domingo, 24 de janeiro de 2010

F1: As mudanças no regulamento técnico

Após as mudanças radicais para a temporada 2009, principalmente em termos aerodinâmicos, com as asas menores, a Fórmula 1 inicia 2010 com mais alterações em seu regulamento técnico. A mais impactante delas, sem dúvidas, é o fim do reabastecimento, presente na categoria desde 1994. A menos de 50 dias do início de um dos campeonatos mais promissores dos últimos anos, resolvi trazer, aqui no Voando Baixo, as principais regras alteradas para este ano, com a ajuda dos gráficos publicados no site oficial da F-1. Este é o primeiro post da série; na segunda-feira trarei uma análise sobre os motores e o consumo de combustível em 2010.

Comparativo da visão aérea

As mudanças para a temporada 2010 são bem observadas na visão aérea dos carros (gráfico acima). Por causa do fim do reabastecimento, os tanques de combustível precisarão ser mais longos e largos. Com isso, os projetistas terão de trabalhar com modelos mais longos, com um aumento de cerca de 15 centímetros na distância entreeixos. As equipes têm duas opções para abrigar os reservatórios maiores e minimizar o impacto desse aumento: posicionar o cockpit mais para a frente do carro ou apostar em menores caixas de câmbio. Na ffente, outra mudança: os pneus dianteiros serão mais estreitos, o que mudará a distribuição de peso.

Comparativo da visão lateral

O fim do reabastecimento provocou outras alterações técnicas (gráfico à esquerda). Além do peso mínimo do carro (sem gasolina) ter sido aumentado de 605 kg para 620 kg, o tanque de combustível terá de ser quase dobrado: de 120 litros para quase 235 litros, dependendo do consumo de cada motor. Outra mudança importante é o banimento das calotas aerodinâmicas, para diminuir a turbulência e facilitar a vida dos mecânicos nas trocas de pneus. Sem reabastecimento, as equipes estimam que o tempo de parada será reduzido para abaixo dos 4 segundos.

Comparativo da visão frontal

Quando olharmos os novos carros de frente, também notaremos facilmente algumas mudanças (gráfico à direita). Além dos pneus dianteiros mais estreitos, os tanques maiores provocarão um aumento nas laterais e parte traseira da carenagem. Por causa das rodas menores, o espaço entre elas e o chassi irá diminuir, tornando esta área ainda mais importante em termos aerodinâmicos. Será interessante ver quais as soluções que os projetistas irão encontrar.

Acho que uma das maiores interrogações provocadas pelo novo regulamento é o consumo de pneus. Como decidir o momento certo de trocá-los, já que o combustível não será um problema? Outro ponto: qual o impacto que o peso extra causará nos compostos? Acredito que o maior peso aumentará sim o desgaste, mas nada muito dramático. As freadas se tornarão mais difíceis, terão de ser feitas um pouco antes do que em 2009. Mas o maior efeito para o espectador será o fim das janelas de pit stop: sem necessidade de colocar gasolina, os carros não pararão mais ao mesmo tempo nos boxes.

Não percam nesta segunda, aqui no Voando Baixo, uma análise profunda dos motores e do consumo de combustível na temporada 2010 da Fórmula 1. Não percam!

por Rafael Lopes


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Schumi no Barcelona? Piloto sonha em jogar no Camp Nou

CAMISA 77


Schumi ganha camisa personalizada do Barça e diz que sonha jogar no Camp Nou

‘O clube é uma referência pelo futebol que pratica. Sem dúvidas dá gosto vê-los jogar’, diz piloto alemão sobre a equipe catalã

Heptacampeão mundial de Fórmula 1, Schumacher recebeu do jornal espanhol “El Mundo Deportivo” um prêmio pelas conquistas na carreira na última quinta. Além da homenagem, o alemão também ganhou um mimo especial: uma camisa personalizada do Barcelona com sue nome e o número 77.


- Gosto do número 7, é especial para mim - disse Schumi, que pediu essa numeração por causa dos sete títulos conquistados da F-1.

Depois de receber o presente, o piloto se derreteu em elogios ao Barcelona. Perguntado se gostaria de atuar ao lado de Messi e Ibrahimovic no Camp Nou, Schumi, famoso por ser um “peladeiro mor”, não se fez de rogado.

- Seria uma experiência formidável. - Um dos meus sonhos é ira ao Camp Nou ver o Barça em ação. O clube é uma referência pelo futebol que pratica. Sem dúvidas dá gosto vê-los jogar - disse o piloto lembrando que, em 2003, disputou uma pelada no CT do Barcelona, em La Masia.

Referência na Fórmula-1, Schumacher engrossou o coro dos que acham Messi o melhor jogador de futebol do planeta.

- Se os especialistas dizem que ele é o melhor do mundo, eu me junto a eles - observou.




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Rubinho nega declaração sobre chance de título em 2010:

Mal entendido



‘Acredito, mas não falei’
Piloto da Williams explica o mal entendido da entrevista na visita a Cosworth


Há dois dias, Rubens Barrichello concedeu uma entrevista à imprensa inglesa durante sua visita à sede da Cosworth, nova fornecedora de motores da Williams. Na data, veículos europeus publicaram uma declaração do piloto, dizendo que “o sonho de ser campeão está mais perto do que nunca”. No entanto, o brasileiro negou ter dito isso e explicou o mal entendido no Twitter.

- Pra deixar claro. Me perguntaram se eu achava que o ano de 2009 foi minha última chance de ser campeão. Eu disse que não... temos que crer que amanhã será sempre melhor. Daí a afirmação: ‘O título está mais perto que nunca”. Eu acredito, mas não falei – escreveu o piloto.




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