domingo, 6 de abril de 2008

De ponta a ponta, Massa garante a primeira vitória do ano

Manama (Bahrein) - O brasileiro Felipe Massa assegurou sua primeira vitória na temporada 2008 da Fórmula 1, neste domingo, e a segunda da carreira no GP do Bahrein. Na terceira etapa do calendário, o piloto da Ferrari dominou a prova de ponta a ponta e repetiu o topo do pódio de 2007. Já a Ferrari garantiu uma dobradinha.

Redimindo-se das más performances nas etapas da Autrália e da Malásia, nas quais não completou a prova, o paulista somou seus primeiros dez pontos na classificação e voltou à briga pelo título. A segunda posição ficou com seu companheiro de equipe Kimi Raikkonen. No ano passado, Massa também havia ido mal nas duas etapas iniciais, depois venceu no Bahrein e completou o serviço vencendo também na Espanha.

O polonês Robert Kubica, que largou na pole, a primeira de sua carreira, terminou em terceiro seguido pelo companheiro de equipe Nick Heidfeld. Se para a Ferrari o final de semana foi excelente, a McLaren teve altos e baixos. Conseguiu a quinta colocação com Heikki Kovalainen, mas amargou uma péssima corrida com o inglês Lewis Hamilton, 13º colocado.

Com problemas desde a sexta-feira, quando bateu durante os treinos livres, Hamilton passou o final de semana com dificuldades. Quarto no grid, ele dizia que não tinha encontrado o ajuste certo do carro e ainda na segunda volta precisou passar nos boxes porque perdeu a asa dianteira. Dai por diante, foi só tentar evitar o pior, que esteve próximo de ser muito ruim mesmo, com uma classificação inferior à Williams de Kazuki Nakajima (14º).

O resultado deste domingo colocou o atual campeão Raikkonen na liderança do Mundial de pilotos com 19 pontos. Em segundo aparece Heidfeld com 16, seguido por Kovalainen e Hamilton com 14 cada.

Além da Ferrari, a BMW-Sauber também teve motivos de sobra para comemorar. As boas performances de Kubica e Heidfeld colocaram a escuderia na liderança do Mundial de Construtores.

Os outros brasileiros da categoria tiveram um dia difícil na pista. O veterano Rubens Barrichello travou uma batalha dura, mas não conseguiu ultrapassar Fernando Alonso nas últimas voltas. Barrichello foi 11º com o espanhol em 10º. Já Nelsinho Piquet teve problemas com o carro e parou faltando 16 voltas para o final.

A equipe tem 30 pontos na classificação. A Ferrari é a segunda com 29 pontos, seguida pela McLaren com 28.

Veja como ficou a classificação final da etapa:

1 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1min35s790
2 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – a 3s3
3 - Robert Kubica (POL/BMW-Sauber) – a 4s9
4 - Nick Heidfeld (ALE/BMW-Sauber) – a 8s4
5 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren Mercedes) – a 26s7
6 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) – a 41s3
7 - Mark Webber (AUS/Red Bull Renault) – a 45s4
8 - Nico Rosberg (ALE/Williams Toyota) – a 55s8
9 - Timo Glock (ALE/Toyota) – a 69s5
10 - Fernando Alonso (ESP/Renault) – a 77s1
11 - Rubens Barrichello (BRA/Honda) – a 77s8
12 - Giancarlo Fisichella (ITA/Force Índia Ferrari) – a 1 volta
13 - Lewis Hamilton (ING/McLaren Mercedes) – a 1 volta
14 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams Toyota) – a 1 volta
15 - Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso Ferrari) – a 1 volta
16 - Anthony Davidson (ING/Super Aguri Honda) – a 1 volta
17 - Takuma Sato (JAP/Super Aguri Honda) – a 1 volta
18 - David Coulthard (ESC/Red Bull Renault) – a 1 volta
19 - Adrian Sutil (ALE/Force Índia Ferrari) – a 2 voltas

Não completaram:
14. Nelsinho Piquet (BRA/Renault) -
Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso Ferrari)
Jenson Button (ING/Honda) -

Massa comemora volta por cima com o bi no Bahrein

Sakhir (Bahrein) - Depois de duas corridas inacabadas nas primeiras etapas da Fórmula 1, o brasileiro Felipe Massa não poderia resumir de outra forma a vitória deste domingo no GP do Bahrein. 'Foi um dia sensacional!', comemorou o piloto, que já tinha vencido na mesma pista em 2007.

'As últimas semanas não foram nada agradáveis e nada como um dia bom para apagar outro ruim', disse o piloto, que investiu na concentração para dar a volta por cima na pista. 'Vim sabendo que teria de fazer uma corrida de concentração, sem errar, precisando levar o carro para casa. Sabia que as últimas duas tinham sido um desastre', lembra.

Somando os dez primeiros pontos na classificação do Mundial de pilotos, Massa teve um fim de semana de muita regularidade na pista em Sakhir. Segundo no grid, ele destacou a boa performance de sua Ferrari.

'Comecei largando praticamente na pole e tivemos um ritmo muito forte', avaliou o brasileiro. 'Sabia que tinha um carro sensacional', completou, ressaltando as boas respostas do monoposto a seus comandos na corrida.

O mal início de temporada havia feito Massa enfrentar todo tipo de situação nos últimos dias. O brasileiro recebeu críticas a sua atuação, foi responsabilizado por parte dos erros cometidos e tornou-se alvo de boatos de demissão.

Após o desmentido da boataria, restou ao piloto tentar provar na pista que ainda tem condições de figurar entre os concorrentes ao título. No momento, seu companheiro de equipe Kimi Raikkonen é o líder da classificação com 19 pontos. A vice-liderança pertence a Nick Heidfeld com 16 pontos. Heikki Kovalainen e Lewis Hamilton dividem a terceira posição com 14 pontos cada.

Com problema no carro, Nelsinho Piquet abandona prova


Manama (Bahrein) - O GP do Bahrein acabou mais cedo para o brasileiro Nelsinho Piquet. O brasileiro abandonou a corrida, faltando 16 voltas para o final. O motivo foram problemas no câmbio da sua Renault. Nelsinho já tinha começado o dia reclamando da condição antes mesmo da largada.

'A gente não tem certeza direito. Pode ser parte de eletrônica, mas foi basicamente isto', resumiu o piloto em entrevista à Globo logo após deixar a pista.

Até o momento, três carros deixaram a prova. Além do piloto da Renault, também estão fora Jenson Button, da Honda, e Sebastian Vettel, da Toro Rosso.

No pelotão da frente, Nick Heidfeld ocupa a liderança, mas ele ainda não fez sua segunda parada nos boxes. Já com duas paradas e logo atrás estão as Ferraris de Felipe Massa e Kimi Raikkonen.

Raikkonen lamenta problemas, mas comemora liderança

Sakhir (Bahrein) - O finlandês Kimi Raikkonen terminou em segundo lugar no GP do Bahrein de Fórmula 1, neste domingo. A vitória ficou com o brasileiro Felipe Massa, mas foi Raikkonen quem assumiu a liderança da classificação no Mundial de Pilotos.

Atual campeão da categoria, ele soma 19 pontos na tabela. Três a mais que Nick Heidfeld, o vice-líder.

Satisfeito por seguir para a fase européia do Mundial na ponta, Raikkonen comemora o bom desempenho neste final de semana, mas lamenta os problemas enfrentados. 'Foi uma corrida difícil', analisa. 'Em alguns momentos, não pude direcionar o carro da forma certa. Mas foi muito importante chegar em segundo e liderar o Mundial'.

Segundo ele, problemas no primeiro pit stop, no qual ficou 9s6, tornaram a parada um pouco mais longo do que era planejado. Apesar disso, ele garante que o contratempo não influiu no resultado da prova. 'Tivemos problemas e durou um pouco mais que o previsto, mas acho que isto não mudaria nada na corrida'.

Sem um ajuste ideal durante todo o final de semana, ele considera o saldo do campeonato bastante satisfatório até agora. 'O resultado final nas três etapas foi muito bom e prova que tive um bom começo'.