domingo, 28 de setembro de 2008

Alonso vence, Hamilton amplia vantagem e Massa lamenta

Em Cingapura

F1


O espanhol Fernando Alonso alternou entre o céu e inferno no GP de Cingapura de Fórmula 1, mas acabou fechando a etapa no auge com sua primeira vitória no ano, a primeira desde Monza em 2007. Já o brasileiro Felipe Massa tinha tudo para assumir a liderança do Mundial de Pilotos, mas viveu um final de semana digno de ser apagado. Lewis Hamilton terminou a prova em terceiro, atrás de Nico Rosberg, e ampliou sua diferença para Massa de um para sete pontos na classificação.

O brasileiro, que largou na pole e liderou o primeiro terço da corrida, terminou em 13º depois de mais uma falha da Ferrari no pit stop. A equipe errou o momento de liberação do carro para a pista e Massa deixou a área da escuderia com a mangueira de abastecimento acoplada ao seu carro.

Quando finalmente, o equipamento foi retirado, ele voltou na 18ª posição. A trapalhada com Massa também prejudicou Kimi Raikkonen, que perdeu tempo porque entrava logo atrás nos boxes. O finlandês acabou nem terminando a prova. Com quatro voltas para o final e em condições de pontuar e manter a Ferrari na liderança entre os Construtores, ele atropelou uma ‘tartaruga’ que marcava a chicane e abandonou a corrida. Esta é a quarta prova na qual não pontua.

Além de Hamilton, o domingo foi de Alonso. O espanhol chegou a Cingapura marcando duas vezes as melhores voltas nos treinos livres, mas na qualificação seu carro simplesmente apagou e ele foi relegado à 15ª posição no grid.

Sua sorte começou a mudar com a sucessão de contratempo que atingiu a primeira etapa noturna da categoria. O primeiro atingido foi o brasileiro Nelsinho Piquet, que bateu seu carro na 14ª volta e disse adeus à prova.

Na volta seguinte, foi a vez de Rubens Barrichello se despedir da corrida. Sem motivo aparente, o motor de seu Honda apagou.

Depois vieram os incidentes com Massa e Raikkonen e duas punições de 10 segundos parados nos boxes para Rosberg e Robert Kubica, por irem aos boxes quando ainda não era permitido com a prova em bandeira amarela por causa do acidente de Nelsinho. Rosberg, que liderava, perdeu o posto, que chegou a ser ocupado até por Jarno Trulli.

Tudo isso ajudou Alonso e também Hamilton, que ficou com todos os seus adversários ao título atrás no final da corrida.

Confira as posições finais do GP de Cingapura:

1 - Fernando Alonso - ESP/Renault - 61 voltas - 1h49smin931
2 - Nico Rosberg - ALE/Williams - a 2s9
3 - Lewis Hamilton - ING/McLaren - a 5s9
4 - Timo Glock - ALE/Toyota - a 8s1
5 - Sebastian Vettel - ALE/Toro Rosso - 10s2
6 - Nick Heidfeld - ALE/BMW Sauber - 11s1
7 - David Coulthard - ESC/Red Bull - 16s3
8 - Kazuki Nakajima - JAP/Toyota - 18s4
9 - Jenson Button - ING/Honda - 19s8
10 - Heikki Kovalainen - FIN/McLaren - 26s9
11 - Robert Kubica - POL/BMW Sauber - 27s9
12 - Sebastien Bourdais - FRA/Toro Rosso - 29s4
13 - Felipe Massa - BRA/Ferrari - a 35s1
14 - Giancarlo Fisichella - ITA/Force India - a 43s5
Não completaram
15 - Kimi Raikkonen - FIN/McLaren - a 4 voltas
16 - Jarno Trulli - ITA/Toyota - a 11 voltas
17 - Adrian Sutil - Force India - a 12 voltas
18 - Mark Webber - AUS/Red Bull - a 32 voltas
19 - Rubens Barrichello - BRA/Honda - a 47 voltas
20 - Nelsinho Piquet - BRA/Renault - a 48 voltas

Barrichello também está fora do GP

F1

Momentos após a saída precoce de Nelsinho Piquet do GP de Cingapura, o Brasil perdeu outro representante na etapa. O Honda de Rubens Barrichello parou na pista pouco tempo depois de ter feito seu pit stop.

Aparentemente, houve uma falha mecânica, mas a equipe ainda não divulgou as causas do incidente. O final de semana na primeira corrida noturna da F-1 não foi muito boa para Barrichello.

Barrichello diz que tráfego atrapalhou a classificação

F1

Cingapura (Cingapura) - O brasileiro Rubens Barrichello responsabilizou o tráfego por seu fraco desempenho na qualificação do GP de Cingapura. Neste domingo, às 9 horas, ele larga apenas na 18ª colocação do grid.

Segundo ele, sua performance foi comprometida por Nick Heidfeld e Fernando Alonso. 'Na minha segunda saída, fiquei preso atrás de Heidfeld. Depois, na última saída, o Alonso rodou na minha frente e havia bandeiras amarelas, o que me impediu de melhorar', lamentou.

Na opinião de Barrichello, a situação para a prova poderia ser outra não fossem estas duas situações. 'Eu teria melhorado meu desempenho na classificação. Infelizmente, a classificação não foi boa. Com o tráfego me custando uma melhor posição'.

Enquanto o brasileiro parou logo no Q1, seu companheiro de equipe, Jenson Button, chegou à segunda fase, mas também não passou disso. Button larga em 12º.

A pole position ficou com o brasileiro Felipe Massa. O inglês Lewis Hamilton começará a prova logo atrás.

Obras em Interlagos estão quase prontas

F1

Prestes a abrigar a última etapa da temporada 2008 da Fórmula 1, o autódromo de Interlagos recebeu neste sábado (27/09) a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O mandatário foi conferir pessoalmente o andamento dos retoques finais que estão sendo realizados no circuito, ficando satisfeito com o que viu.

“Vamos continuar investindo no autódromo de Interlagos”, assegurou Kassab, em referência às obras que estão em curso especialmente nas áreas do box e do paddock. “O objetivo é modernizá-lo e assegurar o máximo de conforto para o público”.

O mandatário, que ainda comentou o equilíbrio que vem marcando a disputa do título mundial entre Lewis Hamilton e Felipe Massa, admitiu esperar que o piloto paulista “possa decidir e vencer (o troféu) no Brasil”.

Ao lado de Kassab, esteve presente em Interlagos também o secretário de obras Marcelo Branco, e o presidente da SP Turismo, Caio Luiz de Carvalho. Este último realizou um resumo das reformas anuais que vêm sendo sofridas pelo autódromo, destacando a redução gradativa das despesas e uma considerável melhoria na receita (o déficit do Grande Prêmio do Brasil de 2004 foi de R$ 5,2 milhões, enquanto no ano passado caiu para R$ 799 mil).

Para a prova desta temporada, que será disputada entre de outubro e 2 de novembro, as principais mudanças programadas no circuito são a construção de um hospital, uma solicitação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a conclusão do módulo M da arquibancada, o que aumentará a capacidade do local em 2,5 mil lugares.

Estamos cumprindo rigorosamente tudo o que foi prometido. Interlagos estará ainda melhor este ano”, disse Caio Luiz de Carvalho, ressaltando que a prefeitura de São Paulo tem contrato que garante a manutenção da corrida até 2014.