domingo, 30 de setembro de 2007

Sob forte chuva, Lewis Hamilton vence GP do Japão

Rumo ao título


Sob forte chuva, Hamilton vence GP do Japão

Tóquio (Japão) - Em uma corrida disputada debaixo de forte chuva e que teve cerca de 25% das voltas realizadas com a presença do safety car, o inglês Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio do Japão neste domingo e deu um grande passo rumo à conquista do título mundial logo em sua primeira participação na Fórmula 1.

Além de cruzar a linha de chegada na ponta, o piloto da McLaren ainda contou com o abandono do espanhol Fernando Alonso para ampliar a vantagem na classificação – Hamilton foi a 107 pontos contra 95 do seu companheiro de equipe.

A segunda posição neste domingo ficou com o finlandês Heikki Kovalainen, que conseguiu o primeiro pódio da Renault na temporada. Kimi Haikkonen, da Ferrari, chegou em terceiro e foi a 90 pontos na tabela. O brasileiro Felipe Massa, também da Ferrari, foi o sexto e deu adeus definitivamente à disputa do título (tem, agora, 81 pontos).

Pouco antes do horário marcado para o início da corrida, a direção da prova anunciou que a largada seria feira em movimento, atrás do safety car, por motivos de segurança em função da pista extremamente molhada em Fuji – choveu durante todo o dia na região do circuito.

Felipe Massa rodou ainda nas voltas de aquecimento, precisou se dirigir aos boxes trocar os pneus por ordem da direção da prova e, com isso, foi obrigado a ir para o final do grid. Pouco depois, com duas voltas completadas e ainda com o safety car conduzindo a fila, foi a vez do finlandês Kimi Raikkonen fazer a troca forçada dos pneus e se posicionar na última posição.

Nas conversas entre pilotos e equipes pelo rádio, a reclamação das condições da pista era constante. Mesmo assim, a prova seguia com o safety car em cena. Com 11 voltas completadas das 67 previstas, o italiano Vitantonio Liuzzi, da Toro Rosso, foi aos boxes para colocar combustível. O japonês Sakon Yamamoto, da Spyker, fez o mesmo na volta seguinte.

Diante das circunstâncias pouco comuns, a Ferrari decidiu chamar seus dois pilotos para reabastecimento. Raikkonen foi primeiro, com 14 voltas completadas. Na seqüência, Massa não só colocou mais gasolina que seu companheiro de equipe como fez uma nova troca de pneus, além de uma ligeira alteração na asa dianteira.

Rubens Barrichello, Takuma Sato e Jarno Trulli foram outros a se dirigirem aos boxes antes da largada, que finalmente aconteceu com 19 voltas completadas. Hamilton manteve a ponta em duelo com Alonso. Atrás deles, muito pouca visibilidade. E quem se deu bem foi o alemão Sebastian Vettel, da Toro Rosso, que assumiu a terceira posição.

Restando 45 voltas para o final, a quarta posição era de Mark Webber, seguido por Jenson Button, Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen e Robert Kubica. Massa foi atingido por Alexander Wurz, que rodou, e ainda precisou cumprir punição por ter ultrapassado o limite de velocidade nos boxes. Após parada de Button, o brasileiro assumiu a 20ª posição. David Coulthard era o oitavo, Raikkonen era o 12º e Barrichello, o 18º.

A corrida terminou para Alonso na 41ª volta, após acidente que obrigou a entrada do safety car na pista. Pouco antes, Hamilton aproveitou as paradas dos rivais para reassumir a ponta, seguido por Webber, Vettel, Liuzzi, Kovalainen, Massa, Coulthard, Fisichella e Raikkonen, que já havia feito a segunda parada.


Classificação final do GP do Japão

1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) 2h00min34s759 – 67 voltas
2 - Heikki Kovalainen (FIN/Renault) + 8s377
3 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) + 9s478
4 - David Coulthard (ESC/Red Bull) + 20s2 0297
5 - Giancarlo Fisichella (ITA/Renault) + 38s864
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 49s042
7 - Robert Kubica (POL/BMW) + 49s285
8 - Adrian Sutil (Spyker) + 1min00129
9 - Vitantonio Liuzzi (STR) + 1min20s622
10 - Rubens Barrichello (BRA/Honda) + 1min28s342
11 - Jenson Button (ING/Honda) a uma volta
12 - Sakon Yamamoto (JAP/Spyker) a uma volta
13 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) a uma volta
14 - Nick Heidfeld (ALE/BMW) a duas voltas
15 - Takuma Sato (JAP/Super Aguri) a duas voltas
(Ret) Ralf Schumacher (ALE/Toyota) + 12 voltas
(Ret) Anthony Davidson (ING/Super Aguri) + 13 voltas
(Ret) Nico Rosberg (ALE/Williams) + 18 voltas
(Ret) Sebastian Vettel (ALE/STR) colisão
(Ret) Mark Webber (AUS/Red Bull) colisão
(Ret) Fernando Alonso (ESP/McLaren) acidente
(Ret) Alexander Wurz (AUT/Williams) + 48 voltas

Nenhum comentário: