Projetista do VR-01, Nick Wirth disse à Autosport que brasileiro tem feito trabalho impressionante em sua primeira temporada
A primeira temporada de um piloto de Fórmula 1 é normalmente recheada de dificuldades. Some-se a isso o fato de disputar freadas com os melhores pilotos do mundo por uma equipe que também estréia na principal categoria do automobilismo contra times há muito tempo estabelecidos. De fato, a situação das novatas na F1 não permite buscar posições entre os dez primeiros colocados - e este é o caso da Virgin Racing, equipe defendida pelo alemão Timo Glock e pelo estreante brasileiro Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa).
Em dez corridas disputadas até agora na temporada 2010, o aproveitamento de Lucas é de 50% (cinco corridas completadas), com o 14º lugar na Malásia e o 17º no GP da Europa, em Valência, como melhores resultados. Os números podem parecer discretos. Mas para quem acompanha de perto o mundo dos novos times e dos pilotos novatos, estes resultados já chamam a atenção. O desempenho de Lucas, por exemplo, tem rendido elogios do diretor-técnico da equipe, o projetista Nick Wirth.
"Posso parecer tendencioso, mas acho que ele tem tudo para ser o melhor estreante do ano se você olhar seu desempenho dentro do carro", destacou Wirth referindo-se ao brasileiro, que apesar de não ter pontuado, tem completado mais corridas - e em melhores colocações - do que seu companheiro Timo Glock, que tem três pódios na Fórmula 1 em temporadas anteriores. As declarações foram concedidas ao site inglês Autosport, uma das principais páginas sobre automobilismo no mundo.
"Ele é muito concentrado e está fazendo um trabalho fantástico. A desvantagem de Lucas é que ele é um pouco mais pesado que o Timo. Para todas as equipes novatas, a questão do peso é um problema, então ele ainda luta contra isso. Mas é um problema da equipe com o carro, não do piloto, e estamos trabalhando duro em cima disso", afirmou em entrevista ao site da revista inglesa Autosport.
Di Grassi diz que sua adaptação ao ambiente e às exigências da categoria está fluindo naturalmente. "Cada vez que entro no carro, sinto que estou evoluindo. A Fórmula 1 é muito complexa, e você tem que lidar com situações de estratégia em treinos, estratégia de corrida, como otimizar o uso dos pneus, como guiar em determinadas condições, como melhorar o acerto do carro, entre outras coisas. Esta temporada tem sido de um aprendizado valiosíssimo e temos ambos melhorado, eu como piloto e a Virgin como equipe", comentou.
"Estreamos um grande pacote de evoluções na Inglaterra, e a equipe está trabalhando na redução do peso do carro. Então, acredito que estaremos melhor nas próximas corridas em termos de performance", falou. Opinião compartilhada pelo projetista do VR-01: "Creio que Lucas já poderá ter o carro no limite de peso antes do final da temporada européia, porque já temos planejado um trabalho de reduzir o peso de vários componentes".
Lucas Di Grassi no Twitter: www. twitter.com/lucasdigrassi
Visite o site da Virgin Racing*: www.virginracing.com
*Para garantir o acesso às imagens, basta clicar no link "media", no canto inferior direito da página, e fazer o cadastro. Você receberá em seu e-mail um login e senha para conferir também as fotos do carro e dos pilotos
Fotos: Virgin Racing/Divulgação
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/ Cleber Bernuci
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72/60
press@reunion.com.br
Em dez corridas disputadas até agora na temporada 2010, o aproveitamento de Lucas é de 50% (cinco corridas completadas), com o 14º lugar na Malásia e o 17º no GP da Europa, em Valência, como melhores resultados. Os números podem parecer discretos. Mas para quem acompanha de perto o mundo dos novos times e dos pilotos novatos, estes resultados já chamam a atenção. O desempenho de Lucas, por exemplo, tem rendido elogios do diretor-técnico da equipe, o projetista Nick Wirth.
"Posso parecer tendencioso, mas acho que ele tem tudo para ser o melhor estreante do ano se você olhar seu desempenho dentro do carro", destacou Wirth referindo-se ao brasileiro, que apesar de não ter pontuado, tem completado mais corridas - e em melhores colocações - do que seu companheiro Timo Glock, que tem três pódios na Fórmula 1 em temporadas anteriores. As declarações foram concedidas ao site inglês Autosport, uma das principais páginas sobre automobilismo no mundo.
"Ele é muito concentrado e está fazendo um trabalho fantástico. A desvantagem de Lucas é que ele é um pouco mais pesado que o Timo. Para todas as equipes novatas, a questão do peso é um problema, então ele ainda luta contra isso. Mas é um problema da equipe com o carro, não do piloto, e estamos trabalhando duro em cima disso", afirmou em entrevista ao site da revista inglesa Autosport.
Di Grassi diz que sua adaptação ao ambiente e às exigências da categoria está fluindo naturalmente. "Cada vez que entro no carro, sinto que estou evoluindo. A Fórmula 1 é muito complexa, e você tem que lidar com situações de estratégia em treinos, estratégia de corrida, como otimizar o uso dos pneus, como guiar em determinadas condições, como melhorar o acerto do carro, entre outras coisas. Esta temporada tem sido de um aprendizado valiosíssimo e temos ambos melhorado, eu como piloto e a Virgin como equipe", comentou.
"Estreamos um grande pacote de evoluções na Inglaterra, e a equipe está trabalhando na redução do peso do carro. Então, acredito que estaremos melhor nas próximas corridas em termos de performance", falou. Opinião compartilhada pelo projetista do VR-01: "Creio que Lucas já poderá ter o carro no limite de peso antes do final da temporada européia, porque já temos planejado um trabalho de reduzir o peso de vários componentes".
Lucas Di Grassi no Twitter: www. twitter.com/lucasdigrassi
Visite o site da Virgin Racing*: www.virginracing.com
*Para garantir o acesso às imagens, basta clicar no link "media", no canto inferior direito da página, e fazer o cadastro. Você receberá em seu e-mail um login e senha para conferir também as fotos do carro e dos pilotos
Fotos: Virgin Racing/Divulgação
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/ Cleber Bernuci
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72/60
press@reunion.com.br