A última vitória de um piloto brasileiro na Fórmula 1 está prestes a completar dois anos. A conquista aconteceu no Grande Prêmio da Itália, no autódromo de Monza, no dia 13 de setembro de 2009. Rubens Barrichello, na época piloto da extinta Brawn GP, venceu. De lá para cá são 32 corridas sem os brasileiros alcançarem o lugar mais alto do pódio.
Além da última vitória de Barrichello, o 1º lugar em Monza 2009 também foi o último pódio do veterano brasileiro na categoria. O melhor resultado de Rubens desde então foi uma quarta colocação nos GPs de Abu Dhabi 2009 e Europa 2010. Por outro lado, o piloto segue firme na direção de ser o maior participante da história – ele já tem 316 corridas registradas.
Massa – O jejum de Felipe Massa, em termos de vitórias, ainda é maior que do compatriota. Seu último triunfo aconteceu no GP Brasil de 2008, dia 2 de novembro. São 45 etapas até hoje sem receber a bandeira quadriculada na primeira colocação. Em 2009, Felipe sofreu um grave acidente na Hungria – o que o deixou de fora das competições por seis meses.
Com relação a pódios, Massa tem sido mais frequente. Nesse ano o brasileiro não alcançou nenhum ainda. Mas, na temporada passada, ele conquistou cinco. Na Austrália, Coreia do Sul e Itália chegou em terceiro. Na Alemanha e no Bahrein, o piloto terminou em 2º lugar.
Restam, agora, três corridas em 2011 para se completar dois anos da última vitória brasileira e de Rubens Barrichello – o GP da Itália acontece no dia 11 de setembro. A última vitória de Felipe Massa completará três anos dentro de nove etapas, em Interlagos, no dia 27 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário