Mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello, segundos antes do piloto da Ferrari passar, foi a responsável pelo problema com o brasileiro
O problema que causou o acidente de Felipe Massa, neste sábado, em Hungaroring, aconteceu segundos antes do brasileiro se chocar com a barreira de pneus. No fim da segunda parte do treino classificatório para o GP da Hungria, na hora em que os pilotos tentavam suas voltas mais rápidas, a mola que fica acima do câmbio do carro de Rubens Barrichello se solta (assista ao problema, aos 40 segundos do vídeo acima) e fica quicando na pista.
Alguns segundos depois, Felipe Massa passa no trecho onde a mola da Brawn GP de Rubens Barrichello se soltou, na reta entre as curvas 3 e 4, um dos pontos de maior velocidade do circuito húngaro. O brasileiro foi atingido pela peça no lado esquerdo de seu capacete, o que o deixou desacordado. Com isso, como mostra o gráfico da transmissão de TV no momento da batida, ele acionou os pedais do acelerador e do freio ao mesmo tempo e bateu na barreira de pneus já inconsciente.
O impacto foi atenuado justamente porque o acionamento do freio, involuntariamente, por Felipe Massa ajudou a diminuir um pouco a velocidade. Ainda assim, de acordo com o gráfico da transmissão oficial da Fórmula 1, o impacto teve uma força de 5G (cinco vezes a força da gravidade). Outro indício de que o piloto estava desacordado: além dos pedais do acelerador e do freio acionados, ele bateu com as duas mãos no volante, algo desaconselhável e que pode até causar fraturas nos braços e nas mãos, por causa do tranco causado pela pancada.
Globo Esporte
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