Após as mudanças radicais para a temporada 2009, principalmente em termos aerodinâmicos, com as asas menores, a Fórmula 1 inicia 2010 com mais alterações em seu regulamento técnico. A mais impactante delas, sem dúvidas, é o fim do reabastecimento, presente na categoria desde 1994. A menos de 50 dias do início de um dos campeonatos mais promissores dos últimos anos, resolvi trazer, aqui no Voando Baixo, as principais regras alteradas para este ano, com a ajuda dos gráficos publicados no site oficial da F-1. Este é o primeiro post da série; na segunda-feira trarei uma análise sobre os motores e o consumo de combustível em 2010.
As mudanças para a temporada 2010 são bem observadas na visão aérea dos carros (gráfico acima). Por causa do fim do reabastecimento, os tanques de combustível precisarão ser mais longos e largos. Com isso, os projetistas terão de trabalhar com modelos mais longos, com um aumento de cerca de 15 centímetros na distância entreeixos. As equipes têm duas opções para abrigar os reservatórios maiores e minimizar o impacto desse aumento: posicionar o cockpit mais para a frente do carro ou apostar em menores caixas de câmbio. Na ffente, outra mudança: os pneus dianteiros serão mais estreitos, o que mudará a distribuição de peso.
Acho que uma das maiores interrogações provocadas pelo novo regulamento é o consumo de pneus. Como decidir o momento certo de trocá-los, já que o combustível não será um problema? Outro ponto: qual o impacto que o peso extra causará nos compostos? Acredito que o maior peso aumentará sim o desgaste, mas nada muito dramático. As freadas se tornarão mais difíceis, terão de ser feitas um pouco antes do que em 2009. Mas o maior efeito para o espectador será o fim das janelas de pit stop: sem necessidade de colocar gasolina, os carros não pararão mais ao mesmo tempo nos boxes.
Não percam nesta segunda, aqui no Voando Baixo, uma análise profunda dos motores e do consumo de combustível na temporada 2010 da Fórmula 1. Não percam!
por Rafael Lopes