sábado, 27 de setembro de 2008

Massa elogia visibilidade em Cingapura, mas critica ondulações

F1


De acordo com Felipe Massa, a visibilidade não foi um problema em seu primeiro contato com a pista de Cingapura, que está abrigando a primeira corrida noturna da história da Fórmula 1. Embora realce que correr sob luzes artificiais não apresenta condições tão boas como acontece à luz do dia, o brasileiro assegura que um fator realmente prejudicial na pista de Marina Bay é a alta quantidade de ondulações.

Anteriormente a maior preocupação dos pilotos tendo em vista o Grande Prêmio de Cingapura, as condições de visibilidade foram elogiadas por Massa depois que ele cravou o segundo melhor tempo desta sexta-feira, dia de abertura dos testes.

“É um desafio diferente e bem interessante”, analisou o brasileiro em conversa com os jornalistas brasileiros. “Ainda temos que nos acostumar um pouco mais com a noite, dá para perceber que não há 100% de visibilidade, mas acho que é tranqüilo. Não muda muito”.

Por outro lado, Massa não deixou de tecer críticas quando às condições oferecidas pelo autódromo asiático, cujas ondulações são muito acentuadas. “A pista tem muita ondulação”, disse, destacando um problema que já havia sido percebido também por Rubens Barrichello: ao completar voltas a bordo de uma scooter na quinta-feira, o representante da Honda observou que o traçado não era liso como o imaginado.

Questionado também acerca do desempenho da Ferrari, que o colocou entre os primeiros colocados nos trabalhos iniciais em Cingapura, Massa se saiu com uma resposta positiva. “O carro está bom e estamos bem constantes. O único problema tem relação com os pneus novos, com os quais não consegui rodar bem até aqui”.

Trulli é multado por guiar na contramão

F1

O prejuízo de Jarno Trulli no primeiro dia de treinos livres para o Grande Prêmio de Cingapura não se resumiu apenas ao fato de ter perdido o controle de sua Toyota na curva 23 da recém-inaugarada pista asiática. O piloto italiano também foi advertido e multado em 10 mil euros (cerca de R$ 27 mil) por ter pilotado na contramão após a rodada.

Na sessão que abriu os preparativos para a corrida de Cingapura, Trulli foi um dos cinco pilotos que se complicou na curva que antecede a reta dos boxes, não conseguindo manter o seu carro na pista. Na seqüência, ele deu meia volta e retornou ao pit lane, andando por um pequeno trecho no sentido contrário.

Para fechar, o italiano, que deveria segundo o regulamento ter completado mais uma volta até retornar aos boxes, ainda cruzou a linha que separa o pit e a pista de maneira considera imprópria.

Alonso surpreende no fim e é o mais rápido da segunda sessão

F1

Cingapura (Cingapura) - Até o último minuto disponível para a realização do segundo treino livre para o Grande Prêmio de Cingapura, tudo pareceria que o resultado apontaria nova disputa pela liderança entre Lewis Hamilton e Felipe Massa. Entretanto, o espanhol Fernando Alonso soube como nunca aproveitar sua última chance de marcar tempos no recém-inaugurado circuito asiático, anotando 1min45s654 para bater os pilotos que disputam o título da temporada 2008.

Alonso, que após chegar a liderar a primeira sessão em Marina Bay caiu de rendimento até fechar sua participação inicial apenas no sétimo posto, surpreendeu a todos nos trabalhos posteriores, que encerraram a sexta-feira. Até então fora da briga pela liderança que contava com Hamilton, Massa e Heikki Kovalainen na casa de 1min45s7, o espanhol apareceu “ao apagar das luzes” para ficar com o melhor tempo do treino, e o terceiro do dia.

Ao superar o inglês pela segura vantagem de um décimo de segundo, o bicampeão mundial relegou os líder do campeonato à briga pelo segundo lugar. Piloto mais rápido dos testes de abertura, o representante da McLaren teve de se contentar com a segunda colocação, seguido de muito perto por Massa e Kovalainen.

Fechado o grupo dos quatro primeiros colocados, a decepção ficou com Kimi Raikkonen, que anotou 1min46s580, marca suficiente para colocá-lo na sétima posição, e ficou a quase um segundo de distância de Massa, seu companheiro de Ferrari. À frente do piloto finlandês apareceram Nico Rosberg, quinto mais veloz, e Robert Kubica, sexto.

Enquanto Alonso surpreendeu ao voar baixo nos últimos instantes da segunda sessão de testes, o outro piloto da Renault, Nelsinho Piquet, esteve longe de alcançar o desempenho do parceiro. O brasileiro, que completou sua volta em 1min47s145, anotou o 12º posto.

Pior representante nacional dos que foram à pista nesta sexta-feira, Rubens Barrichello voltou a ter dificuldades em tirar o melhor do carro da Honda, sendo o 18º colocado, exatamente dez postos atrás de Jenson Button, que andou no top 10 pela segunda vez consecutiva.

Confira o resultado do segundo treino livre em Cingapura:

1º. Fernando Alonso (ESP/Renault): 1min45s654
2º. Lewis Hamilton (ING/McLaren): 1min45s752
3º. Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min45s793
4º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren): 1min45s797
5º. Nico Rosberg (ALE/Williams): 1min46s164
6º. Robert Kubica (POL/BMW): 1min46s384
7º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari): 1min46s580
8º. Jenson Button (ING/Honda): 1min46s901
9º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams): 1min47s013
10º. Timo Glock (ALE/Toyota): 1min47s046
11º. Mark Webber (AUS/Red Bull): 1min47s137
12º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault): 1min47s145
13º. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso): 1min47s300
14º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso): 1min47s487
15º. David Coulthard (ESC/Red Bull): 1min47s640
16º. Nick Heidfeld (ALE/BMW): 1min47s760
17º. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India): 1min47s965
18º. Rubens Barrichello (BRA/Honda): 1min48s009
19º. Jarno Trulli (ITA/Toyota): 1min48s059
20º. Adrian Sutil (ALE/Force India): 1min48s311

Ecclestone quer adiar estréia do GP da Índia para 2011

F1

Cingapura (Cingapura) - Embora a pista de Nova Déli, programada para abrigar o Grande Prêmio da Índia, deva ficar pronta no prazo estabelecido, em 2010, o chefão da Fórmula 1 Bernie Ecclestone pretende adiar a entrada do país no calendário em um ano. A informação revelada nesta sexta-feira já bastou para desagradar a Vijay Mallya, dono da Force India e um dos principais entusiastas em levar a categoria a mais uma localidade asiática.

Questionado pelo site da revista britânica Autosport sobre a possibilidade de manter a previsão, promovendo a estréia da Índia na Fórmula 1 em 2010, Ecclestone surpreendeu ao se dizer propenso a um adiamento. “2011 é o que eu quero”, cravou, de forma seca.

Grande responsável por fazer lobby nos bastidores favorável à entrada da Índia, Mallya não se mostrou muito contente quando foi informado, pela mesma publicação, das declarações do mandatário britânico. “Mesmo que eu não esteja trabalhando na construção da pista, de acordo com minhas informações o circuito ficará pronto para 2010”, disse, lembrando que os trabalhos nesse sentido devem começar no próximo mês de outubro.

Entretanto, o bilionário indiano e dono de equipe preferiu não bater de frente com Ecclestone. “Porém, como é sabido, a programação da Fórmula 1 é decidida por Bernie e acho que todos têm de aceitar o que ele diz. Se ele decidir que há outras corridas que precisam ser encaixadas em 2010, então acho que isso é tudo, não?”.