segunda-feira, 22 de junho de 2009

Mesmo após domínio na Inglaterra, projetista da RBR faz discurso cauteloso





Adrian Newey afirma que os carros da equipe austríaca se adaptaram melhor a Silverstone do que os modelos da Brawn GP

O domínio dos carros da RBR no GP da Inglaterra, em Silverstone, no último domingo, não leva o projetista chefe da equipe austríaca, Adrian Newey, a acreditar que a partir de agora os carros pilotados por Mark Webber e Sebastian Vettel serão imbatíveis. Muito pelo contrário, o engenheiro inglês prefere adotar o discurso cauteloso.

- Eu acho que este circuito (de Silverstone) sempre nos foi favorável, e eu já esperava que nos adaptássemos bem. Acredito que estamos na mesma posição da Brawn GP. Nos adaptamos muito bem a esta pista, e a Brawn GP não se adaptou. Então não foi um fim de semana normal. Devemos esperar e ver – afirmou Newey ao site inglês Autosport.

O ex-projetista da McLaren e da Williams, considerado um gênio da aerodinâmica, credita o sucesso obtido em Silverstone ao fato de os carros da RBR conseguirem fazer os pneus chegarem à temperatura ideal mais rapidamente.

- Parece que outras equipes tiveram problemas com o aquecimento dos pneus, o que de repente pode ter feito mais diferença na performance do que em outros circuitos. Então, obviamente, precisamos analisar como lidar com isso em outras pistas. Eu vou continuar analisando cada fim de semana separadamente e fazer o melhor possível – garantiu.

Newey faz questão de elogiar a dupla de pilotos da escuderia austríaca. Para o inglês, o bom relacionamento entre Vettel e Webber é um diferencial para o time.

- Acho que temos um relacionamento muito saudável entre os dois. Eles se dão muito bem e contribuem, sem prejudicar o outro. Um exemplo disso foi na sexta-feira, quando Mark parou (durante o segundo treino) na segunda posição. O carro parou, principalmente, por causa de uma batida mais forte na zebra, e Mark foi o primeiro a avisar Sebastian sobre isso. É um relacionamento muito bom e de ajuda entre os dois pilotos, que se estende a toda a equipe – analisou.

Classificação do Mundial de Pilotos após 8 de 17 corridas:
Posição Piloto País Equipe Pontos
1 Jenson Button ING Brawn-Mercedes 64
2 Rubens Barrichello BRA Brawn-Mercedes 41
3 Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 39
4 Mark Webber AUS RBR-Renault 35,5
5 Jarno Trulli ITA Toyota 21,5
6 Felipe Massa BRA Ferrari 16
7 Nico Rosberg ALE Williams-Toyota 13,5
8 Timo Glock ALE Toyota 13
9 Fernando Alonso ESP Renault 11
10 Kimi Raikkonen FIN Ferrari 10
11 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes 9
12 Nick Heidfeld ALE BMW Sauber 6
13 Heikki Kovalainen FIN McLaren-Mercedes 4
14 Sebastien Buemi SUI STR-Ferrari 3
15 Sebastien Bourdais FRA STR-Ferrari 2
16 Robert Kubica POL BMW Sauber 2
17 Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes 0
18 Giancarlo Fisichella ITA Force India-Mercedes 0
19 Nelsinho Piquet BRA Renault 0
20 Kazuki Nakajima JAP Williams-Toyota 0