quinta-feira, 2 de junho de 2011

Massa: 'Hamilton tentou me passar onde não dava'


Contrariado, mas um tanto calmo, Felipe Massa afirmou que o acidente dentro do túnel durante o GP de Mônaco foi fruto da colisão metros antes com Lewis Hamilton. O inglês, numa tentativa otimista demais, colocou o McLaren por dentro na curva Loews e danificou o carro do brasileiro. Logo depois, sem a pressão aerodinâmica devida, Massa não conseguiu fazer a curva do túnel e bateu no muro.

- O (Lewis) Hamilton tentou me passar onde não dava, acabou encostando em mim e me fez encostar no (Mark) Webber. Ele destruiu minha asa dianteira, daí cheguei no túnel, o carro não tinha asa e passei reto. Mas foi tudo por causa da tentativa de ele me passar na Loews - disse Massa em entrevista à TV Globo.

Com mais uma corrida sem pontuar, Massa segue numa incômoda oitava colocação, com apenas 24 pontos.

Hamilton chama Massa de 'ridículo' e diz que pode estar sendo vítima de racismo



O piloto da McLaren Lewis Hamilton, punido por bater em Felipe Massa no GP de Mônaco deste domingo, classificou o piloto de "ridículo" e disse suspeitar de que esteja sendo vítima de racismo por parte dos comissários do esporte.

'Eu estava muito mais rápido que Massa. Tentei pegar a zebra para evitar o contato e ficamos presos juntos. Ele me bloqueou na classificação e eu fui punido. Ele virou para cima de mim e eu fui punido. Esses pilotos são ridículos. Isso é burrice', bradou Hamilton em entrevista à BBC, referindo-se ainda a Pastor Maldonado, com quem também colidiu. 'Em seis corridas, estive com os comissários por cinco vezes. É uma piada. É uma completa piada. Talvez seja porque eu sou negro. Isso é o que Ali G (personagem de uma comédia britânica)', diria.

Hamilton se desculpa com Massa e Maldonado por chamá-los de 'ridículos' após GP de Mônaco


LONDRES - O piloto da McLaren, Lewis Hamilton, se desculpou nesta terça-feira com seus adversários na Fórmula-1 Felipe Massa, brasileiro da Ferrari, e Pastor Maldonado, venezuelano da Williams. O inglês da McLaren tinha chamado os dois de ridículos ao término do Grande Prêmio de Mônaco, no domingo passado, em razão da reclamação de Massa e Maldonado, que se sentiram prejudicados por manobras do britânico na corrida. Ele também havia insinuado que os fiscais da FIA o haviam prejudicado por ser negro.

Hamilton levou duas punições por causa dos episódios em Mônaco. Na ultrapassagem sobre Massa, em que forçou passagem e acabou fazendo o brasileiro bater, o piloto da McLaren recebeu o castigo de ter de passar pelos boxes, perdendo tempo de corrida. No caso com Maldonado, que só foi registrado após o fim do GP, Hamilton teve seu tempo aumentado em 20 segundos, o que não chegou a fazê-lo perder posição na classificação final da prova.

O campeão mundial de 2008 apresentou seus pedidos de desculpas através do Twitter. Hamilton explicou que não teve intenção de criticar Massa ou Maldonado e acrescentou que considera os dois "pilotos fantásticos por quem tenho a mais alta consideração".

Hamilton é vice-líder do campeonato em 2011, com 85 pontos, 58 atrás do líder Sebastian Vettel, da RBR, campeão do ano passado.

Hamilton não correu como um campeão, afirma Maldonado


CARACAS (Reuters) - A atuação de Lewis Hamilton no Grande Prêmio de Mônaco foi imprópria para um ex-campeão da Fórmula 1, disse Pastor Maldonado nesta segunda-feira, depois que uma batida tirou a chance de o estreante venezuelano pontuar pela primeira vez na Williams.

"Estou um pouco triste, mas esse tipo de coisa acontece em corridas", afirmou Maldonado à televisão estatal em uma entrevista por telefone de Mônaco. "O que eu acho é que ele (Hamilton) pilotou como se não fosse um campeão da Fórmula 1."

Maldonado estava em sexto na corrida de domingo com poucas voltas para o final quando Hamilton, da McLaren, tentou forçar a sua passagem. Os dois carros bateram e o piloto da Williams ficou fora da pista, enquanto o campeão da F1 na temporada de 2008 Hamilton continuou antes de receber uma penalidade de 20 segundos depois da corrida e terminar em sexto.

"Eu não reclamei. Apenas terminei a minha corrida e comecei a discutir com a minha equipe sobre a próxima", disse Maldonado.

"Se os comissários decidiram penalizá-lo (Hamilton), é por uma razão ... que deve ser justa."

Depois da decepção com Maldonado, Rubens Barrichello ficou em nono para dar à Williams os seus primeiros pontos na temporada.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tentou encorajar o jovem piloto. "Anime-se, meu conterrâneo! Melhores dias virão, meu irmão. Lembre-se que todo começo é difícil", disse Chávez via Twitter.

Pérez recebe alta e já pensa em voltar no GP do Canadá


O piloto mexicano Sergio Pérez, da Sauber, recebeu alta nesta segunda-feira do hospital Princesa Grace de Monte Carlo, onde estava internado desde o último sábado, quando sofreu um acidente no treino classificatório para o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1.

"Estou me sentindo bem. Minha perna e meu pesçoco ainda doem um pouco, mas é só um problema muscular, nada preocupante", afirmou Pérez em nota divulgada por sua equipe.

"Espero estar o mais rápido possível de volta ao carro, estou bastante seguro de poder participar do Grande Prêmio do Canadá", acrescentou, relatando ainda que não se lembra totalmente do acidente sofrido no treino de sábado.

O jovem mexicano, de 21 anos, perdeu o controle do carro na saída do túnel, pouco antes da freada para a chicane do porto, e atingiu violentamente uma barreira de proteção. Ele foi atendido na pista e retirado de seu carro desacordado, mas recuperou a consciência ainda no local.

"Lembro-me de algumas coisas, mas não de tudo o que aconteceu após o impacto e durante o resgate. Realmente não sei o que causou o acidente. Meu engenheiro me disse que o carro não tinha nenhum problema, imagino que estava um pouco fora de linha ou que freei em uma ondulação", finalizou.

Vettel: 'Foi uma corrida muito louca e estou muito feliz'


A prova do Grande Prêmio de Mônaco deste domingo foi de grande emoção para todos, inclusive os pilotos. Sebastian Vettel se sagrou vitorioso pela quinta vez em seis corridas e corre a passos largos para seu bicampeonato.

- Foi uma vitória incrível, uma corrida emocionante. Fiz uma boa largada, abri uma distância boa no começo para Jenson. Depois que ele fez a mudança para pneus macios, conseguiu reduzir a diferença. Depois, recebi uma pressão de quase 20 voltas de Alonso. Seria difícil eles ultrapassarem, mas estavam muito próximos. Seriam seis voltas muito difíceis - concordou o vencedor da prova.

Vettel concorda que a bandeira vermelha foi crucial para que abrisse vantagem para Alonso e Button, não sofrendo tanta pressão nas voltas finais.

- Encontramos os retardatários e eles bateram, o que nos permitiu parar e trocar os pneus. Obviamente, com pneus novos e partindo do zero, consegui abrir um pouco e manter uma distância boa. Foi uma corrida muito louca e estou muito feliz por ter colocado meu nome entre os vencedores de Mônaco - finalizou.

Equipe Red Bull molda seu novo Sebastian Vettel


No último domingo, o australiano Daniel Ricciardo vibrou muito ao vencer pelo segundo ano seguido a prova da World Series que serve como preliminar do GP de Mônaco. O sempre sorridente piloto de 21 anos está sendo trabalhado pela Red Bull, como foi feito com o campeão mundial Sebastian Vettel, para chegar à F1 em breve e tem participado do primeiro treino livre de sexta-feira em todas as provas do ano. Mesmo que, para isso, tenha de sacrificar sua participação nas etapas da World Series que sejam coincidentes.

- Não é o ideal para o campeonato da World Series. Mas é bom para ter mais tempo com um carro de F1. É onde quero estar no futuro e aceito tudo o que me ajudar para chegar lá. Penso em entrar no ano que vem. Trabalho para ganhar a World Series neste ano e conseguir uma vaga em 2012 - disse Ricciardo com exclusividade ao LANCE!

Mas a sua estreia deveria acontecer ainda mais cedo. A direção da Toro Rosso está insatisfeita com o espanhol Jaime Alguersuari, que ainda não marcou pontos no ano e foi superado pelo companheiro Sebastien Buemi em cinco dos seis treinos classificatórios realizados.

A troca estava definida para ocorrer já no GP da Inglaterra, mas um acordo de última hora pode salvar Alguersuari. Em Mônaco, o time ganhou o patrocínio do desconhecido banco privado Falcon. Por trás dele está o Aabar Investments, um grupo financeiro de Abu Dhabi que comprou parte minoritária da Toro Rosso. Eles também são donos da petrolífera espanhola Cepsa e querem promover a marca, o que pode assegurar o piloto do país no time ao menos até o fim do ano.

Ricciardo
Vaga na Red Bull é mais difícil

Uma possibilidade, remota é verdade, a ser considerada é Daniel Ricciardo substituir Mark Webber na matriz Red Bull na próxima temporada. O desempenho de Webber, que completará 35 anos em agosto, vem sendo alvo de críticas e o australiano poderá dar lugar ao compatriota caso decida se aposentar, o que vem sendo ventilado na imprensa europeia.

O que pode pesar contra Ricciardo, no entanto, é justamente sua inexperiência, já que a Red Bull poderia correr atrás de um piloto mais rodado para fazer companhia ao campeão mundial Sebastian Vettel.

Se o time pensar dessa forma, ganha ainda mais força a chance de ele disputar pelo menos uma temporada pela Toro Rosso antes de ir para a equipe principal. O próprio Vettel correu pela filial em 2007 e 2008 antes de chegar à Red Bull.

Hamilton já se envolveu em muitas polêmicas na pista


O Grande Prêmio de Mônaco não foi palco de uma novidade no que diz respeito as atitudes de Lewis Hamilton. O inglês é muito rápido, sem dúvidas, mas deixa a desejar quando se encontra em uma posição desfavorável em uma corrida. Relembre algumas polêmicas de Lewis Hamilton nas pistas:

GP da Hungria de 2007

Hamilton bloqueia propositalmente a passagem do companheiro de McLaren Feranando Alonso na fase final da classificação e depois recebe o troco, quando o espanhol retarda sua saída dos boxes a mando da equipe.

GP da Bélgica de 2008

O inglês corta chicane e passa Kimi Raikkonen. Devolve a posição, mas se aproveita do vácuo para reaver a ponta. Depois é punido pelos comissários desportivos e fica em terceiro lugar.

GP do Japão de 2008

Perde a ponta para Kimi Raikkonen na largada e ao tentar recuperá-la, trava os pneus e obriga vários pilotos a saírem da pista para evitar acidente. É punido. Na mesma corrida toca rodas com Massa, que também leva punição. As polêmicas de Hamilton na pista

GP da Austrália de 2009

Passa Jarno Trulli sob bandeira amarela quando este sai da pista. Depois, por ordem do time, devolve a posição, mas omite a conversa aos comissários. Farsa é descoberta pelas gravações de rádio e Hamilton acaba desclassificado.

GP da Itália de 2010

Abusa ao tentar ultrapassar Felipe Massa na primeira volta da corrida, quebra a suspensão dianteira direita e perde pontos preciosos na briga pelo campeonato, que liderava na ocasião.

GP de Cingapura de 2010

Após perder a terceira posição para Mark Webber nos boxes, luta desesperadamente para recuperá-la e faz otimista tentativa de ultrapassagem. Acerta o carro do australiano, que segue, enquanto ele abandona.