F1
A vitória foi do brasileiro Felipe Massa no GP do Brasil de Fórmula 1, mas o inglês Lewis Hamilton ficou com o título da temporada. Apesar de serem os personagens principais da tarde, a chuva e o alemão Sebastian Vettel trataram de roubar a cena nas últimas voltas, deixando o inglês em situação delicada e quase perdendo o título.
Apesar disso, Hamilton conseguiu terminar em quinto lugar e confirmar o título. A emoção cresceu nas últimas seis voltas com o reinício da chuva, forçando as equipes a trocarem seus pneus para os de chuva.
Vettel, que já estava pressionando pela posição de Hamilton conseguiu ultrapassar, exemplo seguido por Timo Glock. Faltando quatro curvas para o final da prova, Hamilton estava em sexto, o que daria o título a Massa, mas Glock não conseguiu manter o ritmo (porque ainda andava com pneus para pista seca) e acabou cedendo o posto para o inglês.
Esta foi a sexta vitória de Massa no ano, uma a mais que Hamilton. Fernando Alonso cruzou em segundo, seguido por Kimi Raikkonen e Vettel. Para tirar o troféu das mãos do inglês, Massa precisava terminar a corrida em uma das duas primeiras posições. Se fosse campeão, Hamilton teria de ficar abaixo da sexta colocação. Em caso de segundo lugar para o brasileiro, o inglês não poderia terminar entre os sete primeiros.
Com o título praticamente assegurado, Hamilton não quis saber de arriscar em Interlagos. Escaldado depois de perder o título do ano passado por seus próprios erros, o inglês adotou uma estratégia conservadora e fez uma prova de segurança para se tornar o primeiro negro campeão do Mundo na F-1.
A prova - Etapa de encerramento do Mundial, o GP do Brasil começou prometendo emoções na pista. A chegada da chuva momentos antes da largada, prevista para as 15 horas, levou os comissários a adiarem o início em 10 minutos, permitindo que as equipes fizessem os ajustes necessários nos pneus.
Com o título em jogo, nem Massa nem Hamilton arriscaram na largada e o pelotão líder manteve suas colocações na pista. Já no final da fila, a confusão começou cedo e o protagonista foi o escocês David Coulthard, que se despedia da F-1.
Ele bateu seu Red Bull e encerrou mais cedo a carreira. O brasileiro Nelsinho Piquet não teve melhor sorte, com problemas em sua Renault, ele também não completou a primeira volta.
Segundo no grid, o italiano Jarno Trulli não conseguiu segurar muito tempo a posição. Já o alemão Vettel voltou a mostrar serviço e ganhou posições e passou a pressionar pelas primeiras colocações, chegando a andar em segundo.
Ainda que as nuvens carregadas marcassem o panorama em Interlagos, os pneus duros foram a escolha das equipes na segunda parada e Massa, que voltou em quarto depois do pit, retomou a primeira posição logo em seguida.
Hamilton não se deixou abalar pela situação e manteve o esquema de segurança na prova. Sem arriscar, mas se mantendo sempre na margem de classificação que asseguraria o título, o inglês foi praticamente um espectador das disputas pelas primeiras colocações.
Enquanto isso, Massa contava, além da força de sua Ferrari, com um verdadeiro paredão para segurar o ímpeto de Hamilton caso este tentasse se aproximar. Alonso e Raikkonen sempre estiveram entre o brasileiro e o inglês na pista.
Faltando dez voltas para o final, a chuva retornou a Interlagos e quatro voltas depois as equipes começaram a fazer suas trocas de compostos. Massa retornou na liderança, mas a situação ficou mais complicada para Hamilton, que caiu para a sexta colocação ao ser ultrapassado por Vettel a apenas duas voltas do fim.
----------------------------------
VEJA FOTOS: GP do Brasil de F-1 2008
A vitória foi do brasileiro Felipe Massa no GP do Brasil de Fórmula 1, mas o inglês Lewis Hamilton ficou com o título da temporada. Apesar de serem os personagens principais da tarde, a chuva e o alemão Sebastian Vettel trataram de roubar a cena nas últimas voltas, deixando o inglês em situação delicada e quase perdendo o título.
Apesar disso, Hamilton conseguiu terminar em quinto lugar e confirmar o título. A emoção cresceu nas últimas seis voltas com o reinício da chuva, forçando as equipes a trocarem seus pneus para os de chuva.
Vettel, que já estava pressionando pela posição de Hamilton conseguiu ultrapassar, exemplo seguido por Timo Glock. Faltando quatro curvas para o final da prova, Hamilton estava em sexto, o que daria o título a Massa, mas Glock não conseguiu manter o ritmo (porque ainda andava com pneus para pista seca) e acabou cedendo o posto para o inglês.
Esta foi a sexta vitória de Massa no ano, uma a mais que Hamilton. Fernando Alonso cruzou em segundo, seguido por Kimi Raikkonen e Vettel. Para tirar o troféu das mãos do inglês, Massa precisava terminar a corrida em uma das duas primeiras posições. Se fosse campeão, Hamilton teria de ficar abaixo da sexta colocação. Em caso de segundo lugar para o brasileiro, o inglês não poderia terminar entre os sete primeiros.
Com o título praticamente assegurado, Hamilton não quis saber de arriscar em Interlagos. Escaldado depois de perder o título do ano passado por seus próprios erros, o inglês adotou uma estratégia conservadora e fez uma prova de segurança para se tornar o primeiro negro campeão do Mundo na F-1.
A prova - Etapa de encerramento do Mundial, o GP do Brasil começou prometendo emoções na pista. A chegada da chuva momentos antes da largada, prevista para as 15 horas, levou os comissários a adiarem o início em 10 minutos, permitindo que as equipes fizessem os ajustes necessários nos pneus.
Com o título em jogo, nem Massa nem Hamilton arriscaram na largada e o pelotão líder manteve suas colocações na pista. Já no final da fila, a confusão começou cedo e o protagonista foi o escocês David Coulthard, que se despedia da F-1.
Ele bateu seu Red Bull e encerrou mais cedo a carreira. O brasileiro Nelsinho Piquet não teve melhor sorte, com problemas em sua Renault, ele também não completou a primeira volta.
Segundo no grid, o italiano Jarno Trulli não conseguiu segurar muito tempo a posição. Já o alemão Vettel voltou a mostrar serviço e ganhou posições e passou a pressionar pelas primeiras colocações, chegando a andar em segundo.
Ainda que as nuvens carregadas marcassem o panorama em Interlagos, os pneus duros foram a escolha das equipes na segunda parada e Massa, que voltou em quarto depois do pit, retomou a primeira posição logo em seguida.
Hamilton não se deixou abalar pela situação e manteve o esquema de segurança na prova. Sem arriscar, mas se mantendo sempre na margem de classificação que asseguraria o título, o inglês foi praticamente um espectador das disputas pelas primeiras colocações.
Enquanto isso, Massa contava, além da força de sua Ferrari, com um verdadeiro paredão para segurar o ímpeto de Hamilton caso este tentasse se aproximar. Alonso e Raikkonen sempre estiveram entre o brasileiro e o inglês na pista.
Faltando dez voltas para o final, a chuva retornou a Interlagos e quatro voltas depois as equipes começaram a fazer suas trocas de compostos. Massa retornou na liderança, mas a situação ficou mais complicada para Hamilton, que caiu para a sexta colocação ao ser ultrapassado por Vettel a apenas duas voltas do fim.
----------------------------------
VEJA FOTOS: GP do Brasil de F-1 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário