Alemão já fez 88,28% dos pontos e precisa apenas de segundos lugares para bater marca de Schumacher. Entretanto, pode ser campeão até sem pontuar
Após a nona vitória em 14 GPs na temporada 2011, Sebastian Vettel ficou em situação muito privilegiada para conquistar o bicampeonato já no Japão, próxima corrida do campeonato, no dia 9 de outubro. Para não depender dos rivais, o alemão da RBR precisa apenas marcar mais um pontinho. Ou seja, chegar na décima posição em uma das cinco corridas restantes. Tarefa fácil para quem tem o maior aproveitamento de pontos até agora em um ano na Fórmula 1 (88,28%). Só que ele pode ser campeão até mesmo se zerar até o fim do ano. Tudo vai depender de Jenson Button, da McLaren, único piloto que ainda pode "ameaçar" Vettel na luta pelo título.
- Tivemos uma temporada excepcional. Por isso, o título está ao nosso alcance. Mas, como já disse, ainda temos de ganhar aquele ponto - disse Vettel, mantendo a cautela.
Apenas uma improvável combinação de resultados pode tirar o bi do jovem alemão. Button tem de ganhar todos os cinco GPs restantes (Japão, Coreia do Sul, Índia, Abu Dhabi e Brasil) e ainda torcer para o alemão não marcar nem unzinho sequer. A tarefa do inglês é quase impossível, ainda mais porque a McLaren é a segunda força entre as equipes neste ano, abaixo da RBR e pouco acima da Ferrari. O campeão da Fórmula 1 em 2009 tem duas vitórias e oito pódios em 2011 e ainda teria de lutar contra a concorrência dos outros rivais dos três principais times.
Sebastian Vettel comemora a vitória em Cingapura, sua nona na temporada 2011 da F-1 (Foto: Reuters)
Como o título é uma questão de tempo, Vettel agora passa a se concentrar em bater o maior número de recordes possíveis nesta temporada. Além de poder se tornar o bicampeão mais jovem da Fórmula 1, o alemão da RBR pode bater também o recorde do aproveitamento de pontos em uma temporada. Com 309 marcados de 350 disputados, o alemão tem 88,28% de eficiência. Para superar o recorde de Michael Schumacher em 2002 (84,71%), o piloto da RBR precisa fazer 18 pontos de média, pelo menos. Ou seja, chegar na segunda posição em todas as provas. Não é uma tarefa complicada se levarmos em conta seu domínio neste ano.
Além do aproveitamento, Vettel pode bater as marcas de poles e vitórias em uma temporada. Com 11 primeiros lugares no grid em 2011, ele precisa de mais quatro nas cinco corridas restantes para superar a marca estabelecida pelo inglês Nigel Mansell em 1992 (14). Além disso, o número de triunfos em um ano, que pertence Michael Schumacher em 2004, está próximo. Com nove, ele teria de vencer todos os cinco GPs do fim de 2011. É sua tarefa mais complicada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário