quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sebastian Vettel


O alemão de 22 anos estreou na F1 em 2007, na equipe Toro Rosso. Vettel tornou-se o piloto mais jovem a participar de um evento de Fórmula 1, com 19 anos, no GP da Turquia, como terceiro piloto nos treinos livres. E com 21 anos, tornou-se o mais jovem a vencer um GP, em 2008, na Itália.


Em 2009, Vettel passou a correr pela Red Bull, substituindo o escocês David Coulthard, que se aposentou, e foi eleito o melhor piloto do ano pela revista inglesa 'Autosport', em uma votação feita com os chefes de equipe da F1.


Vettel começou no automobilismo aos 7 anos, no kart. Em 2004, na F-BMW alemã, venceu 18 de 20 corridas disputadas e conquistou o título da competição. Nos anos seguintes, Vettel correu na F-3 Européia e passou a despertar interesse da BMW, onde passou a realizar testes e atuou como terceiro piloto nos treinos livres em 2006.

Kobayashi pode levar Panasonic à Sauber, diz site



 13 de Outubro de 2010 11:31

Boa atuação de japonês em Suzuka despertou interesse de patrocinadores

A excelente atuação de Kamui Kobayashi no GP do Japão parece estar chamando a atenção da empresas japoneses. Segundo o site "motorsport.com", a Panasonic poderia voltar à categoria para patrocinar o piloto da Sauber.

Ainda de acordo com o portal, representantes da empresa fizeram uma reunião com Kobayashi e a Sauber logo após a corrida em Suzuka.

O jornal Suíço "Basler Zeitung" foi mais longe e afirmou que o acordo entre a Panasonic e a equipe de Kobayashi seria multimilionário, o que deixaria a equipe com uma ótima base financeira, pois também contará com o patrocínio da Telmex, do bilionário Carlos Slim.

A Sauber não negou, mas preferiu não comentar os rumores que surgiram na imprensa europeia.

Alonso afirma que ajuda de Massa será importante



Espanhol traça estratégia para vencer no Japão e evita excluir McLaren da disputa

Fernando Alonso, da Ferrari, já tem a estratégia traçada para a corrida no misterioso circuito de Yeongam, na Coreia do Sul: atacar e contar com a ajuda de Felipe Massa para conseguir a vitória.

- Na Coreia devemos sair para o ataque, porque devemos diminuir a distância para Webber. Aumentar a diferença deixaria a situação mais complicada. Para mim será importante contar com Felipe. Sei que ele quer sair dos últimos mais resultados e tem capacidade para voltar ao pódio. Temos que trabalhar juntos para descobrir os segredos da nova pista - escreveu em seu blog no site da Ferrari.

Para o espanhol, o traçado de Yeongam possui certas similaridades à pista de Abu Dhabi, última etapa da temporada, e se adapta ao F10.

- Trabalhamos alguns dias no simulador com a pista. Os primeiros dois setores são muito rápidos, com grandes retas, enquanto o último lembra a última parte do circuito de Abu Dhabi. O asfalto é largo, o que permite ultrapassagens - analisou.

Alonso preferiu se manter cauteloso e não quis descartar nenhum dos cinco primeiros pilotos da briga pelo título, mesmo que a dupla da McLaren tenha se distanciado após a prova no Japão.

- A batalha pelo título continua aberta para os cinco pilotos. Muitas vezes neste ano vimos pilotos voltarem a disputa quando parecia que já estavam fora e isso pode voltar a ocorrer facilmente. O único que ainda pode suportar um final de semana ruim é Webber - finalizou.

domingo, 10 de outubro de 2010

Equipe fará análises posteriores no carro de Lucas


Virgin conduzirá nova perícia no VR-01 do brasileiro, que fez Di Grassi perder o controle e bater durante a volta de instalação antes da largada para o GP do Japão

Faltavam poucos minutos para a largada do Grande Prêmio do Japão, 16ª etapa do Mundial de Fórmula 1, e com os boxes abertos, todos os pilotos faziam suas voltas de instalação e se dirigiam para o grid. Procedimento normal em qualquer categoria do automobilismo, mas que na madrugada deste domingo (10) revelou-se em um grande susto para Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa).

O VR-01 do brasileiro subitamente perdeu o controle na curva 130R, a mais rápida do circuito, normalmente contornada a cerca de 300 km/h. "Foi muito esquisito. Eu estava preparando o carro para o grid, e na curva ele começou a ir reto, eu corrigi e ele simplesmente apontou para o outro lado", relatou Di Grassi. O impacto frontal no muro se deu a cerca de 270 km/h, segundo o piloto.

A Virgin Racing fará novas análises no bólido número 25 com o intento de encontrar a causa do acidente. "Ainda não temos certeza do que quebrou no carro, mas é possível que tenha acontecido alguma coisa. Eu perdi o controle em uma situação que não é normal e vamos fazer uma análise mais profunda do que aconteceu", afirmou o brasileiro.

Os danos no carro de Lucas o impediram de disputar a corrida, para a qual o estreante alimentava boas expectativas já que, horas antes, havia superado seu companheiro de equipe, o experiente Timo Glock, tendo sido mais rápido que o alemão no treino classificatório.

"Eu estava feliz com meu desempenho no treino classificatório e confiante em mais melhoras, porque até então eu havia completado menos de 30 voltas durante todo o fim de semana", destacou Lucas, que já se concentra na disputa do inédito GP da Coréia, no dia 24 de outubro.

"Pelo menos estou inteiro e feliz em estar bem fisicamente. Vou continuar com a cabeça erguida e trabalhar para melhorarmos o conjunto. O carro a gente reconstrói e vamos para a próxima".


Lucas Di Grassi no Twitter: www.twitter.com/lucasdigrassi

Visite o site da Virgin Racing: media.virginracing.com



Fotos: Virgin Racing/Divulgação

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Vettel vence GP do Japão e lidera dobradinha da Red Bull

Por Alan Baldwin

SUZUKA, Japão, 10 de outubro (Reuters) - Sebastian Vettel venceu o GP do Japão de Fórmula 1, neste domingo, e liderou a dobradinha da Red Bull com Mark Webber em segundo, que ampliou a liderança no campeonato para 14 pontos com apenas três corridas restando para o final da temporada.

O alemão largou na pole, que ele havia garantido algumas horas mais cedo, e venceu a prova confortavelmente, apesar de levar a bandeira quadriculada apenas 0,9 segundos na frente do australiano, pelo segundo ano consecutivo.

"Estou muito, muito feliz e já estava na hora," disse Vettel, depois de jogar a champanhe dos vencedores no desenhista da Red Bull, Adrian Newey, em sua primeira vitória desde o GP de Valência, em junho.

Fernando Alonso, da Ferrari, vencedor das duas provas anteriores, terminou em terceiro sem nunca parecer ameaçar os dois líderes.

Atual campeão mundial, Jenson Button, da McLaren, um dos cinco pilotos que brigam pelo título, apostou ao começar a corrida com pneus mais duros que os demais, mas não teve retorno e terminou em quarto.

Seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, ficou em quinto em uma corrida que foi um duro golpe nas chances dos dois em relação ao campeonato.

Webber agora tem 220 pontos, enquanto Alonso e Vettel estão com 206, com o espanhol bicampeão mundial tendo vencido quatro provas e o alemão, três.

"É a primeira vez que venço um GP pela segunda vez, então, acho que tenho de me apaixonar por esta pista," disse Vettel, quando foi informado que apenas dois outros pilotos venceram seguidamente em Suzuka--Mika Hakkinen e Michael Schumacher.

FORMAÇÃO FINAL

Logo na largada, Webber foi ultrapassado por Robert Kubica, da Renault, e perdeu o segundo lugar, mas recuperou a posição quando o polonês perdeu a roda direita traseira de seu carro na terceira volta.

"Foi um bom dia para mim," declarou Webber. "Provavelmente, seria difícil vencer a corrida, a menos que conseguisse a ponta na largada."

"Esta é uma bela pista, mas ela oferece basicamente uma formação final. Tanto eu quanto Sebastian apenas seguimos um ao outro e é muito difícil de se aproximar."

Hamilton, que começou com a punição da perda de cinco posições no grid em um final de semana em que muita coisa deu errado, caiu para o quarto lugar na classificação geral com 192 pontos, com suas esperanças de conquistar o título enfraquecendo.

O tom da tarde pareceu definido para o britânico quando ele participou da volta de apresentação dos pilotos em um carro com três rodas, enquanto Webber e Vettel passavam por ele a bordo de Rolls Royces.

"Fiquei feliz de terminar a corrida," disse o campeão de 2008, chateado. "Perdi a terceira marcha quando estava me recuperando. Foi difícil para o time. Talvez seja um sinal."

Button caiu para a quinta colocação geral, com 189 pontos e com apenas três provas para tirar a diferença de 31 pontos, se o britânico se tornar o primeiro piloto desde 1957 a vencer dois títulos seguidos por equipes diferentes.

Esta foi a terceira dobradinha da Red Bull em 16 corridas. A equipe lidera o campeonato de construtores com 426 pontos, enquanto a McLaren tem 381.

CONFUSÃO

Em uma emocionante corrida em um dia ensolarado depois das fortes chuvas que obrigaram os organizadores a realizar o treino classificatório no próprio dia da corrida, o safety car precisou ficar por cinco voltas na pista depois da confusão logo na largada.

O russo Vitaly Petrov, da Renault, bateu no muro de proteção depois de colidir com Nico Hulkenber, da Williams, enquanto o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, se enroscou com o italiano Vitantonio Liuzzi, da Force India.

Os ficais puniram Petrov com a perda de cinco posições no grid da próxima corrida.

Atrás dos líderes, o heptacampeão Schumacher, da Mercedes, terminou em sexto depois de brigar por posição com seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, que acabou batendo.

Kamui Kobayashi, da Sauber, fez a alegria dos torcedores, terminando em sétimo, depois de uma corrida agressiva em que ultrapassou uma série de rivais da 14a colocação no grid.

O alemão Nick Heidfeld marcou mais dois pontos para a equipe, com o brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, terminando em nono e o suíço Sebastian Buemi, da Toro Rosso, ficando com o último ponto.

O finlandês Heikki Kovalainen garantiu para a Lotus a sua melhor posição numa corrida, e a melhor para um time novo, com o 12o lugar.

GP do Japão


  • Circuito:Suzuka Circuit, Suzuka
  • Data:10 Out 2010
  • Nº de voltas:53
  • Volta no circuito:5.807m
  • Total do percurso:307.471 km

Estatísticas

  • Melhor volta1m31s540 - Kimi Raikkönen - 2005
  • Provas realizadas21
  • Último vencedorSebastian Vettel

Infográfico

Histórico

Suzuka foi desenhado por John Hugenholtz, em 1962, como pista de provas para a Honda. Trata-se do único circuito da Fórmula 1 que tem um traçado em forma de oito. É um circuito de alta velocidade, com algumas das curvas mais famosas do calendário: a rapidíssima 130R e a também famosa Spoon Curve. Vários pilotos tem disputado aqui duras lutas pela vitória na parte final da temporada. Senna e Prost chegaram a bater seus carros premeditadamente duas vezes. Em 2007 e 2008, o GP do Japão foi realizado em Fuji Speedway, um circuito da Toyota, mas os proprietários abriram mão da renovação de contrato, deixando para Suzuka a exclusividade do evento.