sábado, 6 de novembro de 2010

Começa a decisão


05 de Novembro de 2010 17:48
Por Téo José, especial para o Yahoo! Brasil


A decisão do Mundial de Fórmula 1 começa pra valer neste fim de semana, com o GP do Brasil em Interlagos. Coloco Fernando Alonso, Mark Webber e Sebastian Vettel como os favoritos. Lewis Hamilton e Jenson Button correm por fora, mas não podem ser descartados.

Pelo que vimos em anos anteriores, pelas características das pistas, o GP do Japão é um bom termômetro para a corrida paulista. As pistas se parecem um pouco no acerto do carro. Por isso, mesmo não tendo o melhor motor, a Red Bull, que venceu no ano passado por aqui com Mark Webber e fez dobradinha na etapa japonesa, vem forte. Só que em Interlagos, a Ferrari também é muito forte, venceu três das últimas quatro provas. O interessante é que Fernando Alonso (foto) nunca ganhou este GP. Já Felipe Massa tem duas das sete vitórias brasileiras.

A McLaren me parece ser das grandes, a mais perdida no desenvolvimento final do carro. Lewis Hamilton se perdeu em corridas decisivas. E agora, talvez mais relaxado, porque agora o que vier é lucro, possa ser uma surpresa. O motor Mercedes vai ser importante na subida da reta dos boxes, mas Interlagos sempre exige muita aderência - principalmente na região do Pinheirinho, laranjinha e Bico de Pato. Encontrar a combinação deste acerto é o maior desafio para os pilotos.

Vou ficar surpreso se não der Ferrari ou Red Bull. Estou ansioso também para ver novamente Kamui Kobayashi em ação. Foi nesta prova, no ano passado, substituindo Timo Glock, que o japonês começou a deixar sua marca. Pode ser sim um fator bem interessante no final de semana.

A Williams tem o motor Cosworth trabalhando bem em alta velocidade, por isso vai ser importante nas duas maiores retas de Interlagos, principalmente na subida dos boxes. Vejo como bom resultado para Rubens Barrichello largar entre os dez e terminar entre os oito. No Japão, o carro não rendeu bem.

Também não acredito em definição do titulo neste domingo. Poderemos, sim, ter uma disputa mais acirrada na última prova - já no final de semana seguinte em Abu Dhabi. Apenas como palpite: boto fé em um duelo bem apertado na etapa final entre Alonso e Webber, por isso estou acreditando no australiano terminando na frente do espanhol em Interlagos. 

As questões de Interlagos

O autódromo de Interlagos não está entre os melhores do mundo e muito menos entre os piores. O traçado é bem interessante, com vários pontos de ultrapassagem e uma boa visão para o público que assiste do local. O asfalto depois das obras de 2007 está entre os bons do calendário da Fórmula 1. Tem dificuldades como o espaço no paddock, a parte atrás dos boxes, e entrada de carro complicada para área de boxes e camorotes VIPs. As soluções são difíceis pelo espaço que se tem. Mas uma grande obra no alargamento do paddock melhoraria bastante. O que se deve levar em consideração é que muito já foi feito, todo ano temos novidades. A indústria do aluguel de arquibancadas moveis tem perdido espaço pela construção das fixas, a sala de imprensa nunca fica lotada e as cabines de rádio e TV melhoraram. Neste ano a novidade é o soft-wall, um muro que tem uma função especial no amortecimento e foi trazido da Indy e NASCAR. Inclusive, engenheiros da Indy ajudaram a colocar os blocos na Subida do Café.

Claro que o autódromo pode melhorar e deve, como tem acontecido. Mas esta ladainha de criticas ao autódromo é normal todos os anos. O que, muitas vezes, não acontece em cima de circuitos bem piores. 

O jogo (limpo) na Red Bull

Estou com a Red Bull na questão de deixar a briga aberta entre seus dois pilotos. Mark Webber e Sebastian Vettel ainda têm chances matemáticas no campeonato e o time é grande o bastante para das as mesmas condições aos dois. Proibida ou não, a ordem de equipe que bloqueia um dos integrantes de lutar de forma limpa e esportiva pelo resultado final, é nojenta. Sei que muitos acham normal e argumentam que vários interesses maiores estão envolvidos. Sou a favor da ordem de equipe, se o regulamento permitisse, mas apenas no caso atual da Ferrari - quando um tem chance e o outro não.

Gosto da disputa, aberta, clara, com as mesmas vantagens. O time não está em situação melhor por erros de seus pilotos e não da filosofia. Por isso acharia bem legal ter a Red Bull como campeã.


A previsão do tempo

Tudo indica que teremos dias mais quentes em São Paulo a partir da próxima sexta-feira, quando começam os treinos livres para o GP do Brasil de F-1. A previsão sugere que a temperatura, até o próximo domingo, fique entre os 16ºC e os 27ºC. Na sexta e no domingo as chances de chuva são menores. Já no sábado, dia da classificação, podem acontecer trovoadas à tarde.

Nenhum comentário: