domingo, 27 de abril de 2008

Haikkonen vence e Felipe Massa fica em segundo


Raikkonen vence com tranquilidade, seguido de Massa

Barcelona (Espanha) - Há uma brincadeira nos paddocks da Fórmula 1 que diz que quando Michael Schumacher acompanha uma corrida in loco no circuito, Kimi Raikkonen tem azar na pista. Porém, isso não aconteceu na edição 2008 do GP da Espanha. Mesmo com o heptacampeão nos boxes da Ferrari, o finlandês fez uma de suas melhores corridas desde que chegou à escuderia de Maranello e venceu os rivais com grande superioridade, ampliando ainda mais sua vantagem no Mundial de Pilotos.

A segunda posição ficou com Felipe Massa, que ultrapassou Fernando Alonso logo na largada, em seu melhor momento na prova. Depois, mesmo tendo largado mais leve que o companheiro de Ferrari, não conseguiu acompanhar o forte ritmo do finlandês para fazer a ultrapassagem nos boxes. Em terceiro lugar, apareceu Lewis Hamilton, cujo maior mérito neste domingo foi conseguir segurar os ataques de Robert Kubica, que terminou em quarto.

Quem não levou sorte na abertura da temporada européia da Fórmula 1 foram Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet. Mais uma vez na temporada, Barrichello teve problemas nos boxes. Desta vez, ao menos, ele não ultrapassou farol vermelho: ao sair do pit depois de sua primeira parada, ele se tocou com Nick Heidfeld e perdeu o bico do carro.

Detalhe: o safety car estava na pista por conta de uma forte batida sofrida por Heikki Kovalainen, que escapou na curva 9 a cerca de 230km/h. O finlandês foi levado ao hospital, mas tem situação estável e passa apenas por exames de rotina.

Rubinho ainda tentou continuar na prova, mas não teve condições e não conseguiu completar sua 256ª corrida na Fórmula 1, prova em que igualou o recorde de Riccardo Patrese como o piloto que mais etapas disputou na categoria. Já Nelsinho Piquet terá boas lembranças apenas do treino classificatório do GP da Espanha. Depois de largar entre os top 10 desde que estreou na Renault, ele foi passear na caixa de brita logo nas primeiras voltas. Tentou se recuperar e ia fazendo uma bela ultrapassagem sobre o francês Sebastien Bourdais, mas teve a porta fechada e abandonou ainda na sétima volta.

Em termos de ultrapassagens, a corrida em Barcelona teve o esperado: algumas tentativas e quase nenhum sucesso. A exceção ficou por conta de Heidfeld, que no final da corrida passou Giancarlo Fisichella por fora, e ganhou a 11ª posição. O êxito deste domingo foi o segundo de Kimi Raikkonen na temporada, que também venceu pela segunda vez em Barcelona. Além disso, como vem acontecendo desde 2001, o pole-position venceu o GP da Espanha. A temporada da Fórmula 1 segue no dia 11 de maio, com a disputa do GP da Turquia, onde, ao que o momento e as características do circuito indicam, a Ferrari deve dominar novamente.

Nenhum comentário: