domingo, 14 de março de 2010

De 22º para 19º na primeira volta. E fim de prova


Di Grassi pulou de 22º para 19º na primeira volta, mas abandonou logo em seguida


Quebra tira Lucas Di Grassi da prova de estreia no Barein. Mas brasileiro mantém otimismo

Timo Glock e Lucas di Grassi abandonaram após grandes largadas, com Timo conquistando uma posição e Lucas subindo da 22ª para a 19ª já na primeira volta de sua corrida de estreia na Fórmula 1. Entretanto, depois de apenas três voltas, Di Grassi teve de deixar a prova na curva 9. "Provavelmente foi um problema hidráulico. Uma pena, pois estava na frente da Lotus e perto do Glock", lamentou o piloto patrocinado pela Clear, Eurobike, Schioppa, Locaweb e Sorocred. "Agora temos de trabalhar para ver se consertamos isso de uma vez por todas. Foi um começo bom, pena que aconteceu esse problema," afirmou Di Grassi, em entrevista concedida para a Rede Globo de Televisão logo que chegou aos boxes.

"Fiz uma grande largada e sentia que o carro vinha muito bem. Acho que poderíamos ter tido uma boa corrida com o carro que tínhamos, mas, então, com apenas algumas voltas, tive de abandonar e minha corrida estava acabada antes que tivesse começado de verdade. Mas não há motivo para desanimar. Estaremos de volta em Melbourne com alguns novos desenvolvimentos e uma solução para os problemas que tivemos aqui. É a primeira de 19 corridas e há um longo caminho para seguir, ainda", finalizou.

"Lucas foi obrigado a abandonar por causa de uma falha de montagem no sistema hidráulico, a qual ocorreu outras vezes durante este fim de semana", revelou Nick Wirth, diretor técnico da Virgin Racing. "O carro de Timo apresentou uma inesperada elevação da temperatura da caixa de câmbio, seguida por uma gradativa perda no número de marchas, o que causou sua retirada. Então deixamos nosso primeiro Grande Prêmio desapontados por não termos chegado até o fim com nenhum dos dois carros, mas pelo menos não tivemos repetidos qualquer um dos problemas enfrentados durante os testes de inverno. O mais importante é que demonstramos ter construído um carro de Fórmula 1 competitivo. Isto é uma recompensa que levamos deste fim de semana", afirmou o dirigente.

O Grande Prêmio do Barein, que abriu a temporada 2010 da Fórmula 1, foi vencido pelo espanhol Fernando Alonso, que fez sua pela equipe Ferrari, seguido pelo brasileiro Felipe Massa, também da Ferrari, e por Lewis Hamilton, da Mclaren.

Fotos: Virgin Racing/Divulgação



Grande Prêmio do Barein marcou a estreia da equipe Virgin Racing na Fórmula 1


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Ferrari abre o ano com dobradinha, e Alonso supera Massa no duelo interno




Brasileiro volta a subir no pódio oito meses após o acidente da última temporada, mas vitória é do espanhol no Bahrein. Hamilton é o terceiro

O abraço logo após a prova deste domingo foi natural para quem abriu o ano com uma dobradinha incontestável. No duelo interno da Ferrari, contudo, Fernando Alonso tem mais motivos para sorrir do que Felipe Massa. O espanhol ultrapassou o brasileiro
logo na largada do GP do Bahrein, superou o alemão Sebastian Vettel na 34ª volta e venceu a primeira prova da temporada no circuito de Sakhir. Mas a festa do bicampeão mundial não significa que havia tristeza na segunda parte da dobradinha. Oito meses após o grave acidente do ano passado, Massa voltou a sentir o sabor de estar no pódio, à frente do inglês Lewis Hamilton, que chegou em terceiro.

Vettel largou na pole position e segurou sua RBR na ponta até a 34ª volta. Foi o máximo que conseguiu. Ele foi ultrapassado de uma só vez por Alonso e Massa e, com queda de potência no carro, perdeu posição também para a McLaren de Hamilton, terminando em quarto. Atrás de Vettel chegaram os dois alemães da Mercedes: em quinto, Nico Rosberg, e em sexto o heptacampeão Michael Schumacher, que voltou à Fórmula 1 após três anos de aposentadoria.

Os dois estreantes brasileiros não conseguiram permanecer muito tempo na pista. Lucas di Grassi, da VRT, teve problemas com o carro logo na terceira volta e ficou pelo caminho na caixa de brita de uma das curvas do circuito de Sakhir. Bruno Senna, da Hispania, foi até a 17ª volta, embora oito segundos mais lento que o líder, e abandonou após a quebra do motor Cosworth. Em sua estreia na Williams, Rubens Barrichello largou em 11º e chegou em 10º.

O heptacampeão Michael Schumacher, que voltou à F-1 após três anos de aposentadoria, teve um desempenho discreto no GP do Bahrein. O piloto da Mercedes não foi agressivo e chegou em sexto, uma posição atrás de Nico Rosberg, seu companheiro de equipe. A única posição que o alemão ganhou na prova foi a de Mark Webber, da RBR, que teve um leve vazamento de óleo na primeira volta, perdeu força e caiu para oitavo.


Vettel larga bem, mas se complica




O forte calor no Bahrein, com mais de 40ºC, transformou a prova em um teste de resistência. Vettel manteve a ponta na largada (veja no vídeo ao lado). No lado sujo, Massa perdeu tração e sofreu o bote de Alonso logo depois da primeira curva. O trio comandaria mais da metade da corrida. Quem também perdeu posição no início da prova foi Mark Webber. Ele largou em sexto, mas teve um problema no carro, aparentemente um vazamento de óleo, e foi ultrapassado pela Mercedes de Schumacher e pela McLaren de Jenson Button. Mais atrás, Adrian Sutil (Force India) e Robert Kubica (Renault) rodaram, mas foram em frente.

Os estreantes começaram a sofrer na segunda volta. Karun Chandhok, da Hispania, que tinha largado dos boxes com Bruno Senna, foi o primeiro a abandonar, após bater no miolo do circuito. Em seguida, Lucas di Grassi teve problemas hidráulicos no carro e foi parar na caixa de brita (confira no vídeo). O novato Nico Hulkenberg, da Williams, rodou sozinho na terceira passagem, após sair de traseira em uma curva de alta, mas conseguiu retornar à prova.

Na frente, Vettel mantinha um bom ritmo, enquanto Alonso e Massa tentavam andar rápido para pressionar o alemão da RBR. Na décima volta, a diferença deles para o quarto já era de 10s.
Os pit stops - agora sem reabastecimento - começaram na 12ª volta, com Bruno Senna. A Hispania se enrolou na troca de pneus e demorou quase oito segundos para liberar o brasileiro. De todo modo, o carro do brasileiro não aguentaria muito tempo. Na 17ª, o motor quebrou, e Bruno foi forçado a parar na primeira curva do circuito (assista no vídeo abaixo).


Ferrari tira vantagem aos poucos




Foi na 12ª volta que Alonso fez seu pit stop. Ele voltou andando mais rápido com o pneu duro e o carro um pouco mais leve. Na passagem seguinte, Vettel e Massa pararam, sem problemas com o trabalho de suas equipes. A diferença entre eles na pista pouco se alterou neste período da corrida.

Aos poucos, os pilotos da Ferrari começaram a reduzir a vantagem de Vettel. Na 34ª volta, veio a surpresa. O alemão começou a perder rendimento, e Alonso chegou nele rapidamente. Após uma volta com muita cautela, o bicampeão mundial conseguiu a ultrapassagem na reta dos boxes. O piloto da RBR, que reclamava de perda de potência, também foi superado por Massa.



Dali em diante, Alonso e Massa mantiveram suas posições. Pouco antes da ultrapassagem sobre Vettel, Rob Smedley, engenheiro do brasileiro, pediu que ele diminuísse o ritmo, por causa do uso do motor, que foi trocado antes da largada. A Ferrari chegou a ficar preocupada com o rendimento, mas não houve problema. Sem sustos, Alonso e Felipe cruzaram a linha de chegada para fazer a primeira dobradinha vermelha da temporada.
Confira o resultado do GP do Bahrein:

1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 49 voltas em 1h39m20s396
2 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 16s099
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 23s182
4 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 38s713
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 40s263
6 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 44s180
7 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 45s260
8 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 46s308
9 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 53s089
10 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1m02s400
11 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 1m09s093
12 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1m22s958
13 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1m32s656
14 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 1 volta
15 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 1 volta
16 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 3 voltas
17 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 3 voltas

Não completaram:
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 19 voltas/mecânico
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 31 voltas/motor
Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 32 voltas/hidráulico
Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 35 voltas/suspensão
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 37 voltas/mecânico
Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 46 voltas/hidráulico
Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - a 47 voltas/acidente





Globoesporte.com




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Felipe Massa comemora segundo lugar: 'Foi o melhor começo de ano que já tive'





Brasileiro sofre com problemas no carro durante 30 voltas do GP do Bahrein


O segundo lugar no GP do Bahrein, atrás apenas do companheiro Fernando Alonso, deixou Felipe Massa feliz. O brasileiro da Ferrari nunca tinha subido ao pódio em uma corrida de abertura da temporada, mas quebrou a escrita neste domingo. Nem o fato de ter perdido o primeiro duelo interno na equipe italiana desanimou o piloto, que voltou a correr após oito meses.

- A corrida foi muito boa e muito estranha para mim. Perdi a posição para o Fernando na largada, não consegui acompanhá-lo. Depois tive um problema na temperatura do carro. É preciso repensar algumas posições sobre o combustível. Tive sorte com o problema do Vettel e dos pilotos não terem sido tão rápidos no fim. Mas foi o melhor começo de ano que já tive. É a primeira vez que subo no pódio na primeira corrida de uma temporada - afirmou Massa, na entrevista coletiva oficial após a corrida.

Apesar disso, Massa sofreu com problemas de superaquecimento durante 30 voltas da corrida. Ele não pôde pressionar Alonso no fim sob pena de uma quebra de motor. A Ferrari já havia trocado o propulsor de seus pilotos antes do GP do Bahrein.

- O engenheiro falou comigo e pediu que não acelerasse tanto. Tive que segurar o ritmo por 30 voltas. As novas regras são um desafio diferente, estão fazendo da Fórmula 1 uma competição com mais ultrapassagens. Estamos aprendendo mais a cada dia. Estou muito contente com o resultado. Agradeço às pessoas que deram carinho na minha recuperação.


Globo Esporte




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Alonso vence e se derrama em elogios à Ferrari: ‘É a melhor equipe do mundo’





Espanhol dedica a vitória ao time, do presidente aos mecânicos: ‘Não poderia existir melhor maneira de começar nosso relacionamento’


Fernando Alonso comemorou o que chamou de um dia muito especial após vencer em sua estreia na Ferrari, no GP do Bahrein. O bicampeão superou o companheiro Felipe Massa na largada e ultrapassou Sebastian Vettel, da RBR, após o alemão ter problemas em seu carro (veja a ultrapassagem decisiva no vídeo ao lado). O espanhol não vencia há quase dois anos, desde o GP do Japão de 2008, e dedicou o triunfo à sua nova casa, a equipe italiana.

- Foi um dia muito especial para mim. Voltar ao alto do pódio é sempre especial, mais ainda com a Ferrari. Não poderia existir melhor maneira de começar nosso relacionamento. Esta é a melhor equipe do mundo, trabalhamos duro no inverno. Ainda não ganhamos nada, mas esta dobradinha é o que as pessoas em Maranello merecem por nos dar este carro fantástico. Esta primeira vitória é dedicada a todos na Itália, aos mecânicos e ao presidente Luca di Montezemolo - afirmou Alonso, na entrevista coletiva oficial após a corrida.

O espanhol insistiu que o trabalho ainda será muito longo nesta temporada. Apesar do bom início, Alonso negou que seja o favorito ao título.

- Acho que isso não é importante, sempre digo a mesma coisa. As primeiras três ou quatro corridas não são decisivas para nada. Você precisa apenas conseguir bons pontos para a equipe, se acostumar com o regulamento. É bom estar aqui, mas isto só aconteceu por causa do carro que eu tenho. A batalha ao longo da temporada decidirá o título - prevê.


Globo Esporte



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GP do Bahrein


  • Circuito:Bahrain International Circuit, Sakhir
  • Data:14 Mar 2010
  • Nº de voltas:49
  • Volta no circuito:6.299m
  • Total do percurso:308.405 km

Estatísticas

  • Melhor volta1m30s252 - Michael Schumacher - 2004
  • Provas realizadas6
  • Último vencedorFernando Alonso

Infográfico

Histórico

O circuito está a 30 km de Manama. A pista foi desenhada pelo arquiteto alemão Hermann Tilke, criador também dos circuitos de Malásia, China, Turquia e Valência (Espanha). Os pilotos elogiam a perfeita superfície da pista. Foi construída com um asfalto especial que repele a sujeira e a areia. Também se pulveriza um material adesivo nas dunas próximas. O circuito tem capacidade para 45 mil espectadores sentados, 47 camarotes VIP e um estacionamento para 13 mil carros.