sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Bernie Ecclestone vence Globo e GP do Brasil vai começar às 15 horas

F1


Na briga entre a Rede Globo e Bernie Ecclestone, o manda-chuva da Fórmula 1 se deu melhor. Por conta da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro de futebol, a emissora carioca queria que a largada do GP Brasil de 2008 fosse dada às 14 horas (horário de Brasília) e não às 15 horas inicialmente programadas.

A Formula One Management (FOM), porém, foi intransigente sob a alegação de que, começando às 15 horas locais, a disputa não afetaria a transmissão na maior parte da Europa, onde a prova se iniciará às 18, mesmo horário do ano passado, quando o evento bateu recordes de audiência.

Esse ano, a coincidência de horários não foi possível porque a Europa não estará mais em horário de verão no dia da prova, 2 de novembro, ao contrário de São Paulo - os relógios no Velho Continente serão atrasados em uma hora na semana anterior à disputa, que tem grandes chances de decidir o título da temporada.

Esta, aliás, é a expectativa da FOM, visto que Lewis Hamilton tem, faltando quatro provas para o término do Mundial, apenas um ponto de vantagem sobre Felipe Massa. Se isso se confirmar, será o quarto ano seguido que o campeão será conhecido em São Paulo: em 2005 e 2006, Fernando Alonso se sagrou bicampeão em Interlagos, enquanto Kimi Raikkonen faturou a taça de 2007 diante dos olhares da torcida brasileira.

Hamilton está confiante com corrida noturna em Cingapura

F1

Londres (Inglaterra) - Diferentemente do alemão Nick Heidfeld, que afirmou nessa quinta-feira estar receoso quanto à corrida noturna de Cingapura, o inglês Lewis Hamilton está confiante e despreocupado para o próximo GP da temporada, a ser realizado em 28 de setembro.

Embora haja algumas preocupações por esta ser a primeira corrida noturna da Fórmula 1 e os pilotos não conhecerem a pista, Hamilton acredita que tudo ocorrerá bem e que não terá problemas. “Eu nunca corri à noite antes, mas acredito que não vai ser um problema”, falou o líder do Mundial.

O traçado de Cingapura é urbano, o que agrada o inglês. “É um circuito de rua, que, particularmente, é meu tipo favorito. Parece que será uma corrida bonita e espetacular”, completou.

Por outro lado, Hamilton aposta que a dificuldade para os pilotos será quanto à aclimatação ao período noturno. “Não poderemos nos adaptar ao horário local, que é totalmente diferente ao que estamos acostumados, mas estamos fazendo uma preparação diferente para tentarmos fazer o nosso melhor”, finalizou o piloto.

Hamilton lidera o Campeonato Mundial de Pilotos e conta com apenas um ponto de vantagem sobre o segundo colocado, o brasileiro Felipe Massa.

Imprensa espanhola aposta que Alonso permance na Renault

F1

Madri (Espanha) - O espanhol Fernando Alonso já poderia ter decidido o seu futuro para a próxima temporada. De acordo com a imprensa espanhola, o piloto não aceitará as propostas da BMW e da Honda e permanecerá na Renault.

A justificativa para a decisão é que Alonso está certo de que a Reunalt será mais competitiva que a BMW no ano que vem. O jornal AS também falou que o bicampeão mundial teria desistido de ir para a equipe alemã devido ao fato de a escuderia querer um contrato muito longo, o que o impediria de mudar de time anteriormente.

“Tenho estudado outras propostas, mas a minha prioridade é a Renault, mas só se dar um passo importante diante do carro a ser apresentado em 2009”, falou o asturiano, que garantiu que tem ‘três ou quatro’ opções em aberto para a próxima temporada e que não é ‘nenhum segredo’ que estava em negociações com o chefe da Honda, Ross Brawn.

Raikkonen: 'Não me sinto o segundo piloto da equipe'

F1


Muggelo (Itália) - Embora o companheiro de equipe Felipe Massa esteja muito perto de coqnuistar o Mudnial de Pilotos da Fórmula 1, o finlandês Kimi Raikkonen afiemou, nesta sexta-feira, que não se sente ‘como o segundo piloto’ da Ferrari.

Realizando testes no carro na cidade italiana de Muggelo, Raikkonen garantiu que continuará fazendo seu melhor para obter bons resultados. “Não me sinto o segundo piloto da equipe. Seguirei tentando dar tudo e tirar o máximo possível”, falou o finlandês à imprensa local.

Mesmo com chances remotas, o piloto insistiu que seu principal objetivo continua sendo revalidar o titulo mundial “Não vai ser fácil, mas nunca se sabe. Vou pensar corrida a corrida e não mais sobre o que vem acontecendo ultimamente. Somente no final veremos onde terminará cada um”, completou.

Por sua vez, diferentes veículos de comunicação da Europa especulam sobre a má fase do finlandês, que não vence uma corrida desde abril, no GP da Espanha. Há rumores de que ele estaria tendo problemas pessoais com sai esposa, Jenni.

domingo, 14 de setembro de 2008

Ainda 'incrédulo', Hamilton nega sentimento de revanche em Monza

F1


Embora ainda faça questão de exibir sua insatisfação quanto à penalização que lhe tirou a vitória no Grande Prêmio da Bélgica, Lewis Hamilton está disposto a não deixar a polêmica decisão dos comissários influenciar o seu desempenho na Itália. Nesse contexto, o inglês descarta qualquer tipo de revanche com a Ferrari, possibilidade levantada porque a próxima etapa da Fórmula 1 será disputado na casa da Scuderia, em Monza.

Mesmo que tenha visto a vitória e uma vantagem mais confortável na liderança do Mundial de Pilotos escapar por seus dedos já depois da realização da prova belga, Hamilton prefere ressaltar o bom desempenho mostrado no último fim de semana, lembrando ainda que permanece na ponta da classificação.

“É claro que eu saí do circuito (de Spa) um pouco incrédulo, mas isto é automobilismo e essas coisas acontecem às vezes”, disse ele em conferência de imprensa realizada em Monza, palco da corrida do próximo domingo. “Tenho a impressão de que seja sempre um sonho para um piloto vencer em Spa, ainda mais em condições magníficas, então estou muito animado e satisfeito com o trabalho e ainda tenho dois pontos de frente na tabela”.

Ainda falando sobre a polêmica ultrapassagem sobre Kimi Raikkonen, Hamilton garante que a punição não afetará o seu modo de correr na Itália. “Quero ter a certeza de que isso não me afetará”, afirmou, garantindo que não existe clima de vingança na casa da Ferrari. “Nunca senti que há uma necessidade de revanche. O fato é que estamos tendo uma temporada de grandes batalhas com as Ferrari, o que é um prazer”.

Desse modo, o inglês assegura que o receio de receber outra punição não o impedirá de seguir com uma postura agressiva. “Precisamos continuar atacando e com um rendimento como o das últimas duas provas. E, sabendo que temos um pacote que nos deixa muito confiantes, podemos usá-lo como nosso combustível para mantermos um ritmo forte”.

Para diretor da Renault, punição a Hamilton tira emoção da F-1

F1


Passados quatro dias desde a realização do Grande Prêmio da Bélgica, o diretor de engenharia da Renault Pat Symonds fugiu do comum ao comentar a polêmica punição recebida por Lewis Hamilton para suscitar uma outra discussão: a possibilidade de a decisão dos comissários de Spa-Francorchamps diminuir as tentativas de ultrapassagens na Fórmula 1.

Conforme as palavras de Symonds, a emoção, que já tem estado longe das pistas da categoria nos últimos tempos, pode ficar ainda mais prejudicada no momento em que Hamilton foi penalizado em 25 segundos após superar Kimi Raikkonen por meio de uma manobra controvertida – cortou a chicane da curva Bus Stop antes de devolver a posição e conseguir retomá-la nos metros seguintes.

“O caso levanta questões interessantes, e não estou falando sobre ‘estará a Fia ao lado da Ferrari’. Temos de acreditar que os comissários sejam imparciais, caso contrário o esporte não pode existir”, declarou o dirigente da Renault, descartando comentar sobre teorias conspiratórias contra a McLaren que ganharam vida desde o último domingo.

Partindo mais diretamente ao seu ponto de discussão, Symonds comentou que a definição pode acabar com a expectativa tida pelos espectadores de ver ultrapassagens. “Acho que se trata de uma questão de filosofia, porque todos estão dizendo que a Fórmula 1 precisa de mais ultrapassagens. Precisamos de mais agitação e personalidades, e me parece que esse caso parece agir contra isso”.

Desse modo, o mandatário se mostrou totalmente favorável ao modo como Hamilton agiu na reta dos boxes de Spa. “Foi uma manobra perfeitamente legítima, e isso é corrida, é isso que queremos. Tivemos uma ótima corrida com todos realmente se desafiando e isso aconteceu para quê? Se depois mudam o resultado, por que os pilotos tomarão um risco como aquele?”.

Azarão, Kubica surpreende e diz que ainda pensa no título

F1

Embora costumasse descartar o seu nome da lista dos candidatos ao título mesmo quando liderou o Mundial de Pilotos da Fórmula 1, em junho passado, o polonês Robert Kubica agora mudou de opinião e, ignorando o fato de estar a 18 pontos do novo líder da classificação Lewis Hamilton, surpreendeu ao afirmar que “ainda está lutando” para ser campeão.

Atualmente longe de viver a melhor fase na temporada 2008, como quando conseguiu, no Canadá, a primeira vitória da história da BMW na categoria, Kubica subiu ao pódio em apenas uma das seis últimas etapas disputadas. Entretanto, a seqüência irregular que o fez cair na tabela do campeonato não abala o polonês, que segue sonhando com o título inédito.

“Para mim eu ainda estou pensando em tentar o melhor e lutar pelo campeonato”, afirmou de forma surpreendente Kubica, em conferência de imprensa realizada às vésperas do Grande Prêmio da Itália, marcado para o próximo domingo. “Tenho que aproveitar as minhas oportunidades como quando Kimi (Raikkonen) esteve fora, porque sem problemas de Ferrari e McLaren é difícil batê-los”, emendou, referindo-se aos dois abandonos seguidos conhecidos pelo finlandês.

Para aumentar ainda mais a polêmica, o polonês deu indícios de que, por outro lado, o foco da BMW tem sido o Campeonato de Construtores, no qual a equipe ocupa a terceira posição, e não a disputa entre os pilotos, gerando discórdia.

“É claro que se eu marcar oito pontos eles vão para o time e para a minha conta, mas talvez a prioridade ultimamente da equipe tem sido um pouco diferente da minha”, afirmou Kubica, que já havia criticado a BMW na Bélgica por ter dispensado a maior parte de sua atenção a Nick Heidfeld. “Provavelmente eu seja o único louco ou estúpido que ainda pense em lutar pelo título nesta temporada, mas enquanto houver uma chance tenho de tentar – e espero também pense assim”.

Em Monza, Massa se sente tão em casa quanto no Brasil

F1

Como piloto da Ferrari e brasileiro, Felipe Massa teria sempre de apontar duas etapas presentes no calendário da fórmula 1 como especiais: a da Itália e a do Brasil. O que poucos poderiam saber, no entanto, é que o atual vice-líder do Campeonato Mundial da Fórmula 1 considera-se tão em casa em Monza quanto em Interlagos, aguardando com ansiedade o reencontro com os torcedores italianos, marcado para o próximo fim de semana.

Segundo afirmou Massa ao diário italiano La Gazzetta dello Sport, o fato de ele viver em 2008 sua terceira temporada como piloto da Ferrari, além de ter sido testador da escuderia em 2003, coloca-o em uma posição de conhecer a relação dos ferraristas com o país europeu como ninguém, sabendo da importância de colecionar um bom resultado em Monza.

“Eu sei o que quer dizer a Ferrari, é uma religião e faz parte de todas as pessoas que vivem os seus bastidores”, explicou o brasileiro, antes de falar sobre o quanto a torcida a favor pode influenciar o resultado do Grande Prêmio da Itália. “Quanto melhores forem os resultados, terei mais fãs. Será uma corrida com muito apoio, e isso me dá mais motivação. Quando vou ao Brasil também há um feeling diverso e isso é sempre positivo”.

Apesar de se mostrar muito animado com a chegada da oportunidade de correr novamente em Monza, Massa terá um tabu a quebrar se quiser brilhar neste domingo: em cinco tentativas, jamais passou de um nono lugar em solo italiano, sendo que no ano passado cteve de lidar com um desagradável abandono.

Para ignorar o retrospecto negativo, o brasileiro conta com os testes coletivos realizados pela Ferrari há duas semanas, no circuito de Jerez de la Frontera. “É uma pista completamente diversa das outros no que toca à parte aerodinâmica. Temos um pacote Monza, que já foi testado para que possamos ter um carro competitivo. Tomara que tenhamos encontrado o acerto correto”.