sábado, 15 de setembro de 2007

FIA pune McLaren e zera pontuação da equipe em 2007

F1


A FIA anunciou nesta quinta-feira o que já era esperado nos últimos meses: por conta das denúncias de espionagem e sabotagem na temporada de 2007 da Fórmula 1, a McLaren foi oficialmente punida pelo Conselho Mundial de Automobilismo. A escuderia de Ron Dennis teve cassados todos os 166 pontos que havia conquistado no Mundial de construtores deste ano, ficando fora da briga pelo título de equipes. O time não soma mais pontos neste ano, e ainda recebeu uma multa de US$ 100 milhões da entidade.

Em compensação, a punição da equipe não foi estendida à temporada de 2008, como era especulado. Além disso, por terem colaborado com as investigações, os pilotos Fernando Alonso e Lewis Hamilton foram inocentados no caso, e mantiveram suas respectivas pontuações na temporada. Os principais envolvidos do caso, Nigel Stepney (chefe dos mecânicos da Ferrari) e Mike Coughlan (diretor-técnico da McLaren) já haviam sido oficialmente banidos do automobilismo no julgamento anterior do caso, em julho.

Por outro lado, o Conselho não conseguiu comprovar a utilização de componentes da equipe italiana no carro de Alonso e Hamilton. Apenas o que a FIA comprovou foi a recepção de dados da Ferrari por parte da McLaren. Mesmo assim, os problemas da McLaren ainda não terminaram. Em dezembro, a FIA irá se reunir com os dirigentes técnicos da escuderia inglesa para analisar o projeto do carro do ano que vem. Caso haja novos indícios de repasse de informações, o time poderá ser novamente sancionado.

Apesar da pressão nas últimas semanas, Ron Dennis deixou a audiência de Paris sem fazer qualquer comentário. Espera-se um comunicado oficial dos dirigentes da McLaren ainda nesta quinta-feira.

Nenhum comentário: