sábado, 24 de julho de 2010

Diretor técnico aposta em Di Grassi como o melhor estreante





Projetista do VR-01, Nick Wirth disse à Autosport que brasileiro tem feito trabalho impressionante em sua primeira temporada

A primeira temporada de um piloto de Fórmula 1 é normalmente recheada de dificuldades. Some-se a isso o fato de disputar freadas com os melhores pilotos do mundo por uma equipe que também estréia na principal categoria do automobilismo contra times há muito tempo estabelecidos. De fato, a situação das novatas na F1 não permite buscar posições entre os dez primeiros colocados - e este é o caso da Virgin Racing, equipe defendida pelo alemão Timo Glock e pelo estreante brasileiro Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa).

Em dez corridas disputadas até agora na temporada 2010, o aproveitamento de Lucas é de 50% (cinco corridas completadas), com o 14º lugar na Malásia e o 17º no GP da Europa, em Valência, como melhores resultados. Os números podem parecer discretos. Mas para quem acompanha de perto o mundo dos novos times e dos pilotos novatos, estes resultados já chamam a atenção. O desempenho de Lucas, por exemplo, tem rendido elogios do diretor-técnico da equipe, o projetista Nick Wirth.

"Posso parecer tendencioso, mas acho que ele tem tudo para ser o melhor estreante do ano se você olhar seu desempenho dentro do carro", destacou Wirth referindo-se ao brasileiro, que apesar de não ter pontuado, tem completado mais corridas - e em melhores colocações - do que seu companheiro Timo Glock, que tem três pódios na Fórmula 1 em temporadas anteriores. As declarações foram concedidas ao site inglês Autosport, uma das principais páginas sobre automobilismo no mundo.

"Ele é muito concentrado e está fazendo um trabalho fantástico. A desvantagem de Lucas é que ele é um pouco mais pesado que o Timo. Para todas as equipes novatas, a questão do peso é um problema, então ele ainda luta contra isso. Mas é um problema da equipe com o carro, não do piloto, e estamos trabalhando duro em cima disso", afirmou em entrevista ao site da revista inglesa Autosport.

Di Grassi diz que sua adaptação ao ambiente e às exigências da categoria está fluindo naturalmente. "Cada vez que entro no carro, sinto que estou evoluindo. A Fórmula 1 é muito complexa, e você tem que lidar com situações de estratégia em treinos, estratégia de corrida, como otimizar o uso dos pneus, como guiar em determinadas condições, como melhorar o acerto do carro, entre outras coisas. Esta temporada tem sido de um aprendizado valiosíssimo e temos ambos melhorado, eu como piloto e a Virgin como equipe", comentou.

"Estreamos um grande pacote de evoluções na Inglaterra, e a equipe está trabalhando na redução do peso do carro. Então, acredito que estaremos melhor nas próximas corridas em termos de performance", falou. Opinião compartilhada pelo projetista do VR-01: "Creio que Lucas já poderá ter o carro no limite de peso antes do final da temporada européia, porque já temos planejado um trabalho de reduzir o peso de vários componentes".

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Vettel conquista a pole para o GP da Alemanha; Massa é o 3o


Vettel conquista pole em casa
F1 - Vettel é pole no GP da Alemanha
Getty Images


Piloto da Red Bull vai largar em primeiro no GP da Alemanha, sua terra natal, depois de bater o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. Massa ficou com a terceira posição.


HOCKENHEIM, Alemanha (Reuters) - Sebastian Vettel, da Red Bull, conquistou a pole position, neste sábado, e vai largar em primeiro no GP da Alemanha, sua terra natal, depois de bater o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, por pouco mais que uma piscada de olho.

"Yes, baby!", gritou o piloto de 23 anos e favorito local ao final da volta, levando sua sexta pole em 11 corridas e a décima da Red Bull, depois de impedir que a Ferrari conseguisse seu primeiro lugar no grid desde 2008 por meros dois milésimos de segundo.


A volta rápida de Vettel de 1min13s791 aconteceu bem no final da sessão classificatória e Alonso, que vinha logo atrás dele, não conseguiu superar o tempo.

"Seria interessante calcular o quanto é exatamente isso", disse Vettel, sobre a diferença que lhe valeu sua terceira pole consecutiva na Fórmula 1 e a primeira na frente de sua torcida local.

"Dois milésimos de segundo não é uma margem que você procura", acrescentou ele.

"O principal desafio será amanhã. Acho que será uma briga difícil contra os carros vermelhos."

O brasileiro Felipe Massa se classificou em terceiro com sua Ferrari, um dia antes do aniversário de um ano do acidente que sofreu no treino para o GP da Hungria que encerrou sua temporada de 2009 e o deixou hospitalizado em estado grave com ferimentos na cabeça.

O australiano Mark Webber, da Red Bull, vencedor de três corridas nesta temporada, foi o quarto mais rápido depois de cometer um erro e sair da pista.

MCLARENS JUNTAS

O atual campeão mundial, Jenson Button, da McLaren, e seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, líder da temporada, vão largar lado a lado na terceira fila.

Com o quinto lugar, Button irá largar pela primeira vez à frente de Hamilton desde a prova da China, em abril.

O bicampeão Alonso, piloto mais rápido nas duas primeiras fases do treino classificatório, pôde, pelo menos, ficar contente com sua primeira fila na temporada depois de uma série de decepções nas últimas corridas.

"Temos de estar felizes", disse o espanhol. "Finalmente, tivemos um sábado perfeito. Perdemos a pole por uma diferença ínfima, mas isso não é importante. Os pontos vêm no domingo, não no sábado."

O polonês Robert Kubica, da Renault, se classificou em sétimo com o brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, em oitavo.

Os dois Nico alemães, Rosberg, da Mercedes, e Hulkenberg, da Williams, dividem a quinta fila, com o heptacampeão Michael Schumacher, que voltou à categoria este ano, não conseguindo se classificar para a última fase do treino e colocando sua Mercedes na 11a posição.

Hulkenberg, que tem como empresário Willi Weber, conselheiro comercial de Schumacher durante muito tempo, superou seu grande conterrâneo nos segundos finais da segunda fase.

A primeira etapa do treino foi prorrogada em oito minutos depois que o italiano Vitantonio Liuzzi perdeu o controle de seu Force India e bateu contra o muro do pitlane, espalhando detritos pela pista.

Seu companheiro de time, o alemão Adrian Sutil, que teve problemas no carro no final do treino livre, se classificou em 14o, mas perdeu cinco posições no grid de largada por ter trocado a caixa de câmbio do carro fora do permitido pela categoria.








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Vettel conquista pole em casa
F1 - Vettel é pole no GP da Alemanha
Getty Images

Piloto da Red Bull vai largar em primeiro no GP da Alemanha, sua terra natal, depois de bater o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. Massa ficou com a terceira posição.




Vettel conquista pole em casa
F1 - Vettel é pole no GP da Alemanha
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Piloto da Red Bull vai largar em primeiro no GP da Alemanha, sua terra natal, depois de bater o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. Massa ficou com a terceira posição.

Sexta-feira produtiva para Di Grassi em Hockenheim




Piloto testa o carro em diferentes condições de pista e elogiou rendimento do conjunto

As atualizações trazidas pela Virgin para o circuito de Hockenheim, palco do GP da Alemanha, surtiram efeito e o rendimento do carro nos treinos livres desta sexta-feira (23) foi elogiado por Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa). O mais rápido do dia foi o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.

As condições instáveis do clima na região do circuito alemão permitiram às equipes trabalharem diferentes tipos de acerto, já que o treino livre da manhã aconteceu com pista molhada, enquanto no segundo o asfalto foi secando gradativamente, com condição de traçado completamente seco em determinados momentos da sessão. "Isso foi muito bom para checar o desempenho do carro em todas as condições de pista. Andamos com pneus de chuva, com intermediários e com os dois tipos de slicks. Foram dois bons treinos, em que terminamos à frente das Lotus", destacou Di Grassi.

"Houve um passo adiante com as atualizações e as coisas estão caminhando para um treino classificatório com pista seca. Se continuar assim, estamos no caminho certo", afirmou Lucas, destacando que a diferença em tempos de volta dos compostos "option" (moles) para os "prime" (duros) gira em torno de um segundo. A exemplo do que aconteceu no GP do Canadá, a Bridgestone escolheu dois tipos de borracha com a maior disparidade de aderência.

Os compostos mais moles são mais rápidos em uma volta, permitem maior aderência e o aquecimento ideal é atingido rapidamente. Por outro lado, seu desgaste é acentuado. Os pneus duros são ideais para longas sequências de voltas, são mais duráveis, porém são menos aderentes e mais lentos no tempo de volta.

"Hoje pudemos ter uma ideia geral de como a aderência vai se comportar nas diferentes condições de pista. Pudemos fazer todos os testes necessários para validar as mudanças aerodinâmicas que trouxemos para cá. Houve um ganho de três a quatro décimos, que se soma ao que já havíamos conseguido com o pacote que estreamos no GP da Inglaterra. Em Silverstone estávamos próximos da Lotus, e agora estamos ainda mais perto. O dia foi produtivo e espero que o tempo fique estável a partir de agora, para que possamos continuar a melhorar o carro e conquistar o melhor resultado possível", disse.

Neste sábado (24), acontece o treino classificatório a partir das 9 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo pela Rede Globo. No domingo, a largada para a 11ª etapa do Mundial de Fórmula 1 acontece no mesmo horário, também ao vivo pela Globo.


Confira a programação para o GP da Alemanha*:

SÁBADO (24/07):
06h00 - 3º Treino Livre
09h00 - Treino Classificatório

DOMINGO (25/07):
09h00 - Largada
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quinta-feira, 22 de julho de 2010

Com mais atualizações, Lucas espera salto da Virgin na Alemanha




VR-01 traz um novo pacote que visa aumentar downforce e eficiência aerodinâmica. Brasileiro afirma que superfície lisa do asfalto de Hockenheim deverá favorecer equipe no acerto


Depois de ter estreado seu maior pacote de atualizações, durante o GP da Inglaterra, a Virgin Racing prepara mais inovações técnicas para o Grande Prêmio da Alemanha, 11ª etapa do Mundial de Fórmula 1, que será disputado neste final de semana. Os treinos livres da sexta-feira (23) serão transmitidos pelo canal SporTV, enquanto a classificação e a corrida (respectivamente no sábado e domingo, às 9 horas), irão ao ar, ao vivo, pela Rede Globo.

Para Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa), a superfície lisa do circuito de Hockenheim deverá ser fundamental para que o novo pacote funcione. "Em Silverstone tivemos muitos problemas com as ondulações da pista, então não conseguimos otimizar o desempenho das atualizações, nem avaliar o quanto o carro havia melhorado, já que a superfície do asfalto não favorecia. Agora, trouxemos 50% mais novidades para o carro, e o resultado deste pacote deverá ser mais visível em termos de tempo de volta", afirmou.

O VR-01 terá novas peças aerodinâmicas. "As melhorias estão no downforce. Hockenheim tem duas curvas de alta e uma reta bem longa, então é importante ter eficiência, que é conseguir boa pressão aerodinâmica sem ter arrasto. Este pacote foi desenvolvido como uma continuação do que havíamos levado para a Inglaterra e a tendência é melhorarmos nesta área", disse o brasileiro.

Pneus - Assim como no GP do Canadá, em junho, a Bridgestone anunciou que irá levar à Alemanha os pneus mais macios e os mais duros, com o objetivo de aumentar o número de ultrapassagens, dadas as diferenças entre os compostos. Para Lucas, isso se refletirá bastante na corrida. "Isso vai mexer muito com a estratégia, porque os pneus moles duram muito menos, mas são mais rápidos, enquanto o composto duro não é tão rápido, mas é mais durável. E cada um deles determina um tipo de acerto específico no carro. Então, será um desafio", explicou. Para dificultar ainda mais o trabalho de equipes e pilotos para o acerto dos carros, a meteorologia prevê tempo instável e chuvas durante este fim de semana na região do circuito de Hockenheim, principalmente na sexta-feira e sábado.

Com as atualizações do carro, Di Grassi espera repetir o desempenho demonstrado no GP da Europa, em Valência, quando mesmo com um carro mais pesado classificou-se à frente do companheiro de equipe Timo Glock, e terminou a corrida como o melhor piloto entre as equipes novatas.

Confira a programação para o GP da Alemanha*:

SEXTA-FEIRA (23/07):
05h00 - 1º Treino Livre
09h00 - 2º Treino Livre

SÁBADO (24/07):
06h00 - 3º Treino Livre
09h00 - Treino Classificatório

DOMINGO (25/07):
09h00 - Largada

* Horário de Brasília

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F-1: Em Hockenheim, momento certo de parar será crucial

Confira uma análise técnica do circuito que recebe o GP da Alemanha com o brasileiro Luiz Razia


Com o término da Copa do Mundo de Futebol, a Fórmula 1 voltará a ser o foco das atenções do esporte mundial neste fim de semana, quando acontece o GP da Alemanha, 11ª etapa da temporada 2010.

O palco da disputa será o circuito de Hockenheim, cidade de 21 mil habitantes localizada ao sudoeste do país. A pista, construída em 1932, recebeu seu primeiro GP em 1970 e realizou outras 28 corridas nos últimos 35 anos. Desde 2009, vem participando de um revezamento com o circuito de Nürburgring, que sediará o GP pelos próximos dois anos.

O traçado atual de Hockenheim, com 4.574 metros, é apenas um arremedo do histórico circuito de 6.823 metros que cortava a Floresta Negra e produzia voltas com a incrível média de 250 km/h. Apesar de ter conservado o setor do Estádio e trocado as quatro longas retas da Floresta Negra pela reta-curva Parabólica, a pista manteve o charme, mas perdeu um pouco de seu desafio, que era passar a maior parte do tempo acima dos 300 km/h.

Com isso, as características e exigências da pista, assim como sua influência no carro de F-1, mudaram bastante. Para explicar melhor os detalhes de Hockenheim, confira uma análise técnica feita por Luiz Razia, piloto de testes da Virgin e representante da Rapax na GP2:

Aerodinâmica
"Por causa da Parabólica, longa reta-curva que segue a curva 3, as grandes equipes devem avaliar algumas asas menores para dar mais velocidade. No entanto, a pista é bastante 'stop and go' em sua maior parte, com muitas curvas lentas e fechadas, então será bem dificil escolher entre velocidade em retas e pressão aerodinâmica. É bem diferente do traçado antigo, que era composto basicamente de longas retas."

Motor
"A maioria dos pilotos devem utilizar os motores da última corrida, em Silverstone, que ainda são novos. Com o formato atual, a pista nao exige muito dos motores, e a quilometragem não será muito grande, já que a pista possui, atualmente, 4.571 metros. Mesmo com as altas temperaturas nesta época do ano na região, o calor não deve influenciar tanto."

Freios
"Por causa do calor e da característica 'stop and go', Hockenheim é uma das pistas do calendário que mais consome os freios. Ela chega próximo do consumo do Bahrein e é bem pior que a última etapa, na Inglaterra. Por isso, os carros devem voltar a usar o dutos de freios maiores para esta corrida."

Pneus
"Acredita-se que o problema de degradação dos pneus não deve incomodar muito as equipes, pois teremos à disposição os compostos duros e macios. Os pneus duros são capazes de acumular bastante quilometragem sem trazer muitos danos. Já o composto macio rende um pouco menos. Por isso, os pneus macios devem ser usados logo no começo da prova."

Estrategia
"Em Hockenheim, a tendencia é de somente uma parada nos boxes. Como a pista é bastante rapida, o tempo que se gasta no pit stop é crucial. Com isso, provavelmente, o momento certo da parada dependerá de quanto tempo os pneus macios vão durar na primeira parte da corrida, já que a maioria deve largar com este tipo de compostos".


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