sábado, 17 de abril de 2010

Com volta perfeita no fim do treino, Vettel crava a pole na China; Massa é o sétimo




Alemão supera Mark Webber por três décimos e lidera a dobradinha da RBR no grid; Alonso sai no lucro e larga em terceiro neste domingo, às 4h


Após vencer o GP da Malásia, assumir o terceiro lugar na classificação e iniciar uma volta por cima no campeonato, Sebastian Vettel chegou à China com sua fome de reação intacta. E começou bem em Xangai. Com uma volta perfeita no último minuto do treino classificatório, o alemão cravou 1m34s558, fez sua terceira pole position na temporada e liderou a dobradinha da RBR no grid de largada. Três décimos atrás de Vettel, o australiano Mark Webber completa a primeira fila da corrida, que começa às 4h (de Brasília) neste domingo. A Rede Globo transmite as 56 voltas ao vivo.

No duelo interno da Ferrari, Felipe Massa começará em desvantagem na China. Líder do campeonato, o brasileiro admitiu ter cometido um erro na última curva do circuito de Xangai e conseguiu apenas a sétima posição para a largada. O companheiro Fernando Alonso foi dois décimos mais rápido e garantiu a terceira posição. Rubens Barrichello vai largar em 11º, enquanto os brasileiros estreantes continuam penando com seus carros – Lucas di Grassi vai sair em 22º, e Bruno Senna, em 23º.
Considerada a favorita para a etapa chinesa, a McLaren sofreu um duro golpe no treino. A equipe planejava se aproveitar do duto aerodinâmico para ganhar velocidade nas duas grandes retas do circuito e assegurar a pole, mas teve de se contentar com dois lugares na terceira fila. Jenson Button, atual campeão do mundo, marcou o quinto tempo, seguido por Lewis Hamilton.

Nico Rosberg superou mais uma vez Michael Schumacher na disputa interna da Mercedes. O jovem alemão conseguiu o quarto tempo no grid, e o heptacampeão foi apenas o nono entre os pilotos da superpole, à frente apenas do compatriota Adrian Sutil, da Force India, décimo colocado. O polonês Robert Kubica, da Renault, conseguiu a oitava posição no treino.


Barrichello sai em 11º

Rubens Barrichello, da Williams, vai largar em 11º neste domingo, após ser eliminado do treino ainda na segunda parte, o Q2. Mesmo com um motor novo, o brasileiro foi superado por Sutil, já com o cronômetro zerado, por apenas 83 milésimos. Em compensação, será o primeiro dos pilotos que terão direito a usar pneus novos, já que os dez primeiros são obrigados a largar com os usados na superpole.

Os estreantes brasileiros mantiveram a rotina de problemas neste início de temporada. Lucas di Grassi marcou apenas o 22º tempo com sua VRT, três posições atrás do companheiro Timo Glock, o 19º. Bruno Senna, da Hispania, só conseguiu superar o colega de time, Karun Chandhok, e sai em penúltimo. O indiano, no entanto, largaria em último de qualquer jeito, já que foi punido com a perda de cinco posições no grid por causa de uma alteração no câmbio feita por sua equipe na noite de sexta-feira.

Vitaly Petrov, da Renault, uma das surpresas das primeiras corridas da temporada, também foi eliminado no Q2. O russo conseguiu apenas a 14ª posição no treino, à frente do japonês Kamui Kobayashi, da Sauber. Jaime Alguersuari e Sebastien Buemi, da STR, largam em 12º e 13º, respectivamente. O espanhol superou novamente o companheiro suíço em um treino classificatório.


Liuzzi e 'Série B' fora no Q1


A primeira parte da sessão (Q1) teve apenas a surpresa da eliminação de Vitantonio Liuzzi, da Force India. O italiano vai largar na 18ª posição, após ser superado no fim do trecho por Pedro de la Rosa, da Sauber. A equipe indiana vinha em uma boa evolução na temporada, tanto que Sutil conseguiu passar ao Q2 com facilidade.

As outras vagas das últimas filas ficaram com os seis carros das equipes estreantes, a chamada "Série B" da Fórmula 1: VRT, Hispania e Lotus. Timo Glock foi o melhor deles, com a 19ª posição, mas o alemão foi mais de dois segundos mais lento que De la Rosa.

Confira o grid de largada para o GP da China:

Pos. Piloto País Equipe Tempo
1 Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 1m34s558
2 Mark Webber AUS RBR-Renault 1m34s806
3 Fernando Alonso ESP Ferrari 1m34s913
4 Nico Rosberg ALE Mercedes 1m34s923
5 Jenson Button ING McLaren-Mercedes 1m34s979
6 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes 1m35s034
7 Felipe Massa BRA Ferrari 1m35s180
8 Robert Kubica RUS Renault 1m35s364
9 Michael Schumacher ALE Mercedes 1m35s646
10 Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes 1m35s963
Eliminados na segunda parte do treino
11 Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth 1m35s748
12 Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari 1m36s047
13 Sebastien Buemi SUI STR-Ferrari 1m36s149
14 Vitaly Petrov RUS Renault 1m36s311
15 Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari 1m36s422
16 Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth 1m36s647
17 Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari 1m37s020
Eliminados na primeira parte do treino
18 Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes 1m37s161
19 Timo Glock ALE VRT-Cosworth 1m39s278
20 Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth 1m39s399
21 Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth 1m39s520
22 Lucas di Grassi BRA VRT-Cosworth 1m39s783
23 Bruno Senna BRA Hispania-Cosworth 1m40s469
24 Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth 1m40s578 (punido)




Fonte: Globo Esporte




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Confiante, Lucas espera prova consistente





Brasileiro, que lamentou um erro no terceiro setor da pista em sua volta rápida no treino classificatório, larga da 22ª posição neste domingo (18)

Desde o domingo do GP da Malásia, o VR-01 de Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa) e Timo Glock vem mostrando crescentes níveis de confiabilidade. Tanto que durante os treinos para o GP da China nenhum problema técnico foi registrado nos carros da equipe. E enquanto parte da situação com o pescador de combustível do tanque já foi solucionada, ambos os pilotos da Virgin puderam se preocupar mais com a performance, mesmo andando com uma quantidade maior de peso em comparação com as equipes rivais.

"O carro se comportou como esperado e estava bom, mas não foi um ótimo treino de classificação para mim, particularmente. Eu estava mais rápido que o Timo nos dois primeiros setores da pista em minha volta rápida e cometi um erro na última parte, o que me custou décimos importantes de segundo que poderiam me colocar na frente dos dois carros da Lotus", comentou o brasileiro, que disputa neste domingo (18) apenas sua quarta corrida de Fórmula 1 e destacou o aprendizado na categoria máxima do automobilismo.

"Não fiz a volta ideal, mas isso faz parte do aprendizado na Fórmula 1. A classificação depende de uma volta perfeita e nem sempre isso é possível", afirmou Lucas. Passado é passado, e o brasileiro direciona seus esforços para fazer novamente uma boa corrida. "Espero uma corrida no mesmo nível do que fizemos na Malásia, quando terminamos à frente das outras equipes novatas. Claro que existe a possibilidade de chuva, e nunca é mais fácil lidar com o carro na pista molhada, até porque as equipes não podem mexer no acerto após o treino classificatório. De qualquer forma, estou confiante em fazer uma corrida consistente, sem problemas, para buscar o melhor resultado possível", disse.

O Grande Prêmio da China de Fórmula 1, quarta etapa da temporada, terá largada às 4 horas (de Brasília) deste domingo (18), com transmissão ao vivo pela Rede Globo.


Confira o grid de largada para o GP da China:

1°. Sebastian VETTEL (ALE/Red Bull-Renault), 1min34s558
2°. Mark WEBBER (AUS/Red Bull-Renault), 1min34s806
3°. Fernando ALONSO (ESP/Ferrari), 1min34s913
4°. Nico ROSBERG (ALE/Mercedes), 1min34s923
5°. Jenson BUTTON (ING/McLaren-Mercedes), 1min34s979
6°. Lewis HAMILTON (ING/McLaren-Mercedes), 1min35s034
7°. Felipe MASSA (BRA/Ferrari), 1min35s180
8°. Robert KUBICA (POL/Renault), 1min35s364
9°. Michael SCHUMACHER (ALE/Mercedes), 1min35s646
10°. Adrian SUTIL (ALE/Force India-Mercedes), 1min35s963
11°. Rubens BARRICHELLO (BRA/Williams-Cosworth), 1min35s748
12°. Jaime ALGUERSUARI (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min36s047
13°. Sebastian BUEMI (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 1min36s149
14°. Vitaly PETROV (RUS/Renault), 1min36s311
15°. Kamui KOBAYASHI (JAP/Sauber-Ferrari), 1min36s422
16°. Nico HULKENBERG (ALE/Williams-Cosworth), 1min36s647
17°. Pedro DE LA ROSA (ESP/Sauber-Ferrari), 1min37s020
18°. Vitantonio LIUZZI (ITA/Force India-Mercedes), 1min37s161
19°. Timo GLOCK (ALE/Virgin-Cosworth), 1min39s278
20°. Jarno TRULLI (ITA/Lotus-Cosworth), 1min39s399
21°. Heikki KOVALAINEN (FIN/Lotus-Cosworth), 1min39s520
22°. Lucas DI GRASSI (BRA/Virgin-Cosworth), 1min39s783
23°. Bruno SENNA (BRA/Hispania-Cosworth), 1min40s469
24°. Karun CHANDHOK (IND/Hispania-Cosworth), 1min40s578

Visite o site da Virgin Racing*: www.virginracing.com
*Para garantir o acesso às imagens, basta clicar no link "media", no canto inferior direito da página, e fazer o cadastro. Você receberá em seu e-mail um login e senha para conferir também as fotos do carro e dos pilotos

Fotos: Virgin Racing




ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/ Cleber Bernuci
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72/60
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Visando acerto de corrida, Lucas completa 55 voltas em Xangai




Brasileiro da equipe Virgin Racing foi um dos que mais andou na pista que recebe neste final de semana o Grande Prêmio da China de Fórmula 1

Os desenvolvimentos levados à China já mostraram resultado na primeira vez em que o carro foi para a pista no circuito de Xangai nesta sexta-feira, durante os primeiros treinos livres para a quarta etapa do Mundial de Fórmula 1. Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa) completou 55 voltas, somadas as duas sessões, sem que nenhum problema comprometesse sua programação. A distância percorrida hoje pelo brasileiro é apenas uma volta menor do que a duração do GP, que terá 56 giros.

"Tivemos um dia muito bom, completando praticamente a quantidade de voltas da corrida. E este era o nosso principal objetivo hoje - cumprir o programa e identificar qualquer problema potencial. Tudo está muito bem até agora e ainda há muita performance para tirarmos do carro", afirmou o estreante de 25 anos.

Ao contrário de seu companheiro de equipe, o alemão Timo Glock, Lucas dedicou-se ao acerto a ser usado na corrida, andando com o tanque cheio boa parte do tempo. "Espero melhorar para amanhã, porque ainda não fiz simulação de treino classificatório. Eu estava mais focado na durabilidade do conjunto e o Timo tinha um acerto mais próximo do que é usado em classificação", comparou o piloto, que terminou a sexta-feira com a 22ª marca - 1min41s107.

"Melhoramos consideravelmente da Malásia para cá, resultado do trabalho intenso que fizemos nestas duas semanas de intervalo na Inglaterra. O objetivo continua sendo concluir o fim de semana como a melhor equipe entre as estreantes, mais uma vez", disse.

Di Grassi volta à pista à meia-noite deste sábado (horário de Brasília) para o terceiro treino livre. Às 3 horas (com transmissão ao vivo pela Rede Globo) acontece o treino classificatório de definição para o grid de largada.


Confira os horários para a etapa de abertura da temporada (horário de Brasília):

SÁBADO (17/04)
00h00 - 01h00: 3º treino livre
03h00 - 04h00: treino classificatório

DOMINGO (18/04)
04h00 - Largada, 56 voltas

Lucas Di Grassi na internet: www.lucasdigrassi.com.br

Visite o site da Virgin Racing*: www.virginracing.com
*Para garantir o acesso às imagens, basta clicar no link "media", no canto inferior direito da página, e fazer o cadastro. Você receberá em seu e-mail um login e senha para conferir também as fotos do carro e dos pilotos

Crédito das fotos: Virgin Racing





ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/ Cleber Bernuci
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72/60
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br





VOLTAR À PÁGINA INICIAL

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Com mais desenvolvimentos, Virgin visa novamente ser a melhor entre as estreantes




Equipe terminou sua primeira corrida na Malásia, com Lucas Di Grassi ao volante, à frente de Lotus e Hispania. VR-01 traz atualizações visando melhora na classificação

A Fórmula 1 faz sua última corrida na Ásia antes do início da temporada européia, e para a Virgin Racing o GP da China, que será disputado neste domingo (18) a partir das 4 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo pela Rede Globo, representa uma oportunidade para a equipe defendida pelo brasileiro Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa) de crescer ainda mais em sua curta história como estreante.

No intervalo entre o calor da Malásia e o frio de Xangai, Lucas e a equipe cumpriram um cronograma em Londres que envolveu reuniões, horas no simulador e o trabalho técnico, que renderam evoluções aerodinâmicas no VR-01. Outro objetivo da equipe foi a solução para o problema do pescador de combustível do tanque, que com baixo nível de gasolina não atingia seu pico de performance, especialmente em treinos de classificação, o que obrigava tanto Lucas como seu companheiro Timo Glock a andarem com um peso maior de gasolina no carro do que seus rivais nos treinos de definição do grid de largada.

Além disso, com a proibição do reabastecimento, Di Grassi teve de manter um ritmo de corrida que visava a economia de combustível no terço final do GP. Com esta solução, o piloto brasileiro poderá explorar ao máximo a performance de seu carro em todos os trechos da prova.

"Temos algumas novidades, como atualizações aerodinâmicas e o fato de termos resolvido de uma vez por todas o problema de andar com muito combustível na classificação. Quando voltamos à Inglaterra eu usei o simulador da equipe para treinar no circuito de Xangai, onde eu nunca havia corrido antes. É uma pista técnica e com curvas de alta, e isso representa um bom desafio", afirmou o estreante brasileiro na Fórmula 1, que avaliou o clima na metrópole chinesa: "O tempo frio deverá ser benéfico para nós em termos de durabilidade, já que as temperaturas mais baixas são melhores para a confiabilidade do motor e do carro em geral, então o desgaste é menor", apontou Lucas, que terminou o GP da Malásia na 14ª posição, à frente das equipes estreantes Lotus e Hispania.

"O foco continua sendo este: terminar à frente de nossos concorrentes mais próximos, que como nós estrearam na F1 este ano. Na Malásia tivemos uma grande corrida e precisamos mais deste tipo de resultado. Trabalhamos muito duro nas duas últimas semanas para mantermos esta curva ascendente e um desempenho forte durante o final de semana, construindo mais em cima do desenvolvimento demonstrado em Sepang", comentou.

Confira os horários para a etapa de abertura da temporada (horário de Brasília):

QUINTA-FEIRA (15/04)
23h00 - 00h30: 1º treino livre

SEXTA-FEIRA (16/04)
03h00 - 04h30: 2º treino livre

SÁBADO (17/04)
00h00 - 01h00: 3º treino livre
03h00 - 04h00: treino classificatório

DOMINGO (18/04)
04h00 - Largada, 56 voltas

Lucas Di Grassi na internet: www.lucasdigrassi.com.br

Visite o site da Virgin Racing*: www.virginracing.com
*Para garantir o acesso às imagens, basta clicar no link "media", no canto inferior direito da página, e fazer o cadastro. Você receberá em seu e-mail um login e senha para conferir também as fotos do carro e dos pilotos

Crédito das fotos: Virgin Racing





ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/ Cleber Bernuci
11. 7283-3715
11. 3848-8660
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL