domingo, 9 de maio de 2010

Sem chuva, Webber lidera procissão na Espanha; Hamilton dá azar no fim

Inglês estoura pneu na penúltima volta e vê escapar liderança da temporada; Massa chega em sexto e perde mais um duelo interno para Alonso, segundo



O australiano Mark Webber liderou a corrida de ponta a ponta no GP da Espanha (Foto: agência Reuters)


A chuva não deu as caras em Barcelona e, sem ela, a monotonia voltou à Fórmula 1. Em um domingo de pista seca e raríssimas ultrapassagens, Mark Webber agradeceu à meteorologia e manteve uma tradição no GP da Espanha: pela 16ª vez nos 20 anos em que a prova é disputada no circuito catalão, o pole position terminou no lugar mais alto do pódio. O australiano da RBR venceu após liderar de ponta a ponta, sem sofrer uma ameaça sequer durante toda a corrida. Só quebrou o gelo após a bandeirada, quando saiu do carro e jogou seu capacete para a torcida. A única dose de emoção durante a prova ficou por conta do azar de Lewis Hamilton. O inglês da McLaren chegaria em segundo e seria o novo líder da temporada, mas estourou um pneu na penúltima volta e abandonou. Melhor para Fernando Alonso, segundo, e Sebastian Vettel, terceiro.

Felipe Massa chegou em sexto e perdeu mais um duelo interno na Ferrari para Alonso. O espanhol agora tem 67 pontos na temporada, encostado no líder Jenson Button, que tem 70. O inglês da McLaren terminou em quinto, logo atrás de Michael Schumacher, da Mercedes, que deu os primeiros sinais de reação no campeonato após as atualizações em seu carro. O alemão conseguiu uma ótima quarta posição.

Rubens Barrichello, da Williams, largou em 17º e conseguiu terminar a corrida em nono. Lucas di Grassi, da VRT, foi o último a completar a prova, em 19º; e Bruno Senna, da Hispania, abandonou logo no início.

A corrida

Apesar das previsões de chuva para o fim de semana, o domingo em Barcelona começou com pista seca, para alegria dos pilotos da RBR. E a largada não teve grandes surpresas. Webber segurou os ataques de Vettel e Hamilton, manteve a ponta e não olhou mais para trás. Alonso ainda tentou o bote sobre o inglês da McLaren, mas teve de se contentar com a quarta posição.

Nono colocado no grid, Massa conseguiu uma boa largada e ganhou duas posições, subindo para sétimo. Quem teve o maior avanço, contudo, foi Barrichello, que pulou de 17º para 12º ao fim da primeira volta. Por coincidência, os dois brasileiros ficaram presos atrás dos carros da Mercedes: Schumacher, em oitavo, segurava Massa, e Rosberg, o 11º, se manteve à frente de Rubinho. Bruno Senna, na problemática Hispania, passou reto logo após o primeiro setor do circuito e abandonou. Di Grassi se manteve na 20ª posição.


A vantagem de Webber na ponta não era tão grande quando a dos treinos, mas lhe garantia o conforto no início da corrida. Pouco depois, o australiano engrenou uma sequência de voltas mais rápidas e, na décima passagem, já abria uma diferença de dois segundos para os rivais. Vettel não mantinha o mesmo ritmo e não conseguia se distanciar de Hamilton.

Quando os carros começaram a parar nos boxes, Nico Rosberg sofreu com um erro de Mercedes: o mecânico responsável pela roda dianteira esquerda não apertou a porca corretamente. Liberado antes da hora, Nico parou o carro e foi empurrado de volta para completar o trabalho. Perdeu duas posições e caiu para 13º.

O companheiro de Rosberg teve mais sorte. Na 16ª volta, Schumacher aproveitou a demora de Button nos boxes para ganhar a quinta posição. O inglês voltou atrás do alemão e deu início a uma briga que, por alguns momentos, injetou um pouco de emoção na corrida. Ainda assim, ficaram evidentes os problemas de ultrapassagem no circuito de Barcelona. Mesmo com o duto aerodinâmico, que aumenta a velocidade nas retas, Button não conseguiu emplacar a manobra. Durante várias voltas, o heptacampeão sempre ficava na linha de dentro, atrapalhando o rival. A disputa acabou permitindo a aproximação de Massa, que vinha em sétimo.

Quem também se deu mal na parada nos boxes foi Vettel. O alemão perdeu a segunda posição para Hamilton. Enquanto isso, Webber continuava absoluto na ponta. Na 36ª volta, o australiano já estava 12 segundos à frente da concorrência. Atrás dele, a procissão. Vettel tentava chegar perto de Hamilton, mas o inglês conseguia manter uma margem confortável acima de um segundo. Os dois, contudo, tiveram problemas com os pneus. O alemão estourou o seu na 54ª volta e caiu para a quarta posição. O inglês assumiria a ponta do campeonato, mas também sofreu um estouro de pneu na penúltima passagem. Melhor para Alonso, que herdou a segunda posição.




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