quinta-feira, 17 de novembro de 2011

F-1: brasileiro completa 89 voltas com a Lotus

Luiz Razia tem dia inteiro em Abu Dhabi a bordo de modelo T128 como preparação para o treino livre em Interlagos, durante o GP do Brasil

O brasileiro Luiz Razia completou nesta quarta-feira sua participação no treino para novatos da Fórmula 1 em Abu Dhabi. O baiano de 22 anos representou o Team Lotus durante todo o dia, completando 89 voltas no circuito de Yas Marina.

O piloto avaliou peças para o carro de 2012, testou nada menos que três tipos de pneus para 2012 da Pirelli e realizou um curto treino de performance na parte final, estabelecendo a marca de 1min43s944, que o faria largar à frente de Jarno Trulli, piloto titular do Team Lotus, no GP disputado no último domingo.

Razia também foi mais rápido que o venezuelano Rodolfo Gonzalez, que treinou no dia anterior, e andou bem próximo de carros mais velozes, como a Sauber de Esteban Gutierrez, sexto colocado na tabela de tempos, apenas três décimos mais rápido. "Fui capaz de pegar velocidade já na minha primeira volta rápida. Consegui melhorar meus tempos e estou muito feliz. O que queria alcançar era dar o maior número de voltas possível e fiquei contente com as 89 que completamos", destaca.

"Isso mostra o quanto você pode aprender em um dia. Aprendi tanto hoje com tantas coisas para pensar. Pensar em dar um bom feedback e no que está acontecendo, além de tirar o máximo do carro. Então é importante este teste para nós novatos e esta oportunidade não vem com frequência, por isso estou grato e feliz. A última vez que pilotei o T128 foi em Barcelona e o carro melhorou muito desde então", relata o baiano.

Agora, Razia embarca para o Brasil, onde participará do primeiro treino livre para o GP que acontece em Interlagos nos dias 25 a 27 deste mês. E o baiano se diz preparado: "É bastante importante chegar a São Paulo em um nível bom, pois as pessoas prestarão mais atenção lá do que no teste aqui em Abu Dhabi."

"É a primeira vez que vou andar de F-1 em casa. Mesmo que seja um treino livre, mas é um objetivo bastante grande que consegui. Será especial para mim, mas terei de tratar como trabalho e performance, ao invés de sentir a emoção da realização", completa.

Confira o resultado do segundo dia de treinos:

1°. Jean-Éric Vergne (FRA/Red Bull), 1min40s188
2°. Jules Bianchi (FRA/Ferrari), 1min40s279
3°. Gary Paffett (GBR/McLaren), 1min41s756
4°. Valtteri Bottas (FIN/Williams), 1min42s367
5°. Johnny Ceccoto Junior (VEN/Force India), 1min42s873
6°. Esteban Gutierrez (MEX/Sauber), 1min43s637
7°. Sam Bird (GBR/Mercedes), 1min43s734
8°. Kevin Korjus (EST/Lotus Renault), 1min43s776
9°. Luiz Razia (BRA/Team Lotus), 1min43s944
10°. Kevin Ceccon (ITA/Toro Rosso), 1min44s808
11°. Jan Charouz (TCH/Hispania), 1min46s644
12°. Charles Pic (FRA/Virgin), 1min46s698
13°. Nathanael Berthon (FRA/Hispania), 1min48s646


Veja vídeos exclusivos relativos à Luiz Razia, Fórmula 1 e GP2 no canal do piloto no YouTube:http://www.youtube.com/user/LuizRazia

Luiz Razia e a Casa Filadélfia

Desde a última rodada dupla da GP2, na Hungria, Luiz Razia corre com a logomarca da Casa de Assistência Filadélfia (CAF) em seu carro. Nascida em 1988, a entidade trabalha pela dignidade e inclusão social de crianças, adolescentes e famílias que vivem e convivem com HIV/AIDS e em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a vida participativa em comunidade. Luiz Razia é um dos parceiros do CAF. Para conhecer mais sobre a Casa e seus projetos, acesse www.caf.org.br


Visite o site (www.luizrazia.com) e siga Luiz Razia no Twitter (http://www.twitter.com/luizrazia) para ficar por dentro de todas as informações e do dia-a-dia do piloto.


Assessoria de Imprensa Luiz Razia
MS2 Comunicação | (51) 3207.9284
Glauce Schütz | glauce@ms2comunicacao.com.br | (51) 8142.2602
Bruno Vicaria | vicaria@ms2comunicacao.com.br | (11) 8196.3069





Gerenciamento Comercial e de Marketing Luiz Razia
SicilianoDuek | (11) 3061.0522
Av. Angélica, 2530, cj 52. São Paulo, SP; CEP 01228-200
Andre Duek | andre@sicilianoduek.com.br | (11) 9222.0222
Vicente Siciliano | vicente@sicilianoduek.com.br | (11) 9981.9388

MS2 Comunicação Integrada
Rua Caju, 28 conj. 1006 – Petrópolis – Porto Alegre CEP 90690-310
Office: (51) 3207.9284
www.ms2comunicacao.com.br

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Para jornalista, Vettel tem tudo para entrar na galeria dos gênios da F-1

Colunista Celso Itiberê rasga elogios ao jovem piloto alemão: 'Tem toda característica de ser um fora de série. É impecável'

A galeria dos grandes pilotos campeões da Fórmula 1 pode ter mais um integrante em um futuro próximo, segundo Celso Itiberê, colunista do jornal O Globo. Para o jornalista, o alemão Sebastian Vettel, de 24 anos, que está muito perto de conquistar o bicampeonato da categoria, tem tudo para entrar no seleto grupo dos gênios da F-1, como Michael Schumacher, Alain Prost, Ayrton Senna, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, Juan Manuel Fangio, entre outros.
- Sebastian Vettel tem toda característica de ser um piloto fora de série. Primeira coisa, ele aprende com os erros, e isso é fundamental. Vettel é um piloto impecável. Claro que isso se deve ao fato de ter um carro extraordinário e que funciona impecavelmente nas pistas. Se for buscar os números de Vettel nesta curta trajetória na Fórmula 1, acho que tem condições de passar todos e de brigar com Michael Schumacher lá na frente pelos recordes – respondeu ao internauta Daniel (@Danieldez) durante o "Redação WEB", desta segunda feira.

Confira outras perguntas via twitter dos internautas durante o Redação WEB:
Zé Bino (@zebino747) - Se Adriano entrar 100 % no Corinthians, no dia 9 de outubro, o time tem chance de ser campeão ou buscar vaga na Libertadores de 2012?
Lédio Carmona - O Corinthians tem chance de ser campeão brasileiro com ou sem Adriano. O time briga lá em cima desde o início. Com ele, a equipe ganha o reforço de peso nesta reta final. É um grande centroavante. Com Adriano, passa a ser mais candidato ao título. Vai ser ótimo ter ele, mas de verdade, magrinho e pronto.
Emmanoel Ragoso (@EmmanoelAmanu) - É impressionante como os alemães gostam de estragar a brincadeira na Fórmula 1. Sem alemão, seria mais disputado a categoria?

Celso Itiberê - Hoje, os alemães têm uma boa quantidade de pilotos na Fórmula 1. Não tem só o Vettel. Tem o Rosberg, que é excelente, mas não tem um carro competitivo. Porém, se derem amanhã uma Ferrari ou uma McLaren vai correr lá na frente. Também tem o Suttil, que é bom. Os alemães estão repetindo o que se fez no Brasil, depois de Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet. O Vettel já é um resultado da geração Schumacher. E a tendência que a Alemanha continue produzindo bons pilotos. O Sebastian Vettel dará sequência ao processo, e eles vão continuar tendo os ídolos que o Brasil não tem mais.

Andrey Ramos (@andrey_ramosbr) - Em que posição o Vasco precisa de reforços para Libertadores de 2012?
Lédio Carmona - Sem dúvida, a lateral esquerda, mais um zagueiro e outro centroavante. Não sei se é para ser titular, tenho muita paciência no Alecsandro, acho ele um bom atacante. A torcida do Vasco pega muito no pé dele. Tem o Elton lá na frente, mas o time precisa de mais um centroavante.
Alexandre Moreira (@Moreiramataripe) - O que fazer para equilibrar a Fórmula 1?
Celso Itiberê – Para que isso aconteça, os engenheiros de McLaren e Ferrari precisam conseguir a produzir um carro no mesmo patamar de eficiência do carro do Adrian Newey (projetista da RBR). Hoje, o equipamento conta muito. O carro da RBR é superior da Ferrari e McLaren. Esse equilíbrio viria se os equipamentos fossem mais equalizados. Atualmente existe uma superioridade dos carros do Vettel e de Weber em relação aos adversários.
Felipe Monteiro (@queroumtuiti) - Vocês acham que o Mano Menezes pode colocar o Diego Souza para começar jogando com Ronaldinho na Seleção Brasileira diante da Argentina?
Lédio Carmona – Acho que ele pode entrar com Diego Souza. Mano Menezes gosta muito dele. Pode jogar ao lado de Ronaldinho no meio.

Bruno Senna lamenta toque no muro e 15º lugar: 'Poderia ter sido melhor'


Brasileiro precisou fazer uma parada extra para trocar o bico dianteiro

O GP de Cingapura (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado), definitivamente, não foi o que Bruno Senna imaginava. Após marcar os primeiros pontos da carreira na Itália, o brasileiro teve um fim de semana complicado na cidade-estado asiática e terminou na 15ª posição. Como consolo, Bruno pelo menos bateu, mais uma vez, o companheiro Vitaly Petrov, o 17º.
Além de o carro da Renault-Lotus não render tão bem quanto nos GPs anteriores, Senna tocou no muro e precisou fazer uma parada a mais nos boxes para trocar o bico dianteiro, acabando com qualquer possibilidade de terminar na zona de pontuação.
- Quando entrei no hairpin, que é a curva mais lenta do circuito, minhas rodas travaram e eu bati no muro. Isso fez minha corrida muito, muito complicada. Primeiramente por causa do tempo perdido com e depois por causa da parada extra nos boxes. Poderia ter sido uma corrida muito melhor para a gente - lamentou.

O brasileiro revelou que sua Renault-Lotus sofreu com o alto desgaste dos pneus e projetou melhores atuações na próxima corrida, no Japão, daqui a duas semanas.
- Foi uma corrida difícil. Minha primeira volta foi muito boa, mas depois sofremos com a alta degradação dos pneus. Eu estava forçando para completar boas voltas. Quando colocamos os pneus macios eles não tiveram a mesma performance que os supermacios. Agora é começar a pensar no Japão, onde espero conseguir tirar mais do potencial do carro - completou.

Bruno Senna chegou apenas em 15º com a Renault-Lotus no GP de Cingapura (Foto: Getty Images)

A um ponto do bi, Vettel está perto de bater marca de aproveitamento na F-1


Alemão já fez 88,28% dos pontos e precisa apenas de segundos lugares para bater marca de Schumacher. Entretanto, pode ser campeão até sem pontuar

Após a nona vitória em 14 GPs na temporada 2011, Sebastian Vettel ficou em situação muito privilegiada para conquistar o bicampeonato já no Japão, próxima corrida do campeonato, no dia 9 de outubro. Para não depender dos rivais, o alemão da RBR precisa apenas marcar mais um pontinho. Ou seja, chegar na décima posição em uma das cinco corridas restantes. Tarefa fácil para quem tem o maior aproveitamento de pontos até agora em um ano na Fórmula 1 (88,28%). Só que ele pode ser campeão até mesmo se zerar até o fim do ano. Tudo vai depender de Jenson Button, da McLaren, único piloto que ainda pode "ameaçar" Vettel na luta pelo título.
- Tivemos uma temporada excepcional. Por isso, o título está ao nosso alcance. Mas, como já disse, ainda temos de ganhar aquele ponto - disse Vettel, mantendo a cautela.
Apenas uma improvável combinação de resultados pode tirar o bi do jovem alemão. Button tem de ganhar todos os cinco GPs restantes (Japão, Coreia do Sul, Índia, Abu Dhabi e Brasil) e ainda torcer para o alemão não marcar nem unzinho sequer. A tarefa do inglês é quase impossível, ainda mais porque a McLaren é a segunda força entre as equipes neste ano, abaixo da RBR e pouco acima da Ferrari. O campeão da Fórmula 1 em 2009 tem duas vitórias e oito pódios em 2011 e ainda teria de lutar contra a concorrência dos outros rivais dos três principais times.

Sebastian Vettel comemora a vitória em Cingapura, sua nona na temporada 2011 da F-1 (Foto: Reuters)

Como o título é uma questão de tempo, Vettel agora passa a se concentrar em bater o maior número de recordes possíveis nesta temporada. Além de poder se tornar o bicampeão mais jovem da Fórmula 1, o alemão da RBR pode bater também o recorde do aproveitamento de pontos em uma temporada. Com 309 marcados de 350 disputados, o alemão tem 88,28% de eficiência. Para superar o recorde de Michael Schumacher em 2002 (84,71%), o piloto da RBR precisa fazer 18 pontos de média, pelo menos. Ou seja, chegar na segunda posição em todas as provas. Não é uma tarefa complicada se levarmos em conta seu domínio neste ano.

Além do aproveitamento, Vettel pode bater as marcas de poles e vitórias em uma temporada. Com 11 primeiros lugares no grid em 2011, ele precisa de mais quatro nas cinco corridas restantes para superar a marca estabelecida pelo inglês Nigel Mansell em 1992 (14). Além disso, o número de triunfos em um ano, que pertence Michael Schumacher em 2004, está próximo. Com nove, ele teria de vencer todos os cinco GPs do fim de 2011. É sua tarefa mais complicada.

Para jornalista, Vettel tem tudo para entrar na galeria dos gênios da F-1

Colunista Celso Itiberê rasga elogios ao jovem piloto alemão: 'Tem toda característica de ser um fora de série. É impecável'

A galeria dos grandes pilotos campeões da Fórmula 1 pode ter mais um integrante em um futuro próximo, segundo Celso Itiberê, colunista do jornal O Globo. Para o jornalista, o alemão Sebastian Vettel, de 24 anos, que está muito perto de conquistar o bicampeonato da categoria, tem tudo para entrar no seleto grupo dos gênios da F-1, como Michael Schumacher, Alain Prost, Ayrton Senna, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, Juan Manuel Fangio, entre outros.
- Sebastian Vettel tem toda característica de ser um piloto fora de série. Primeira coisa, ele aprende com os erros, e isso é fundamental. Vettel é um piloto impecável. Claro que isso se deve ao fato de ter um carro extraordinário e que funciona impecavelmente nas pistas. Se for buscar os números de Vettel nesta curta trajetória na Fórmula 1, acho que tem condições de passar todos e de brigar com Michael Schumacher lá na frente pelos recordes – respondeu ao internauta Daniel (@Danieldez) durante o "Redação WEB", desta segunda feira.

Confira outras perguntas via twitter dos internautas durante o Redação WEB:
Zé Bino (@zebino747) - Se Adriano entrar 100 % no Corinthians, no dia 9 de outubro, o time tem chance de ser campeão ou buscar vaga na Libertadores de 2012?
Lédio Carmona - O Corinthians tem chance de ser campeão brasileiro com ou sem Adriano. O time briga lá em cima desde o início. Com ele, a equipe ganha o reforço de peso nesta reta final. É um grande centroavante. Com Adriano, passa a ser mais candidato ao título. Vai ser ótimo ter ele, mas de verdade, magrinho e pronto.
Emmanoel Ragoso (@EmmanoelAmanu) - É impressionante como os alemães gostam de estragar a brincadeira na Fórmula 1. Sem alemão, seria mais disputado a categoria?

Celso Itiberê - Hoje, os alemães têm uma boa quantidade de pilotos na Fórmula 1. Não tem só o Vettel. Tem o Rosberg, que é excelente, mas não tem um carro competitivo. Porém, se derem amanhã uma Ferrari ou uma McLaren vai correr lá na frente. Também tem o Suttil, que é bom. Os alemães estão repetindo o que se fez no Brasil, depois de Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet. O Vettel já é um resultado da geração Schumacher. E a tendência que a Alemanha continue produzindo bons pilotos. O Sebastian Vettel dará sequência ao processo, e eles vão continuar tendo os ídolos que o Brasil não tem mais.

Andrey Ramos (@andrey_ramosbr) - Em que posição o Vasco precisa de reforços para Libertadores de 2012?
Lédio Carmona - Sem dúvida, a lateral esquerda, mais um zagueiro e outro centroavante. Não sei se é para ser titular, tenho muita paciência no Alecsandro, acho ele um bom atacante. A torcida do Vasco pega muito no pé dele. Tem o Elton lá na frente, mas o time precisa de mais um centroavante.
Alexandre Moreira (@Moreiramataripe) - O que fazer para equilibrar a Fórmula 1?
Celso Itiberê – Para que isso aconteça, os engenheiros de McLaren e Ferrari precisam conseguir a produzir um carro no mesmo patamar de eficiência do carro do Adrian Newey (projetista da RBR). Hoje, o equipamento conta muito. O carro da RBR é superior da Ferrari e McLaren. Esse equilíbrio viria se os equipamentos fossem mais equalizados. Atualmente existe uma superioridade dos carros do Vettel e de Weber em relação aos adversários.
Felipe Monteiro (@queroumtuiti) - Vocês acham que o Mano Menezes pode colocar o Diego Souza para começar jogando com Ronaldinho na Seleção Brasileira diante da Argentina?
Lédio Carmona – Acho que ele pode entrar com Diego Souza. Mano Menezes gosta muito dele. Pode jogar ao lado de Ronaldinho no meio.

Tabela do Mundial de Pilotos 2011

Sebastian Vettel vence nona corrida na temporada e fica a um ponto do título


Classificação do Mundial de Pilotos após 14 de 19 corridas:
PosiçãoPilotoPaísEquipePontosVitórias
1Sebastian VettelALERBR-Renault3099
2Jenson ButtonINGMcLaren-Mercedes1852
3Fernando AlonsoESPFerrari1841
4Mark WebberAUSRBR-Renault1820
5Lewis HamiltonINGMcLaren-Mercedes1682
6Felipe MassaBRAFerrari840
7Nico RosbergALEMercedes620
8Michael SchumacherALEMercedes520
9Vitaly PetrovRUSRenault-Lotus340
10Nick HeidfeldALERenault-Lotus340
11Adrian SutilALEForce India-Mercedes280
12Kamui KobayashiJAPSauber-Ferrari270
13Paul di RestaESCForce India-Mercedes200
14Jaime AlguersuariESPSTR-Ferrari160
15Sebastien BuemiSUISTR-Ferrari130
16Sergio PérezMEXSauber-Ferrari90
17Rubens BarrichelloBRAWilliams-Cosworth40
18Bruno SennaBRARenault-Lotus20
19Pastor MaldonadoVENWilliams-Cosworth10
20Pedro de la RosaESPSauber-Ferrari00
21Jarno TrulliITALotus-Renault00
22Heikki KovalainenFINLotus-Renault00
23Vitantonio LiuzziITAHispania-Cosworth00
24Jerome D'AmbrosioBELMVR-Cosworth00
25Timo GlockALEMVR-Cosworth00
26Narain KarthikeyanINDHispania-Cosworth00
27Daniel RicciardoAUSHispania-Cosworth00
28Karun ChandhokINDLotus-Renault00