domingo, 31 de janeiro de 2010

Reação vermelha

Novo carro da Ferrari, o F10

7 – Felipe Massa (BRA)
8 – Fernando Alonso (ESP)

Assim como no ano passado, a Ferrari foi a primeira equipe a apresentar seu carro para a temporada 2010. Neste ano, os lançamentos estão sendo realizados mais tarde, por causa da proibição de testes até fevereiro. Ou seja, teremos uma enxurrada de novidades nas próximas duas semanas da categoria, principalmente com as atividades no circuito Ricardo Tormo, em Valência, a partir do dia 1º. Sobre a equipe italiana, é clara a ruptura com os conceitos do F60, de 2009. Muita coisa mudou para tentar devolver o time à disputa pelo título.

A nova Ferrari F10 tem traços muito parecidos com o RB5, modelo projetado por Adrian Newey na temporada passada para a RBR, principalmente na parte frontal. As duas partes mais altas, apelidadas de “chifres”, presentes na carenagem na parte entre as duas rodas dianteiras foram uma marca registrada do carro da equipe austríaca em 2009. Além disso, o bico está um pouco mais alto e fino. Nada mais natural, já que o RB5 sempre foi apontado pelos especialistas das equipes como o melhor em termos aerodinâmicos do ano passado.

O fim do reabastecimento nesta temporada também contribuiu para mudanças na parte traseira do carro. Com um tanque de combustível muito maior do que o usado até 2009, esta área teve de ser aumentada e ficou robusta. As laterais ficaram mais altas e a tampa do motor também cresceu. A distância entreeixos aumentou quase 15 centímetros por causa do novo regulamento. De acordo com a Bridgestone, os pneus usados no lançamento do F10 já são os mais estreitos que serão utilizados em 2010 na F-1.

Visão frontal do novo carro da Ferrari, o F10

No entanto, apesar do aumento do tanque, a Ferrari conseguiu manter linhas elegantes na parte traseira de seu carro. Mas só poderemos ver algumas soluções nos primeiros testes. A equipe italiana não deixou que o novo difusor duplo (em seu último ano) do time fosse fotografado, para evitar cópias de adversários. Outra diferença em relação a 2009 é que o modelo não terá o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers), após o acordo entre todas as equipes que disputarão o Mundial nesta temporada, para reduzir custos.

Mas nem tudo começou bem para a equipe. O shakedown do carro, que seria realizado em Fiorano, teve de ser cancelado por causa das péssimas condições do tempo. A temperatura era muito baixa e o asfalto estava coberto por gelo. A primeira atividade para valer do F10 será nos testes de Valência, que começam no dia 1º de fevereiro. Felipe Massa e Fernando Alonso estarão ao volante do modelo. Será a primeira oportunidade para avaliar o desempenho das equipes para a temporada 2010. Se a Ferrari conseguir dar um bom carro aos dois pilotos, será forte candidata aos títulos de pilotos e construtores deste ano.

por Rafael Lopes

Nenhum comentário: