Sakhir (Bahrein) - O polonês Robert Kubica conseguiu neste sábado a primeira pole position de sua carreira na Fórmula 1. Com a marca de 1min33s096, Kubica assegurou o melhor tempo do treino classificatório para o Grande Prêmio do Bahrein, superando os favoritos Felipe Massa, da Ferrari, e Lewis Hamilton, da McLaren.
De quebra, o arrojado polonês ainda colocou a BMW-Sauber no primeiro lugar do grid de largada de um GP pela primeira vez na breve história da equipe da categoria. Até então, o melhor treino da escuderia havia sido no GP da Austrália deste ano, quando o próprio Kubica conseguiu um segundo lugar atrás da McLaren Hamilton.
Massa chegou a liderar boa parte do treino, mas não conseguiu segurar o leve carro do polonês e acabou ficando apenas com o segundo lugar. Entre os demais brasileiros, resultados discretos: Rubens Barrichello foi 12º com a Honda, enquanto Nelsinho Piquet foi 14º com a Renault.
Ao fim da primeira etapa do treino de classificação, Massa liderava a sessão com o tempo de 1min31s937, à frente do surpreendente Jarno Trulli. De cara, David Coulthard, Giancarlo Fisichella, Sebastian Vettel, Adrian Sutil, Anthony Davidson e Takuma Sato se despediram da qualificação. Rubens Barrichello quase entrou nesta lista, mas abandonou o 18º lugar a tempo.
Na segunda parte, Massa ainda baixou seu tempo para 1min31s188, superando o registro de 1min31s718 de Heikki Kovalainen. Rubinho chegou a sonhar com uma vaga na sessão final do treino, mas caiu da 10ª para a 13ª colocação ao ser superado por Fernando Alonso, Jenson Button e Mark Webber – este, também eliminado. Nelsinho Piquet também caiu, enquanto Rubinho ganhou um posto.
Desta forma, na parte final do treino oficial, apenas três pilotos brigaram diretamente pela pole position: Lewis Hamilton, Robert Kubica e Felipe Massa. O brasileiro da Ferrari chegou a liderar com 1min33s339, contra 1min33s350 do polonês da BMW-Sauber. O inglês, virando na casa de 1min35s, estava mais distante da pole.
Porém, encerrado o tempo de abertura de voltas, os três acirraram a disputa. Hamilton cravou 1min33s292 e garantiu a pole provisória. Porém, Kubica veio logo atrás e marcou 1min33s096, deixando a McLaren em segundo. Massa até ameaçou a posição do polonês, mas anotou 1min33s123 e conseguiu apenas um lugar na primeira fila, decretando a festa da equipe de Mario Theissen.
Confira os melhores tempos do treino classificatório para o GP do Bahrein:
1. Robert Kubica (POL/BMW-Sauber): 1min33s096
2. Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min33s123
3. Lewis Hamilton (ING/McLaren Mercedes): 1min33s292
4. Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari): 1min33s418
5. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren Mercedes): 1min33s488
6. Nick Heidfeld (ALE/BMW-Sauber): 1min33s737
7. Jarno Trulli (ITA/Toyota): 1min33s994
8. Nico Rosberg (ALE/Williams Toyota): 1min34s015
9. Jenson Button (ING/Honda): 1min35s057
10. Fernando Alonso (ESP/Renault): 1min35s115
11. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault): 1min32s371
12. Rubens Barrichello (BRA/Honda): 1min32s508
13. Timo Glock (ALE/Toyota): 1min32s528
14. Nelsinho Piquet (BRA/Renault): 1min32s790
15. Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso Ferrari): 1min32s915
16. Kazuki Nakajima (JAP/Williams Toyota): 1min32s943
17. David Coulthard (ESC/Red Bull Renault): 1min33s433
18. Giancarlo Fisichella (ITA/Force Índia Ferrari): 1min33s501
19. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso Ferrari): 1min33s562
20. Adrian Sutil (ALE/Force Índia Ferrari): 1min33s845
21. Anthony Davidson (ING/Super Aguri Honda): 1min34s140
22. Takuma Sato (JAP/Super Aguri Honda): 1min35s725
sábado, 5 de abril de 2008
Kubica surpreende e fatura primeira pole da carreira
Mesmo satisfeito, Massa espera melhor sorte na corrida
Sakhir (Bahrein) - Dono da pole position do Grande Prêmio do Bahrein de 2007, Felipe Massa viu frustradas suas esperanças de repetir o feito neste ano. O brasileiro da Ferrari liderou boa parte do treino classificatório deste sábado em Sakhir, mas acabou sendo superado pelo polonês Robert Kubica, que surpreendeu com a BMW-Sauber.
Massa esteve na frente em duas das três primeiras partes da sessão, e chegou a liderar a terceira com 1min33s339. No entanto, Kubica conseguiu o tempo de 1min33s096 já após o fim do tempo para a abertura de voltas. O brasileiro, que vinha logo atrás, baixou seu tempo para 1min33s123, mas não conseguiu superar o polonês. E nem se abateu com o segundo lugar.
“Se levarmos tudo em consideração, ainda estou confiante depois deste treino. Sabemos que podemos contar com um carro muito bom, como vimos até agora aqui em Sakhir”, disse Massa, que evitou dar muitas desculpas para seu bom desempenho e preferiu manter a concentração na corrida deste domingo.
“Sempre peguei um pouco de tráfego na terceira parte da qualificação, mas essas coisas acontecem a qualquer um. Devemos nos manter concentrados e fazermos o melhor trabalho que pudermos, para que alcancemos o máximo com nossos recursos”, completou o brasileiro.
Massa ainda lembrou de parabenizar Robert Kubica, “que realmente pilotou muito bem”. No GP do Bahrein do ano passado, o brasileiro conquistou o primeiro de seus dois hat-trick - pole position, vitória e volta mais rápida na mesma corrida. A performance foi repetida já na prova seguinte, na Espanha.
Pressionado, Massa tenta vitória no GP do Bahrein
quinta-feira, 3 de abril de 2008
Nelsinho Piquet busca primeiros pontos no Bahrein
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Montezemolo:‘Ferrari tem a melhor dupla do mundo’
Maranello (Itália) - Questionado a respeito do fraco desempenho de Felipe Massa no começo desta temporada, o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, reiterou seu apreço pelo brasileiro e garantiu que seu futuro como piloto da equipe não está em xeque. “Felipe Massa não está absolutamente em discussão. Nós na Ferrari possuímos a melhor dupla de pilotos do mundo”, afirmou o mandatário durante uma assembléia de acionistas da montadora Fiat. “Espero uma grande corrida de Felipe no Bahrein depois da belíssima qualificação na Malásia”, acrescentou.
Após abandonos nas duas primeiras corridas da temporada, Felipe Massa virou alvo de especulações da imprensa internacional, que apostava que a Ferrari o sacaria ao final desta temporada embora o contrato do paulista só se finalize em 2010. Para seu lugar, foram ventilados os nomes de Sebastian Vettel e do bicampeão Fernando Alonso.
Polêmicas à parte, Montezemolo comemorou a volta por cima da Ferrari na Malásia após ambos os monopostos da equipe terem sido incapazes de cruzar a linha de chegada no GP da Austrália.
“Já esperava isso. Estou convencido de que temos uma escuderia excepcional e um carro competitivo. Será uma grande batalha porque estão envolvidas as maiores marcas automobilísticas do mundo”, previu o italiano. “Estou também muito confiante, porque sei que temos um belo programa de desenvolvimento de veículos”, finalizou.
Cingapura testa sistema de iluminação para GP noturno
Cingapura (Cingapura) - Os organizadores do Grande Prêmio de Cingapura realizaram neste sábado algo que era bastante esperado pelos fãs do automobilismo. Responsável pela primeira prova noturna da história da Fórmula 1, o país teve uma demonstração do sistema de iluminação que foi instalado recentemente para a disputa em setembro.
Os 16 holofotes com grande poder de iluminação foram instalados ao longo de 64 metros da Rua St. Andrew, na cidade de Cingapura, capital do país. Especula-se que o sistema de luzes tenha a potência 30 vezes maior em relação à iluminação pública do local. Outro advento testado em Cingapura foi o sistema de bandeiras eletrônicas, que serão utilizadas no GP em detrimento das bandeiras tradicionais.
A apresentação neste sábado impressionou o ministro de Indústria e Comércio cingapuriano, S. Iswaran. “Após assistir a essa apresentação, não acho que a visibilidade dos pilotos será um problema. Para mim, o brilho das luzes pareceu ser muito bom”, opinou.
O sistema de iluminação para o GP de Cingapura da F-1 continuará instalado na Rua St. Andrew até o final da próxima semana, sendo aceso diariamente a partir das 19 horas locais.
Motor de Massa será o mesmo no Bahrein, promete Ferrari
Maranello (Itália) - Apesar do abandono de Felipe Massa nas duas primeiras provas disputadas até aqui, a Ferrari já avisou que manterá o brasileiro com o mesmo motor para a disputa do GP do Bahrein neste domingo. De acordo com as regras da Fórmula 1, as equipes devem manter os aparatos mecânicos dos carros intactos por pelo ou menos dois GPs seguidos. Como já cumpriu tal exigência, Massa teria a opção de trocar o motor para este fim de semana.
Contudo, considerando que o brasileiro não completou o GP da Malásia, a escuderia de Maranello deve optar por manter as mesmas especificações para a terceira corrida da temporada. “No momento, provavelmente deixaremos Massa com o mesmo motor que ele usou na Malásia, ainda que tenhamos a opção de mudá-lo, já que ele não pôde terminar aquela corrida”, disse o diretor técnico da Ferrari, Aldo Costa.
Para o Bahrein, a equipe italiana promete utilizar novas partes aerodinâmicas que foram testadas com sucesso recentemente na cidade de Vairano. “Queremos melhorar o pacote passo a passo, com as mudanças acontecendo em quase todas as corridas. No Bahrein, a novidade serão algumas partes aerodinâmicas novas”, prometeu Costa.
Embora a Ferrari tenha sido uma das duas únicas equipes a testar no Bahrein no último mês de fevereiro, Costa acredita que a equipe não terá muita vantagem em relação aos rivais. “Em um esporte tão competitivo quanto a Fórmula 1, qualquer vantagem que possamos ter conseguido em tais testes terá evaporado até o fim dos treinos livres de sexta-feira, quando as outras equipes já terão adquirido ritmo”, afirmou o italiano.
“A verdadeira vantagem dos testes em Sakhir é que, embora as temperaturas tenham sido dez graus mais baixas do que aquelas que esperamos para este fim de semana, o traçado oferece condições estáveis, com ambiente e pista consistentes”, acredita Costa. “Esta estabilidade é sempre uma comodidade bem-vinda quando estamos desenvolvendo um carro”, finalizou.
Para Theissen, agressividade da BMW já deu resultados
Hinwill (Suíça) - O diretor esportivo da BMW Sauber, Mario Theissen, acredita que a decisão de promover um trabalho mais agressivo no desenvolvimento do modelo F1.08 já rendeu os resultados esperados, haja visto o bom início de temporada do time alemão. Terceira melhor equipe do grid, a BMW Sauber teve problemas no começo dos testes deste ano ao imprimir tal abordagem. Contudo, apesar das dificuldades, a escuderia de Hinwill foi segunda colocada nos dois GPs disputados até aqui – na Austrália e na Malásia.
Com este resultado em mãos, Theissen já planeja vôos mais altos para sua equipe. “Nossa meta é diminuir a distância para os líderes e vencer nossa primeira corrida”, cravou o alemão. “Ainda não podemos fazer frente às Ferrari e McLaren, mas uma coisa é clara: arriscar valeu a pena. Agora cabe a nós continuar neste caminho”, completou o alemão, parabenizando o staff mecânico da equipe pela resolução dos problemas dos primeiros testes da temporada.
“Nas semanas que se seguiram ao lançamento do F1.08, não apenas fizemos o carro voltar a ser veloz como também aprendemos bastante neste sentido. Foi um período extremamente produtivo e motivador”, comemorou Theissen. “(Diretor técnico) Willy Rampf e o resto do time merecem os cumprimentos por não terem se perdido mesmo sob uma pressão extrema”, finalizou.
terça-feira, 1 de abril de 2008
Circuito do Qatar de MotoGP será expandido para F1
Autódromo oriental receberá prova da Fórmula 1
O autódromo do Qatar, que já é palco de uma das provas do MotoGP, a categoria mais importante de motocicletas esportivas, será expandido para receber uma das disputas da Fórmula 1. Depois do vizinho Bahrein e de Abu Dhabi, um dos Emirados Árabes Unidos que organizará a partir de 2009 um cirucito da mais charmosa categoria do automobilismo mundial de monopostos. Há algum tempo que rumores sugerem sobre a possibilidade de o país receber uma nova prova da F1.
De acordo com o presidente da Federação de Esportes do Qatar, o circuito de Losail, que já recebe provas noturnas da Motovelocidade, seria o palco da apresentação dos monopostos no país. "Nós estamos trabalhando nisto e decidimos que assim que um contrato for assinado, os trabalhos serão iniciados", afirmou Khalifa al-Attiyah ao jornal local Gulf Times. O presidente da entidade não fez qualquer menção de quando o Qatar poderá receber uma prova da Fórmula 1.
Khalifa al-Attiyah também deixou claro que pretende abrir as portas do circuito para as escuderias. "As equipes de Fórmula 1 podem realizar testes na pista de Losail, nos dando visibilidade no mapa da categoria e nos ajudando a aprimorar [as instalações]", declarou. Como já realizam provas noturnas por lá, não seria tão ruim fazer o mesmo na F1, segundo as preferências do chefão Bernie Ecclestone.
Texto: Matheus Q. Pera