sábado, 17 de julho de 2010

Diretor técnico aposta em Di Grassi como o melhor estreante




Projetista do VR-01, Nick Wirth disse à Autosport que brasileiro tem feito trabalho impressionante em sua primeira temporada

A primeira temporada de um piloto de Fórmula 1 é normalmente recheada de dificuldades. Some-se a isso o fato de disputar freadas com os melhores pilotos do mundo por uma equipe que também estréia na principal categoria do automobilismo contra times há muito tempo estabelecidos. De fato, a situação das novatas na F1 não permite buscar posições entre os dez primeiros colocados - e este é o caso da Virgin Racing, equipe defendida pelo alemão Timo Glock e pelo estreante brasileiro Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa).

Em dez corridas disputadas até agora na temporada 2010, o aproveitamento de Lucas é de 50% (cinco corridas completadas), com o 14º lugar na Malásia e o 17º no GP da Europa, em Valência, como melhores resultados. Os números podem parecer discretos. Mas para quem acompanha de perto o mundo dos novos times e dos pilotos novatos, estes resultados já chamam a atenção. O desempenho de Lucas, por exemplo, tem rendido elogios do diretor-técnico da equipe, o projetista Nick Wirth.

"Posso parecer tendencioso, mas acho que ele tem tudo para ser o melhor estreante do ano se você olhar seu desempenho dentro do carro", destacou Wirth referindo-se ao brasileiro, que apesar de não ter pontuado, tem completado mais corridas - e em melhores colocações - do que seu companheiro Timo Glock, que tem três pódios na Fórmula 1 em temporadas anteriores. As declarações foram concedidas ao site inglês Autosport, uma das principais páginas sobre automobilismo no mundo.

"Ele é muito concentrado e está fazendo um trabalho fantástico. A desvantagem de Lucas é que ele é um pouco mais pesado que o Timo. Para todas as equipes novatas, a questão do peso é um problema, então ele ainda luta contra isso. Mas é um problema da equipe com o carro, não do piloto, e estamos trabalhando duro em cima disso", afirmou em entrevista ao site da revista inglesa Autosport.

Di Grassi diz que sua adaptação ao ambiente e às exigências da categoria está fluindo naturalmente. "Cada vez que entro no carro, sinto que estou evoluindo. A Fórmula 1 é muito complexa, e você tem que lidar com situações de estratégia em treinos, estratégia de corrida, como otimizar o uso dos pneus, como guiar em determinadas condições, como melhorar o acerto do carro, entre outras coisas. Esta temporada tem sido de um aprendizado valiosíssimo e temos ambos melhorado, eu como piloto e a Virgin como equipe", comentou.

"Estreamos um grande pacote de evoluções na Inglaterra, e a equipe está trabalhando na redução do peso do carro. Então, acredito que estaremos melhor nas próximas corridas em termos de performance", falou. Opinião compartilhada pelo projetista do VR-01: "Creio que Lucas já poderá ter o carro no limite de peso antes do final da temporada européia, porque já temos planejado um trabalho de reduzir o peso de vários componentes".

Lucas Di Grassi no Twitter: www. twitter.com/lucasdigrassi

Visite o site da Virgin Racing*: www.virginracing.com
*Para garantir o acesso às imagens, basta clicar no link "media", no canto inferior direito da página, e fazer o cadastro. Você receberá em seu e-mail um login e senha para conferir também as fotos do carro e dos pilotos

Fotos: Virgin Racing/Divulgação




ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/ Cleber Bernuci
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72/60
press@reunion.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

domingo, 11 de julho de 2010

Webber passa Vettel na largada e vence em Silverstone




Sem maiores dificuldades, Webber vence em Silverstone
Esportes - Sem maiores dificuldades, Webber vence em Silverstone
Após considerar-se injustiçado pela Red Bull, que teria "privilegiado" Sebastian Vettel, piloto australiano vence o GP da Inglaterra, seguido pelo líder do Mundial, Lewis Hamilton. Rubens Barrichello foi o quinto.


Redação Central, 11 jul (EFE).- O australiano Mark Webber, da Red Bull, venceu hoje o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1, no circuito de Silverstone, com o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, em segundo lugar e o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, em terceiro.

O resultado de Webber tem significado maior do que os pontos conquistados no Mundial de Pilotos. Ontem, ele acusou a Red Bull de favorecer seu companheiro de equipe, o alemão Sebastian Vettel, no treino classificatório.

Vettel foi escolhido pela equipe para usar uma asa dianteira diferente e fez a pole position. Webber, sem a peça, registrou o segundo melhor tempo.


Hoje, o australiano não perdeu tempo e superou o companheiro de escuderia logo na largada. Vettel tentou recuperar a ponta logo em seguida jogando seu carro sobre o de Webber, mas saiu da pista, furou um pneu, teve que ir aos boxes e caiu para o fundo do pelotão.

Bastou a Webber manter a liderança para vencer e acumular 128 pontos no Mundial de Pilotos, ficando logo à frente de Vettel, que ainda conseguiu terminar a corrida de hoje em sétimo lugar e tem agora 121 pontos.

O líder do Mundial de Pilotos é Hamilton, com 145 pontos, seguido por seu colega na McLaren, o inglês Jenson Button, que tem 133 depois do quarto lugar conquistado neste domingo.

A confusão entre Webber e Vettel não foi a única da primeira volta em Silverstone. Felipe Massa e o espanhol Fernando Alonso, ambos da Ferrari, se tocaram e quem levou a pior foi o brasileiro, com um pneu furado.

A escuderia italiana, aliás, teve um final de semana para se esquecer. Massa largou em sétimo lugar, mas terminou em 15º depois do pit stop forçado pelo pneu furado e de sair da pista. Alonso foi punido com um drive-through por ter cortado caminho para ultrapassar o polonês Robert Kubica, da Renault.

A corrida ainda viu o safety car entrar na 28ª de 52 voltas depois que pedaços do carro do espanhol Pedro de la Rosa, da BMW Sauber, ficaram na pista após um toque com o italiano Vitantonio Liuzzi, da Force India.

Rubens Barrichello, da Williams, fez uma excelente corrida depois de largar na oitava colocação e terminou em quinto, o melhor brasileiro na prova. No Mundial de Pilotos, ele é o 11º, com 29 pontos, três posições atrás de Massa, que tem 67 e não pontua há três provas.

Lucas di Grassi, da Virgin, abandonou na nona volta com problemas no carro. Bruno Senna, da Hispania, não correu em Silverstone por decisão da escuderia e foi substituído pelo japonês Sakon Yamamoto, o 20º colocado hoje.

A Fórmula 1 volta no próximo dia 25, no circuito de Hockenheim, na Alemanha, a 11ª etapa da temporada.

Classificação do GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1:.

.1.Mark Webber (AUS) Red Bull 1h24min38s200.

.2.Lewis Hamilton (ING) McLaren a 1s360.

.3.Nico Rosberg (ALE) Mercedes a 21s307.

.4.Jenson Button (ING) McLaren a 21s986.

.5.RUBENS BARRICHELLO (BRA) Williams a 31s456.

.6.Kamui Kobayashi (JAP) Sauber a 32s171.

.7.Sebastian Vettel (ALE) Red Bull a 36s734.

.8.Adrian Sutil (ALE) Force India a 40s932.

.9.Michael Schumacher (ALE) Mercedes a 41s599.

10.Nico Hülkenberg (ALE) Williams a 42s012.

11.Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India a 42s459.

12.Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso a 47s627.

13.Vitaly Petrov (RUS) Renault a 59s374.

14.Fernando Alonso (ESP) Ferrari a 1min02s385.

15.FELIPE MASSA (BRA) Ferrari a 1min07s489.

16.Jarno Trulli (ITA) Lotus a 1 volta.

17.Heikki Kovalainen (FIN) Lotus a 1 volta.

18.Timo Glock (ALE) Virgin a 2 voltas.

19.Karun Chandhok (IND) Hispania a 2 voltas.

20.Sakon Yamamoto (JAP) Hispania a 2 voltas.

--- ABANDONOS VOLTA.

. .Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso 44.

. .Pedro de la Rosa (ESP) Sauber 29.

. .Robert Kubica (POL) Renault 19.

. .LUCAS DI GRASSI (BRA) Virgin 9.

Volta mais rápida: Fernando Alonso (ESP/Ferrari), na 52ª, 1min30s874 (média de 233,733 km/h).

Classificação do Mundial de Pilotos:.

.1.Lewis Hamilton 145.

.2.Jenson Button 133.

.3.Mark Webber 128.

.4.Sebastian Vettel 121.

.5.Fernando Alonso 98.

.6.Nico Rosberg 90.

.7.Robert Kubica 83.

.8.FELIPE MASSA 67.

.9.Michael Schumacher 36.

10.Adrian Sutil 35.

11.RUBENS BARRICHELLO 29.

12.Kamui Kobayashi 15.

13.Vitantonio Liuzzi 12.

14.Sebastien Buemi 7.

15.Vitaly Petrov 6.

16.Jaime Alguersuari 3.

17.Nico Hülkenberg 2.

.

Classificação do Mundial de Construtores:.

.1.McLaren 278.

.2.Red Bull 249.

.3.Ferrari 165.

.4.Mercedes 126.

.5.Renault 89.

.6.Force India 47.

.7.Williams 31.

.8.BMW Sauber 15.

.9.Toro Rosso 10






VOLTAR À PÁGINA INICIAL

GP da Inglaterra


  • Circuito:Silverstone Circuit
  • Data:11 Jul 2010
  • Nº de voltas:60
  • Volta no circuito:5.141m
  • Total do percurso:308.355 km

Estatísticas

  • Melhor volta1m18s739 - Michael Schumacher - 2004
  • Provas realizadas43
  • Último vencedorSebastian Vettel

Infográfico

Histórico

Silverstone era um aeroporto até o fim da Primeira Guerra Mundial. Foi reconvertido em circuito em 1948, e em 1950 se tornou a primeira pista a receber a F1. Guiseppe Farina com Alfa Romeo ganhou o GP. Localizado a 120 km de Londres, e a 32 km de Oxford, é um circuito muito veloz, com grandes retas e curvas rápidas. Na curva Maggots os carros chegam até os 297 km/h. Mas Silverstone tem outras curvas emocionantes, como a Woodcote, que se faz a 265 km/h. O circuito inglês só perde em velocidade nas curvas para a entrada da famosa Parabólica de Monza e a curva 3 do circuito italiano, onde se superam os 300 km/h. Em 2010, Silverstone estréia uma modificação para se adaptar � s motos GP que afeta algumas curvas, como a Club e a Chapel. Jim Clark, Alain Prost e Nigel Mansell venceram o GP da Inglaterra 5 vezes e Jack Brabham 4.