segunda-feira, 17 de maio de 2010

Em cinco capítulos, saiba como foi o GP de Mônaco, vencido por Webber





Após seis corridas, o melhor carro da temporada, enfim, chegou à liderança da Fórmula 1. Assim como tinha acontecido em Barcelona, o australiano Mark Webber liderou de ponta a ponta o GP de Mônaco, neste domingo, e levou a RBR para o topo dos dois campeonatos: o de pilotos e o de construtores. Logo atrás dele chegou o companheiro Sebastian Vettel, agora vice-líder do Mundial. O polonês Robert Kubica completou o pódio. O brasileiro Felipe Massa chegou em quarto lugar e pulou para quinto na classificação.

Mas o episódio mais polêmico da prova foi protagonizado por Fernando Alonso, da Ferrari, e Michael Schumacher, da Mercedes. O espanhol, que tinha largado dos boxes, conseguiu ganhar posições e chegaria em sexto, atrás de Lewis Hamilton, da McLaren, mas caiu para sétimo ao ser superado pelo alemão. Como o safety car tinha entrado na pista na última volta, as ultrapassagens estavam probidas até o fim da corrida. Duas horas após a prova, Schumi foi punido com acréscimo de 20 segundos e caiu para a 12ª posição. Alonso, portanto, foi confirmado em sexto e hoje é o terceiro colocado no Mundial. Confira, nos vídeos abaixo, os capítulos mais marcantes da sexta prova de 2010.

1) Webber mantém a ponta na largada

Webber manteve a liderança com facilidade na largada. Para completar a sorte do australiano, seu companheiro, o australiano Sebastian Vettel assumiu a segunda posição ao superar Robert Kubica ainda na primeira curva. Felipe Massa ficou em quarto.

2) Alonso faz pit stop com safety car

Após o acidente de Nico Hulkenberg, que provocou a primeira entrada do safety car, Fernando Alonso aproveitou para fazer seu pit stop. Com isso, o espanhol não perdeu tempo e pôde recuperar boa parte das 18 posições que galgou durante a primeira parte da corrida em Mônaco.

3) Acidente de Rubens Barrichello

Barrichello fazia uma boa corrida, mas acabou traído por um problema mecânico de sua Williams. O brasileiro estava na subida que antecede a curva Massenet quando sua suspensão traseira esquerda quebrou e provocou uma forte batida. Ele escapou ileso, mas teve de abandonar uma corrida em que tinha boas chances de pontuar.

4) Schumi ultrapassa Alonso ilegalmente

Na última volta, o lance mais polêmico da corrida. Após um safety car causado por um acidente entre Karun Chandhok e Jarno Trulli, a três voltas do fim, o safety car entrou pela quarta vez na pista. No fim da última passagem ele entrou nos boxes e Schumacher se aproveitou para superar Alonso. Mais tarde, o alemão seria punido e cairia para a 12ª posição.


5) Webber vence de ponta a ponta

O australiano dominou a segunda corrida seguida e venceu novamente de ponta a ponta. O resultado o colocou na liderança do Mundial de Pilotos, empatado com o companheiro Sebastian Vettel, mas com um triunfo a mais. A RBR também assumiu a ponta entre os Construtores.



Fonte Globo Esporte



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domingo, 16 de maio de 2010

Webber brilha no fim do treino e crava a pole position para o GP de Mônaco




Australiano da RBR mantém a boa fase e consegue ficar à frente de Kubica e Vettel; Massa não aproveita ausência de Alonso e sai apenas em quarto

O treino classificatório em Monte Carlo começou de forma incomum, antes mesmo de o cronômetro ser disparado. Após um forte acidente na sessão livre, que obrigou a troca de chassi em sua Ferrari, Fernando Alonso sequer foi à pista brigar por posições no grid. Sem o companheiro no caminho, Felipe Massa se viu diante da possibilidade de superar os problemas das últimas corridas e dar a volta por cima. Mas não aproveitou. O brasileiro ficou apenas em quarto lugar e, no fim das contas, a rotina foi mantida: quem cravou a pole position foi o australiano Mark Webber, que colocou a RBR na ponta do grid pela sexta vez em seis corridas neste ano.

É a terceira pole de Webber no ano, a segunda seguida. Além disso, é a primeira vez que um australiano sai na ponta do grid de largada em uma prova no principado desde o tricampeão Jack Brabham, pela equipe que levava seu nome, em 1967. A prova, conhecida pela dificuldade de ultrapassagens, está marcada para as 9h, com transmissão ao vivo da Rede Globo.

Ao lado de Webber na primeira fila estará o polonês Robert Kubica, da Renault, seguido por Sebastian Vettel, companheiro de Webber. Rubens Barrichello, da Williams, ficou em nono.

Os estreantes brasileiros ficaram eliminados mais uma vez na primeira parte do treino. Lucas di Grassi, da VRT, larga em 21º, ao ficar meio segundo atrás do companheiro Timo Glock, o 20º. Bruno Senna, com a Hispania, ficou em 22º e superou o colega indiano Karun Chandhok, o 23º.

O treino

A chuva prometida pela meteorologia não veio, e o treino começou com muito sol nas ruas Monte Carlo. A tão falada ameaça do tráfego na primeira parte (Q1), causada pelos carros das equipes menores, não se concretizou, e o trecho não teve surpresas. Além de Alonso, que não treinou, apenas a Lotus, a VRT e a Hispania tiveram carros eliminados no início da sessão.

- Estas coisas acontecem e você não pode fazer nada. Agora é ver como estará amanhã (domingo) para pensar em uma recuperação. É difícil largar em último em Mônaco, mas a corrida é longa e, em 2006, Schumacher começou do fim do grid e terminou em quinto. O alvo agora é marcar alguns pontos. Vamos ver se temos esta sorte - diz Alonso.

O Q2 não teve surpresas. Barrichello, que vinha tendo dificuldades nas corridas anteriores para passar à superpole, desta vez conseguiu uma vaga com tranquilidade. O brasileiro passou com o oitavo tempo e boa folga para os eliminados. Os 10 pilotos mantiveram o forte equilíbrio do fim de semana, com apenas oito décimos entre o primeiro, Nico Rosberg, para o décimo, Jenson Button.

O único incidente da segunda parte foi o erro de Vitaly Petrov na curva Sainte Devote, a primeira do traçado urbano de Monte Carlo. O russo entrou forte demais, perdeu o carro e bateu de frente na barreira de pneus. Mas os fiscais foram rápidos e removeram o Renault rapidamente, sem a necessidade de uma interrupção do treino.

Ao contrário do que se esperava, a superpole não teve a Ferrari como protagonista. Kubica e Webber disputaram a primeira posição até o último segundo, mas o australiano acabou levando a melhor com sua RBR. Massa tinha o terceiro tempo quase assegurado, só que uma excepcional volta de Vettel com o cronômetro zerado tirou a posição do brasileiro.

Confira o grid de largada para o GP de Mônaco:

1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m13s826
2 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m14s120
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m14s227
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m14s283
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m14s432
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m14s544
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m14s590
8 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m14s637
9 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m14s901
10 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m15s170

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m15s317
12 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m15s318
13 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m15s413
14 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m15s576
15 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m15s692
16 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m15s992
17 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m16s176

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m17s094
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m17s134
20 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m17s377
21 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m17s864
22 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m18s509
23 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - 1m19s559
24 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - sem tempo


Fonte: Globo Esporte



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GP de Mônaco


  • Circuito:Circuit de Monaco, Monte Carlo
  • Data:16 Mai 2010
  • Nº de voltas:78
  • Volta no circuito:3.34m
  • Total do percurso:260.52 km

Estatísticas

  • Melhor volta1m14s439 - Michael Schumacher - 2004
  • Provas realizadas56
  • Último vencedorJenson Button

Infográfico

Histórico

A pista de Monte Carlo, no Principado de Mônaco, é única. É um circuito de rua muito perigoso e de ultrapassagem quase impossível. Mas o charme, o belo percurso do lado do mar e toda a sua história fazem que continue na lista de GPs da F1. A corrida inaugural ocorreu em 1929, e teve como vencedor William Grover-Williams, da Bugatti. A F1 não apareceria até 1950. Desde o GP desse ano, apenas nove pilotos que lá venceram não conquistaram o campeonato. É a única pista da F-1 que tem um túnel, um dos pouquíssimos pontos onde dá para fazer ultrapassagem. Foto:www.yourmonaco.com