sábado, 25 de julho de 2009

O passo-a-passo do acidente de Massa


Mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello, segundos antes do piloto da Ferrari passar, foi a responsável pelo problema com o brasileiro

O problema que causou o acidente de Felipe Massa, neste sábado, em Hungaroring, aconteceu segundos antes do brasileiro se chocar com a barreira de pneus. No fim da segunda parte do treino classificatório para o GP da Hungria, na hora em que os pilotos tentavam suas voltas mais rápidas, a mola que fica acima do câmbio do carro de Rubens Barrichello se solta (assista ao problema, aos 40 segundos do vídeo acima) e fica quicando na pista.

Alguns segundos depois, Felipe Massa passa no trecho onde a mola da Brawn GP de Rubens Barrichello se soltou, na reta entre as curvas 3 e 4, um dos pontos de maior velocidade do circuito húngaro. O brasileiro foi atingido pela peça no lado esquerdo de seu capacete, o que o deixou desacordado. Com isso, como mostra o gráfico da transmissão de TV no momento da batida, ele acionou os pedais do acelerador e do freio ao mesmo tempo e bateu na barreira de pneus já inconsciente.

O impacto foi atenuado justamente porque o acionamento do freio, involuntariamente, por Felipe Massa ajudou a diminuir um pouco a velocidade. Ainda assim, de acordo com o gráfico da transmissão oficial da Fórmula 1, o impacto teve uma força de 5G (cinco vezes a força da gravidade). Outro indício de que o piloto estava desacordado: além dos pedais do acelerador e do freio acionados, ele bateu com as duas mãos no volante, algo desaconselhável e que pode até causar fraturas nos braços e nas mãos, por causa do tranco causado pela pancada.

Globo Esporte

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Lewis Hamilton surpreende e lidera dobradinha da McLaren na sexta-feira


Inglês supera Heikki Kovalainen no circuito de Hungaroring. Barrichello é o melhor brasileiro do dia, na sétima posição

Quem esperava uma briga entre RBR e Brawn GP no primeiro dia na Hungria, assistiu ao domínio da McLaren nesta sexta-feira. Com o tempo marcado à tarde, Lewis Hamilton foi o mais rápido do dia, seguido por seu companheiro, o finlandês Heikki Kovalainen, líder na sessão matinal. A segunda parte dos treinos livres, inclusive, só viu carros da equipe inglesa na frente.

Nico Rosberg, da Williams, conhecido com o "Rei das sextas-feiras" graças ao bom desempenho nos treinos livres das primeiras corridas do ano, ficou na terceira posição. O alemão superou o australiano Mark Webber, vencedor do GP da Alemanha, o quarto colocado. Ele ficou duas posições à frente do alemão Sebastian Vettel, seu companheiro de equipe, que resolveu os problemas com os pneus do treino da manhã e marcou o sexto tempo. O japonês Kazuki Nakajima, foi o quinto e separou os dois carros da equipe austríaca na tabela de tempos.

Rubens Barrichello, da Brawn GP, quarto colocado no campeonato, foi o melhor brasileiro da sexta-feira na Hungria. Ele marcou o sétimo tempo, seis posições à frente do companheiro Jenson Button, líder do Mundial de Pilotos, o 13º colocado na sessão. O brasileiro anunciou, em seu Twitter, que a equipe inglesa optou por colocar os carros de seus dois pilotos com tanque cheio, para avaliar o acerto para a corrida.

Felipe Massa, da Ferrari, foi o único piloto a não conseguir melhorar seu tempo no segundo treino livre. Com 1m22s855, o brasileiro terminou o dia em 14º, sofrendo com o aquecimento dos pneus de seu carro, apesar do forte calor registrado em Hungaroring. Kimi Raikkonen, seu companheiro de equipe, ficou três posições à frente, em 11º.

Nelsinho Piquet, que recebeu da Renault um carro semelhante ao de Fernando Alonso, com todas as evoluções aerodinâmicas, melhorou em relação ao primeiro treino e foi o 16º colocado. No somatório das duas sessões, o brasileiro deu sete voltas a menos que o espanhol que, no entanto, ficou em 12º lugar.



Com estreia de novato, STR fica nas duas últimas posições


A sexta-feira na Hungria teve os holofotes voltados para o novato Jaime Alguersuari, que faz sua estreia na Fórmula 1 com apenas 19 anos. O piloto da STR entrou na pista logo cedo nas duas sessões e deu 82 voltas em Hungaroring. Em sua melhor volta, o espanhol marcou 1m23s942, quase dois segundos mais lento que o primeiro colocado do dia, e ficou na 20ª e última posição.

A STR, aliás, estreou um novo pacote aerodinâmico nesta sexta-feira, semelhante ao da coirmã RBR. Seus dois pilotos foram os que mais andaram. Além das 82 voltas de Alguersuari, o suíço Sebastien Buemi também deu 82 no circuito húngaro. No entanto, os resultados não foram os esperados: o suíço e o espanhol fecharam a lista de pilotos nos dois treinos livres.
Globo Esporte

Em 14º lugar na sexta-feira, Felipe Massa lamenta: 'Foi um dia muito, muito difícil'

Felipe Massa reclamou do carro nesta sexta

Brasileiro reclama do equilíbrio do carro após primeiro dia na Hungria

Após fechar o dia na 14ª posição nos treinos livres para o GP da Hungria, Felipe Massa lamentou ter passado por um dia muito difícil. O brasileiro da Ferrari, no entanto, disse que ainda é cedo para julgar o desempenho da equipe neste fim de semana.

- Definitivamente, não estou muito feliz com o equilíbrio do carro e especialmente com os pneus. Foi muito difícil achar uma solução e tive muitas dificuldades. Usualmente, este é um circuito em que a pista melhora muito de um dia para o outro. As condições devem estar melhores neste sábado. De qualquer forma, foi um dia muito, muito difícil para achar o equilíbrio do carro e a aderência ideal dos pneus - diz Massa, em entrevista à imprensa inglesa.

Apesar dos problemas, Massa, que conseguiu seu primeiro pódio na temporada no GP da Alemanha, admitiu que espera brigar pelas posições após os carros da Brawn e da RBR.

- Ainda acho que a RBR e a Brawn GP serão os melhores carros neste circuito. Talvez a McLaren seja competitiva, mas espero estar ali no meio. Só que foi diferente nesta sexta, tinham carros com pouco e muito combustível, por isso é muito difícil saber como o real cenário está.
Globo Esporte

Nelsinho: 'O Briatore não entende p... nenhuma do que três décimos significam'

Nelsinho reclamou muito de Flavio Briatore



Brasileiro se irrita com críticas de seu chefe na Renault na Hungria

Após toda a novela sobre a permanência de Nelsinho Piquet na Renault para o restante da temporada, o clima na equipe parece ter ficado insustentável neste fim de semana. Após ser criticado mais uma vez por Flavio Briatore, seu chefe, o piloto chutou o balde após os treinos livres. Em entrevista à imprensa brasileira presente em Budapeste disse que o dirigente não entende nada de automobilismo.

- Embora em algumas corridas meu carro não fosse mais de três décimos mais lento, com a proximidade entre todo mundo, três décimos fazem uma boa diferença. Às vezes são pequenas diferenças, mas elas, ao longo de uma corrida, viram uma bola de neve. Por ser apenas um empresário, o Briatore não entende p... nenhuma do que três décimos significam. Flavio assinou para ser meu manager e está pisando em minha cabeça às vezes. Não sei qual é o objetivo dele: tentar me ajudar ou me atrapalhar - diz Nelsinho.

O brasileiro falou também sobre a pressão para obter resultados. Segundo Nelsinho, ele assume seus erros, mas também aponta os da equipe.

- Todos me perguntam quinhentas vezes por dia o que está acontecendo. Você quer que eu fale o quê? Que eu fique calado? Tenho de falar o que está acontecendo. Muitas vezes eu falei que não andei bem, que precisava melhorar. Quando não classifiquei bem, eu falei.

O SporTV transmite o terceiro treino livre para o GP da Hungria às 6h (de Brasília) deste sábado, com narração de Daniel Pereira e comentários de Lito Cavalcanti. A Rede Globo mostra o treino classificatório, às 9h de sábado, e a corrida, às 9h de domingo. A narração é de Galvão Bueno, os comentários são de Reginaldo Leme e Luciano Burti, e a reportagem é de Mariana Becker. O GLOBOESPORTE.COM acompanha, em Tempo Real, a luta pela pole e as 70 voltas da prova.
Globo Esporte