sexta-feira, 18 de julho de 2008

Pai de Hamilton é flagrado em conversa secreta com chefe da Ferrari

Encontro gera rumores de possível ida do inglês para a equipe italiana

Muitos boatos surgiram em Hockenheim na noite passada após Anthony Hamilton, pai e empresário de Lewis, ter sido flagrado em uma conversa discreta com Stefano Domenicali, chefe de equipe da Ferrari. O encontro aconteceu após uma festa da Mercedes no autódromo, quando a dupla retornou aos boxes e teve um rápido papo.

O episódio foi flagrado pelo jornal inglês “The Times” e gerou vários rumores, todos negados pela McLaren. Lewis Hamilton e seu pai não estariam completamente satisfeitos com alguns aspectos da equipe e com a forma que ela é gerenciada. A conversa de Anthony e Domenicali causou boatos de uma mudança do astro inglês para a Ferrari.

No entanto, a mudança é improvável em um futuro próximo. Hamilton está apenas na metade do primeiro ano de um novo contrato com duração de cinco. O inglês receberá da McLaren um total de R$ 239 milhões (£ 75 milhões) pelo compromisso. No entanto, são poucas pessoas na Fórmula 1 que não acreditam em uma proposta da Ferrari por Lewis Hamilton.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

'Parei para ajudar meu amigo Massa'

O alemão Michael Schumacher surpreendeu mais uma vez. Ele declarou ao jornal Blick, da Suíça, que aposentou-se em 2006 apenas para garantir o emprego do brasileiro Felipe Massa. Na ocasião, a Ferrari havia anunciado a contratação de Kimi Raikkonen, que estreou na equipe em 2007 e conquistou o título mundial.

Esta foi a primeira vez que o alemão citou Massa como motivo de sua retirada das pistas. As especulações eram de que Schumacher teria se aposentado para evitar a concorrência com Raikkonen.

"Parei porque não queria que meu amigo Felipe Massa ficasse desempregado. Não teria tido problemas para competir com Kimi Raikkonen", disse o heptacampeão mundial ao periódico suíço.

Mesmo fora da competição, Schumacher ainda está em plena forma e todas as vezes em que é chamado para participar de testes com a Ferrari ele surpreende com bons tempos. O alemão estará neste fim de semana no autódromo de Hockenheim, na Alemanha. O consultor técnico da equipe italiana não aparecia em um padock havia três meses.

Além de acompanhar o desempenho da equipe na pista alemã, Schumacher deverá participar de um jogo de futebol que irá arrecadar fundos para instituições de caridade.

domingo, 13 de julho de 2008

"Não ligo para o que os outros falam", diz Massa

F1


As críticas recebidas após o Grande Prêmio da Inglaterra pouco significam para Felipe Massa. O piloto brasileiro considera que o 13º lugar obtido em Silverstone no último fim-de-semana tem mais relação com os erros da equipe que com o seu próprio mau desempenho e afirma que seu foco já está na corrida da Alemanha, a ser realizada em 20 de junho.

Muito atacado depois de perder o controle de sua Ferrari por cinco vezes durante a etapa inglesa, Massa garantiu aos repórteres presentes em Hockenheim, palco da próxima etapa da temporada 2008 da Fórmula, que o que vem de fora não lhe incomoda. “Não ligo para o que as pessoas dizem, para ser honesto. Eu sei o que tenho que fazer e já ganhei muitas corridas neste ano (três), então não ligo para isso”.

Para o piloto, ele teve culpa realmente em apenas uma das rodadas que protagonizou no traçado escorregadio de Silverstone. “É claro que na primeira vez cometi um erro, mas a partir de então sempre estive na pista com os pneus equivocados para as condições da pista”, afirmou, referindo-se à opção da Ferrari de manter o equipamento com compostos intermediários. “Então não se pode dizer que os erros têm relação apenas comigo. Eles vieram também em virtude da estratégia”.

Apesar de o saldo da corrida inglesa para Massa ter sido negativo – ao se manter com 48 pontos ganhos, ele passou a ter a companhia de Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen na ponta do Mundial de Pilotos –, o brasileiro garante que isso não o incomoda neste momento. “O campeonato está aberto e ainda estamos na frente entre os construtores. Portanto não há preocupação”.

Agora, o pensamento de Massa é o de fazer uma boa apresentação em Hockenheim. Para cumprir o objetivo, ele assegura que o desempenho expressivo mostrado por Hamilton nos treinos coletivos desta semana não são um empecilho. “A McLaren foi rápida, mas nós também podemos ser. Eles estão fazendo coisas diferentes que nós, e não olhamos apenas para tempos de volta, e sim para outros fatores nos quais temos de trabalhar”.

Hamilton prevê disputa pelo título até a última corrida

F1
O inglês Lewis Hamilton, líder do campeonato da Fórmula 1 ao lado de Felipe Massa e Kimi Raikkonen, prevê uma disputa intensa pelo título mundial deste ano. Para o piloto da McLaren, o campeão só será decidido na última prova, como em 2007.

"É só um palpite, mas acredito que será bem parecido com o ano passado", afirmou o atual vice-campeão, que liderava o Mundial de 2007 até a última prova, em Interlagos, quando cometeu uma série de erros e foi superado pelo finlandês Raikkonen.

"No ano passado houve uma intensa disputa entre três pilotos e somente um ponto nos separou no final", lembra Hamilton, que fechou a temporada com 109 pontos, mesmo número alcançado por seu então companheiro Fernando Alonso, e um atrás do campeão Raikkonen.

Após nove etapas, o campeonato deste ano tem Hamilton, Massa e Raikkonen com 48 pontos, seguidos por Robert Kubica, da BMW, com 46. O inglês leva vantagem sobre os rivais no critério de desempate. A próxima corrida, a décima da temporada, acontece no circuito de Hockenheim, na Alemanha, no dia 20 deste mês.

Raikkonen garante que permanece na Ferrari em 2009

F1

Como os boatos com foco na temporada 2009 da Fórmula 1 não param de surgir, mais uma vez Kimi Raikkonen teve de vir a público para afirmar que seu futuro ainda passa pela categoria. Sempre envolvido em especulações sobre uma possível aposentadoria precoce, o finlandês garantiu que cumprirá seu contrato com a Ferrari, que se encerra ao fim do ano que vem.

Conforme Fernando Alonso vai tendo seu nome cada vez mais ligado à escuderia italiana, uma vaga entre os titulares teria que ser aberta em 2009. Se Felipe Massa tem vinculo em Maranello até 2010, Raikkonen já chegou a indicar anteriormente que não pretende permanecer por muito tempo na Fórmula 1, o que poderia, segundo os rumores, ser pontual para a contratação do espanhol.

Porém, em entrevista publicada nesta quinta-feira (10/07) pelo jornal italiano La Gazzetta dello Sport, o atual campeão mundial negou a possibilidade de estar longe do carro vermelho na próxima temporada. “Não quebrei um contrato em minha vida inteira e não tenho intenção de fazer isso agora”, disse ele, antes de ser ainda mais enfático nas declarações: “Em 2009 pilotarei pela Ferrari”.

Estudante brasileiro vence concurso e ganha estágio na Renault

F1

Se trabalhar em uma equipe de Fórmula 1 é o sonho da maioria dos engenheiros automobilísticos, para Gustavo Brambilla, 24 anos, isso virou realidade. Ele venceu um concurso mundial promovido pela escuderia francesa e irá estagiar na equipe da Renault de Fórmula 1. O estudante disputou o estágio remunerado com jovens de diversos países.

Aluno do último ano do curso de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Brambilla passará seis meses no Departamento de Engenharia do Renault, na cidade inglesa de Enstone, com direito à acomodação, carro da empresa e bolsa total de 6500 libras (aproximadamente 21700 reais).

“Será uma ótima oportunidade para aprender com os profissionais que têm larga experiência na Fórmula 1 e também contribuir no desenvolvimento de um carro da categoria”, comentou o estudante, que venceu a disputa com um projeto que propõe o desenvolvimento de um sistema hidráulico e mecânico que refina a variação de cambagem da suspensão dianteira para carros de Fórmula 1.

“O objetivo é oferecer uma regulagem mais precisa para cada trecho do circuito, permitindo aumentar a velocidade nas curvas e diminuir o espaço necessário para frenagens. Estou muito feliz com o resultado. Não esperava ser o vencedor”, afirmou Brambilla.