 e 2005, ele também havia despontado no degrau mais alto do pódio, mas naquela ocasião defendendo as cores da McLaren. Além disso, o finlandês se tornou o primeiro piloto da Ferrari depois da era Michael Schumacher a vencer na Bélgica.
De volta ao calendário oficial da Fórmula 1 depois da ausência em 2006, o circuito de Spa-Francorchamps marcou o término da temporada européia da competição. Agora, restam as disputas em Japão e China antes do encerramento, no Grande Prêmio do Brasil, no circuito paulista de Interlagos.
A próxima corrida do calendário da F-1 será disputado dentro de duas semanas. Em 30 de setembro, a principal categoria do automobilismo mundial volta ao campeonato asiático para o Grande Prêmio do Japão, em Shizuoka. Antes, vale lembrar, o país do sol nascente recebia a modalidade no circuito de Suzuka.
A corrida
O GP da Bélgica começou com emoção na largada. Pole position, o finlandês Kimi Raikkonen continuou na primeira colocação com apoio de Felipe Massa, seu companheiro de Ferrari. O brasileiro segurou o ímpeto da McLaren de Fernando Alonso, que saiu em terceiro lugar.
Mas se a escuderia italiana viu um jogo de equipe entre seus dois pilotos, o time prateado por pouco não perdeu o inglês Lewis Hamilton já na primeira curva. Na briga pela posição de Alonso, o líder da temporada viu o ‘colega’ de equipe fechar a passagem na primeira curva e foi obrigado a sair da pista para evitar o choque. Mesmo assim, o líder da temporada conseguiu segurar o quarto lugar.
Pouco a pouco, Raikkonen foi abrindo vantagem sobre os demais adversários pelo título da temporada. Mais rápido do que Massa, o finlandês conseguiu abrir em média 0,2s a cada volta e, antes da primeira parada nos boxes, chegou a ter 4,8s de vantagem sobre o brasileiro.
No pit stop, porém, Massa foi além da parada tradicional, em que os pilotos colocam combustível e trocam pneus. O ferrarista decidiu alterar um detalhe aerodinâmico no carro e, logo em seu retorno à pista, conseguiu fazer uma volta mais rápida do que Raikkonen. Em seguida, os dois pilotos passaram a trocar décimos nas voltas, e a diferença pouco a pouco decaiu.
Sem receber pressão da McLaren, os condutores da Ferrari ostentaram a primeira colocação até a segunda parada nos boxes. No retorno, Massa chegou a ficar a 1,5s atrás de Raikkonen, mas o finlandês conduziu o carro com tranqüilidade até a linha de chegada.