sábado, 30 de julho de 2011

Button afirma que quer um novo título


Jenson Button conseguiu neste domingo sua 11ª vitória na F1 em seu GP de número 200 na categoria. O inglês está a exatos 100 pontos de Sebastian Vettel e admitiu neste domingo, antes da corrida que pode sim ser campeão novamente.


“Desde que ganhei o campeonato mundial (em 2009), sofri um pouco. Não por pressão de outras pessoas, mas a pressão que você coloca em si mesmo para vencer”, disse o inglês à revista Autosport.

“Ainda quero, obviamente, ganhar outro título e é por isso que estou aqui. Não acho que qualquer piloto que já foi campeão não esteja interessado em vencer uma corrida ou um campeonato mundial. Eles não iam querer ter apenas uma conquista”, comentou.

Em seu GP 200, Button vence na Hungria


A prova começou com chuva e os pilotos apresentaram dificuldade no início da corrida, mas também aconteceram muitas ultrapassagens, principalmente entre os pilotos que estavam brigando pela vitória. A McLaren se mostrava como forte candidata à vitória, mas Lewis Hamilton, com erros de estratégia e uma punição, acabou ficando de fora dessa briga.


Jenson Button apostou em apenas três paradas, superou os demais concorrentes e venceu a segunda corrida na temporada. Sebastian Vettel se recuperou do GP da Alemanha e conseguiu a segunda posição. A estratégia da Ferrari deu certo e Fernando Alonso acabou na terceira colocação. 

A Fórmula 1 entra em um recesso de quatro semanas e volta apenas em agosto, no GP da Bélgica. 

Veja a corrida em detalhes

A largada com chuva dificultou a largada e Sebastian Vettel pulou na ponta, aproveitando de que Lewis Hamilton largou no lado sujo da pista. Quem também acabou perdendo posições foi a dupla da Ferrari, Fernando Alonso e Felipe Massa, e quem surpreendeu foi Michael Schumacher, da Mercedes, que pulou para quinto colocado.

Quem se deu mal na largada foi Massa, que caiu de quarto para sétimo colocado e ele estava atrás de Nico Rosberg, da Mercedes. Mark Webber também perdeu posições e estava na oitava colocação.

Brigando pela ponta, Hamilton e Vettel começaram o duelo ainda na segunda volta, mas o alemão estava se defendendo bem do ataque do inglês. Na quinta volta, Hamilton se aproveitou de um erro e assumiu a primeira colocação da corrida. 

Aos poucos, Alonso e Massa estavam se recuperando dentro da prova e já estavam em quinto e sexto, respectivamente. E o espanhol estava tentando ultrapassar Rosberg pela quarta colocação. 

Foto: EFE

Massa acabou cometendo um erro e caiu de sexto para nono colocado. Entre os pilotos das equipes médias, Adrian Sutil, da Force India, era oitavo, Kamui Kobayashi, da Sauber, era 10º, e Sebastien Buemi, da Toro Rosso e que largou em 18º, era 12º.

Webber e Massa foram os primeiros das equipes de ponta a entrar nos boxes para fazer as paradas e os dois colocaram os pneus supermacios. Alonso também foi fazer sua parada e acabou perdendo a posição para Jenson Button.

Hamilton, Rosberg e Vettel também entraram nos boxes para trocar os pneus. Com isso, Schumacher chegou a liderar a prova por alguns momentos. Brigando por posição, Webber fez a ultrapassagem em Alonso e assumiu a quarta colocação.

Com as paradas, Hamilton e Button ocupavam as duas primeiras colocações da prova, e Vettel estava na terceira colocação. Por excesso de velocidade nos boxes, Pastor Maldonado, da Williams, foi punido com um drive-through. 

Um erro no pit stop de Nick Heidfeld, da Lotus Renault, acabou sobrando resquícios de gasolina no carro, que acabou pegando fogo ainda dentro dos boxes e que aumentou. Por sorte, não aconteceu nada com o alemão, que saiu ileso e o fogo foi controlado.

Na volta 28, houve uma nova rodada de paradas e Schumacher, no momento em que foi ultrapassado por Massa, acabou rodando e abandonando a prova. E logo o brasileiro chegou em Rosberg e fez a ultrapassagem sem dificuldade, e assumiu a sétima colocação. 

Sergio Pérez, da Sauber, também foi punido com um drive-through por fazer uma ultrapassagem em um setor com bandeira amarela.  Alonso foi o primeiro a parar para fazer uma nova troca de pneus e estava andando, na volta 38, foi entre 3s e 4s mais rápido que os quatro primeiros colocados. 

Não demorou e Hamilton, Button, Vettel e Webber entraram nos boxes para as paradas. Alonso chegou a ficar com a terceira colocação, mas foi ultrapassado por Vettel e caiu para a quarta colocação. 

Aproveitando um erro de Hamilton, que quase bateu em Paul di Resta quando retornou à pista, Button fez a ultrapassagem e assumiu a primeira colocação. E Alonso voltou aos boxes para fazer uma nova parada para colocar os pneus macios. 

Button também errou e Hamilton reassumiu a ponta, e os dois estavam disputando a primeira colocação de forma espetacular, com belas manobras no circuito da Hungria. Tentando uma estratégia diferente, Hamilton entrou nos boxes e colocou os pneus intermediários, mas não deu certo, foi ultrapassado por Alonso e ainda teve que cumprir uma punição por uma manobra perigosa.

Com pneus menos desgastados, Hamilton voltou dos boxes e conseguiu fazer a ultrapassagem em Massa e logo depois passou Webber. 

Depois, o ritmo da corrida diminuiu bastante e Button conseguiu garantir a vitória, a segunda na temporada. Vettel acabou em segundo e Alonso completou o pódio. Massa acabou em sexto e Rubens Barrichello foi o 13º.

Veja o resultado do Grande Prêmio da Hungria:

1.  Jenson Button – McLaren - 1h43min42s337
2.  Sebastian Vettel - Red Bull – a 3s588
3.  Fernando Alonso – Ferrari – a 19s819
4.  Lewis Hamilton – McLaren – a 48s338
5.  Mark Webber - Red Bull – a 49s742
6.  Felipe Massa – Ferrari – a 1min17s176
7.  Paul Di Resta - Force India – a 1 volta
8.  Sebastien Buemi - Toro Rosso – a 1 volta
9.  Nico Rosberg – Mercedes - a 1 volta
10.  Jaime Alguersuari - Toro Rosso - a 1 volta
11.  Kamui Kobayashi – Sauber - a 1 volta
12.  Vitaly Petrov - Lotus Renault - a 1 volta
13.  Rubens Barrichello – Williams – a 2 voltas
14.  Adrian Sutil - Force India – a 2 voltas
15.  Sergio Pérez – Sauber – a 2 voltas
16.  Pastor Maldonado – Williams - – a 2 voltas
17.  Timo Glock – Virgin – a 4 voltas
18.  Daniel Ricciardo – Hispania – a 4 voltas
19.  Jerome D'Ambrosio – Virgin – a 5 voltas
20.  Vitantonio Liuzzi – Hispania – a 5 voltas
21. Heikki Kovalainen – Lotus - abandonou
22. Michael Schumacher – Mercedes - abandonou
23. Nick Heidfeld - Lotus Renault - abandonou
24. Jarno Trulli – Lotus – abandonou

Vettel elogia trabalho dos mecânicos e diz que confiança voltou


De volta à pole após duas provas vendo Mark Webber, seu companheiro de equipe, largar na frente, Sebastian Vettel diz que a confiança está de volta após o GP da Alemanha, onde ele não conseguiu brigar pela vitória e foi apenas o quarto colocado.

"Foi uma sessão muito boa para nós", disse Vettel. "Ontem esses rapazes [Lewis Hamilton e Fernando Alonso] eram um pouco mais rápidos do que nós. Parece que fizemos a coisa certa, pois o carro estava muito melhor esta manhã”, explicou.

O alemão fez questão de elogiar os mecânicos da Red Bull, que trabalharam durante toda madrugada para tentar acertar o carro.

"Estou muito satisfeito com o resultado, pois nós mudamos muito com o carro durante a noite. Os meninos trabalharam muito duro e dormiram pouco. Ter um resultado como este é a melhor maneira de dizer obrigado”, falou.

"Estou confiante novamente e me senti muito mais confortável no carro hoje. Agora estou ansioso para amanhã”, finalizou.

Whitmarsh diz que McLaren esperava a pole em Hungaroring

A McLaren mostrou força durante o treino classificatório para o GP da Hungria e conseguiu ficar atrás apenas de Sebastian Vettel, o pole position. Martin Whitmarsh, chefe de equipe, mesmo com os dois carros à frente da Ferrari, diz que não era o resultado esperado dentro da equipe.

"Foi apertado [o resultado], mas decepcionante", disse ele à BBC. "Mas temos dois carros na frente, por isso deve ser uma corrida emocionante. Não é resultado que queríamos. Ele [Hamilton] acabou não conseguindo, mas não foram voltas ruins. Seria apenas tem sido bom para ele ter conseguido a pole”, explicou.

"Pelo menos nós devemos ser competitivos na corrida. Ambos os pilotos tiveram bons treinos na sexta-feira e não estamos em um lugar ruim. Nós vamos tentar vencer”, finalizou.

Button: “Estou feliz com o terceiro lugar”


Após os problemas que teve nas últimas provas, Jenson Button conseguiu a terceira colocação no grid de largada para o GP da Hungria, apenas 0s2 atrás de Sebastian Vettel, e estava bastante satisfeito com o resultado – ele não conseguia uma boa classificação desde a prova em Mônaco.

"Estou muito feliz com isso", disse Button. "Você sempre vê algo errado depois de uma volta, mas, para ser justo, foi muito boa. Estou feliz por estar em terceiro”, continuou.

"Esse tem sido o meu problema no treino [ficar muito atrás dos demais] e isso torna minha corrida muito difícil. É bom estar na posição que estamos e espero lutar por algo ainda melhor amanhã”, falou.

Ele explicou que a McLaren trabalhou e ajustou o carro durante o treino deste sábado, o que lhe permitiu ganhar 0s5 entre o começo e o final da atividade.

"Fizemos algo de bom em termos de acerto, senti o carro muito bom esta manhã. Obtive mais do carro e ganhamos meio segundo durante o treino. Estou feliz com onde estamos começando e vamos ver qual a estratégia que pode ser a melhor para tentar vencer”, finalizou.

Muito atrás de Vettel, Webber considera sexto lugar “bizarro”


Mark Webber não foi bem no treino classificatório em Hungaroring e vai largar na corrida deste domingo apenas na sexta colocação. Exatos 0s659 atrás de Sebastian Vettel, seu companheiro de Red Bull e pole position, o australiano afirmou que não conseguiu se quer chegar perto do tempo do alemão.

"Não houve nenhuma maneira de fazer o mesmo tempo [de Vettel], absolutamente nenhuma maneira", disse ele. "Tivemos alguns problemas com o KERS no meio da sessão, mas voltei para a última volta. No final, não consegui chegar na casa de 1m19s então... É estranho, muito bizarro”, completou.

O australiano citou o exemplo de Fernando Alonso, que foi superado por Felipe Massa e acabou apenas na quinta colocação, e diz que terá que fazer o melhor para tentar alguma coisa durante a corrida.

"Fernando [Alonso] não teve seu melhor dia também. Vimos como os pneus são sensíveis e não extraí deles o suficiente para ficar mais à frente no grid”, falou.

“É uma grande diferença [entre ele e Vettel] em relação às últimas corridas, então eu vou analisar isso. Preciso fazer o meu melhor amanhã”, encerrou.

Muito atrás de Vettel, Webber considera sexto lugar “bizarro”


Mark Webber não foi bem no treino classificatório em Hungaroring e vai largar na corrida deste domingo apenas na sexta colocação. Exatos 0s659 atrás de Sebastian Vettel, seu companheiro de Red Bull e pole position, o australiano afirmou que não conseguiu se quer chegar perto do tempo do alemão.

"Não houve nenhuma maneira de fazer o mesmo tempo [de Vettel], absolutamente nenhuma maneira", disse ele. "Tivemos alguns problemas com o KERS no meio da sessão, mas voltei para a última volta. No final, não consegui chegar na casa de 1m19s então... É estranho, muito bizarro”, completou.

O australiano citou o exemplo de Fernando Alonso, que foi superado por Felipe Massa e acabou apenas na quinta colocação, e diz que terá que fazer o melhor para tentar alguma coisa durante a corrida.

"Fernando [Alonso] não teve seu melhor dia também. Vimos como os pneus são sensíveis e não extraí deles o suficiente para ficar mais à frente no grid”, falou.

“É uma grande diferença [entre ele e Vettel] em relação às últimas corridas, então eu vou analisar isso. Preciso fazer o meu melhor amanhã”, encerrou.

Williams prioriza pneus para a corrida


A Williams acabou ficando limitada a 15ª e 17ª posições no grid de largada do GP da Hungria, que acontece neste domingo em Hungaroring, com largada às 9h (horário de Brasília), com transmissão da Rede Globo e da Rádio Jovem Pan AM e FM, com a narração de Téo José.

Rubens Barrichello, que sai na posição 15, garante que o KERS acabou prejudicando bastante a sua estratégia para a sessão classificatória.

“Tudo estava correndo bem e tínhamos uma estratégia promissora, mas não podia usar o KERS em parte de minha última volta. Porém, não estou desapontado, pois tivemos um bom andamento com os pneus macios e sair em 11º ou 12º era uma opção realista. Ainda assim, poupamos pneus o suficiente e com uma boa estratégia poderemos ter uma melhor sorte na prova de amanhã”, disse.

Pastor Maldonao, o 17º, sequer foi à pista no Q2, pois pensou em poupar compostos para a corrida.

“Decidimos não fazer o Q2 para poupar pneus. Nossa estratégia previa que deveríamos economizar compostos e acredito que haverá uma grande luta entre os carros que estão

Hamilton espera lutar pela vitória na corrida deste domingo


Segundo colocado no grid do GP da Hungria, Lewis Hamilton não se importou em ser batido por Sebastian Vettel e espera fazer uma boa prova neste domingo para tentar a segunda vitória na temporada.

"Ainda é uma grande conquista", disse ele sobre o segundo lugar. "Sabíamos desde a última corrida que temos um bom ritmo. Ontem foi bom, mas hoje eles [a Red Bull] se acharam”.

"É ótimo ver a McLaren com os dois carros nas duas primeiras filas, é um sinal de que estamos bem aqui. Todo mundo na equipe está fazendo um trabalho fantástico e nós fomos verdadeiramente competitivos hoje”, falou ele, que demonstra bastante confiança para a corrida.

"Estou muito animado com a corrida e vamos trabalhar duro para nos manter bem até amanhã. Estamos na luta e, com um bom começo, podemos definitivamente partir para a vitória”, finalizou.

Sauber coloca Pérez no Q3 em Hungaroring


A Sauber colocou um piloto no Q3, o mexicano Sergio Pérez, que larga na 10ª posição. O piloto admite que finalmente pôde comemorar a chegada a esta fase de um treino, pois em Mônaco, apesar de ter feito tempo para avançar a esta parte, ele acabou indo para o hospital por conta de seu acidente.

“Estou muito feliz. Esta é a segunda vez que passei para a Q3 e a primeira vez que posso comemorar. Minha volta mais rápida no Q2 foi realmente boa. Acho que alcançamos o máximo possível hoje. A equipe lidou muito bem com as condições e a estratégia foi realmente boa. Porém, o que importa mesmo é o dia de amanhã. Nosso ritmo de corrida deverá ser bom, e espero poder melhorar e marcar um bom número de pontos”, disse Pérez.

Kamui Kobayashi sai em 13º e lamentou sua volta final no Q2, eu não rendeu o acesso a fase final da sessão de classificação.

“Após enfrentarmos muitas dificuldades no treino livre desta manhã, a classificação foi muito melhor. Não foi fácil, uma vez que mudamos o acerto, mas as condições também mudaram. Minha última volta na Q2 foi boa, mas fiquei fora do Q3. É claro que a meta para amanhã será pontuar”, comentou.

Lotus Renault teve dia preocupante na Hungria


A Lotus Renault colocou dois carros no Q2 neste sábado durante o treino de classificação do GP da Hungria, em Hungaroring. O russo Vitaly Petrov lamenta um problema que aniquilou com suas chances de ir ao Q3.

“Tivemos dificuldade em aquecer os pneus, por causa do tempo que estava mudando constantemente. Além disso, meu carro estava escapando muito de frente, especialmente na curva nove e isto me custou dois décimos, tirando minhas chances de ir ao Q3. Tive problemas com a tração”, relatou Petrov.

Nick Heidfeld, que sai em 14º relata suas dificuldades em encontrar um bom desempenho no seu carro.

“Novamente nosso desempenho não foi aquilo que esperávamos, o 14º lugar não é aquilo que desejamos quando deixamos os pits para a classificação, mas talvez seja um indicativo de onde estamos no momento. No momento achamos que está difícil extrair o máximo do carro. Ainda assim, esperamos brigar por posições amanhã. Para isso acontecer, precisamos de uma boa largada e a estratégia certa”, comentou.

Dupla da Mercedes tenta tirar algo positivo de treino


Ainda buscando o desempenho ideal dentro da temporada, a Mercedes ficou muito atrás das três principais equipes. Nico Rosberg, sétimo colocado, se contentou por ter preservado um jogo de pneus para a corrida deste domingo.

"A classificação em sétimo lugar foi ‘ok’ hoje. Tínhamos um bom acerto após o treino desta manhã, fiz uma boa volta no Q3 e estou satisfeito por ter poupado um jogo de pneus para a corrida. Que isso me ajude a marcar alguns pontos”, disse.

Já Michael Schumacher foi superado por Adrian Sutil, da Force India, e acabou apenas na nona colocação. O piloto diz que foi até melhor, pois largará no lado limpo da pista.

"A única coisa positiva que posso tirar do treino de hoje é que vou largar do melhor lado da pista no nono lugar. No entanto, existem também coisas que precisamos investigar mais profundamente como os dois primeiros setores que não funcionaram bem para nós hoje”, falou o heptacampeão.

“Como sempre, vamos tentar fazer o melhor que pudermos na corrida de amanhã”, finalizou.

Alonso: "Massa e Button foram melhores"


Fernando Alonso conquistou apenas a quinta colocação no grid de largada do GP da Hungria, que acontece neste domingo às 9h (horário de Brasília) com transmissão da Rede Globo e da Rádio Jovem Pan, com a narração de Téo José.

O espanhol da Ferrari foi superado pela primeira vez na temporada por Felipe Massa, o quarto colocado, e admite que não sabe por qual razão não fez uma segunda volta boa no Q3.

“Não sei porque não melhorei na minha segunda tentativa. Seguramente falhei em algum momento, além disso Massa e Button foram melhores. Nas minhas três últimas voltas fiz o mesmo tempo, não pude fazer algo melhor e eles conseguiram”, disse.

Alonso revela que sabia ser complicado para a Ferrari brigar pela pole position.

“Eles tem um carro melhor e puderam se preservar no Q1 e no Q2 para apertar o ritmo na última parte da sessão. Não creio que a pole de Vettel tenha sido uma surpresa”.

Quanto a estratégia de corrida, Fernando aposta em muitas paradas nos boxes.

“Teremos muitas paradas, seguramente quatro por cada carro, e acredito que alguma será ruim. Espero que nenhuma seja conosco”, concluiu.

Pilotos da Virgin relatam dia difícil em Budapeste


A Virgin não esteve em seus melhores dias e, além de ver a Lotus longe, viu a Hispania bem próxima e o resultado disso foi a última colocação de Jerome D'Ambrosio no grid de largada para o GP da Hungria.

"Não foi um fim de semana fácil, até agora. Ontem o carro estava bom, não perfeito, mas pelo menos tivemos uma boa base para hoje, mas então, infelizmente, foi muito difícil esta manhã. Como não tinha equilíbrio, tive que trabalhar em torno do acerto”, disse Timo Glock, 21º.

“Me esforcei um pouco, mas como a pista estava mais fria, isso mudou o equilíbrio do carro e tive um pouco de subviragem, o que tornou o carro mais lento em uma volta”, disse D’Ambrosio. “Mas tenho certeza de que ainda posso melhorar”, completou.

Kovalainen diz que foi difícil encontrar equilíbrio no carro

A Lotus demonstrou força e mais uma vez ficou à frente de Hispania e Virgin no grid para o GP da Hungria. Segundo Heikki Kovalainen, 19º, ele teve dificuldade para encontrar o acerto ideal, mas conseguiu isso justamente durante o treino classificatório.

“Depois de um de um fim de semana difícil até agora, estou muito satisfeito com a forma como foi a classificação, pois terminou e fui capaz de encontrar um equilíbrio com o carro”, explicou. “Junto com Jarno [Trulli], claramente somos muito mais competitivo aqui e o clima é muito bom em toda a equipe”, finalizou.

Para Trulli, a estratégia será fundamental para um bom desempenho no GP da Hungria.

"Este foi um dia muito bom, apesar de na qualificação não consegui obter tudo o que pude durante a primeira tentativa”, falou. “A diferença entre os dois tipos de pneus significa que a estratégia será decisiva, então vamos ver o que podemos fazer”, encerrou.

Buemi poupou três jogos de pneus


A Toro Rosso colocou um carro no Q2 e um de seus monopostos ficou pelo Q1 neste sábado no treino de classificação no GP da Hungria, na pista de Hungaroring. Jaime Alguersuari aposta no acerto de sue carro para a prova de amanhã.

“Creio que fiz o máximo que podia hoje, considerando que estávamos economizando pneus para a corrida. Acredito que o acerto do nosso carro para a corrida pode ser bastante eficiente, portanto estou confiante para amanhã. Tudo pode acontecer, com 70 voltas e muitas estratégias diferentes, então espero que a nossa funcione”, disse o espanhol.

Por sua vez, Sebastien Buemi, que conseguiu o 18º lugar mas vai largar apenas em 23º por conta da punição recebida no GP da Alemanha, quando foi considerado culpado pelo choque que tirou Nick Heidfeld da prova germânica.

“O fato de eu ter uma punição de cinco lugares no grid condicionou nossa estratégia na classificação desta tarde. Decidimos não usar os pneus super macios hoje, economizando-os para amanhã, o que significa que tenho três jogos novos para a corrida. Com a alta degradação nesta pista, será um fator importante, e espero que me permita ganhar posições. Há uma grande diferença entre pneus completamente novos e aqueles que fizeram apenas algumas voltas, portanto a chave será tentar ultrapassar os carros o quanto antes”, contou.

Oitavo colocado, Sutil comemora bom treino


Mais uma vez, Adrian Sutil superou ao menos um carro da Mercedes no treino de classificação e vai largar em oitavo no GP da Hungria, neste domingo. O piloto alemão ficou muito satisfeito com o resultado, mesmo largando do lado mais sujo da pista.

"Estou muito satisfeito com minha classificação e estou feliz por largar em oitavo. Com relação ao treino da manhã, mudamos algumas coisas para a qualificação e esta tarde o carro estava muito bom, então é ótimo mostrar mais uma vez que somos competitivos em todos os lugares”, disse.

“Sobre a corrida amanhã, a estratégia será fundamental para tentar alguns pontos, mas estamos começando em um bom lugar e estou ansioso por isso”, encerrou.

Paul di Resta, 11º colocado, disse que seu resultado não pode ser considerado ruim.

"Começar em 11º lugar não é tão ruim, mas eu esperava conseguir largar um pouco melhor. Ainda estou em uma boa posição para marcar alguns pontos amanhã e é bom estar começando no lado mais limpo”, explicou.

Massa se diz satisfeito com quarto lugar na Hungria


Pela primeira vez na temporada, Felipe Massa superou Fernando Alonso na classificação em um treino e vai largar na quarta colocação no GP da Hungria, enquanto o espanhol está logo atrás. O brasileiro espera fazer uma boa corrida.

“Espero ter um carro que seja competitivo, como foi parte final da fase de classificação”, disse. “É difícil prever quantos paradas acontecerão na corrida. Quatro não são impossíveis e três são absolutamente prováveis”, prosseguiu.

“O que significa estar à frente de meu companheiro de equipe pela primeira vez este ano? Estou satisfeito, mas o que conta é estar à frente de todos e espero obter isso em breve”, falou.

A única reclamação de Massa é que ele largará no lado sujo da pista e isso pode prejudicar sua prova.

“Não acho que poderia ter ficado abaixo da marca de 1min20s. McLaren e Red Bull são muito fortes e será assim amanhã. Minha única reclamação é largar do lado sujo da pista e sei como isso pode mudar a corrida”, finalizou.

Finalmente Massa supera Alonso no grid de largada


Pela quinta vez em 30 corridas, e a primeira nessa temporada, Felipe Massa larga na frente de seu companheiro de equipe Fernando Alonso na Fórmula 1. O brasileiro alinha na 4ª posição do grid para o GP da Hungria, 11ª etapa do Mundial 2011, enquanto que Alonso será o quinto colocado. A diferença de tempo entre os dois foi de 0s015.


A pole-position em Hungaroring ficou com Sebastian Vettel – a oitava do piloto alemão neste ano e a 11ª da equipe Red Bull, que ainda não foi batida em treinos de classificação nesse campeonato. E pela quinta vez, também, Fernando Alonso largará da quinta colocação em 2011. Será a segunda vez, no Mundial, que Felipe Massa alinha em segundo lugar.

Veja todas as posições de largada de Massa em 2011*:

Austrália: 8º (5º)
Malásia: 7º (5º)
China: 6º (5º)
Turquia: 10º (5º)
Espanha: 8º (4º)
Mônaco: 6º (4º)
Canadá: 3º (2º)
Europa: 5º (4º)
Grã-Bretanha: 4º (3º)
Alemanha: 5º (4º)
Hungria: 4º (5º)

*Entre parêntese as posições de largada de Fernando Alonso no ano

KERS voltou a ser problema para Barrichello


Rubens Barrichello creditou a sua 15ª posição no grid de largada do GP da Hungria a problemas na Williams. O piloto conseguiu se classificar à frente de seu companheiro de equipe, Pastor Maldonado, mas o baixo rendimento de seu carro não o ajudou a avançar para a parte final do treino.

“Não posso ficar enxergando apenas o lado ruim das coisas. Consegui salvar pelo menos dois jogos de pneus para a corrida”, disse o piloto, que também falou da falha do KERS de seu carro.

“Quando fui sair do Box o botão do KERS ficou apertado e com isso já perdi toda a carga que teria. É claro que depois ele se recarregou, mas com isso acabei perdendo dois décimos com isso”, concluiu.

Na Hungria, Vettel volta a largar na pole position


O treino não foi muito animado, mas mostrou que Ferrari e McLaren iriam dificultar a vida da Red Bull neste final de semana na Hungria. Na primeira parte, Lewis Hamilton foi o primeiro, enquanto Fernando Alonso foi o maisrápido, com o melhor tempo do final de semana até aquele momento, na segunda parte da atividade.
No Q3, Sebastian Vettel mostrou que a Red Bull estava dentro na briga pela vitória e conseguiu a pole para corrida deste final de semana. A dupla da McLaren ficou logo atrás e Felipe Massa superou Alonso pela primeira vez no ano e largará em quarto.

A largada das 70 voltas do GP da Hungria está marcada para as 9h (de Brasília).

Veja o treino em detalhes

O primeiro piloto a entrar na pista foi Daniel Ricciardo, da Hispania, e fez 1min28s055. Vitantonio Liuzzi entrou e diminuiu o tempo em pouco mais de 0s2. Não demorou para os pilotos das equipes de ponta entrarem para tentar uma volta rápida.

Sebastian Vettel entrou e cravou 1min22s387 e estava na liderança, mas Lewis Hamilton, o melhor dos dois treinos de sexta-feira, e fez 1min21s636. Os oito principais pilotos ocupavam as primeiras colocações faltando pouco mais de seis minutos para o final da atividade.

Fernando Alonso, com 1min21s578, assumiu a liderança do treino e deixou Hamilton na segunda colocação. Vettel era o terceiro colocado, com Jenson Button em quarto.

Rubens Barrichello, com 1min23s075, conseguiu o 14º tempo e estava de volta ao Q2 depois de algumas corridas. Sebastien Buemi, Heikki Kovalainen, Jarno Trulli, Timo Glock, Vitantonio Liuzzi, Daniel Ricciardo e Jerome D'Ambrosio ficaram de fora da segunda parte do treino.

No Q2, o primeiro piloto a entrar na pista foi Vettel, que parecia ter algum problema no uso do KERS, e fez 1min21s095. Sergio Pérez, da Sauber, e Paul di Resta, da Force India, foram os outros que conseguiram tempo logo no início da segunda parte.

Foto: EFE

Hamilton entrou e conseguiu 1min21s105 e era o segundo, mas logo os dois primeiros foram superados por 1min20s890 de Mark Webber, que era o melhor tempo do final de semana. E logo ele foi superado por Button, com 1min20s578.

Alonso superou o tempo de Button com o tempo de 1min20s262 e tinha o melhor tempo. 

Nos minutos finais da segunda parte da atividade, apenas alguns pilotos foram à pista em busca da última vaga no Q3. Pérez e Adrian Sutil conseguiram as duas últimas vagas na fase final do treino, e Paul di Resta, Vitaly Petrov, Kamui Kobayashi, Nick Heidfeld, Rubens Barrichello, Jaime Alguersuari e Pastor Maldonado foram eliminados.

Na parte final do treino, quem foi o primeiro a ir à pista foi Alonso e cravou 1min20s365, mas Hamilton fez 1min19s978 e estava em primeiro. Vettel conseguiu apenas 1min20s045 e era o segundo colocado.

Vettel conseguiu 1min19s815 e é o pole position no GP da Hungria, com Hamilton em segundo, Button em terceiro e Massa na quarta colocação. Alonso foi apenas o quinto.

Veja o grid de largada para o Grande Prêmio da Hungria:

1.  Sebastian Vettel - Red Bull - 1min19s815s
2.  Lewis Hamilton – McLaren – a 0s163
3.  Jenson Button – McLaren – a 0s209
4.  Felipe Massa – Ferrari – a 0s535
5.  Fernando Alonso – Ferrari – a 0s550
6.  Mark Webber - Red Bull – a 0s659
7.  Nico Rosberg – Mercedes – a 1s283
8.  Adrian Sutil - Force India – a 1s630
9.  Michael Schumacher – Mercedes – a 2s092
10.  Sergio Perez – Sauber - Sem tempo

11.  Paul di Resta - Force India – a 1s994
12.  Vitaly Petrov - Lotus Renault – a 2s022
13.  Kamui Kobayashi – Sauber – a 2s173
14.  Nick Heidfeld - Lotus Renault – a 2s208
15.  Rubens Barrichello – Williams – a 2s422
16.  Jaime Alguersuari - Toro Rosso – a 2s717
17.  Pastor Maldonado – Williams - Sem tempo

18.  Sebastien Buemi - Toro Rosso – a 2s492
19.  Heikki Kovalainen – Lotus – a 2s784
20.  Jarno Trulli – Lotus – a 2s956
21.  Timo Glock – Virgin – a 4s716
22.  Vitantonio Liuzzi – Hispania – a 4s745
23.  Daniel Ricciardo – Hispania – a 4s901
24.  Jerome D'Ambrosio – Virgin – a 4s932

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tive um problema, mas não justifica 1s atrás de Rosberg, diz Schumacher


Diferente de Michael Schumacher, Nico Rosberg estava bastante satisfeito com o desempenho de sua Mercedes e afirmou que a sexta colocação é um bom lugar do grid de largada para o GP da Alemanha.

"O sexto lugar é um bom para começar amanhã e mesmo com condições do tempo diferentes, acho que nós podemos ter uma boa corrida de lá", disse ele. "Estou feliz com o trabalho de configuração que alçamos este fim de semana e as novas peças estão trabalhando bem, o que é muito gratificante".

"Podemos ver que estamos indo na direção certa. Deve ser uma corrida emocionante amanhã e espero que eu possa ir bem na frente de todos os torcedores alemães", finalizou.

Barrichello teve problemas com o KERS em Nürburgring


A Williams conseguiu neste sábado, em Nüburgring, a sétima fila para o grid de largada do GP da Alemanha. Pastor Maldonado, o 13º, esperava ter um carro mais competitivo nas mãos hoje.



"Foi uma sessão difícil para nós. Estávamos procurando ser mais competitivos que isso, mas não foi o suficiente para estar no Q3. Ontem trabalhamos no ritmo de corrida e temos chance de marcar pontos", declarou.



Por sua vez, Rubens Barrichello que ficou em 14º, lamenta o fato de não poder usar o KERS no traçado germanico.



"Sabiamos que iamos ter que lutar muito com o carro, já que não fomos capazes de usar o KERS aqui. Não tinhamos um equilibrio ideal para o carro. Precisamos analisar isso com maiores detalhes e buscar um bom tirmo de corrida para amanhã", falou.

Hamilton admite surpresa por segunda colocação na Alemanha

A segunda colocação da McLaren não foi apenas surpreendente para algumas pessoas, mas também foi para Lewis Hamilton, que comemorou muito a volta que fez ainda dentro do carro.



"Eu, definitivamente, subestimei como o carro estaria hoje e a volta foi linda. Foi uma das mais felizes e reconfortantes voltas que eu já tive", falou o inglês. "Foi definitivamente a melhor sessão de qualificação que me lembro, pelo menos neste ano. A primeira parte foi fantástica e última volta foi excelente. Nunca pensei que ficaria tão perto da Red Bull".



O piloto fez questão de agradecer a equipe, que, segundo ele, fez um trabalho muito bom entre o GP da Inglaterra e o treino deste sábado.



"Dou um grande parabéns à minha equipe, que fez um esforço fantástico. Durante todo o fim de semana tivemos motivação constante para trazer atualizações e melhorar o motor, o que ajudou de forma maciça", explicou.



"Em Silverstone, lutamos com as mudanças de regras, a falta de estabilidade nas curvas e esse tipo de coisa, por isso ficamos atrás e não havia nada que pudéssemos fazer. Este fim de semana, (a mudança de regra) não parece ter afetado a Ferrari e a Red Bull, mas nos permitiu voltar à luta", finalizou.

Kobayashi terá que fazer prova de recuperação

A Sauber levou Sergio Perez ao Q2, onde ele conquistou o 15º lugar no grid de largada. Kamui Kobayashi ficou apenas com o 18º lugar e não pôde tentar uma colocação melhor nas demais fases da sessão de classificação neste sábado em Nürburgring. O mexicano espera lutar por pontos neste domingo.



"Nosso desempenho geral não foi bom aqui. Lutamos bastante aqui em Nürburgring e minha melhor volta até aqui foi boa, não tenho do que reclamar. Talvez eu pudesse ter feito um tempo dois décimos melhor. Farei de tudo para lutar por pontos amanhã", declarou.



O japones lamentou não ter avançado para o Q2 neste sábado.



"Claro que é decepcionante ficar fora do Q1. Foi uma classificação dificil e minha volta rápida não foi perfeita, tive tráfego na frente e atrás. A única coisa positiva é que tenho um jogo de pneus macios e farei de tudo poarame recuprar na corrida", comentou.

Alonso é o último vencedor na Alemanha

Fernando Alonso é o último vencedor do GP da Alemanha de Fórmula 1. O espanhol venceu a prova no ano passado, disputada na pista de Hockenheim, depois de largar da segunda colocação e de uma polêmica ordem da equipe Ferrari que obrigou o brasileiro Felipe Massa a ceder sua colocação na corrida para o companheiro.



Mark Webber, pole-position da edição 2011, marcada para esse domingo (24), venceu em 2009 pilotando um carro da Red Bull. O alemão Sebastian Vettel, companheiro de Webber na escuderia austríaca, atual campeão, nunca venceu pilotando diante de seus torcedores. Seu melhor resultado foi um 2º lugar na temporada de 2009.



Ao longo dos vinte últimos GPs disputados na Alemanha, de uma história que começou em 1951, duas vitórias brasileiras: Ayrton Senna em 1990 e Rubens Barrichello em 2000. Michael Schumacher venceu quatro provas nesse período e Fernando Alonso ganhou duas. Confira os vencedores*:



1990: Ayrton Senna - McLaren/Honda

1991: Nigel Mansell - Williams/Renault

1992: Nigel Mansell - Williams/Renault

1993: Alain Prost - Williams/Renault

1994: Gerhard Berger- Ferrari

1995: Michael Schumacher - Benetton/Renault

1996: Damon Hill - Williams/Renault

1997: Gerhard Berger - Benetton/Renault

1998: Mika Häkkinen - McLaren/Mercedes

1999: Eddie Irvine - Ferrari

2000. Rubens Barrichello - Ferrari

2001: Ralf Schumacher - Williams/BMW

2002: Michael Schumacher - Ferrari

2003: Juan Pablo Montoya - Williams/BMW

2004: Michael Schumacher - Ferrari

2005: Fernando Alonso - Renault

2006: Michael Schumacher - Ferrari

2008: Lewis Hamilton - McLaren/Mercedes

2009: Mark Webber - Red Bull/Renault

2010: Fernando Alonso – Ferrari



*Estatística desde 1990. Não houve disputa em 2007

Sauber renova com seus pilotos


A Sauber oficializou a continuidade de sua atual dupla de pilotos formada pelo japonês Kamui Kobayashi e pelo mexicano Sergio Pérez, além da renovação com o piloto de testes Esteban Gutierrez. O vinculo do trio termina no final de 2012.

A continuidade dos pilotos foi comentada por Peter Sauber, chefe do time suíço, garantindo que a escuderia está plenamente satisfeita com os serviços prestados por seus competidores.

"Estamos muito contentes com os nossos pilotos. Kamui evoluiu muito bem em sua pilotagem neste ano. Embora seja somente a sua segunda temporada completa, ele já está assumindo as responsabilidades que naturalmente recaem para o piloto mais experiente da equipe", declarou o dirigente.

"Estamos muito satisfeitos com eles pessoal e profissionalmente. Tínhamos a opção de trabalhar com eles no ano que vem e não havia nenhuma dúvida de que exerceríamos esta opção", comentou.

Massa prevê mais ultrapassagens na Hungria

Felipe Massa diz que Budapeste será para sempre uma parte de sua história pessoal. O piloto da Ferrari sofreu o pior acidente de sua carreira na pista de Hungaroring em 2009. Neste próximo final de semana, a Fórmula 1 desembarca na Hungria para a realização da 11ª etapa da temporada 2011. A prova acontece no domingo, dia 31, às 09h00 (horário de Brasília).

Massa planeja visitar os funcionários do hospital militar de Budapeste onde ficou internado, durante vários dias, em coma e iniciou sua recuperação. "Claramente, depois do que aconteceu há dois anos, Budapeste e os húngaros são uma parte importante da minha história pessoal", disse Felipe ao site oficial Ferrari.

"Eu passei algum tempo em Budapeste. Foi como uma vitória para mim e as pessoas daqui se sentem parte dessa vitória", seguiu o brasileiro.

Felipe Massa, depois da boa performance no GP da Alemanha, mostra-se otimista para o GP da Hungria: "podemos ser otimistas e imaginar outro fim de semana positivo". O piloto entende que as características da pista em combinação com os pneus poderão ser favoráveis. "Além disso, as altas temperaturas também estarão ao nosso lado".

"Neste ano, com certeza, haverá mais ultrapassagens (em Hungaroring). Nosso o objetivo é vencer o maior número possível de corridas até a etapa final no Brasil. Então, acredito que nossa torcida pode esperar um bom show."

Hamilton chega a sua 16º vitória na F-1

Lewis Hamilton alcançou neste domingo sua 16ª vitória na Fórmula 1, empatando em número de triunfos com o atual campeão da categoria, Sebastian Vettel. O inglês da McLaren conseguiu em Nürburgring sua segunda conquista no ano e o resultado o levou para a terceira posição no campeonato com 134 pontos, 82 atrás do alemão da Red Bull, que lidera a temporada.



Hamilton estreou na F-1 em 2007, impressionando com sua velocidade e disposição para brigas contra seu então companheiro de equipe, Fernando Alonso. A dupla tornou-se uma das mais explosivas na história do time, que brigou pelo título daquele ano até a última etapa, no Brasil. A sorte, contudo sorriu para Kimi Raikkonen, que foi o campeão daquele campeonato. O piloto triunfou no Canadá, Estados Unidos, Hungria e Japão, somando 109 pontos e ficando com o vice-campeonato.

No ano seguinte, o primeiro título. Hamilton teve como adversário outro piloto da Ferrari, Felipe Massa e a decisão só aconteceu no Brasil, numa das mais épicas decisões de campeonato, quando o ferrarista venceu, mas o inglês conseguiu ultrapassar o então piloto da Toyota, Timo Glock, chegando em quinto e levando a taça para casa. Lewis somou 98 pontos e venceu cinco corridas: Austrália, Mônaco, Inglaterra, Alemanha e China.

Na temporada de 2009, um começo com problemas, quando ele acabou sendo investigado pela FIA por mentir aos comissários de prova. A defesa de título não foi aquela que ele esperava, tanto que ele terminou o campeonato na quinta posição, longe do campeão, Jenson Button. Naquele campeonato, Hamilton venceu duas vezes, na Hungria e em Cingapura.

Em 2010, Lewis voltou a estar presente na briga pelo título, quando ele chegou na prova de Abu Dhabi como um dos candidatos a ficar com o troféu, que ficou com Vettel e a Red Bull. No fim da temporada ele somou 240 pontos e obteve a quarta colocação. O inglês venceu as corridas da Turquia, Canadá e Bélgica.

Confira todos os vencedores de 2011:

Austrália: Sebastian Vettel
Malásia: Sebastian Vettel
China: Lewis Hamilton
Turquia: Sebastian Vettel
Espanha: Sebastian Vettel
Mônaco: Sebastian Vettel
Canadá: Jenson Button
Europa: Sebastian Vettel
Inglaterra: Fernando Alonso
Alemanha: Lewis Hamilton

"Eu odeio ordens de equipe", afirma Button


Em entrevista para o diário espanhol Marca, o britânico Jenson Button deixou claro que não existem ordens de equipe dentro da equipe McLaren. Pelo menos nesta sua parceria com o, também, piloto inglês Lewis Hamilton. Recentemente viu-se, na Fórmula 1, a equipe Red Bull tentar recorrer a esse artifício em benefício do atual campeão Sebastian Vettel.

"Eu odeio ordens de equipe", foi taxativo Jenson Button. "Não acho que é uma coisa boa para F1, embora muitas pessoas discordem de mim. A coisa boa para mim é que na minha equipe não haverá ordens de equipe", continuou.

"O bom é que Lewis e eu temos liberdade para nos atacar. Nste ano batemos os dois juntos uma vez, mas na maioria das vezes, e nós corremos juntos por dois anos, o que é muito, tivemos grandes corridas e muita ação", comentou.

"Não gosto de ordens de equipe", reiterou. "Haverá outras equipes que as utilizam, mas isso não vai acontecer (na McLaren)", afirmou.

Jenson Button desembarca neste final de semana em Budapeste, na Hungria, para a disputa da 11ª etapa da temporada 2011 no domingo (31).