sábado, 6 de outubro de 2007

Desânimo: Alonso vai largar três posições atrás do companheiro de equipe. Sem muita



motivação, alfineta Hamilton e McLaren

Desanimado, Alonso alfineta Hamilton e McLaren

Xangai (China) - Largando três posições atrás do líder Lewis Hamilton e precisando reverter uma vantagem de 12 pontos pertencentes ao inglês para ficar com o título, o espanhol Fernando Alonso praticamente jogou a toalha. Logo após os treinos classificatórios para o GP da China, ele deixou o silêncio que marcou a sexta-feira e admitiu sua falta de motivação em buscar a virada.

“Estou indo para a corrida sem nenhum ânimo. Muito pouco. Tenho que recuperar muitos pontos e a única esperança que tenho é uma corrida com chuva, com problemas para os outros e sorte para mim. De resto, sei que reverter a vantagem dele em uma corrida seca vai ser impossível”, reconheceu o atual bicampeão mundial.

Apesar de considerar o provável título de Hamilton justo (“Se alguém soma mais pontos que você, é porque trabalhou melhor”), ele não poupa o rival de críticas. “Não penso mais neste campeonato. Ele foi decidido fora das pistas”, comentou a emissora Sky TV. No GP do Japão, Hamilton foi acusado de provocar um acidente envolvendo Mark Webber e Sebastien Vettel. Mesmo assim, não foi punido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

“Você vai lá ouvir o que o Charles Whiting (chefe de segurança da categoria) e os comissários de prova têm a dizer. Vinte e um pilotos possuem uma opinião, mas a dele é diferente. Então, é o mesmo que conversar com a parede”, lamentou o piloto da McLaren. “Acho que o destino não quis que este fosse o meu ano de sorte”, emendou.

Alonso também não poupou a equipe de Ron Dennis. “Cheguei aqui depois de ganhar dois títulos, ajudei a melhorar o carro de um time que ano passado brigava para entrar na parte final do treino de classificação e não tive um tratamento de todo bom”, afirmou Alonso que garante ainda não saber em qual equipe estará na temporada 2008, mas a situação dele em Woking parece cada vez mais insustentável, como mostra o comentário delesobre a reclamação de Ron Dennis na China, que disse estar incomodado com o silêncio do espanhol.

“Vale mais calar do que mentir. Isso está claro. Dennis deveria fazer mais isso e acho que a equipe iria melhor. Acredito que muitos dos problemas da McLaren fora das pistas este ano foram provocadas em grande parte pelas coisas dele. Coulthard, Montoya e Raikkonen foram embora da equipe e todos encontraram muita felicidade. Deve ter algum motivo”, alfinetou.

Hamilton conquista pole e se aproxima do título



GP da China

Hamilton conquista pole na China e se aproxima do título

Xangai (China) - Durante todo o final de semana, ele ficou atrás dos concorrentes diretos ao título. Mas na hora que precisou, o inglês Lewis Hamilton tratou de voar na pista e conquistou a pole position para o GP da China de Fórmula 1.

No treino desta madrugada de sábado, sem o aguardado tufão e com muito sol na pista, ele cravou o tempo de 1min35s908 e deu o primeiro passo para a conquista antecipada do título. Se mantiver a posição na prova deste domingo, ele assegura a taça do Mundial de Pilotos e virá ao GP Brasil apenas para festejar a excelente temporada de estréia.

Para completar a felicidade do novato, o seu maior concorrente pela taça, o espanhol Fernando Alonso, sai apenas na quarta colocação, com o tempo de 1min36s576. Mais rápido nos três treinos livres em Xangai, o finlandês Kimi Raikkonen larga na segunda posição, com 1min36s044, seguido pelo brasileiro Felipe Massa.

Com 12 pontos de vantagem na liderança, Hamilton só precisa deixar a China com 11 pontos de frente para Alonso e Raikkonen para tornar-se o primeiro piloto a vencer o Mundial em sua temporada de estréia. Para o finlandês manter suas chances, o inglês sequer pode terminar entre os cinco primeiros. Mas as posições no grid mostram que eles terão trabalho contra o inglês, que foi superado em todos os treinos pela dupla, mas soube mostrar a força na hora que precisava.

Mesmo no treino oficial, o estreante guardou o bote para o instante decisivo. Nas duas primeiras partes, Raikkonen fora o melhor com sobras e mostrava ser o candidato à pole. Porém tudo mudou na última tentativa. Assim como aconteceu no Japão, Hamilton foi excepcional, obteve a melhor volta e apenas aguardou os rivais completarem as suas para festejar a pole e o passo importante rumo à inédita conquista.

A frustração do treino oficial foi a participação da Renault. Após ir ao pódio pela primeira vez na temporada com o segundo lugar de Heikki Kovalainen no Japão, a equipe sequer disputou a superpole neste sábado. O finlandês foi o terceiro pior na segunda parte da sessão e larga em 14º, contudo melhor que o 18º lugar de Giancarlo Fisichella, que nem passou da primeira fase.

O italiano formará a nona fila do grid de largada com o brasileiro Rubens Barrichello, da Honda, que repetiu a pífia performance do Japão e sai outra vez na 17ª colocação, com 1min37s251. A largada em Xangai está prevista para às 3 horas (de Brasília) deste domingo.

Veja abaixo o grid de largada para o GP da China:

1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min35s908
2 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min36s044
3 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min36s221
4 - Fernando Alonso (ESP/McLaren) - 1min36s576
5 - David Coulthard (ESC/Red Bull) - 1min37s619
6 - Ralf Schumacher (ALE/Toyota) - 1min38s013
7 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min38s153
8 - Nick Heidfeld (ALE/BMW-Sauber) - 1min38s455
9 - Robert Kubica (POL/BMW-Sauber) - 1min38s472
10 - Jenson Button (ING/Honda) - 1min39s285
11 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso) - 1min36s862
12 - Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso) - 1min36s891
13 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min36s959
14 - Heikki Kovalainen (FIN/Renault) - 1min36s991
15 - Anthony Davidson (ING/Super Aguri) - 1min37s247
16 - Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min37s483
17 - Rubens Barrichello (BRA/Honda) - 1min37s251
18 - Giancarlo Fisichella (ITA/Renault) - 1min37s290
19 - Alexander Wurz (AUT/Williams) - 1min37s456
20 - Takuma Sato (JAP/Super Aguri) - 1min38s218
21 - Adrian Sutil (ALE/Spyker) - 1min38s668
22 - Sakon Yamamoto (JAP/Spyker) - 1min39s336

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Bilheterias de Interlagos abrem neste sábado para entrega de meia-entrada

As bilheterias do autódromo de Interlagos abrirão a partir deste sábado, 6 de outubro, para entrega de ingressos de meia-entrada para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 já reservados e pagos pelo site oficial do evento. O GP Brasil acontece nos dias 19, 20 e 21 de outubro.

Haverá também venda de ingressos para os treinos de sexta e a sábado nos setores A, M, e F, e de sexta no setor G, com preço a partir de R$ 60. Os ingressos para a corrida, que acontece no domingo, estão esgotados.

Para retirar seu ingresso de meia-entrada, o comprador deverá comparecer pessoalmente ao local munido da documentação solicitada. Haverá verificação da documentação no momento da retirada do ingresso e da entrada no autódromo nos dias do evento.

As bilheterias funcionarão de 6 a 18 de outubro, das 9h às 17h, nos dias 19 e 20 de outubro, das 7h às 17h, e no dia 21 de outubro, das 7h às 12h.

Veja preços dos ingressos para os treinos e mapa do autódromo.


Mais informações para a imprensa:
Marilia Frias

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Simulado Geral testa segurança para o GP Brasil de F1


Para garantir a segurança dos pilotos e do público no 36º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 será realizado neste sábado, 6 de outubro, um Simulado Geral do evento no autódromo de Interlagos. O GP Brasil acontece nos dias 19, 20 e 21 de outubro.

O objetivo da ação é verificar a agilidade das equipes envolvidas na organização em situações de emergência, como acidentes na pista, que serão simulados por monopostos da Fórmula Brasil. Como em uma prova real, as equipes de resgate não saberão onde nem quando acontecerão os incidentes.

Haverá também testes de combate a focos de incêndio, verificação de velocidade de reparo em sistemas elétricos, hidráulicos e de telefonia. Participam do Simulado Geral cerca de 800 pessoas, incluindo bombeiros, equipes de sinalização e profissionais do Hospital São Luiz. Todos esses treinos já foram realizados anteriormente em separado, e, caso algum dos resultados não seja considerado satisfatório pela Direção da Prova, os testes serão repetidos no domingo.

Após o Simulado, os 20 médicos do hospital São Luiz que trabalham no resgate em pista passarão pelo curso de reciclagem de PHTLS (Prehospital Trauma Life Support). O curso, desenvolvido nos Estados Unidos, é ligado à Faculdade de Medicina da USP e deve ser revalidado a cada quatro anos. O responsável é o cirurgião geral Fernando Novo, titular da disciplina de Traumas no Hospital das Clínicas. Dr. Novo também integra a equipe de resgate do GP Brasil, que tem como diretor médico Dino Altmann.

O PHTLS é composto por aula teórica e treinamento prático, ambos adaptados a situações de emergência do automobilismo. Os médicos treinarão a retirada de pilotos de carro em um Fórmula 3, entubação e outros procedimentos.


Atenção:
O Simulado Geral começa às 8h e terá duração aproximada de quatro horas. Os jornalistas estão convidados a acompanhar a ação. Solicitamos confirmação de presença por este e-mail.

Mais informações para a imprensa:
Marilia Frias
imprensa@gpbrasil.com.br

domingo, 30 de setembro de 2007

Sob forte chuva, Lewis Hamilton vence GP do Japão

Rumo ao título


Sob forte chuva, Hamilton vence GP do Japão

Tóquio (Japão) - Em uma corrida disputada debaixo de forte chuva e que teve cerca de 25% das voltas realizadas com a presença do safety car, o inglês Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio do Japão neste domingo e deu um grande passo rumo à conquista do título mundial logo em sua primeira participação na Fórmula 1.

Além de cruzar a linha de chegada na ponta, o piloto da McLaren ainda contou com o abandono do espanhol Fernando Alonso para ampliar a vantagem na classificação – Hamilton foi a 107 pontos contra 95 do seu companheiro de equipe.

A segunda posição neste domingo ficou com o finlandês Heikki Kovalainen, que conseguiu o primeiro pódio da Renault na temporada. Kimi Haikkonen, da Ferrari, chegou em terceiro e foi a 90 pontos na tabela. O brasileiro Felipe Massa, também da Ferrari, foi o sexto e deu adeus definitivamente à disputa do título (tem, agora, 81 pontos).

Pouco antes do horário marcado para o início da corrida, a direção da prova anunciou que a largada seria feira em movimento, atrás do safety car, por motivos de segurança em função da pista extremamente molhada em Fuji – choveu durante todo o dia na região do circuito.

Felipe Massa rodou ainda nas voltas de aquecimento, precisou se dirigir aos boxes trocar os pneus por ordem da direção da prova e, com isso, foi obrigado a ir para o final do grid. Pouco depois, com duas voltas completadas e ainda com o safety car conduzindo a fila, foi a vez do finlandês Kimi Raikkonen fazer a troca forçada dos pneus e se posicionar na última posição.

Nas conversas entre pilotos e equipes pelo rádio, a reclamação das condições da pista era constante. Mesmo assim, a prova seguia com o safety car em cena. Com 11 voltas completadas das 67 previstas, o italiano Vitantonio Liuzzi, da Toro Rosso, foi aos boxes para colocar combustível. O japonês Sakon Yamamoto, da Spyker, fez o mesmo na volta seguinte.

Diante das circunstâncias pouco comuns, a Ferrari decidiu chamar seus dois pilotos para reabastecimento. Raikkonen foi primeiro, com 14 voltas completadas. Na seqüência, Massa não só colocou mais gasolina que seu companheiro de equipe como fez uma nova troca de pneus, além de uma ligeira alteração na asa dianteira.

Rubens Barrichello, Takuma Sato e Jarno Trulli foram outros a se dirigirem aos boxes antes da largada, que finalmente aconteceu com 19 voltas completadas. Hamilton manteve a ponta em duelo com Alonso. Atrás deles, muito pouca visibilidade. E quem se deu bem foi o alemão Sebastian Vettel, da Toro Rosso, que assumiu a terceira posição.

Restando 45 voltas para o final, a quarta posição era de Mark Webber, seguido por Jenson Button, Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen e Robert Kubica. Massa foi atingido por Alexander Wurz, que rodou, e ainda precisou cumprir punição por ter ultrapassado o limite de velocidade nos boxes. Após parada de Button, o brasileiro assumiu a 20ª posição. David Coulthard era o oitavo, Raikkonen era o 12º e Barrichello, o 18º.

A corrida terminou para Alonso na 41ª volta, após acidente que obrigou a entrada do safety car na pista. Pouco antes, Hamilton aproveitou as paradas dos rivais para reassumir a ponta, seguido por Webber, Vettel, Liuzzi, Kovalainen, Massa, Coulthard, Fisichella e Raikkonen, que já havia feito a segunda parada.


Classificação final do GP do Japão

1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) 2h00min34s759 – 67 voltas
2 - Heikki Kovalainen (FIN/Renault) + 8s377
3 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) + 9s478
4 - David Coulthard (ESC/Red Bull) + 20s2 0297
5 - Giancarlo Fisichella (ITA/Renault) + 38s864
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 49s042
7 - Robert Kubica (POL/BMW) + 49s285
8 - Adrian Sutil (Spyker) + 1min00129
9 - Vitantonio Liuzzi (STR) + 1min20s622
10 - Rubens Barrichello (BRA/Honda) + 1min28s342
11 - Jenson Button (ING/Honda) a uma volta
12 - Sakon Yamamoto (JAP/Spyker) a uma volta
13 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) a uma volta
14 - Nick Heidfeld (ALE/BMW) a duas voltas
15 - Takuma Sato (JAP/Super Aguri) a duas voltas
(Ret) Ralf Schumacher (ALE/Toyota) + 12 voltas
(Ret) Anthony Davidson (ING/Super Aguri) + 13 voltas
(Ret) Nico Rosberg (ALE/Williams) + 18 voltas
(Ret) Sebastian Vettel (ALE/STR) colisão
(Ret) Mark Webber (AUS/Red Bull) colisão
(Ret) Fernando Alonso (ESP/McLaren) acidente
(Ret) Alexander Wurz (AUT/Williams) + 48 voltas