domingo, 31 de janeiro de 2010

Os motores em 2010

Fórmula 1 2010

Motores para 2010

A maior mudança para a temporada 2010 da Fórmula 1 é, sem dúvidas, o fim do reabastecimento, após 16 anos ininterruptos na categoria (desde a temporada 1994). Isto significa o fim das táticas de combustível, já que todos os carros terão de largar com carga máxima, e também do aumento da capacidade dos tanques. Ou seja, o consumo será um fator-chave em 2010, nem tanto o desempenho. Então, atendendo a pedidos de alguns internautas, principalmente o Carlos RM, leitor assíduo do Voando Baixo, resolvi fazer um post mais técnico, com uma análise sobre os motores. Até agora, quatro fornecedores estão certos na próxima temporada da F-1: Ferrari, Mercedes, Renault e Cosworth.

Para fazer uma boa análise sobre esta questão, peguei os dados de consumo de combustível da temporada passada, compilados pelo ótimo blog inglês F-1 Numbers. Antes disso, porém, vale lembrar que o desenvolvimento dos motores foi congelado no fim de 2007 pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), com alterações permitidas apenas em termos de confiabilidade. Antes da temporada 2009, no entanto, a entidade permitiu à Renault que atualizasse alguns componentes, já que seu propulsor encontrava-se muito defasado. No início de 2010, porém, a FIA não permitiu alterações. Agora, a diferença entre o motor mais forte (Mercedes, com 755cv) e o mais fraco (o Toyota) era de apenas 2,5% (18cv ou 0s3 por volta).

Para 2010, no entanto, o desempenho dos motores não será tão essencial quanto o consumo. Quanto menor for o gasto de combustível, menor será o tanque de gasolina e, consequentemente, o peso dos carros na largada. Além disso, poderá dar às equipes uma boa margem para trabalhar com as misturas em casos de disputas mais apertadas ou para tentar aumentar uma vantagem. A única coisa que eu lamento é a manutenção da obrigatoriedade do uso de dois tipos de pneus nas corridas. Gostaria de ver um carro tentar completar um GP sem parar nos boxes, como acontecia até a década de 80, com a volta dos três compostos de borracha (A – duro, B – médio e C – macio), dependendo do que as equipes gostariam de fazer nas provas.

Gráfico 1

Com os dados dos motores, chegamos à conclusão de que o mais econômico é o da Renault, como você vê nográfico acima. O propulsor francês gasta 0,05 Kg/volta a menos que o Mercedes, que tem a mesma vantagem sobre o Ferrari (0,10 Kg/volta a menos que o Renault). Ou seja, com estas informações, entendemos a preocupação da equipe italiana quanto ao gasto de gasolina. Em um stint (trecho) padrão de 23 voltas, por exemplo, o motor Mercedes precisaria parar uma volta antes do Renault e o Ferrari, duas (ver gráfico abaixo). Se considerarmos que a RBR continuará com o mesmo bom desempenho do fim de 2009, a equipe austríaca tem tudo para sair na frente em 2010.

Gráfico 2

Um detalhe: ainda não temos como saber como o motor Cosworth – que equipará Williams, Campos, Virgin, Lotus e USF1 – reagirá em termos de consumo. A tradicional fábrica inglesa trabalhou seu propulsor para 2010 em cima do bloco do V8 usado na temporada 2006 da Fórmula 1. Além da defasagem, a empresa precisava trabalhar em reduzir o peso (na época um dos piores neste quesito da categoria) e melhorar o desempenho. Como o projeto não está congelado, a Cosworth teria uma vantagem em relação às demais. Mas só saberemos mesmo o efeito após vermos os primeiros resultados da Williams, principalmente nos trechos mais longos, nos testes coletivos em Valência.

É bom lembrar também que o consumo do ano passado pode ser melhorado mais na eletrônica do que na mecânica. Portanto, o que era beberrão em 2009 pode não sê-lo em 2010, ou ser bem menos. Mas ela também tem limitações, já que a centralina (gerenciamento de ignição e alimentação) é unificada. Pode-se conseguir ganhos ao diminuir o atrito dos pistões, através do uso de lubrificantes mais eficientes. Outro ponto importante é a relação peso/potência. Se um carro – citando números hipotéticos, para facilitar o entendimento – pesa 800 kg e tem 400 cv, ele tem a mesma relação de outro com 600 kg e 300 cv: 2 kg/cv. Assim, ao menos em teoria, ambos teriam a mesma aceleração (é claro que ela vai depender também de detalhes como a capacidade de tração e relações, entre outros). Mas a relação é o ítem essencial.

Para encerrar, vale lembrar que a regra do limite de oito motores na temporada continua a valer. Com 19 provas, eles terão de durar pouco mais de duas corridas cada ou cerca de 1.500 quilômetros. Em caso do uso do nono propulsor, o piloto perde dez posições no grid em cada corrida. Outro detalhe: é muito mais fácil para os engenheiros aumentarem a potência dos motores em vez da melhoria do consumo ou aumento da durabilidade. O aumento do peso, por causa do combustível, também implica na melhoria do aquecimento de freio e pneus, mas pode sobrecarregar a caixa de câmbio dos carros. Por isso, estou ansioso para o início dos testes coletivos. Muitas das nossas perguntas poderão ser respondidas nesta ocasião.


por Rafael Lopes

Reação vermelha

Novo carro da Ferrari, o F10

7 – Felipe Massa (BRA)
8 – Fernando Alonso (ESP)

Assim como no ano passado, a Ferrari foi a primeira equipe a apresentar seu carro para a temporada 2010. Neste ano, os lançamentos estão sendo realizados mais tarde, por causa da proibição de testes até fevereiro. Ou seja, teremos uma enxurrada de novidades nas próximas duas semanas da categoria, principalmente com as atividades no circuito Ricardo Tormo, em Valência, a partir do dia 1º. Sobre a equipe italiana, é clara a ruptura com os conceitos do F60, de 2009. Muita coisa mudou para tentar devolver o time à disputa pelo título.

A nova Ferrari F10 tem traços muito parecidos com o RB5, modelo projetado por Adrian Newey na temporada passada para a RBR, principalmente na parte frontal. As duas partes mais altas, apelidadas de “chifres”, presentes na carenagem na parte entre as duas rodas dianteiras foram uma marca registrada do carro da equipe austríaca em 2009. Além disso, o bico está um pouco mais alto e fino. Nada mais natural, já que o RB5 sempre foi apontado pelos especialistas das equipes como o melhor em termos aerodinâmicos do ano passado.

O fim do reabastecimento nesta temporada também contribuiu para mudanças na parte traseira do carro. Com um tanque de combustível muito maior do que o usado até 2009, esta área teve de ser aumentada e ficou robusta. As laterais ficaram mais altas e a tampa do motor também cresceu. A distância entreeixos aumentou quase 15 centímetros por causa do novo regulamento. De acordo com a Bridgestone, os pneus usados no lançamento do F10 já são os mais estreitos que serão utilizados em 2010 na F-1.

Visão frontal do novo carro da Ferrari, o F10

No entanto, apesar do aumento do tanque, a Ferrari conseguiu manter linhas elegantes na parte traseira de seu carro. Mas só poderemos ver algumas soluções nos primeiros testes. A equipe italiana não deixou que o novo difusor duplo (em seu último ano) do time fosse fotografado, para evitar cópias de adversários. Outra diferença em relação a 2009 é que o modelo não terá o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers), após o acordo entre todas as equipes que disputarão o Mundial nesta temporada, para reduzir custos.

Mas nem tudo começou bem para a equipe. O shakedown do carro, que seria realizado em Fiorano, teve de ser cancelado por causa das péssimas condições do tempo. A temperatura era muito baixa e o asfalto estava coberto por gelo. A primeira atividade para valer do F10 será nos testes de Valência, que começam no dia 1º de fevereiro. Felipe Massa e Fernando Alonso estarão ao volante do modelo. Será a primeira oportunidade para avaliar o desempenho das equipes para a temporada 2010. Se a Ferrari conseguir dar um bom carro aos dois pilotos, será forte candidata aos títulos de pilotos e construtores deste ano.

por Rafael Lopes

Ousadia inglesa

Novo carro da McLaren, o MP4/25

1 - Jenson Button (ING)
2 - Lewis Hamilton (ING)

A McLaren, equipe queridinha dos ingleses em 2010 por ter Jenson Button e Lewis Hamilton como seus pilotos, lançou nesta sexta-feira o MP4/25, seu carro para esta temporada da Fórmula 1. E desde a primeira foto, que vazou cerca de meia hora antes da apresentação, o modelo impressionou pelas linhas arrojadas, que o deixaram com uma aparência agressiva e, ao mesmo tempo, elegante. O design tem pouquíssimas semelhantes com o do ano passado, que começou o ano mal e, após algumas evoluções e muito trabalho dos engenheiros do time, recuperou o terceiro lugar no Mundial de Construtores.

Uma das partes que mais impressiona no carro é a barbatana de tubarão que começa na tampa do motor e se junta ao aerofólio traseiro. A peça é semelhante à que a RBR lançou no ano passado, mas é o único traço do carro que lembra o de outros times. Fiquei impressionado com as soluções usadas pelos projetistas da McLaren, que conseguiram fugir dos estereótipos dos modelos que deram certo em 2009, como a Brawn GP e a RBR. A traseira é linda, com uma solução harmoniosa para a saída do escapamento, toda carenada.

Assim como a Ferrari, que lançou seu carro na quinta, a McLaren é outra equipe que precisa de resultados urgentes, após a temporada ruim em 2009. A aposta em dois campeões do mundo – Button e Hamilton – também é válida, mas o time precisa tomar cuidado com a harmonia entre eles. Apesar dos discursos de paz de ambos, a situação pode esquentar muito se eles disputarem o campeonato. Como Lewis foi criado na equipe, ela tende a favorecê-lo. Foi assim em 2007, quando ele teve Alonso como companheiro e ainda era novato.

Visão frontal do novo carro da McLaren, o MP4/25

Mas voltando a falar do carro, a asa dianteira é muito refinada em termos aerodinâmicos. As aletas laterais, chamadas de endplates, são bastante complexas e causaram, ao menos para mim, a mesma boa impressão que as da Brawn GP no ano passado. Comparadas às da Ferrari, têm muito mais opções de acerto. A parte frontal, próxima ao bico, não conta com os “chifres” que se tornaram marca registrada do projeto de Adrian Newey para a RBR em 2009. Pelo contrário: o trecho da carenagem entre as rodas dianteiras é plano, sem invenções. Se algumas soluções do MP4/25 foram radicais, em outras os projetistas foram conservadores.

O MP4/25 só irá à pista no dia 1º de fevereiro, no início dos testes coletivos da Fórmula 1 em Valência, na Espanha. Gary Paffett, piloto de testes da equipe inglesa, será o responsável por comandar o modelo na sessão inicial. Lewis Hamilton e Jenson Button assumirão o carro nos dias seguintes e começarão suas preparações para o início da temporada. Se o carro andar tão bem quanto é bonito, a McLaren tem tudo para andar muito bem em 2010. Mas só saberemos disso após as primeiras atividades de pista da F-1.

por Rafael Lopes

Williams em ação

Estava dando aquela tradicional fuçada no Youtube agora há pouco e achei o vídeo acima. Nele, uma equipe de TV supostamente entra escondida em Silverstone e filma as primeiras voltas do FW32, carro da Williams para a temporada 2010. Nico Hulkenberg aparece nas imagens, já que ele andou com o modelo na pista inglesa na quinta-feira. Na realidade, a atividade teve fins promocionais, além do shakedown do carro, e esse vídeo tem a maior cara de ser viral. Talvez tenha sido exatamente este o material filmado pela equipe no circuito.

O bom é que as imagens mostram um pouco do modelo, mais do que a foto divulgada pela revista inglesa “Autosport” na quinta-feira. O lançamento oficial do Williams FW32 de Rubens Barrichello será no dia 1º de fevereiro, antes do início dos testes coletivos da Fórmula 1 no circuito espanhol de Valência. Assistam!


por Rafael Lopes

Wallpapers Ferrari e McLaren 2010

Pela terceira temporada seguida, o Voando Baixo publica uma série especial de wallpapers com os carros da temporada 2010 da F-1. Idealizados pelo amigo Mauricio Ribeiro, editor de Arte do GLOBOESPORTE.COM, todas as equipes terão o seu. Os primeiros são o da Ferrari F10 e o da McLaren MP4/25. Confiram!

Para baixar o wallpaper, é só clicar na imagem com o botão direito de seu mouse e escolher a opção “Salvar destino como“.

Ferrari F10Ferrari F10Ferrari F10Ferrari F10
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McLaren MP4/25McLaren MP4/25McLaren MP4/25McLaren MP4/25
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por Rafael Lopes