sábado, 24 de julho de 2010

Vettel conquista a pole para o GP da Alemanha; Massa é o 3o


Vettel conquista pole em casa
F1 - Vettel é pole no GP da Alemanha
Getty Images


Piloto da Red Bull vai largar em primeiro no GP da Alemanha, sua terra natal, depois de bater o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. Massa ficou com a terceira posição.


HOCKENHEIM, Alemanha (Reuters) - Sebastian Vettel, da Red Bull, conquistou a pole position, neste sábado, e vai largar em primeiro no GP da Alemanha, sua terra natal, depois de bater o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, por pouco mais que uma piscada de olho.

"Yes, baby!", gritou o piloto de 23 anos e favorito local ao final da volta, levando sua sexta pole em 11 corridas e a décima da Red Bull, depois de impedir que a Ferrari conseguisse seu primeiro lugar no grid desde 2008 por meros dois milésimos de segundo.


A volta rápida de Vettel de 1min13s791 aconteceu bem no final da sessão classificatória e Alonso, que vinha logo atrás dele, não conseguiu superar o tempo.

"Seria interessante calcular o quanto é exatamente isso", disse Vettel, sobre a diferença que lhe valeu sua terceira pole consecutiva na Fórmula 1 e a primeira na frente de sua torcida local.

"Dois milésimos de segundo não é uma margem que você procura", acrescentou ele.

"O principal desafio será amanhã. Acho que será uma briga difícil contra os carros vermelhos."

O brasileiro Felipe Massa se classificou em terceiro com sua Ferrari, um dia antes do aniversário de um ano do acidente que sofreu no treino para o GP da Hungria que encerrou sua temporada de 2009 e o deixou hospitalizado em estado grave com ferimentos na cabeça.

O australiano Mark Webber, da Red Bull, vencedor de três corridas nesta temporada, foi o quarto mais rápido depois de cometer um erro e sair da pista.

MCLARENS JUNTAS

O atual campeão mundial, Jenson Button, da McLaren, e seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, líder da temporada, vão largar lado a lado na terceira fila.

Com o quinto lugar, Button irá largar pela primeira vez à frente de Hamilton desde a prova da China, em abril.

O bicampeão Alonso, piloto mais rápido nas duas primeiras fases do treino classificatório, pôde, pelo menos, ficar contente com sua primeira fila na temporada depois de uma série de decepções nas últimas corridas.

"Temos de estar felizes", disse o espanhol. "Finalmente, tivemos um sábado perfeito. Perdemos a pole por uma diferença ínfima, mas isso não é importante. Os pontos vêm no domingo, não no sábado."

O polonês Robert Kubica, da Renault, se classificou em sétimo com o brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, em oitavo.

Os dois Nico alemães, Rosberg, da Mercedes, e Hulkenberg, da Williams, dividem a quinta fila, com o heptacampeão Michael Schumacher, que voltou à categoria este ano, não conseguindo se classificar para a última fase do treino e colocando sua Mercedes na 11a posição.

Hulkenberg, que tem como empresário Willi Weber, conselheiro comercial de Schumacher durante muito tempo, superou seu grande conterrâneo nos segundos finais da segunda fase.

A primeira etapa do treino foi prorrogada em oito minutos depois que o italiano Vitantonio Liuzzi perdeu o controle de seu Force India e bateu contra o muro do pitlane, espalhando detritos pela pista.

Seu companheiro de time, o alemão Adrian Sutil, que teve problemas no carro no final do treino livre, se classificou em 14o, mas perdeu cinco posições no grid de largada por ter trocado a caixa de câmbio do carro fora do permitido pela categoria.








VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: