sábado, 20 de outubro de 2007

Fim das especulações

Todt comemora fim de boatos sobre Massa

Chefão da Ferrari comemora renovação do contrato de Massa, que pôs fim aos boatos sobre saída do brasileiro

São Paulo (SP) - A Ferrari está bastante satisfeita com a renovação de contrato de Felipe Massa – talvez até mais do que o próprio piloto. O brasileiro vinha sendo alvo freqüente de especulações que o ligavam à Toyota, mas estendeu seu compromisso com os italianos até 2010 e encerrou os boatos de que poderia ocupar a vaga de Ralf Schumacher.

“Havia muita especulação nas duas últimas semanas. Não queríamos continuar alimentando esses boatos e sabíamos o que queríamos para nossos pilotos no futuro. Por isso, simplesmente confirmamos a extensão de contrato com Felipe”, explicou Jean Todt, que elogiou os resultados alcançados por Massa em 2007.

“Ele tem feito um excelente trabalho e está muito motivado. Felipe é um piloto que realmente cresceu com nossa equipe, simples assim. Acho que as responsabilidades (pelos problemas da temporada) são mais do time do que dos pilotos. Sabíamos que, se déssemos um carro vencedor a eles, eles iriam vencer corridas. Agora é conosco”, justificou-se o chefe de equipe do time de Maranello.

O francês ainda reforçou sua confiança na dupla de titulares da Ferrari, que esteve ameaçada por boatos que colocavam o espanhol Fernando Alonso em um das duas vagas da escuderia. Mais uma vez, como já vem sendo freqüente, Todt prometeu um carro mais estável para que Massa e o finlandês Kimi Raikkonen possam brigar pelo título nas próximas temporadas em condições melhores.

“Nunca foi sequer sugerido que nossos pilotos não eram rápidos o suficiente para tirarem o melhor de nosso carro. Por isso, precisamos dar a eles algo vencedor e confiável, para que então eles demonstrem o que são capazes de fazer”, afirmou Todt.

Felipe Massa larga na frente no GP Brasil de 2007

Grid de largada


F1
Massa brilha e volta a largar na frente em Interlagos

São Paulo (SP) - Pelo segundo ano consecutivo, Felipe Massa largará na pole position do Grande Prêmio de Interlagos. Neste sábado, o brasileiro brilhou no treino classificatório em Interlagos e garantiu o melhor tempo da sessão, cravando 1min11s931. Massa foi o único piloto a entrar na pista e completar a volta abaixo de 1min12s. O ferrarista ainda deixou para trás os três candidatos ao título deste ano, com Lewis Hamilton largando em segundo, Kimi Raikkonen andando em terceiro e Fernando Alonso encerrando o dia como o quarto mais rápido.

A definição do grid de largada começou com algumas surpresas, como a Renault do finlandês Heikki Kovalainen já parando na primeira eliminatória. Em compensação, nomes mais combalidos como Jenson Button, Rubens Barrichello e Ralf Schumacher conseguiram se livrar da knock-out zone 1, melhorando os tempos no final dos primeiros 15 minutos.

Coincidentemente, os três pilotos japoneses presentes à etapa paulistana – Takuma Sato, Kazuki Nakajima e Sakon Yamamoto – pararam logo na primeira parte da sessão. A Spyker de Yamamoto foi a única equipe a ter seus dois carros previamente eliminados, já que o japonês foi o 22º, atrás do alemão Adrian Sutil.

Na segunda parte, Ferrari e McLaren continuaram dominantes, enquanto caíam as Honda: Jenson Button foi o discreto 16º tempo, enquanto Rubens Barrichello foi o 11º, apesar de ter brigado até o final da eliminatória por uma vaga entre os dez mais rápidos. Giancarlo Fisichella foi mais um que ficou fora da parte final do treino, assim como Sebastian Vettel. As duas Red Bull avançaram.

Na decisão, McLaren e Ferrari travaram a batalha emocionante de sempre pelas primeiras posições. Pole no ano passado, Felipe Massa cravou 1min12s128 no meio da eliminatória, mas conseguiu uma volta fantástica e fez 1min11s931. Hamilton, que ameaçou o lugar do brasileiro em casa, cravou 1min12s082, para a vibração da torcida presente ao autódromo de Interlagos.

Kimi Raikkonen também andou bem e segurou Fernando Alonso, garantindo o terceiro posto e deixando o espanhol em quarto. Mark Webber, da RBR, surpreendeu as duas BMW-Sauber e foi o quinto, com Nick Heidfeld em sexto e Robert Kubica em sétimo. Jarno Trulli, David Coulthard e Nico Rosberg completaram os dez primeiro do grid de largada para a corrida, que começa neste domingo, às 14 horas.

Confira o grid de largada para o GP do Brasil de Fórmula 1:

1. Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min11s931
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren Mercedes): 1min12s082
3. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari): 1min12s322
4. Fernando Alonso (ESP/McLaren Mercedes): 1min12s356
5. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault): 1min12s928
6. Nick Heidfeld (ALE/BMW-Sauber): 1min13s081
7. Robert Kubica (POL/BMW-Sauber): 1min13s129
8. Jarno Trulli (ITA/Toyota): 1min13s195
9. David Coulthard (ESC/Red Bull Renault): 1min13s372
10. Nico Rosberg (ALE/Williams Toyota): 1min13s477
11. Rubens Barrichello (BRA/Honda): 1min12s932
12. Giancarlo Fisichella (ITA/Renault): 1min12s968
13. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso Ferrari): 1min13s058
14. Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso Ferrari): 1min13s251
15. Ralf Schumacher (ALE/Toyota): 1min13s315
16. Jenson Button (ING/Honda): 1min13s469
17. Heikki Kovalainen (FIN/Renault): 1min14s078
18. Takuma Sato (JAP/Super Aguri Honda): 1min14s098
19. Kazuki Nakajima (JAP/William Toyota): 1min14s417
20. Anthony Davidson (ING/Super Aguri Honda): 1min14s596
21. Adrian Sutil (ALE/Spyker Ferrari): 1min15s217
22.Sakon Yamamoto (JAP/Spyker Ferrari): 1min15s487

Massa faz o melhor tempo do dia nos treinos livres

Interlagos


Massa faz o melhor tempo do treino livre

São Paulo (SP) - Com dia aberto e temperatura média de 29°C, no Circuito de Interlagos, o brasileiro Felipe Massa registrou o melhor tempo na sessão de treinos livres da manhã deste sábado para o GP do Brasil de Fórmula 1. Campeão da prova em 2006, ele marcou 1min11s810. Em segundo ficou o inglês Lewis Hamilton, líder do campeonato, com 1min11s934. Também candidato ao título, o finlandês Kimi Raikkonen ficou logo atrás com 1min11s942.

Um público em bom número compareceu ao autódromo para acompanhar os treinamentos. No período da tarde, a partir das 14 horas, os pilotos voltam à pista para disputar o treino de qualificação ao grid. O GP brasileiro, que encerra a temporada 2007, começa às 14 horas.

Segundo favorito ao título deste ano, o espanhol Fernando Alonso marcou apenas o oitavo tempo do treino (1min12s594). O brasileiro Rubens Barrichello teve uma performance positiva considerando os problemas que tem enfrentado com sua Honda e ficou em sexto (1min12s478).
O inglês Hamilton havia sido o mais rápido da sexta-feira, primeiro dia de treinos livres em Interlagos. Na segunda sessão, o inglês marcou 1min12s767.

1 – Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min11s810
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min11s934
3 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min11s942
4 – Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min12s446
5 – Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min12s461
6 – Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min12s478
7 - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber), 1min12s579
8 - Fernando Alonso (ESP/McLaren), 1min12s594
9 – Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 1min12s767
10 – Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min12s823
11 – Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso), 1min12s893
12 - Giancarlo Fisichella (ITA/Renault), 1min12s913
13 – Jenson Button (ING/Honda), 1min13s015
14 - Ralf Schumacher (ALE/Toyota), 1min13s046
15 - Heikki Kovalainen (FIN/Renault), 1min13s090
16 – David Coulthard (ESC/Red Bull), 1min13s117
17 - Anthony Davidson (ING/Super Aguri), 1min13s299
18 – Takuma Sato (JAP/Super Aguri), 1min13s331
19 – Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min13s474
20 - Robert Kubica (POL/BMW Sauber), 1min13s525
21 – Adrian Sutil (ALE/Spyker), 1min13s684
22 – Sakon Yamamoto (JAP/Spyker), 1min13s872

Felipe garante que confiança na Ferrari continua total



Mesmo prejudicado por seguidas falhas da Ferrari na atual temporada, o brasileiro Felipe Massa garante que ainda confia plenamente no trabalho da equipe. O piloto, que anunciou a renovação de contrato esta semana, defenderá o time italiano pelo menos até o final de 2010.

“De jeito nenhum eu tenho menos confiança agora que no começo do ano. A confiança sempre foi 100%, independente do problema que a gente teve”, comentou o piloto. Além da falta de confiabilidade do F2007, a Ferrari cometeu o erro de se esquecer de abastecer o carro de Felipe nos treinos classificatórios para o GP da Hungria, além de não tê-lo avisado do sinal vermelho na saída dos boxes do GP do Canadá.

“Sei que quando você tem um problema, o jeito mais fácil de resolvê-lo é sentar e trabalhar junto para resolvê-los. A confiança é forte na Ferrari e nos integrantes da equipe”, ressaltou o vencedor do GP Brasil no ano passado.

Questionado qual o problema que mais o prejudicou durante o campeonato, o brasileiro foi evasivo. “Todos os resultados sem pontos ou com menos pontos do que deveria ganhar me prejudicaram, independente dos problemas que a gente teve. Todas estas vezes contribuíram para eu chegar ao Brasil sem chances de título”, afirmou.

Para ele, o fato de Kimi Raikkonen ter ficado em melhor colocação na temporada 2007 não vai mudar a forma igualitária com que os dois pilotos são tratados pela Ferrari. “No ano que vem teremos um tratamento totalmente igual, com o que trabalhamos hoje”, garantiu.

“Não foi intencional”, diz Hamilton

F1


São Paulo (SP) - Para o inglês Lewis Hamilton, a McLaren não agiu com má intenção quando utilizou um jogo de pneus a mais na sessão da manhã de treinos livres para o GP do Brasil de Fórmula 1, nesta sexta-feira. A equipe foi multada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em 15 mil Euros (R$ 38,55 mil). “É um erro fácil de cometer. Qualquer um pode fazer isso”, justificou o piloto após o briefing desta tarde com os demais corredores. 'Não tiramos vantagem disso. Não foi intencional e não tivemos qualquer benefício', afirmou.

Mais rápido do dia em Interlagos, o inglês havia sido o quinto no treino da manhã com o tempo de 1min21s121. Na sessão da tarde, ele melhorou sua marca para 1min12s767. Apesar do contratempo no treinamento, Hamilton garante que sua confiança para o final de semana decisivo do Mundial não mudou. 'Estou relaxado. Tivemos mais problemas na corrida anterior e sei que sou capaz de fazer o meu trabalho'.

Hamilton lidera a classificação com 107 pontos, quatro a mais que o espanhol Fernando Alonso. Neste domingo, ele poderá conquistar o título da competição logo em sua temporada de estréia. O GP do Brasil começa às 14 horas e terá transmissão pela Globo. Sábado, às 14 horas, as equipes participam do treino de formação de grid.

Para Alonso, título segue quase impossível


F1

São Paulo (SP) - O espanhol Fernando Alonso pode ter sido o segundo mais rápido na sessão da tarde dos treinos livres desta sexta-feira para o GP do Brasil de Fórmula 1. Mas não deixou a pista muito otimista em relação à luta pelo campeonato. Disputando o título com o inglês Lewis Hamilton como favorito, Alonso admitiu que suas chances seguem mínimas na briga. “Continua sendo quase impossível ser campeão”, afirmou após os treinos, acrescentando não contar muito com uma penalização a Hamilton que possa favorecê-lo. O inglês está sendo investigado pela comissão técnica da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por haver usado dois jogos de pneus para chuva no treino da manhã, quando a regra limita em apenas um jogo por piloto.

Questionado quanto ao aparente pessimismo da colocação sobre campeonato, o espanhol foi categórico. “Estou apenas sendo realista. Tudo depende de uma combinação de sorte, se fizer uma boa corrida. Vamos esperar o que acontece”.

Campeão nas duas últimas temporadas da F-1, Alonso ressalta que sua situação é hoje muito mais desfavorável que nas edições anteriores. Quatro pontos atrás de Hamilton na classificação, ele depende de uma combinação de resultados para assegurar o título.

No treinamento desta tarde, ele marcou 1min12s889 em sua melhor volta, 0s122 atrás do próprio Hamilton. Como está utilizando o mesmo motor do GP da China, o espanhol preferiu poupar o carro no treino da manhã e nem chegou a completar uma volta na pista.

Mas o bicampeão não ficou muito preocupado com isso, principalmente pela mudança de clima esperada para o final de semana. 'Hoje não foi muito representativo porque esperamos condições diferentes para sábado e domingo, provavelmente com sol e talvez um dia quente. Vamos tentar fazer nosso programa, tentar entender nosso carro e o novo asfaltamento. Assim, foi um dia interessante, mas não realista'. As equipes voltam à pista neste sábado, a partir das 11 horas, para mais um treino livre. Às 14 horas, acontece o treino de qualificação. A corrida será domingo, também às 14 horas.

Treinos livres: Lewis Hamilton é o piloto mais rápido em Interlagos

F1


Hamilton é o piloto mais rápido da sexta-feira em Interlagos

São Paulo (SP) - Favorito ao título da temporada 2007, o inglês Lewis Hamilton mostrou todo o seu potencial para a prova de domingo e terminou o segundo treino livre para o GP do Brasil de Fórmula 1 com a primeira colocação. Ao todo, ele, que nunca havia corrido no circuito paulistano, marcou 1min12s767 e venceu primeiro duelo particular com Fernando Alonso.

Depois de passar o primeiro treino livre para o GP do Brasil nos paddocks, sem completar uma volta sequer, o espanhol Alonso também foi bem e terminou com a segunda colocação, com 1min12s889. Em seguida, apareceu o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, que, entanto, não tem mais chances de título. O paulista fez 1min13s075.

Pela segunda vez correndo em Interlagos, o piloto da BMW Sauber Robert Kubica também fez bonito e chegou a liderar a sessão por mais de dez minutos. Porém, não agüentou o forte ritmo estabelecido no final da sessão e terminou o treino apenas em sexto lugar, duas posições atrás de Kimi Raikkonen, piloto mais rápido nos treinos da manhã. A quinta posição foi de Giancarlo Fisichella.

Substituto de Alex Wurz na Williams, o japonês Kazuki Nakajima foi outro que mostrou serviço e chegou, nos minutos finais do teste, a andar na quarta colocação, à frente dos dois carros da Ferrari. Porém, acabou terminando com a oitava colocação. Rubens Barrichello, da Honda, ficou com a 13ª posição, sendo melhor que Jenson Button durante todo o dia.

É importante ressaltar, entretanto, que de acordo com o site Climatempo as condições meteorológicas no final de semana em Interlagos devem ser bem diferentes das vistas nesta sexta-feira. Enquanto o primeiro dia de carros na pista foi marcado por uma leve garoa, o treino classificatório e a corrida provavelmente serão disputados com pista seca.

Se a previsão se confirmar, os tempos de volta cairão e haverá uma grande chance de o recorde de 1min11s473 estabelecido pelo colombiano Juan Pablo Montoya em 2004. Vale lembrar ainda que durante os testes da sexta-feira as equipes muitas vezes não demonstram a sua real condição de prova, correndo com pouco combustível (e, conseqüentemente sendo mais rápido) ou em ritmo mais lento.

Confira os tempos da segunda parte dos treinos livres desta sexta-feira:

1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min12s767
2 - Fernando Alonso (ESP/McLaren), 1min12s889
3 - Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min13s075
4 - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min13s112
5 - Giancarlo Fisichella (ITA/Renault), 1min13s549
6 - Robert Kubica (POL/BMW Sauber), 1min13s587
7 - Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min13s655
8 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min13s664
9 - David Coulthard (ESC/Red Bull), 1min13s785
10 - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber), 1min13s785
11 - Ralf Schumacher (ALE/Toyota), 1min13s829
12 - Heikki Kovalainen (FIN/Renault), 1min13s879
13 - Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min13s892
14 - Jenson Button (ING/Honda), 1min14s095
15 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso), 1min14s152
16 - Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min14s179
17 - Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 1min14s409
18 - Takuma Sato (JAP/Super Aguri), 1min14s431
19 - Anthony Davidson (ING/Super Aguri), 1min14s477
20 - Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min14s543
21 - Adrian Sutil (ALE/Spyker), 1min15s095
22 - Sakon Yamamoto (JAP/Spyker), 1min15s715

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Sonho de Massa'As McLaren abandonam, eu ganho e Kimi é o 2º'



Sem chances de conquistar o campeonato, Felipe Massa segue para o Grande Prêmio do Brasil deste domingo na expectativa de repetir sua vitória do ano passado. No entanto, tais intenções esbarram no fato de seu companheiro de Ferrari, Kimi Raikkonen, ainda estar na batalha pelo título.

Mas o brasileiro já encontrou a solução para aquele que poderia ser um fim de semana dos sonhos: “As duas McLaren abandonam, eu ganho a corrida e Kimi é o segundo e campeão”, confia o paulistano.

Para que Raikkonen deixe o Brasil com o título de campeão na mala, é preciso que vença a corrida de Interlagos e, no mínimo, o líder do campeonato, Lewis Hamilton, seja o sexto colocado e Fernando Alonso não faça mais do que chegar na terceira posição.

Embora sua vontade seja vencer diante da torcida brasileira, Massa não descarta a possibilidade de renunciar à vitória se isto for necessário para dar o título a seu companheiro. “Será um prazer fazer isto, embora o título de pilotos esteja bastante complicado”, reconhece o piloto, cujo contrato com a Ferrari acabou de ser renovado até 2010.

F1 - Interlagos

-Informações para o público que vai assistir ao 36º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 no autódromo de Interlagos (inclui 'Como chegar');

-Programação oficial do evento

domingo, 14 de outubro de 2007

Interlagos: reformas prometem mais velocidade

O autódromo de Interlagos vai oferecer um asfalto, com mais grip e sem ondulações, e uma ampla entrada da reta dos boxes para a decisão do Mundial de Fórmula 1 de 2007. A expectativa é que os carros melhorem o tempo de volta, endurecendo a disputa entre Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Kimi Räikkönen. Neste domingo de manhã, a uma semana da corrida, o prefeito Gilberto Kassab fez uma visita surpresa ao autódromo e observou o trabalho do veículo especial de limpeza de pistas e aeroportos.

A chuva da manhã deste domingo foi um teste para o novo asfalto. “A drenagem está perfeita”, atestou Luis Ernesto Morales, engenheiro-chefe da organização, mostrando que a pista ficou seca, de maneira uniforme, em pouco tempo.

Na reforma de Interlagos, toda a camada de asfalto antigo foi retirada e substituída pelo tipo SMA – Stone Mastic Asphalt – que assegura mais resistência e durabilidade. A composição inclui pedra, asfalto e fibra de celulose e já utilizada em alguns circuitos europeus como Spa-Francorchamps e em auto-estradas.

O piloto Luciano Burti, que já passou pela Fórmula 1 e, atualmente, corre de Stock Car e é comentarista da Rede Globo de Televisão, percorreu os 4.309 metros do traçado e concluiu que a nova entrada da reta dos boxes, permitindo uma visibilidade melhor, poderá implicar em um décimo de segundo a menos para os carros de Fórmula 1.

Morales, responsável pela obra, acrescenta ainda que a aderência proporcionada pelo novo asfalto também contribuirá para voltas mais rápidas. “Os pilotos poderão acelerar mais em dois pontos capitais do traçado: a saída do Lago, onde iniciam o miolo, e a saída da Junção. Além disso, o asfalto está bem mais uniforme e homogêneo do que no ano passado” explica.

A engenharia cumpriu as determinações da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), incluindo um cuidado especial no asfalto de dois pontos de alta velocidade – o final da Reta Oposta e final da Reta dos Boxes – onde os carros atingem os 320 km/h.

A conclusão dos trabalhos de recapeamento da pista, no último final de semana antes da corrida, ficou por conta de uma máquina alemã - veículo para a limpeza de pistas especiais e aeroporto que retira a película de óleo que fica sobre o asfalto novo. Esta máquina, utilizada para a limpeza em grandes aeroportos internacionais como o de Frankfurt, opera com jato de água sob pressão e, ao mesmo tempo, suga a mistura de água e óleo. Em Interlagos, o veículo limpador trabalha com pressão de 2500 bar em uma velocidade 20 metros por minuto. O equipamento também deverá ser utilizado pela Infraero na manutenção dos aeroportos brasileiros, retirando a borracha depositada na pista.

Com esse tratamento, o asfalto novo ou ‘asfalto verde’, como é denominado na Fórmula 1 não estará tão escorregadio no primeiro dia de treinos, antes de ser devidamente emborrachado pelos pneus dos monopostos.

No sábado, dia 6 de outubro, durante o Simulado Geral para o Grande Prêmio do Brasil, os pilotos da Fórmula Brasil 1600 que deram algumas voltas na pista atestaram a qualidade do novo asfalto, dizendo que ele não tem imperfeições.

Imprevistos como uma lata de tinta que caiu no S do Senna também foram solucionados com uma inovação técnica. Em vez de pintar a área de preto – o que tornaria o asfalto mais escorregadio – o caminho foi lavar a área com água e detergente. E, nesta segunda-feira, uma outra máquina especial – jateadora com granalha de ferro – fará uma limpeza mais profunda, onde a granalha de ferro penetra no asfalto e, depois, é retirada através de um imã.

O simulado do dia 6 testou, outra vez, a eficiência do serviço do Hospital São Luiz, responsável pelo atendimento médico no autódromo. O trabalho de resgate simulado de piloto na pista e transporte para o hospital foi perfeito. O São Luiz contará com 155 profissionais, dos quais 37 médicos e 15 enfermeiros. As duas unidades do hospital – nos bairros do Morumbi e Santo Amaro – estarão de prontidão.

Para o público, Interlagos vai inaugurar uma nova arquibancada de concreto na reta dos boxes com capacidade para 5,3 mil lugares. Este lance passará a 8 mil lugares até o começo de 2008. A SP Turis, responsável pela administração do autódromo, promete para os próximos anos mais uma arquibancada fixa com capacidade para 10 mil espectadores.

O GP Brasil de Fórmula 1, última prova da temporada de 2007, terá como eventos suporte corridas de duas categorias internacionais conhecidas: a Porsche Cup e a Trofeo Maserati.

Texto: Castilho de Andrade
Diretor de Imprensa do GP Brasil de Fórmula 1