quarta-feira, 30 de março de 2011

Em cinco capítulos, saiba como foi o GP da Austrália, vencido por Vettel

hamilton mclaren vettel rbr petrov renault pódio gp da austrália (Foto: agência Reuters)O atual campeão da Fórmula 1 começou a temporada no topo. Com um verdadeiro passeio no Albert Park, Sebastian Vettel venceu no GP da Austrália, disputado no domingo. Após marcar a pole com folga, o alemão da RBR não foi ameaçado nas 58 voltas da corrida que marcou a abertura da temporada 2011. Lewis Hamilton, mesmo com problemas na parte dianteira do assoalho, chegou em segundo com a McLaren, e o russo Vitaly Petrov, da Renault-Lotus, foi o terceiro, subindo ao pódio pela primeira vez na carreira. Os brasileiros não foram bem: Felipe Massa foi o sétimo, beneficiado com as desclassificações dos pilotos da Sauber, e Rubens Barrichello abandonou com problemas de câmbio.

Confira os vídeos com os momentos marcantes da abertura da temporada

As novidades do regulamento também foram destaques na corrida. Entretanto, a nova asa móvel não provocou tantas ultrapassagens quanto eram esperadas nesta primeira corrida e o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) se revelou uma boa forma de se defender dos ataques. Então, vale a pena recordar, em cinco capítulos, os momentos mais relevantes do GP da Austrália de 2011:



1) Uma pole com boa folga
O domínio de Vettel começou ainda no sábado, no treino classificatório. Mesmo sem usar o Kers, não ativado pela RBR em seus carros na Austrália, ele mostrou que continua muito rápido após as dez poles e o título do ano passado. Com o tempo de 1m23s529, o alemão assegurou a primeira posição do grid com mais de sete décimos de vantagem sobre Lewis Hamilton, da McLaren, o segundo colocado. De quebra, ainda deixou o companheiro Mark Webber, que corre em casa, na terceira posição.
2) Vettel mantém a ponta na largada
Outra parte importante da vitória de Vettel foi a largada. Sem o Kers, a equipe austríaca temia que o alemão pudesse ser superado pelos rivais ainda antes da primeira curva. Só que o atual campeão da Fórmula 1 fez a diferença. Ele arrancou e manteve a liderança com boa folga, sem que Hamilton o ameaçasse. Mais atrás, Alonso fez a escolha errada ao ir por fora e caiu para a nona posição. Em oitavo no grid, Massa, ao contrário do companheiro, optou pela linha de dentro e subiu para quinto.
 3) Button corta caminho e passa Massa
Após a primeira volta, Felipe Massa e Jenson Button começaram a travar um belo duelo, sempre com o inglês pressionando o brasileiro. Após várias tentativas frustradas, ele tentou novamente na 12ª volta, no S de alta colocado após a reta oposta. O piloto da McLaren cortou caminho, passou e não devolveu a posição. Alonso também aproveitou a oportunidade e também superou o brasileiro, que caiu para a sétima posição neste momento.
 4) Barrichello bate em Rosberg
Após cair para último na largada, Barrichello vinha se recuprando e já estava na zona de pontuação na 24ª passagem, em nono. Entretanto, após ultrapassa Kamui Kobayashi na passagem anterior, o brasileiro se empolgou e tentou superar Nico Rosberg, errou o ponto de freada e acertou Nico Rosberg na curva 3. Mais tarde, ele acabaria sendo punido com a aplicação de um drive through. Ou seja: Barrichello teve de passar uma vez a mais pelos boxes. Ele acabaria abandonando a prova.
 5) Vettel completa passeio na Austrália
Sem ser ameaçado em toda a corrida, Vettel cruzou a linha de chegada do circuito montado no Albert Park e venceu a corrida com muita tranquilidade. A vantagem do alemão da RBR ficou acima dos 22 segundos em relação a Lewis Hamilton, o segundo colocado, que completou a prova se arrastando por causa do assoalho danificado. Atual campeão da Fórmula 1, o piloto começou 2011 como terminou 2010: no alto do pódio.

Fora do pódio, Alonso avisa: Ferrari vai dar trabalho no GP da Malásia


fernando alonso ferrari gp da austrália (Foto: agência Getty Images)
Em 4º lugar na Austrália, piloto se diz satisfeito com o desempenho da equipe na corrida, mas pede melhorias no carro para a próxima prova

Depois de ficar fora do pódio no GP da Austrália, em Melbourne, Fernando Alonso, na quarta colocação, fez um balanço positivo do desempenho da Ferrari na primeira corrida do campeonato. Para o piloto, as estratégias "conservadoras" da escuderia deram certo na pista, e o carro apresentou um bom rendimento. No entanto, o espanhol, mesmo satisfeito, declarou que o construtor do time precisa de melhorias. Após os ajustes, já de olho no próximo GP, na Malásia, ele promete: a equipe vai dar trabalho às adversárias.
- Não era hora de assumir riscos. Nós fomos bem, avançando para a estratégia. Os pneus aguentaram mais do que o esperado e a asa móvel foi uma ajuda. Ficamos felizes. Foi a primeira corrida depois de muitos dias de treinamento. Finalmente vimos como estão todos. No sábado, a Red Bull (com Vettel) estava em outro planeta, mas hoje, com Webber, percebemos que não é tão feroz. A próxima corrida será uma guerra - declarou Alonso ao jornal espanhol "As".

Sobre o carro da Ferrari, o bicampeão mundial destacou a falta de rapidez.
- O que está claro para nós é que temos de melhorar. O carro ainda carece da rapidez, da competitividade, especialmente em uma volta, onde nos custa mais trabalho para obter o máximo desempenho. Vamos tentar trabalhar nessa direção e na Malásia teremos que nos classificar e logo estar no pódio de maneira constante - disse.

O espanhol analisou sua classificação na competição e afirmou que, apesar de ter ficado na posição errada na hora da largada (em quinto lugar), o resultado final não foi tão ruim.
- Estava na posição errada na largada... Se você olhar para a classificação, não foi um resultado tão ruim. Acho que sem o incidente na largada, a chegada teria sido mais ou menos a mesma. Sim, nós perdemos terreno para Vettel e Hamilton, apesar de termos sido melhores do que Webber e Button. Graças às duas ou três paradas ficamos longe do tráfego e usamos todo o potencial. Largamos em quinto e terminamos em quarto, mais ou menos felizes - declarou o piloto.

Veja o calendário da temporada 2011

Etapa da Austrália, no dia 27 de março, abre o ano para as