1 - Jenson Button (ING)
2 - Lewis Hamilton (ING)
A McLaren, equipe queridinha dos ingleses em 2010 por ter Jenson Button e Lewis Hamilton como seus pilotos, lançou nesta sexta-feira o MP4/25, seu carro para esta temporada da Fórmula 1. E desde a primeira foto, que vazou cerca de meia hora antes da apresentação, o modelo impressionou pelas linhas arrojadas, que o deixaram com uma aparência agressiva e, ao mesmo tempo, elegante. O design tem pouquíssimas semelhantes com o do ano passado, que começou o ano mal e, após algumas evoluções e muito trabalho dos engenheiros do time, recuperou o terceiro lugar no Mundial de Construtores.
Uma das partes que mais impressiona no carro é a barbatana de tubarão que começa na tampa do motor e se junta ao aerofólio traseiro. A peça é semelhante à que a RBR lançou no ano passado, mas é o único traço do carro que lembra o de outros times. Fiquei impressionado com as soluções usadas pelos projetistas da McLaren, que conseguiram fugir dos estereótipos dos modelos que deram certo em 2009, como a Brawn GP e a RBR. A traseira é linda, com uma solução harmoniosa para a saída do escapamento, toda carenada.
Assim como a Ferrari, que lançou seu carro na quinta, a McLaren é outra equipe que precisa de resultados urgentes, após a temporada ruim em 2009. A aposta em dois campeões do mundo – Button e Hamilton – também é válida, mas o time precisa tomar cuidado com a harmonia entre eles. Apesar dos discursos de paz de ambos, a situação pode esquentar muito se eles disputarem o campeonato. Como Lewis foi criado na equipe, ela tende a favorecê-lo. Foi assim em 2007, quando ele teve Alonso como companheiro e ainda era novato.
Mas voltando a falar do carro, a asa dianteira é muito refinada em termos aerodinâmicos. As aletas laterais, chamadas de endplates, são bastante complexas e causaram, ao menos para mim, a mesma boa impressão que as da Brawn GP no ano passado. Comparadas às da Ferrari, têm muito mais opções de acerto. A parte frontal, próxima ao bico, não conta com os “chifres” que se tornaram marca registrada do projeto de Adrian Newey para a RBR em 2009. Pelo contrário: o trecho da carenagem entre as rodas dianteiras é plano, sem invenções. Se algumas soluções do MP4/25 foram radicais, em outras os projetistas foram conservadores.
O MP4/25 só irá à pista no dia 1º de fevereiro, no início dos testes coletivos da Fórmula 1 em Valência, na Espanha. Gary Paffett, piloto de testes da equipe inglesa, será o responsável por comandar o modelo na sessão inicial. Lewis Hamilton e Jenson Button assumirão o carro nos dias seguintes e começarão suas preparações para o início da temporada. Se o carro andar tão bem quanto é bonito, a McLaren tem tudo para andar muito bem em 2010. Mas só saberemos disso após as primeiras atividades de pista da F-1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário